Passeio de um dia de Santander até Gijón

05:32

Cantábria e Astúrias são duas comunidades autônomas localizadas no norte de Espanha, banhadas pelo Mar Cantábrico e conhecidas pela sua beleza natural e paisagens montanhosas, como os Picos da Europa. Ambas são destinos populares para turismo, com destaques como as cidades de Santander (Cantábria) e Oviedo (Astúrias), além de atrações naturais como os Lagos de Covadonga e a costa cantábrica. 

Cantábria

  • Localizada no norte de Espanha, entre o País Basco e as Astúrias.
  • Capital: Santander.
  • Conhecida pela sua costa acidentada, com praias e pequenas localidades piscatórias.
  • Apresenta paisagens montanhosas, incluindo os Picos da Europa.
  • Destinos populares incluem Comillas, San Vicente de la Barquera e Santillana del Mar
Astúrias
  • Localizada a oeste de Cantábria, também banhada pelo Mar Cantábrico.
  • Capital: Oviedo.
  • Conhecida como "Paraíso Natural", com paisagens verdes e montanhosas.
  • Os Picos da Europa também se estendem por parte do território asturiano.
  • Destinos turísticos incluem Oviedo, Gijón, Covadonga e os Lagos de Covadonga
Características Comuns
  • Ambas as regiões partilham a beleza do Mar Cantábrico e dos Picos da Europa
  • Ambas são populares para atividades ao ar livre, como caminhadas, desportos aquáticos e observação da natureza. 
  • Oferecem gastronomia rica, com destaque para produtos locais como mariscos e queijos. 
  • O clima pode ser variável, com influências marítimas, alternando entre sol e chuva, especialmente no interior montanhoso. 
Urros de Liencres
Perto da costa dLiencres, na Playa de la Arnia, estão estas incríveis ilhotas conhecidas como urros. Ao longo dos anos, a erosão marinha criou esta cadeia de rochas, formando assim canais de água pitorescos ao seu redor.
Suances
Esta vila do litoral tem uma localização privilegiada entre o mar Cantábrico e o Rio Saja. Inicialmente usada como porto para os Romanos, é agora um destino de praia conhecido. 
Los Locos atrai a multidão de surf, enquanto os banhistas se juntam à volta da praia de La Concha, La Tablía e Tagle, que é dos melhores locais para apreciar o pôr do sol.
Santillana del Mar
Apesar do seu nome, Santillana não está localizada ao lado do mar, mas também não fica muito longe deste. 
Geografia à parte, este município da Cantábria é conhecido pelas suas torres medievais e palácios renascentistas.
Ayuntamiento de Santillana del Mar

Outras atrações incluem o Colegiata de Santillana del Mar, que apresenta a escultura de Santa Juliana e Grutas pré-históricas.
Na periferia de Santander irá encontrar várias grutas pré-históricas com pinturas dos nossos ancestrais. As que se encontram mais perto da cidade são a Caverna de El Castillo e a Caverna de Altamira.
Horário: De maio a outubro: de terça a sábado, das 9h30 às 20h. Domingos e feriados das 9h30 às 15h00. Tarifas: General: 3 €
Comillas
A cerca de 16 km de distância dSantander, irá encontrar Comillas
Esta cidade encantadora é a casa de alguns dos mais bonitos edifícios de Cantábria.
Entre estes, encontram-se a: Universidade de Comillas; 
El Capricho de Gaudí, uma villa colorida do século XIX projetada por Gaudí;
E o Palácio de Sobrellano, de estilo neogótico.
San Vicente de la Barquera
Situado na borda da região da Cantábria e das Astúrias está o charmoso vilarejo de San Vicente de la Barquera. Os visitantes são atraídos para o seu cenário dramático, que envolve o mar e as colinas cobertas de neve de Picos de Europa. Para além das praias, San Vicente é a casa de vários monumentos históricos, como é o caso da igreja e Santa María de los Ángelesdo Castelo e da Ponte Maza
A oeste de San Vicente de la Barquera está o município mais pequeno do Val de San Vicente. Vale a pena parar aqui para visitar o Mirador de Tina Menor, um miradouro incrível com vista sobre as águas cristalinas do mar Cantábrico.
Enquanto aqui estiver, não se esqueça de experimentar sorropotún, um ensopado de atum e batatas.

Costa Verde

É uma zona costeira que cobre as Astúrias, Cantábria e parte da região basca. Dá nome às exuberantes montanhas verdejantes que rodeiam esta região. De frente para o mar cantábrico, encontrará muitas praias paradisíacas e cidades pitorescas, como Llastres, Ribadesella e Llanes.

Lastres

A próxima paragem do nosso roteiro para visitar as Astúrias será na aldeia piscatória de Lastres, que rivaliza em beleza com CudilleroA sua localização na encosta de uma falésia sobranceira ao mar, por onde cresce o seu casario, emoldurada por uma bela praia e o tradicional porto de pesca é nada menos do que idílica. 
Lastres é inclusivamente considerada um dos pueblos mais bonitos de Espanha e uma das cidades costeiras mais famosas da costa asturiana.
Llanes
Llanes tem um centro histórico declarado Conjunto Histórico-Artístico, um conjunto de ruas pedonais repletas de casas abrasonadas e apaixonantes praças, um porto pitoresco e uma marginal estupenda.Deambular pelas suas estreitas e empinadas ruelas à descoberta dos seus mágicos recantos está entre as melhores memórias que temos das Astúrias
Como dificilmente terá tempo para ver toda a cidade, recomendamos que foque a sua visita nos seguintes locais de interesse:
–Plaza de Santa Ana, onde irá encontrar a Capela de Santa Ana, a Casa de la Ballena, um troço da muralha medieval e o Palácio de Gastañaga, uma casa senhorial de estilo gótico.
–Plaza de la Magdalena, onde brilha a antiga Capela da Madalena, e a Plaza Parres Sobrino.
–Palácio dos Duques de Estrada e Muralha Medieval.
–Basílica de Santa Maria da Conceição.
–Comer uma Fabada Asturiana e beber uma sidra na Sidrería El Antoju.
–Percorrer o Paseo de San Pedro, aka a marginal de Llanes.
–Praia del Sablón, uma praia urbana com cerca de 100 metros de areia dourada, com águas calmas graças às falésias que a protegem das ondas do Mar Cantábrico.
–Porto de Llanes onde irá encontrar a icônica escultura dos “Cubos da Memória”.              
–Torre do Relógio. 
–Calle Real, onde irá encontrar as típicas casas coloridas dos pescadores.
–Porto dos Pescadores, pejado de barquinhos coloridos, e a vizinha praia de Lastres, de onde obterá excelentes vistas sobre a aldeia.
–Ermita de la Virgen de la Guía, que parece um pequeno castelo, e de onde poderá desfrutar de excelentes vistas sobre a cidade Llanes e o Mar Cantábrico.
–Miradouro de San Roque, o melhor miradouro de Lastres, onde será brindado com soberbas vistas panorâmicas sobre o seu casario e a Praia de La Griega.
–Igreja de Santa María de Sábada, de estilo barroco e neoclássico.

Bufones de Pría

A próxima paragem do nosso roteiro para visitar as Astúrias será nos Bufones de Pría, uma das maiores maravilhas naturais das Astúrias.
Os Bufones de Pría são fenômenos naturais causados ​​pelo efeito da erosão do mar e da chuva sobre a rocha calcária, dando origem a fissuras que ligam o mar à terra. Em dias de forte ondulação, quando as ondas embatem contra as falésias, provocam jatos de água pressurizada que chegam a atingir uns impressionantes 20 metros de altura, criando uma visão semelhante à de um geiser.
Não é de todo fácil vê-los em todo o seu esplendor, mas se tiver essa sorte vai ficar boquiaberto. Para aumentar as suas chances tente visitá-los durante a maré cheia e aponte a visita para o outono ou inverno, pois é a altura em que existe maior ondulação.

Dica: relativamente perto dos Bufones de Pría encontra outro fenômeno natural extraordinário, a Praia de Gupiyuri. Apesar de ter água salgada, Gupiyuri não fica no litoral, mas sim rodeada por prados verdejantes. As águas cristalinas desta praia entram por fendas subterrâneas escavadas pelo mar na rocha calcária. O problema é que o fenômeno depende imenso das marés e, da vez que lá fomos, a lagoa estava praticamente vazia. Pergunte em Ribadesella sobre o estado da Praia de Gupiyuri e, caso digam que tem bastante água, não hesite em acrescentá-la ao seu roteiro para visitar as Astúrias.

Ribadesella
O roteiro para visitar as Astúrias continua com uma visita à vila piscatória de Ribadesella, que foi outrora um dos principais portos asturianos, fruto da sua localização privilegiada na foz do rio Sella.Os locais que consideramos de visita obrigatória e as experiências a não perder em Ribadesella são as seguintes:
–Plaza de la Reina María Cristina, onde se encontra o edifício mais antigo da cidade, o Palacio de 
Prieto Cutre do século XVI.
–Plaza de la Iglesia, cheia de terraços e presidida pela Igreja de Santa Maria Magdalena, que alberga um excelente altar-mor e várias pinturas feitas por artistas locais.
–Plaza de la Atalaya, que ainda preserva casas de estilo tradicional com fachadas coloridas, bem como a Casa del Pixuecu e o Palacio de la Atalaya.
–Torre de la Atalaya, uma torre defensiva em estilo medieval.
–Deambular pelo Bairro de Portiellu, o colorido bairro de pescadores onde nasceu Ribadesella. Na parte alta do bairro irá encontrar a “Escada Colorida”, a rua mais original da vila piscatória.
–Desfrutar das vistas do Miradouro de la Cuesta, as melhores sobre o centro histórico de Ribadesella com o Mar Cantábrico como pano de fundo.
–Percorrer o Paseo de los Vencedores del Sella, que corre paralelo ao rio, até chegar à ponte. Durante o passeio poderá ver a escultura que homenageia a Descida Internacional de Sella, uma das festas mais famosas das Astúrias.
–Subir à Ermida da Virgen de la Guía, localizada no topo do Monte Corberu, para desfrutar de maravilhosas vistas sobre a Foz do Sella e a Praia de Santa Marina.
–Percorrer a marginal da magnífica Praia de Santa Marina, ladeada de belos palácios e casas burguesas como o Chalé de la Marquesa de Argüelles e o Hotel Villa Rosario, até chegar ao Miradouro Punta del Pozu, onde é possível observar pegadas de dinossauros cravadas num penhasco.
Picos de Europa 
A cerca de duas horas de distância de Santander estão os Picos de Europa. Esta grande formação montanhosa vai desde Cantábria até à região de Castela e Leão. Vala e pena visitar os vilarejos no topo da falésia, como por exemplo: Potes e Mogrovejo e o Teleférico de Fuente Dé para vistas panorâmicas da montanha. Mas, isto é assunto para nossa próxima postagem... 

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest