Rouen | França

13:34

Rouen é a capital da Normandia e também uma das maiores cidades da região. A cidade fica bem às margens do Rio Sena, sendo que com esta localização estratégica sempre foi cobiçada, constante alvo de invasões por diferentes povos e cresceu sob conflitos e uma turbulenta história.

Um pouquinho de história
Desde os conflitos ancestrais entre romanos e vikings, até as invasões inglesas na Idade Média e as mais recentes ocupações nazistas na Segunda Guerra Mundial, Rouen entra na história como cenário essencial para diferentes enredos e personagens.
A cidade, originalmente construída pelo império romano, desenvolveu suas características atuais no século IX, a partir da invasão por povos vikings escandinavos, chamados de normandos. Em um acordo com o rei da França, para protegerem a região, os mesmos vikings receberam as terras que deram origem à Normandia.
A história segue repleta de conflitos no período medieval, sendo que o mais famoso deles é a conquista do território pelos ingleses durante a Guerra dos Cem Anos.
A mais icônica dessas histórias talvez seja a de Joana D’Arc. A guerreira francesa foi queimada ali mesmo, na praça principal da cidade, durante uma invasão inglesa.
A fogueira da Inquisição colocou seu nome para sempre na história como a jovem heroína de um país inteiro.
Foi neste contexto que Joana d’Arc foi executada no ano de 1431. Hoje, a cidade preserva a história dos últimos dias da heroína francesa.

Rouen foi alvo também de invasões nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Libertada pelo exército canadense durante a Batalha da Normandia, a cidade sofreu com o impacto da guerra e teve vários prédios destruídos.
Com tantas lutas, a cidade precisou se reconstruir muitas vezes. Mas em todas elas, Rouen sempre cuidou de devolver à vida uma de suas marcas registradas: a arquitetura enxaimel, clássica da Normandia.
As maisons à colombage, com as colunas de madeira aparente, estão por toda parte, especialmente no centro histórico de Rouen.
Por outro lado, ainda é possível ver os sinais desses confrontos pela cidade. As marcas de bombas em uma das paredes do imponente Palácio de Justiça foram mantidas, como um memorial dos tempos difíceis da guerra e força de Rouen.
Mas nem só de guerras e heróis vive a capital da Normandia. Temos arte, muita arte. Andar pelas ruas que guardam tanta história e que inspirou artistas mundialmente conhecidos, como Claude Monet e Pierre Auguste Renoir, que pintaram inúmeros quadros que atestam suas belezas, é um dos bons passeios da Normandia.

Além de um dos melhores museus de arte da França, temos também bares e uma vida noturna movimentada, para mostrar que Rouen é uma cidade que pulsa de dia e de noite.
Rouen, apesar das marcas do tempo, é uma cidade absolutamente viva e jovem. As ruas são repletas de gente, os bares animados e os restaurantes sempre cheios. Uma das poucas cidades normandas onde há movimento depois de nove horas da noite. É uma boa opção para quem deseja se hospedar em um lugar mais movimentado durante a viagem.

Rouen facilita muito a vida do turista e oferece várias atrações concentradas no centro histórico. Tudo pode tranquilamente ser percorrido a pé. A arquitetura, tão diversificada, já seria suficiente para fazer um turista feliz.

Porém, Rouen vai além e oferece bons museus, igrejas impressionantes e, claro, tudo sobre Joana d’Arc. O ponto de partida para os visitantes é a Place di Vieux Marché.

Nessa mesma praça, tem uma boulangerie maravilhosa! Se quiser fazer uma pausa pra comer um croissant gostoso, a Ma Boulangerie é o lugar. Chega até fazer fila do lado de fora por conta da demanda. Caso queira fazer um almoço rápido, eles também propõem diversos sanduíches caseiros.

O cenário, rodeado por lindos prédios em estilo normando, marca o ponto onde Joana d’Arc foi queimada na fogueira. A praça se divide entre restaurantes, bares e a Église Sainte-Jeanne d’Arc. Com uma arquitetura que foge completamente aos padrões de Rouen, a igreja é polêmica entre os moradores. Independente do gosto pessoal para a beleza do prédio, o local homenageia a heroína francesa.
Em meio a lojas e restaurantes, a arquitetura enxaimel está por toda a parte. Hastes de madeira verticais, horizontais e até inclinadas dão a beleza estética desse estilo de construção.
Aqui e ali, uma igreja ou uma mansão gótica dão constraste e chamam a atenção para seus detalhes.
Grande parte das ruas do centro de Rouen são exclusivas para pedestres, então aproveite para apreciar tudo com calma.
O centro histórico de Rouen sofreu muito com a destruição da Segunda Guerra Mundial, quando um quarto das casas em estilo enxaimel foram completamente queimadas.
Uma reconstrução milionária foi necessária para trazer de volta essas casinhas multi-coloridas para o centro da cidade.

A cidade de Rouen é repleta de lindas obras arquitetônicas. Algumas delas representadas pelas igrejas que permeiam o centro histórico. O maior destaque é a Catedral de Notre-Dame, considerada uma das mais lindas da França. O prédio, em estilo gótico, começou a ser construído no século XII e marca o centro histórico de Rouen.

Catedral de Rouen
A ‘cidade das 100 torres de sinos‘, como dizia Victor Hugo, tem uma série de igrejas encantadoras. Mas nenhuma delas é mais magnífica que a Catedral de Rouen.

De tão grande, é difícil arrumar um cantinho na pequena praça para enquadrar toda a catedral de Rouen em uma foto. A torre central é o ponto mais alto e é ela que dá a essa igreja o título de uma das mais altas da França.

Gótica, linda, complexa. Preste atenção aos detalhes. Olhe para cima e perceba que a imponente Notre Dame de Rouen tem uma torre diferente da outra. Uma beleza imperfeita, que nasce da falta de simetria.
A Catedral de Rouen foi construída no século XII, mas com tanta guerra, foi destruída e restaurada várias vezes.

A visita ao seu interior é gratuita e lá você pode ver o túmulo de Ricardo Coração de Leão, Duque da Normandia e de Carlos V, Rei da França.
Da construção original, hoje resta a cripta – com acesso por visita guiada, que ocorre diariamente em horários determinados.

Sabia que essa igreja é uma obra-prima arquitetônica, que pode ser apreciada também em obras-primas da pintura?
Da janela de seu ateliê, no primeiro andar de um prédio em frente à catedral, Monet pintou nada menos que 31 quadros inspirados nessa igreja. Uma série de pinturas conhecida como Catedral de Rouen.
O pintor treinava suas técnicas de luz e perspectiva, tentando mostrar as nuances da fachada em diferentes horas do dia e épocas do ano.

Na pequena praça, no final de ano acontece um dos tradicionais mercados de Natal da Europa. E entre junho e setembro, a prefeitura promove um show de luzes na fachada da catedral que deixa tudo ainda mais bonito!
Escritório de Turismo de Rouen fica bem em frente à igreja e é um ótimo lugar para pegar mapas, alugar um áudio guia da cidade e descobrir mais informações sobre o que fazer em Rouen!

Outras igrejas de Rouen
Falando de igrejas góticas, uma cidade não fica conhecida como a cidade dos mil torres de sino à toa. Rouen tem algumas das mais belas da França e várias outras igrejas que vale visitar. Um dos principais lugares onde você pode apreciar esse estilo arquitetônico preservado é nos arredores da Église de Saint-Maclou. 

Anote os nomes das mais impressionantes: Église de Saint-Maclou, um dos tesouros góticos da França e a Abadia de Saint Ouen, com sua luz interior maravilhosa e órgão majestoso.
L'Aitre Saint-Maclou
Aprecie o estilo arquitetônico enxaimel típico da Normandia nos arredores da Église de Saint-MaclouNão deixe de ver o Aitre Saint-Maclou, a região de St. Maclou é um bairro histórico de Rouen com um conjunto incrível de edifícios em estilo enxaimel do século XVI, construídos entre 1526 e 1533. Caminhe pela charmosa Rue Eau de Robec, uma rua de pedras com muitas boutiques e cafeterias e ao redor de um pátio com uma decoração em madeira bem bizarra e macabra, cheia de ossos cruzados e caveiras, já que o lugar foi um cemitério durante o período da Peste Negra em Rouen, em 1781.
Hoje, existem cerca de 2000 casas em estilo enxaimel no centro de Rouen, sendo que metade delas passou por algum tipo de restauração. Desse total, 227 casas são consideradas monumentos históricos.
Números impressionantes que fazem de Rouen uma das 6 cidades com maior patrimônio arquitetônico da França.

Lá, é ainda mais evidente uma outra curiosa característica arquitetônica de Rouen.Como na Idade Média a taxação era feita sobre o tamanho do terreno, uma manobra fiscal era diminuir ao máximo a base das casas e crescer os prédios para cima e para os lados.

Os edifícios de Rouen se tornaram irregulares, com segundos e terceiros níveis que cresciam para cima das calçadas e em direção ao prédio vizinho.
Esse tipo de construção foi proibida durante o século XV, para evitar incêndios desastrosos, mas ainda é possível ver os prédios “tortos” no centro da cidade.
A partir da Place di Vieux Marché é possível caminhar pelas ruas mais antigas de Rouen, muitas delas fechadas apenas para pedestres. Mas não pense apenas no destino final da caminhada. Vá prestando atenção a cada passo. Nessa rua, existem casas em estilo enxaimel construídas antes mesmo da morte de Joana D’Arc (1431).
Gros-Horloge
Saindo da Catedral, uma pequena caminhada em uma linha reta pela Rue de Gros-Horloge, vai te levar até o ponto turístico mais fotografado de RouenRue du Gros Horloge é uma das mais movimentadas do centro. Ela é marcada pelo grande relógio astronômico construído no século XIV. Do alto do Gros Horloge, tem-se uma das mais lindas vistas de Rouen. A rua é marcada por várias lojas e oferece uma boa variedade de comércios. 

O Gros-Horloge, que em bom português quer dizer o Grande Relógio de Rouen. O relógio astronômico de Rouen é hipnotizante. Como não se encantar com o mostrador renascentista exibindo 24 raios de sol repousando sobre um céu de azul profundo?
Um relógio cheio de detalhes e muitos segredos, que ainda mostra as fases da lua e os dias da semana.
Você sabia que o relógio de Rouen só tem o ponteiro das horas? E que por muitos anos foi responsável pelas batidas do toque de recolher na antiga Rouen?
O Gros-Horloge repousa em uma arcada renascentista e é um dos mecanismos de relojoaria mais antigos da Europa ainda em funcionamento! 

É possível visitar o interior do relógio, que além de uma viagem no tempo, te leva até uma das vistas mais bonitas de Rouen.
Durante a visita, feita com audioguia – tem opção em inglês e espanhol, você terá a oportunidade de conhecer toda a historia do relógio, da pessoa que era responsável por seu funcionamento, bem como a história da cidade.
A visita com audioguia custa 7 € por pessoa, dura aproximadamente 40 minutos e termina no topo da torre do relógio que possibilita ver Rouen do alto. É sensacional!

Para quem ama um Turismo Cervejeiro, um dos lugares que não pode faltar no seu roteiro é o tradicional bar cervejeiro: Delirium Tremens, que fica bem ao lado do relógio.
O estabelecimento deixa os amantes pela bebida admirados com mais de 2 mil opções de cervejas de todo o mundo. A cerveja mais procura por lá são as cervejas belgas, mais fortes e escuras. São as favoritas dos turistas. Já para quem gosta de experimentar novos gostos, as indicadas pelos funcionários são as cervejas de chocolate, pimenta e muitas outras opções. 

Place du Vieux Marché
As casas multi-coloridas em estilo enxaimel dão um toque de aquarela à praça mais importante de Rouen, a Praça do Antigo Mercado ou Place du Vieux Marché.
Os restaurantes e bares dão o tom de música e movimento, de dia e de noite. A Place du Vieux Marché tem de tudo um pouco. É um ótimo lugar para jantar e curtir a noite em Rouen.
Ali fica o maior mercado de Rouen e outros mercados menores, além de muitos outros fragmentos da história da cidade. Para ver a animação da feira acontecendo, visite a praça durante a manhã.
Église Sainte-Jeanne-d'Arc
A vida e a morte de Joana D'Arc são lembradas por todos os cantos em Rouen.
No meio da praça, está a igreja dedicada a Santa Joana D’Arc, marcando o local onde Joana D'Arc teria sido queimada viva na fogueira aos 19 anos, condenada por heresia por um tribunal eclesiástico.
Aqui, quebra-se o padrão das igrejas góticas de Rouen.
O desenho da igreja, em formato moderno e inusitado foi projetado para lembrar as chamas da fogueira onde Joana d'Arc foi queimada ali há centenas de anos, encerrando a vida da jovem guerreira francesa.
Do lado fora da igreja, há uma marcação no local onde a morte da heroína teria acontecido.No local exato da fogueira, hoje há um mastro enorme com uma cruz. Ao lado dele, uma estátua em tamanho real de Joana D’Arc.

Não deixe de entrar na igreja. A visita é gratuita e os vitrais são lindos!
Um segredinho: Os vitrais foram retirados de uma igreja medieval que, havia no mesmo local – é possível ver ainda algumas ruínas deste templo mais antigo.

Torreão de Joana d’Arc
Mais alguns metros e você chega numa curiosa torre. Outro prédio que marca os passos de Joana d’Arc é a torre onde ela ficou presa nos dias antes do julgamento e a visitação ao seu interior é gratuita. Pode parecer estranho ver uma torre assim deslocada no meio da cidade, mas isso é tudo que restou do antigo castelo de Rouen.
A construção entre a Rue Bouvreuil e a Rue Du Donjon é o que restou do castelo construído no início do século XIII. No interior, é possível ver uma pequena exposição que retrata a história da heroína.

A torre fica pertinho da Gare Rouen, a estação de trem da cidade. Então o Torreão de Joana d’Arc será uma das primeiras coisas que você vai ver na cidade, se chegar de trem. Dentro da torre funciona um ‘escape game‘ baseado na história da cidade.
Se você viajar com os amigos, pode ser um programa curioso e divertido para fazer em Rouen.
Alguns espaços destinados à arte e à história se destacam na cidade. Se você quer saber mais sobre a história de Joana D’Arc, pode visitar um museu completamente dedicado a ela, que também fica no centro de Rouen
Próximo ao Gros Horloge, no belíssimo prédio do Palácio Episcopal, está o Historial de Joanne d’Arc. O espaço multimídia apresenta a trajetória de Joana d’Arc contada a partir de seu julgamento. Tudo projetado nas paredes e simulando um julgamento. De maneira fácil e interativa, você aprenderá mais sobre a história da França e de uma das suas maiores heroínas.

Um extra: Se o dia estiver bonito, aconselho a esticar a caminhada um pouco mais e dar uma voltinha pelas margens do Rio Sena. É uma área aberta e com muito verde, bem agradável para caminhadas.

Museu de Belas-Artes de Rouen
A Normandia é considerada o berço do impressionismo e se há um lugar onde essa escola pode ser admirada na região, esse é o Museu de Belas Artes de Rouen.
Um dos museus de Belas-Artes mais maravilhosos da França está em Rouen, e com entrada gratuita!
Além de admirar um dos quadros da coleção Catedral de Rouen de Monet, você vai conferir obras de Ingres, Delacroix, Moreau, Degas.
Mas nem só de impressionismo vive esse museu incrível. Você ainda pode conferir obras de Rubens, Caravaggio e Velázquez e Mondigliani, só pra dar alguns exemplos.
Para os admiradores de obras de arte, a cidade de Rouen reserva a maior coleção de impressionistas e um dos mais belos acervos fora de Paris.
É uma experiência incrível, depois de visitar a cidade, vê-la transportada para as obras de grandes nomes da arte.
Abre todos os dias (exceto terças) das 10h às 18h e se destaca pela coleção de todo tipo de arte (desenhos, pinturas, esculturas e mais) e também pela arquitetura linda de morrer!
Outro espaço, um tanto inusitado, chama atenção. O Museu le Secq des Torunelles, instalado em uma antiga igreja gótica, apresenta incríveis objetos talhados em ferro. Através das peças de arte e do cotidiano, é possível fazer uma bela viagem pela história.
Quantos dias em Rouen?
Para visitar o básico de Rouen, um dia será suficiente. Contudo, a cidade pede um pouco mais. Caso haja interesse em conhecer pontos menos procurados pelos turistas, ou até mesmo para senti-la não como um visitante, mas como um local, aproveite e prolongue a estadia um pouco mais. Dê preferência aos hotéis localizados próximos ao centro histórico, assim não haverá necessidade de usar o carro durante a viagem. Aproveite para caminhar bastante e sentir Rouen mais de perto.
Como chegar
Rouen está localizada a apenas 135 km de Paris, o que facilita um passeio de bate e volta. A partir da estação de trem Paris Saint Lazare partem vários trens todos os dias para a capital normanda. A frequência média é de um trem a cada 1h30. As passagens têm valores a partir de € 10 por trecho e a viagem tem apenas 1h10 de duração. Outras opções para chegar de trem a Rouen são as cidades de Caen e Le Havre
Viajar de carro pela Normandia é extremamente tranquilo. As distâncias são curtas e as estradas muito boas. Os motoristas que chegam a Rouen devem ficar atentos aos estacionamentos, quase sempre pagos. Especialmente no centro, é dificílimo encontrar vagas gratuitas. Elas seguem o sistema de parquímetro e variam entre área residencial e comercial. Em muitas zonas residenciais, é permitido estacionar gratuitamente apenas entre 19h e 9h do dia seguinte. Caso vá ficar na cidade por mais tempo, procure um dos estacionamentos pagos no centro. O custo para cada
24h é em média 15€.

Onde comer em Rouen 
◊ L’espiguette: Restaurante francês com uma decoração típica e provençal, pratos deliciosos e sobremesas generosas. Bem à moda antiga, eles não levam o cardápio na mesa, você deve olhar o quadro que está na parede e escolher seu prato. Endereço:25 Place Saint-Amand
◊ Dame Cakes: Lugar fofinho para tomar um chá da tarde, pertinho do museu de Joana d’Arc. Tudo é feito forma caseira pra lhe fazer se sentir na casa da avó. Eles oferecem fórmulas para o almoço, mas lhe aconselho ir para uma pausa no meio da tarde que sai 8,90 por pessoa (formule gouter). 
Endereço:70 Rue Saint-Romain
◊ La Parenthèse: Restô moderninho, ideal para refeições mais leves como uma sopa ou uma salada. No entanto, há também massas, tortas, e sobremesa. O preço das fórmulas para almoço variam entre 13 e 15,50 euros. Endereço:7 Rue de la Poterne
◊ Restaurant Les Maraîchers: Situado na praça mais importante de Rouen, desde 1912, esse restaurante também serve gastronomia francesa clássica. Além de um ambiente bacana, os preços são bem amigos. Por exemplo, uma fórmula entrada + prato ou prato + sobremesa custa em torno de 19 €. Endereço:37 Place du Vieux Marché
◊ La Boite à Bières: Se você é fã de cerveja, recomendo esse bar que parece ser de outra época e que propõe um menu de cervejas bem variado.Endereço:35 Rue Cauchoise

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest