Pueblos Blancos | Espanha

16:02

O termo Pueblos Blancos – vilarejos brancos, em espanhol – é uma denominação genérica aplicada a cidadezinhas e vilarejos do sul da Espanha cuja característica visual mais evidente é a cor branca das fachadas das casas. Uma pintura feita com cal, utilizada há muitos séculos, com a finalidade de combater o calor.
A província de Cádiz, na Andaluzia, concentra um bom número de pitorescos povoados. A partir da presença deles, foi criada uma rota turística, a Ruta de los Pueblos Blancos, que visita os vilarejos mais importantes.
 
A rota é muito popular porque combina natureza com paisagens, história, arte, cultura, artesanato e culinária. Eles estão espalhados pelas montanhas da região, como se fossem manchas brancas. No passado muitos foram cidades que marcavam o limite fronteiriço entre os territórios cristãos da Península Ibérica e as cidades muçulmanas. O termo de la Frontera que aparece no nome de algumas cidades é testemunha deste passado.
 
A Ruta de los Pueblos Blancos mais tradicional percorre a Sierra de Grazalema e a Serranía de Ronda, no trecho que separa Arcos de la Frontera, em Cádiz, no extremo oeste, e Ronda, em Málaga, no extremo leste. Os destaques da rota ficam por conta de lugares como Arcos de la Frontera, Grazalema, Zahara de la Sierra, Olvera, Setenil de las Bodegas e Ronda.
A visitação dos Pueblos Blancos pode ser realizada seguindo diferentes rotas, dependendo dos dias destinados ao roteiro e da época do ano, ou seja, não se trata de uma única rota, mas de uma porção de povoados que você pode visitar livremente, criando a sua própria rota.
O roteiro de carro que desenhamos e testamos, parte de um dos Pueblos Blancos mais lindos, Vejer de la Frontera, na província de Cádiz, e termina na cidade de Ronda, na província de Málaga.

Quando ir
Apesar de que há duas épocas do ano ideais para percorrer a Ruta de los Pueblos Blancos, a primavera e o outono, o passeio pode ser feito em qualquer mês do ano. Vamos ver as vantagens e desvantagens de cada estação:
Primavera: As temperaturas são amenas, os dias são longos (especialmente em maio e junho), e é baixa temporada. Estas características da primavera, junto com os campos floridos típicos da estação, fazem desta época do ano uma das melhores para visitar a região;
Verão: Apesar das temperaturas nas montanhas serem inferiores às registradas mais perto da costa, fica muito quente durante o período, especialmente durante o dia. É temporada alta e os visitantes lotam a região. Os dias, especialmente em junho e julho, são longos;
Muito provavelmente o planejamento de visitar os Pueblos Blancos formará parte de um percurso maior pela Andaluzia. Por esse motivo, não indicaríamos os meses de julho e agosto para realizar a viagem, embora seja possível fugir do calor extremo passando umas noites na serra. Se você pretende visitar lugares como Sevilha ou Córdoba correrá o risco de encontrar temperaturas extremas que nem os próprios moradores aguentam.
Outono: Voltam as temperaturas amenas, apesar dos dias irem ficando mais curtos. Já é novamente temporada baixa. Junto com a primavera, o outono é um dos melhores períodos do ano para visitar os Pueblos Blancos;
Inverno: No inverno pode chegar a fazer bastante frio nos vilarejos da serra, especialmente à noite. Em alguma estrada incluída no roteiro pode ter neve ou, ainda pior, gelo. Os dias são muito curtos, especialmente em dezembro e janeiro. É a temporada mais baixa do ano nos Pueblos Blancos.
Se você puder escolher a data da sua viagem, tente visitar a região na primavera ou outono. Se não houver escolha, encare a viagem com o melhor ânimo possível.
Atenção: Se você for realizar qualquer um dos nossos dois roteiros no inverno, é muito importante conferir o estado das estradas antes de sair em cada dia. Especialmente no caso dos trechos que percorrem o Parque Natural de la Sierra de Grazalema. São estradas de montanha onde pode nevar e, o pior, formar gelo na pista nos dias mais frios do inverno.
É possível conferir o estado das estradas na Espanha no site da DGT

Quantos dias 
Um dos grandes apelos da Ruta de los Pueblos Blancos é que não é necessário dedicar um grande número de dias para percorrê-la. Sabemos que a maioria das pessoas costuma organizar roteiros com os tempos de viagem muito ajustados.
Tendo isso em conta, vamos apresentar estas propostas de roteiros:
1) Roteiro de quatro dias/três noites (em Arcos de la Frontera, Jerez de la Frontera e Ronda);
2) Roteiro de cinco dias/quatro noites  (em Arcos de la Frontera, Jerez de la Frontera, Zahara de la Sierra e Ronda);
3) Roteiro de seis dias/cinco noites (em Arcos de la Frontera, Jerez de la Frontera, Zahara de la Sierra, Setenil de las Bodegas e Ronda); 
4) Roteiro de sete dias/seis noites (em Arcos de la Frontera, Jerez de la Frontera, Cádiz,Vejer de la Frontera, Ronda, Grazalema, Setenil de las Bodegas e Zahara de la Sierra); 
Não esqueça de levar em conta que você precisará parte de um dia para chegar até o começo da roteiro, e parte de outro dia para chegar na cidade que você escolher para continuar sua viagem.
Além dos dias dedicados à rota entre os Pueblos Blancos e Ronda, vamos apresentar também dicas sobre lugares que podem ser visitados durante o deslocamento até o começo do roteiro e no final do mesmo.

Como se locomover
A Ruta de los Pueblos Blancos tem que ser percorrida de carro. Não é possível realizá-la usando o transporte público (que chega até os diferentes pueblos blancos, mas não contempla uma rota panorâmica e obrigaria a dedicar muitos dias à viagem).
O charme da Ruta de los Pueblos Blancos é poder parar ao longo do caminho para contemplar a paisagem e se deliciar com as surpresas que vão aparecendo. Isso somente é possível indo de carro.
Dica: contar com um GPS será uma ajuda muito importante para conseguir completar o roteiro com facilidade.

A seguir vamos falar um pouco sobre cada uma das cidades que, visitamos nesse roteiro que montamos para visitar os Pueblos Blancos. Para saber mais basta clicar sobre o nome da cidade que vai abrir uma nova página com todos os detalhes:

Arcos de la Frontera é a porta de entrada para a Ruta de los Pueblos Blancos e um dos mais lindos vilarejos na província de Cádiz, na Andaluzia
Deambular pelas estreitas e labirínticas ruelas do seu centro histórico, onde se esconde um riquíssimo patrimônio histórico de origem árabe e cristã, e desfrutar das esmagadoras vistas dos seus miradouros é o início perfeito para a sua roadtrip pelos Pueblos Blancos da Andaluzia

Muitas vezes ofuscada por cidades maiores como Sevilha e CádizJerez de La Frontera também merece fazer parte do seu itinerário dos Pueblos Blancos da Andaluzia
Alcázar e a Catedral compartilham algum de seu encanto com Sevilha, mas com menos multidões, e também é lá que se encontra o Circuito de Jerez de Fórmula 1, onde o nosso querido Ayrton Senna fez uma de suas mais espetaculares corridas.
Jerez de La Frontera também faz parte do Triângulo Xerez, constituindo a paragem perfeita para os apreciadores de vinho. Existem vinícolas espalhadas pela cidade que oferecem passeios e degustações, e para as tapas, tem de experimentar os tabancos.

Cádiz uma charmosa cidade portuária localizada na costa oeste da Andaluzia, uma das cidades mais turísticas do sul de Espanha, é discreta e despretensiosa. 
Com um Centro Histórico que esconde uma infinidade de pequenas atrações fascinantes. Brilha  através de suas praias com bandeira azul e de maravilhosos frutos do mar. 
Sabem aqueles locais em que vão com zero expectativa e depois são aqueles que mais nos surpreenderam? Pois é, eu não estava à espera de gostar tanto de Cádiz e foi um dos lugares que mais impressionou na roadtrip pela Andaluzia

Esta simpática vila caiada merece uma visita, pois foi declarada Sítio Histórico-Artístico e incluída na lista das cidades mais bonitas da Espanha
A primeira vista de Vejer de La Frontera impressiona e o sucesso turístico de Vejer de la Frontera deve-se, em grande parte, ao fato de estar localizado a menos de oito quilômetros da costa da província de Cádiz, que recebe milhares de visitantes durante a temporada de praia.
O vilarejo está localizado no topo de uma montanha de 200 metros de altura, em uma posição privilegiada que domina toda a região ao redor.

A principal razão porque muitos vão visitar Ronda é a sua magnífica ponte de pedra, um dos cartões postais mais famosos da Andaluzia, senão mesmo de toda a Espanha. No entanto, Ronda não se resume à Puente Nuevo sobre o profundo canhão El Tajo. Além dos miradouros com vistas panorâmicas magistrais, visitar Ronda é também conhecer atrações turísticas repletas de história, romantismo e beleza, como muralhas, palácios e banhos árabes, jardins luxuriantes, catedral e igrejas grandiosas. Explorando mais além, o Caminito del Rey é uma meca para os amantes do trekking temperado com adrenalina.

Setenil de las Bodegas é provavelmente o mais impressionante Pueblo Blanco de todos. Um incrível vilarejo construído debaixo de rochas, ao redor de um escarpado desfiladeiro escavado pelas águas do Rio Guadalporcún, conhecido localmente por Rio Trejo. A cidade acompanha o percurso do rio e do desfiladeiro, onde a maioria das casas do coração do centro histórico de Setenil de las Bodegas, encontram-se literalmente cravadas na rocha, sob colossais penhascos. 

Zahara de la Sierra está localizada no centro do Parque Natural Sierra de Grazalema, no sopé da Sierra del Jaral. A estrada que une Grazalema a Zahara de la Sierra é uma das mais cênicas e conta com muitas curvas, daquelas que fazem as delícias dos amantes das duas rodas. 
Imagine um mosaico de casas brancas empoleiradas na encosta de um serrado, com um enorme espelho de água azul-turquesa a seus pés, coroado por uma imponente fortaleza que parece querer desafiar a gravidade. Esta é ideia do estupendo quadro paisagístico que lhe espera em Zahara de la Sierra.

Situada num dos pontos mais altos do Parque Natural da Serra de Grazalema, no coração da emblemática Ruta de los Pueblos Blancos ou Rota das Aldeias Brancas, esta vila apaixona-se pelas suas imaculadas casas caiadas de branco e varandas floridas, ruas estreitas, natureza envolvente e deliciosa gastronomia, bem como a particularidade de ser a única cidade de Cádiz, onde a neve cai e ser a mais chuvosa da metade sul da península, por isso é recomendável trazer um guarda-chuva e um casaco, dependendo do horário da visita.

Você tiver mais alguns dias para explorar a Ruta de los Pueblos Blancos, acho que valem e sugiro que façam um pequeno desvio antes de chegar à Ronda para visitar: 
A cidade de Medina Sidonia é uma das cidades de maior riqueza histórica da província de Cádiz. Está situada ao sul da Ruta de los Pueblos Blancos e é famosa por acolher em seu território numerosas criações de touros bravos. Situada no centro da província, a meio caminho entre a campina e a serra, Medina Sidonia é ponto de encontro de diversas civilizações.

A cidade de Marbella, na província de Málaga, Andaluzia, sul de Espanha, é uma das mais maravilhosas estâncias balneares da Costa do Sol e um dos principais destinos de verão da Espanha, um balneário de luxo conhecida como a Saint Tropez da Espanha. Luxuosos clubes de praia e exclusivos campos de golfe atraem sofisticada clientela. 
As deslumbrantes praias arenosas e o pitoresco centro histórico de Marbella são qualquer coisa de esplêndido. As  bonitas casas caiadas de branco, ruas de pedra arredondada e árvores frondosas, onde muitos dos edifícios antigos são adornados com varandas de ferro e as buganvílias vibrantes são fenomenais.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest