Nancy | França

13:16

A região da Lorraine ou Lorena fica ao nordeste da França e Nancy fica no coração de Lorraine. Sabe a quiche lorraine? Ela nasceu nessa região…
Nancy tem um ar refinado e aristocrático e a cidade cultiva o gosto pelo que é bom e belo! Embora não seja uma cidade turística, é mundialmente famosa por sua arquitetura barroca e por suas três praças do século XVIII. 
Nancy foi a capital do Ducado de Lorraine no século XII e no século XVIII, foi governada por Stanislau Leszczynski, o rei deposto da Polônia, e por seu cunhado, o rei Luís XV
Foi Luís XV quem atraiu muitos artistas para sua corte, o que deu à cidade seu esplêndido aspecto rococó. 
Como chegar
Nancy está localizada a 385 km de Paris e a 121 km de Luxembourg. A cidade pode ser facilmente acessada com trem, ônibus ou carro. Para quem está na França, precisamente em Paris é só pegar um TGV 01:30 min, de carro a partir de Luxembourg 2 h. 

Onde ficar 
Recomendamos estes hotéis altamente ranqueados em Nancy perto das principais atracções, como Place Stanislas e Musée des Beaux-Arts:
Hotel d'Haussonville: hotel boutique de luxo, localização no centro histórico, casa histórica do século XVI, estilo antigo, excelente café da manhã.
Best Western Hotel Crystal: preços médios, curta caminhada até a Place Stanislas, lounge aconchegante, janelas com vidros duplos.
Coeur de City Hotel em Nancy Stanislas por Happy Culture: preços acessíveis, ótima relação custo-benefício, localização conveniente, decoração moderna e arrojada, bar de doces gratuito.
Ibis Budget Nancy Centre: hotel econômico, decoração clara, quartos limpos, equipe multilíngue.
O que ver
Mesmo que Nancy seja uma cidade pequena, ainda é muito difícil escolher entre todos os lugares bonitos e os locais mais interessantes para se visita em um dia! É difícil organizá-los para fazer um bonito passeio a pé e tirar proveito das visitas sem ser rápido… 
Então, para montar o roteiro de nossa visita entrei no site de turismo da cidade que oferece um planejamento bem legal, dependendo da intenção da visita. O site oferece os principais pontos a serem visitados englobando dividido nestes temas: Unesco, art nouveau, night life, nature, gastronomy, shopping. 
Para alcançar esse resultado, tive que eliminar, entre outras coisas, todas as visitas aos museus e certas igrejas. Assim, a maioria dos lugares desse city tour devem ser descoberto apenas do lado de fora, porque se for visitar completamente, seria necessário prever um mínimo de dois dias ...
O Centro Histórico de Nancy possui muitas riquezas arquitetônicas, culturais e artísticas que são listados como Patrimônios da Humanidade pela UNESCO, que inclui alguns monumentos e edifícios de prestígio, como o Palácio Ducal, a Igreja de St. Epvre e várias mansões renascentistas. 

1. Vieille Ville
A pitoresca cidade velha de Nancy concentra-se no cruzamento das três principais ruas de tráfego da cidade: a Rue Saint-Dizier, a Rue Saint-Georges e a Rue Saint-Jean.
Esse bairro medieval e renascentista oferece seu próprio mundo. A área tem um ambiente movimentado e muitas atrações e pequenas boutiques, restaurantes da moda e cafés com terraços ao ar livre.
Ao longo dos últimos 15 anos – após muita restauração – Nancy Old Town revelou-se um ativo significativo entre visitantes e estudantes amadores de arte. 
A Ville Vieille é o centro histórico de Nancy, fundado no século XI e apresenta alguns bons exemplos de arquitetura de estilo medieval e renascentista. 
A Ville Vieille era a Nancy da Idade Média. Ao seu redor só se encontravam pântanos, campos e florestas. O edifício mais eminente foi o castelo dos Duques de Lorena. Aninhada em torno da Grand Rue e do Palácio Ducal, a “Ville Vieille” ainda está lá para ser descoberta com suas ruas estreitas, a poucos passos da magnífica Place Stanislas

2. Place Stanislas
No centro antigo, podemos ver a bonita e exuberante Place Stanislas, com o chão todo branco, contrastando com o preto e dourado, dos portões e os muitos pés de laranjeiras deliciosos. 
A praça é enorme e tem vários restaurantes, hotéis e museus.
A Place Stanislas é uma das praças mais marcantes da Europa, que exemplifica a elegância da cidade com seus palácios e fontes monumentais. A praça fica um pouco ao norte da catedral e foi originalmente chamada de Place Royale, juntamente com as praças adjacentes, foi construída entre 1.752 e 1.760. A praça é agraciada por cinco palácios elegantes.
De fato, deve seu nome a Stanislas Leszczynski, que foi Rei da Polônia e Duque de Lorraine entre 1737 e 1766. Ele foi nomeado chefe dos Ducados de Bar e Lorraine em 1737 por seu genro, o Rei Luís XV. Este último, portanto, queria controlar esses territórios estratégicos, perto das fronteiras orientais.
Querendo fazer de Nancy a cidade mais bonita da Europa, Stanislas Leszczynski transformou a cidade em uma cidade deslumbrante, hoje Patrimônio Mundial da UNESCO. Portanto, foi ele quem decidiu construir esta majestosa praça, mas também a maioria dos monumentos mais bonitos de Nancy.
Com o desaparecimento de Stanislas Leszczynski, Lorraine foi definitivamente reunida com o reino da França.
3. Musée des Beaux-Arts
O Musée des Beaux-Arts foi criado em 1.793 e reúne maravilhosas coleções de pinturas europeias do século XIV ao século XXI.

4. Place d’Alliance e Place de la Carrière
De Place Stanislas, pegando a Rue Héré, você chegará em frente Héré Arc
Era a antiga passagem pelas muralhas da Ville Vieille para Ville-Neuve. Foi Stanislas Leszczynski, em 1752, que decidiu destruir o antigo portão real para torná-lo um Arc Héré ou Arco do Triunfo para a glória de Luís XV.
Outra praça impressionante, a Place d’Alliance oferece uma vista deslumbrante do Palais du Gouvernement. Com sua arquitetura elegante, essas praças públicas dão a Nancy o seu distinto ar aristocrático. A uniformidade de estilo e espaços verdes bem cuidados aumentam a beleza.
O arco do triunfo em homenagem ao rei Luís XV leva à Place de la Carrière
5.Palais du Gouvernement/ Palácio do Governador
Ao tomar a Rua dos Estábulos, você chegará ao Palácio do Governador. Uma grande mansão construída no século XVIII e de estilo clássico,  este palácio tornou-se o endereço da Mairie/Prefeitura. Em frente ao palácio, está o Parque de Berçário com seu coreto e suas belas estátuas.
6.Place Saint Epvre e a Basilique Saint-Epvre
Esta praça foi o principal centro comercial da Idade Média, onde costumava ser realizado um mercado. A estátua no meio retrata o Duque René II, que derrotou o duque da Borgonha, Carlos, o Temerário, na Batalha de Nancy, em 1477.
Ao andar pela Place Saint Epvre, você descobrirá a Basilique Saint-Epvre com seus enormes vitrais e sua torre alta.
A Basilique Saint-Epvre é uma impressionante igreja neogótica construída no século XIX por Prosper Morey.
No entanto, continua a ser uma bela obra-prima da arquitetura gótica elogiada por Viollet-le-Duc (o arquiteto que renovou as catedrais mais famosas da França e Carcassonne).O interior ricamente decorado apresenta janelas de vidro colorido vibrantes e painéis de madeira da Baviera.
Muitos contribuintes famosos do século XIX doaram generosamente para sua construção: Napoleão III, imperador austríaco Franz-Joseph, Papa Pio e Ludwig II da Baviera. Foi o padre da Igreja, abade Trouillet, que buscou a generosidade da elite europeia e da aristocracia de seu tempo.
O imperador Franz-Joseph doou a monumental escadaria principal e alguns vitrais da Baviera retratando ele e sua esposa sob as feições de São Francisco e Santa Isabel. 
Napoleão III e a Imperatriz Eugênia também ofereceram vitrais representando-os como São Luís e Santa Eugênia (mesmo que seus rostos tenham sido alterados depois de 1870).
No entanto, o estilo da nova igreja não obteve consenso entre a população de Nancy porque a emblemática torre de vigia da igreja original não havia sido mantida. O campanário da nova igreja eleva-se a 87 metros, acima dos distintos telhados de cobre, que se tornaram verdes pálidos. A violenta tempestade de dezembro de 1999 danificou os telhados e a torre. Hoje, a igreja está passando por uma reforma externa completa que está planejada para durar vários anos.

7. Palácio Ducal e Église des Cordeliers 
O antigo Palais Ducal, que data do século XVI exemplifica o estilo flamboyant, ricamente decorado com suas varandas ornamentadas e porta.
Ao pegar a Grand Rue, você pode visitar (se tiver tempo) o Museu de Lorraine, um dos principais museus de Nancy, instalado no Palais Ducal. A extensa coleção de arte e história inclui achados arqueológicos, esculturas medievais e documentos sobre as tradições folclóricas de Lorraine.
A longa fachada do palácio que se vê da Grand Rue foi o epicentro da autoridade dos Duques de Lorraine, andando por ela tem vários restaurantes e lojas e entrando na rua perpendicular, a Rue Jacquot se tem se uma visão legal do jardim e do palácio em si.
Você pode admirar a portaria do Palais Ducal e, assim, passar de uma arquitetura gótica extravagante para o estilo renascentista. Você chegará então ao pequeno pátio da Église des Cordeliers.
Ao lado do Palácio dos Duques fica a Igreja dos Cordeliers, que leva o nome da Ordem Franciscana cujos membros usavam um cordão na cintura. Se o edifício não parece muito grandioso, no entanto guarda uma longa e rica história que ainda hoje continua com o descendente da dinastia dos Habsburgos. O Duque René II encomendou a construção da igreja no século XV como uma dedicação por sua vitória sobre Carlos, o Temerário na batalha de Nancy em 1477.
O edifício não tem serviços regulares hoje e você pode achar que é algo entre uma igreja e um museu, pois serve de necrópole para os duques de Lorraine.

8. Mansões Históricas de Nancy
Da praça, pegue a Rue Monseigneur Trouillet e Rue des Loups, segunda à direita depois da Grand Rue.
Estas ruas tranquilas, paralelas à movimentada Grand Rue, têm uma série de belas mansões particulares. Você terá que virar à esquerda e depois à esquerda novamente para subir a Rue du Haut Bourgeois. Assim, nesta rua, você poderá descobrir mais magníficas mansões particulares: Hotel Fontenoy, Hotel Ferraris, Hotel des Loups, Hotel d'Haussonville, Hotel De Chastenoy.

– Hôtel d'Haussonville/Mansão Haussonville
A mansão abriga um hotel 4 estrelas com quartos decorados com bom gosto. A fachada da rua circunda um encantador pátio. As belas balaustradas foram projetadas em dois estilos diferentes: gótico extravagante (primeiro andar) e renascentista (segundo andar).
A mansão foi construída entre 1528 e 1543 por Jean d'Haussonville, o Senescal de Lorena que infelizmente não viveu o suficiente para vê-la concluída. Uma porta ornamentada foi adicionada no século XIX à porta da torre da escada.
Nº 9, Rue Monseigneur Trouillet

– Hôtel des Loups/Mansão dos Lobos
Esta mansão está localizada na Rue des Loups ou Rua dos Lobos, à qual deve o seu nome. O arquiteto Germain Boffrand construiu no século XVIII.
Dois lobos de pedra em posição sentada estão em cada lado do portão monumental. Eles nos falam sobre a função do proprietário: Mestre da Caça ao Lobo do Duque de Lorraine.
Nº 1, Rue des Loups

– Hôtel Ferrari/Mansão Ferrari
Com esse nome, todos imaginariam que existe certa ligação com a Itália. De fato, Louis de Ferrari era um nativo do norte da Itália que havia sido exilado de sua terra durante uma invasão francesa. Ele acabou em Lorraine, a serviço do Duque Carlos V de Lorena. Louis de Ferrari se encaixou bem com a nobreza de Lorraine e acabou se casando com Anne Charlotte de Fontette.
Por volta de 1717 ele construiu um magnífico edifício que revelou suas origens italianas através do uso do brasão da família: a flor-de-lis florentina. O alpendre da fachada clássica da rua conduz a um pátio típico dos palacetes da época e decorado com um chafariz construído sob um arco segmentado. Uma estátua de Netuno apoiada em um cavalo-marinho fica no centro. Dois grupos de querubins costumavam flanquear a estátua, adicionando mais apelo à fonte, mas foram retirados no início do século XX. Este nicho pintado foi restaurado durante a Belle Époque, mas infelizmente parece deteriorado hoje em dia.
No lado direito do alpendre há uma bela escada decorada com trilhos projetados por Jean Lamour, o designer dos trilhos da Place Stanislas. A porta costuma estar aberta para admirar o lance de escadas de pedra, dominado pelo célebre teto da loggia com os seus pássaros exóticos e realçado por um trompe-l'oeil arquitetônico. 
A águia de chapa de ferro pintada foi adicionada no século XIX ao célebre teto acima da escada. Sua cabeça acompanhava o movimento do cata-vento do telhado.
Observe a alternância das iniciais da Ferrari Fontette com a flor-de-lis florentina ao longo do corrimão.
Acima da varanda há uma máscara grotesca de Saturno. Consolas elaboradas sustentam uma elegante varanda sobre o alpendre, que por sua vez é coroada por frontão triangular e cartela rocaille. As armas das Ferraris foram destruídas durante a Revolução; tudo o que resta é sua base, feita de graciosos cães Foo (que a lenda descreve como dragões!) – inspirado na arte chinesa.
Nº 29, Rue Haut-Bourgeois

9.Porte de la Craffe/Portão Craffe/Craffe Gate
No final da Rue des Loups, vire à esquerda para a Rue Haut-Bourgeois em direção ao Craffe Gate.
No final da Grand Rue, encontra-se o porta mais antiga de Nancy: O Craffe Gate, que também é um dos grandes cartões postais de Nancy. De todas as extensas fortificações erguidas em torno da Ville Vieille até o século XVI, apenas algumas partes delas permanecem hoje.
Porta Craffe, construída no século XIV, continua a ser a parte mais antiga e notável das muralhas da cidade e albergou uma sinistra prisão do século XV. Suas torres gêmeas foram construídas em 1463 e têm paredes de três metros de espessura cujas janelas foram abertas para permitir que soldados atirassem em todas as direções contra seus inimigos. No topo dos portões, brattices foram projetados para lançar mísseis, óleo fervente e arremessar sobre o inimigo abaixo.
Antes de atravessar a porta, você pode entrar por um portão e subir as escadas à esquerda para descobrir a parte de trás das duas torres da porta, mas não me apeteceu muito não…. 
Se você entrar para chegar ao outro lado, notará que o Craffe é na verdade um portão duplo. Um segundo portão, chamado Portão Notre-Dame foi adicionado à parte traseira deste, no início do século XVI pelo Duque René II
Este Portão de Notre-Dame foi inicialmente separado do Craffe por uma trincheira, antes de ser ligado por um cofre. 
A princípio, esse lado do portão era chamado de Porta das Bordas, em homenagem aos casebres, onde viviam os doentes contagiosos que não tinham permissão para entrar na cidade.
A principal razão do Duque René II por trás da construção do Portão de Notre-Dame foi fortalecer as fortificações da cidade. Para isso, ordenou a instalação de uma grande plataforma na retaguarda do Craffe, em direção à aldeia rural de Saint-Dizier. Por razões estratégicas, a aldeia foi então totalmente destruída, com exceção de três casas, que ficaram de pé. Até hoje, este distrito de Nancy é conhecido como Faubourg des Trois Maisons.

10.Porte de la Citadelle/Portão da Cidadela
Passe pelo Craffe Gate e alguns metros adiante, você chegará a um segundo portão: o Citadel Gate, bem sujinho... aliás um contraste com a Place Stanislas… Uma pena pois o conjunto é muito bonito. 
O duque Carlos III o encomendou no século XVII como parte da duplicação das fortificações de Nancy.
Hoje é difícil imaginar como era naquela época: quatro bastiões cercavam o Portão da Cidadela e valas o separavam do Portão de Craffe. No século XVII, essas valas foram preenchidas com água do riacho Boudonville durante a ocupação francesa. Mas um portão defensivo precisava ser decorado com o estilo e gosto da época. 
Primeiro, olhe para o lado de fora do portão que dava para o campo, você observará como, em 1598, o arquiteto Drouin le Jeune projetou o Portão da Cidadela em estilo renascentista, reconhecível pelo frontão quebrado reforçado com troféus de armas.
As duas estátuas alegóricas referem-se à virtude dos Duques (talvez Equidade e Temperança)… não são cópias, mas originais! Quanto ao brasão original do Duque entre as estátuas, desapareceram na Revolução, assim como a estátua da Virgem entre as duas molduras do frontão do portão. Em 1863, o escultor Viard restaurou o portão e fixou uma estátua do duque Carlos III (ou é Jean de Salm) onde a Virgem costumava ficar.
Agora, de volta ao lado da cidade do portão, você pode ver dois Hércules brandindo uma clava, troféus de braço, além de quatro belas composições maneiristas de dois cavaleiros e dois soldados de infantaria.

Para seguir minha rota, você deve virar à esquerda para pegar a Rue Henri Deglin. Continue no Boulevard Charles V até a Place du Luxembourg e as Desilles Gate.
Seu dia deve estar chegando ao fim! Você pode retornar à Place Saint Epvre para um café e depois continuar seu passeio até a Place de la Carrière e a Place Stanislas nas proximidades…
Outras praças magníficas, igrejas requintadas e impressionantes arcos triunfais atestam o passado majestoso da cidade.

11. Parc de la Pépinière
O Parc de la Pépinière fica a poucos passos da Place Stanislas e da Place de la Carrière
O parque de estilo inglês apresenta um Royal Nursery e Rose Garden.
12. Musée de l’École
O Musée de l’École de Nancy é um museu único situado na Villa Majorelle, uma espetacular villa art nouveau de propriedade de Eugène Corbin.
O museu é dedicado ao grupo de artistas que fundaram o movimento art nouveau em Lorraine por volta do início do século XX.

13. Eglise Notre-Dame de Bon-Secours
Crédito da Foto: spottinghistory.com/
Depois, fomos em busca da Notre-Dame de Bonsecours Church, que infelizmente não conseguimos visitar pois ela só abre aos sábados, às 14:00 h. Isso não está descrito no site então, se quiser ver a igreja melhor perguntar na oficina de turismo.
A Eglise Notre-Dame de Bon-Secours apresenta um interior luxuoso, que exemplifica o estilo barroco.
A igreja foi usada como um local de enterro após a Batalha de Nancy. A igreja contém o túmulo de Stanislas Leszczynàski e o mausoléu de sua esposa Catharina Opalinska.

Onde comer
Na Grand Rue, dois passos antes de chegar à Porte de la Craffe, o Restaurante Brend'Oliv é recomendado pelos seus pratos pequenos e simples preparados com produtos frescos e deliciosos. pequeno endereço gourmet. 
Para terminar o passeio com uma nota gourmet, sugiro que você termine sua tarde saboreando bons macaroons de Nancy. Para fazer isso, você terá que ir até o número 21 da rue Gambetta, a dois passos do Hôtel de Laonnaie, no Casa das Irmãs Macaroon. É um pouco caro, mas são pastéis, chocolates e claro, macaroons da Lorraine de qualidade incomparável e feitos com respeito pela receita tradicional.
Você pode ainda obter muitas mais informações sobre a cidade no Centro de Informações Turísticas de Nancy.
Endereço: Office de Tourisme Place Stanislas, 54000 Nancy, França

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest