Top 17 dos lugares para visitar em Ponta Delgada, a capital dos Açores

11:28

Top 17 dos lugares para visitar em Ponta Delgada, a capital dos Açores
Outrora um porto seguro nos Açores para as naus que navegavam para a Índia e que de lá regressavam, Ponta Delgada cresceu e tornou-se numa das maiores e mais importantes cidades de Portugal.
Com o processo de industrialização do país, a cidade perdeu o seu estatuto mas manteve, no entanto, toda a sua riqueza patrimonial e paisagística, única a nível nacional.
Atualmente, Ponta Delgada é uma cidade com mais de 500 anos de história e é considerada a capital econômica dos Açores.
Se você está planejando fazer férias nos Açores, então não perca mais tempo e parta à descoberta de Ponta Delgada, uma das cidades mais bonitas do arquipélago e que se situa na fantástica ilha de São Miguel.
Nesta postagem, dar-lhe-ei a conhecer os magníficos lugares que embelezam a cidade de Ponta Delgada, num roteiro que pode variar entre dois ou três dias, dependendo da disponibilidade de tempo na cidade.

1. Ermida da Mãe de Deus
A Ermida da Mãe de Deus que hoje se pode admirar em Ponta Delgada é uma réplica de outra que foi demolida quando da I Guerra Mundial devido à suposta importância geoestratégica daquela área. Este edifício religioso apresenta traços de estilo neobarroco e aí destacam-se os trabalhos em basalto de cor preta.
A Ermida da Mãe de Deus serve também de miradouro e aí terá a possibilidade de admirar a cidade de Ponta Delgada em todas as direções e mesmo o Oceano Atlântico.

2. Mercado da Graça
Local onde se pode sentir verdadeiramente a autenticidade dos habitantes de Ponta Delgada. O Mercado da Graça surgiu em meados do século XIX devido à necessidade de haver um local próprio para a venda de produtos agrícolas e de gado.
Durante a sua visita à cidade aproveite para visitar este mercado e comprar alguns produtos da região, como ananás, inhame e queijos de todas as ilhas do arquipélago.
3. Igreja de São Pedro 
A primitiva paroquial de Ponta Delgada foi ereta na Ermida de Sant'Ana, templo referido por Gaspar Frutuoso em fins do século XVI, mas hoje desaparecida.  Segundo a tradição, a atual igreja paroquial de São Pedro foi edificada aproveitando os restos de uma primitiva ermida da mesma invocação.

4. Museu Carlos Machado & Igreja do Colégio dos Jesuítas
Inaugurado em 1876, atualmente, o acervo do Museu Carlos Machado se encontra dividido entre o Convento de Santo André, o segundo convento a ser erigido na cidade, depois do Convento de Nossa Senhora da Esperança; o Núcleo de Santa Bárbara (junto ao Convento) e o Núcleo de Arte Sacra, instalado desde 2006 na Igreja do Colégio dos Jesuítas
Com a instalação do museu neste convento, foi possível juntar as várias coleções que até então se encontravam dispersas por vários lugares de Ponta Delgada ao mesmo tempo em que se tornava possível a conservação deste edifício.
Construída, num primeira fase, em finais do século XVI, foi durante o século XVII que a Igreja do Colégio dos Jesuítas ficou a conhecer o seu aspeto atual. O que se destaca neste monumento é, sem dúvida, a magnífica fachada de criação barroca em pedra vulcânica.
Aqui encontra-se o Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado, onde terá a oportunidade de admirar coleções de história natural, pintura, escultura, arte sacra e etnográfica dos séculos XVII e XVIII.  
Devido à sua importância histórica e religiosa, este edifício é dos monumentos que não pode perder durante a sua visita aos Açores e, em particular, à cidade de Ponta Delgada. Além disso, pode também admirar os bonitos painéis de azulejos setecentistas. A não perder!

5. Jardim Antero de Quental
O Jardim homenageia o poeta Antero de Quental, nascido em Ponta Delgada a 1942. Aqui encontramos um monumento alusivo à sua vida e obra, em estilo Arte Deco, do escultor micaelense Canto da Maia.

6. Igreja de São Sebastião
A principal igreja de Ponta Delgada foi construída entre 1531 e 1547 e impõe-se atualmente na paisagem urbana da cidade, situando-se no Largo da Matriz, a poucos metros das Portas da Cidade.
Apesar de ter sofrido várias alterações ao longo dos séculos, esta igreja foi construída em estilo gótico e apresenta detalhes únicos da arquitetura de estilo manuelino, mas também de estilo barroco. Neste campo, pode admirar os magníficos pórticos que se encontram na fachada desta igreja. No seu interior, não deixe de apreciar a decoração em talha dourada e as várias peças de arte sacra.
Largo da Matriz
7. Portas da Cidade
Edificadas em 1783 e consideradas como o ex-libri da cidade de Ponta Delgada, as Portas da Cidade situam-se atualmente na Praça de Gonçalo Velho. Mas nem sempre foi assim pois, no início, este marco arquitetônico encontrava-se junto ao antigo cais a uns metros de distância.
Contudo, em 1952, devido à abertura da bonita Avenida Infante D. Henrique, as Portas da Cidade tiveram de se mudar para a sua localização atual.
Esta obra em estilo barroco apresenta três arcos em volta perfeita e aí poderá admirar o brasão das armas reais e da cidade num belo trabalho onde se destaca o contraste entre o branco e o preto do mármore e do basalto.
Câmara Municipal
8.Jardim Padre Sena & Palácio da Conceição
Situado na baixa de Ponta Delgada onde existia a Igreja de São José e o primeiro Teatro Micaelense. O Jardim Sena Freitas é perfeito para passeios ao ar livre e destaca-se pelas várias espécies botânicas que apresenta. O nome provém de um influente padre escritor do séc. XIX.

9.Sinagoga Sahar Hassamain
A Sinagoga Sahar Hassamain está localizada na Rua do Brum n.º 16. Destaca-se por ser uma das mais antigas de Portugal, construída após a expulsão dos judeus do país e um dos únicos vestígios da cultura hebraica no arquipélago. 

10. Campo de São Francisco
Campo de São Francisco é uma ampla praça localizada na cidade de Ponta Delgada. Seu nome se deve ao fato de estar localizada em frente ao antigo convento de São Francisco, atual Igreja de São José. 
Ela é limitada pelo antigo Hospital e Igreja São José, a poente, pela Igreja e Convento de Nossa Senhora da Esperança a norte, pelo Forte de São Brás e pelo mar a sul.
O Forte de São Brás foi construído no século XVI junto ao mar, numa posição estratégica da cidade de Ponta Delgada, de forma a impedir os constantes ataques dos corsários e piratas. 
Forte de São Brás é um belo exemplo da arquitetura militar portuguesa dessa época. Atualmente, serve como sede do Comando Militar dos Açores; para além disso, saiba que aí encontrará um museu militar e um monumento de homenagem aos mortos da I Guerra Mundial.

11.  Santuário de Nosso Senhor Santo Cristo dos Milagres
Tal como a Igreja de São José, também este santuário se encontra de frente para o Campo de São Francisco. Constituído pelo Convento e Igreja de Nossa Senhora da Esperança e com fundação no século XVI, este conjunto religioso sofreu algumas alterações nos séculos XVII e XVIII.
No interior irá encontrar um bonito altar-mor e retábulo adornados em talha dourada e um coro-baixo revestido por azulejos, datados do século XVII. 
Além disso, o convento funciona ainda como residência atual das Religiosas de Maria Imaculada. Este é, sem dúvida, um dos lugares a não perder durante a sua visita a Ponta Delgada.
Honrando a tradição da Doçaria das Religiosas do Convento da Esperança, o doce que representou Ponta Delgada nas 7 Maravilhas Doces de Portugal foram as Esperanças.
História e o que são as Esperanças?
Este doce tem muita história, que remonta a cerca de 80 anos atrás.
Estes bolinhos eram oferecidos pelas freiras, num jantar, após a procissão das Festas do Senhor Santo Cristo.  Inicialmente chamavam-se Bolinhos de Esperança e eram ligeiramente diferente (formato bola) e a cobertura era igualmente diferente. Entretanto, com o passar dos anos este caiu no esquecimento. 
Atualmente, toda a confecção das Esperanças (e as ligeiras alterações efetuadas) são da autoria da Confeitaria Colmeia, em Ponta Delgada, que recuperou a receita original há cerca de 2 anos num livro bastante antigo, pertencente às famílias que a guardaram até aos dias de hoje.
As esperanças
12.Igreja de São José
Também localizada em frente ao Campo de São Francisco no centro histórico de Ponta Delgada, a Igreja de São José é uma das igrejas mais bonitas que poderá encontrar na ilha de São Miguel.
Com traços dos estilos barroco e maneirista, tenho de destacar nesta igreja do século XVIII a magnífica fachada que não passa despercebida a quem passeia por esta zona. Não perca a oportunidade de entrar e admirar o seu interior.

13.Monumento ao Emigrante
Representando um homem, uma mulher e uma criança, erguido em homenagem aos emigrantes da ilha. Foram cinco os grandes destinos da emigração açoriana: Brasil, Estados Unidos, Bermudas, Hawai e Canadá. A primeira emigração com características sistemáticas foi com destino ao Brasil, nomeadamente para o Sul do Brasil, em 1847, com a saída de cerca de seis mil pessoas.
Praça Vasco da Gama

14. Jardim António Borges
Visto como um dos maiores espaços verdes da cidade de Ponta Delgada, o Jardim António Borges é um autêntico jardim botânico. Aí encontrará várias dezenas de espécies exóticas, trazidas para a ilha de São Miguel por António Borges, um político açoriano com um gosto pela agricultura e botânica.
Visite este jardim do século XIX e admire o seu estilo Romântico, um lugar onde pode dar um passeio em família e relaxar enquanto admira pequenas grutas, flora diversificada e ainda o busto do seu patrono.

15. Jardim Botânico José do Canto 
Uma visita obrigatória na ilha de São Miguel, o Jardim Botânico José do Canto, encontra-se junto ao Palácio de Santana e é um local ímpar pela sua riqueza paisagística e natural.
Crédito da Foto: CM de Ponta Delgada
Aqui terá a possibilidade de admirar árvores que impressionam tanto pela sua morfologia como pelo seu porte imponente. Para além desta riqueza natural, poderá contemplar um solar do século XVIII, uma antiga estufa, uma capela e uma bonita escadaria. Saiba também que há aqui quartos disponíveis para alojamento, garantindo uma experiência única aos seus hóspedes.

16.Gruta do Carvão
Crédito da Foto: Iloveazores
Considerado como um monumento natural regional, a Gruta do Carvão é um lugar único não só na ilha de São Miguel mas como em todo o país.
O que mais se destaca nesta gruta de origem vulcânica é o fato de aí se encontrar o maior túnel de lava da ilha. Entre outros motivos de interesse, saiba que poderá admirar nesta gruta estalactites, estalagmites e outros vestígios resultantes do fluxo de lava.
Na sua visita a Ponta Delgada, não deixe de visitar esta gruta que funciona como um polo de atração não só turístico mas também científico e didático.

17.Arte Urbana
A arte urbana é uma das agradáveis surpresas que poderá encontrar na ilha e, em particular, um pouco por toda a cidade de Ponta Delgada.
Durante a sua visita a esta bela cidade, aproveite para fazer algumas paragens para admirar estas belas obras de arte. Para o fazer, tenho de destacar as seguintes ruas:
Rua de Lisboa
Rua Eng. Abel Ferin Coutinho
Rua 6 de Junho
Rua de São João
Crédito da Foto: Draw
Para além das obras de arte que pode apreciar durante todo o ano, tenho de falar também do Walk & Talk, o Festival de Artes dos Açores.
Este festival que se realiza desde 2011 tem como objetivo dar a conhecer as várias formas de arte um pouco por toda a cidade e ilha através de exposições, concertos e outros eventos a que pode assistir tanto em espaços públicos urbanos como rurais.

Restaurantes
Restaurante Escuna/Hotel Marina Atlântico
No Restaurante Escuna, em Ponta Delgada, com vista sobre a marina, este moderno restaurante panorâmico oferece um ambiente calmo e sofisticado, com uma carta bem selecionada e requintada.
Nele, pode-se saborear uma gastronomia com produtos típicos açorianos, onde o Chef cria delícias para todos os visitantes a preços bem acessíveis.

Restaurante Nacional
O Restaurante Nacional está localizado no centro da cidade de Ponta Delgada em funcionamento desde 1947. É um típico restaurante regional sem pretensões, com ambiente descontraído num espaço clássico, mas tranquilo, agradável, boa comida e bom serviço. Dispõe de um menu variado e estende-se por uma variedade de sabores de peixe e carne que a região tem para oferecer. Preços médios a rondar os 15 € por pessoa, mas além dos pratos recorrentes da lista, pode-se optar por escolher um menu de prato do dia.  

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest