Roteiro para visitar a Madeira

05:53

Roteiro visitar a Madeira: 3, 4, 5 e 6 dias
Neste quinto dia de viagem a Ilha da Madeira, vamos descobrir o lugar mais lindo da ilha, as casas típicas, os miradouros deslumbrantes e as grutas criadas pela lava dos vulcões. Neste artigo vou dar-lhe a conhecer as belas grutas de São Vicente, a cidade de Santana, miradouros incríveis e o Pico Ruivo, o pico mais alto da ilha, com 1861 metros. Além de seguir, dirigindo-se até ao Pico do Areeiro. Mas, não se preocupe pois uma das vantagens deste lugar é que pode chegar lá de carro.
São Vicente
Os locais de visita imperdível em São Vicente são a Capelinha de São Vicente, cravada num bloco basáltico e as Grutas e Centro de Vulcanismo
Núcleo Museológico - Rota da Cal 
Duas pedreiras de pedra calcária, um forno de cal, imóveis de apoio à produção e um conjunto de fósseis com mais de cinco milhões de anos compõem este núcleo museológico.
Localizado no Sítio dos Lameiros, no Sítio da Achada do Furtado do Barrinho, Concelho de São Vicente, o Núcleo Museológico Rota da Cal é composto por um trajeto pedestre com a duração de 30 minutos, desde as pedreiras de extração calcária até ao museu. Este era o percurso feito pelos trabalhadores do forno da cal, há muitos anos no transporte da lenha, calcário e água para o forno de cal.
O núcleo engloba ainda uma área aproximada de 12.000 m², onde se encontram duas pedreiras de pedra calcária, um forno de cal, um conjunto de fósseis com mais de cinco milhões de anos e outros imóveis de apoio à produção, nomeadamente um palheiro, "poios" e levadas.
Os visitantes podem igualmente visualizar um vídeo que explica todo o processo da produção da cal, desde a extração do calcário até à sua cozedura e respetivas utilizações. Este é um espaço de relevância em termos de patrimônio natural e de cultura.
Em 2005, a Rota da Cal foi classificada pelo Governo Regional da Madeira de Conjunto de Interesse Público Regional.
Nota: Lotação limitada a um máximo de 10 pessoas.
Horário de Funcionamento: Terça - Sábado: 10:00 - 17:00
Interrupção: Domingo, Segunda-feira e Feriados
Preço: Pago
Grutas de São Vicente 
As grutas de São Vicente são o resultado de uma erupção vulcânica há mais de 890.000 anos no Paul da Serra.
As grutas são formadas por tubos de lava criados pelas baixas temperaturas, o que permitiu a solidificação da parte exterior, enquanto que no interior a lava continuou a circular, formando assim uma série de tubos.
Crédito da Foto: MrShuttle
Durante a sua visita, vai poder visitar um percurso de 700 metros onde verá várias partes destes tubos de lava.
Depois da visita às grutas que dura cerca de 30 minutos, vai poder visitar o centro vulcânico onde lhe vão explicar como se formam as erupções vulcânicas e como foi criada a linda ilha da Madeira.
As Grutas de São Vicente não são as mais espetaculares de Portugal, mas merecem ser visitadas. 
GPS: 32°47’54.9″N 17°02’29.3″W
Preçário: Adulto:8,00 euros/ Sénior (> 65 anos): 6,00 euros
Atenção: Não pudemos visitar, pois no site tinha a seguinte mensagem:"As Grutas encontram-se encerradas para manutenção. Visite o nosso Centro do Vulcanismo e experiencie um momento fantástico sobre a origem e formação geológica da Madeira"

Antes de deixar São Vicente, visite o centro da vila para descobrir a Igreja Matriz  e a Capelinha do Calhau situada numa rocha entre o rio e o mar. 
Continue o seu roteiro para visitar a Madeira rumando em direção a Ponta Delgada, mas pelo caminho não deixe de parar no fantástico Miradouro da Beira da Quinta ou Cabanas
 
Ponta Delgada
Igreja do Senhor Bom Jesus 
Uma vez em Ponta Delgada (não confundir com a homônima açoriana) não deixe de visitar a Igreja do Senhor Bom Jesus, mesmo juntinha ao mar, o complexo balnear de piscinas de água salgada, a Capela dos Reis Magos e o Solar do Aposento, uma histórica casa setecentista.  

Miradouro das Cabanas
Ao sair de Ponta Delgada em direção a São Jorge pare no Miradouro das Cabanas para admirar a linda vista sobre o mar e o norte da ilha. As vistas sobre a orla costeira e fajãs da costa norte da Madeira são de cortar a respiração. Não é à toa que tem lugar cativo na nossa lista dos melhores miradouros da Madeira. GPS: 32°49’34.3″N 16°56’18.5″W
Miradouro do Teleférico de São Jorge
De Ponta Delgada siga até São Jorge, no extremo nordeste da ilha da Madeira. Entre os vários locais de interesse que pode visitar em São Jorge destacamos as Ruínas de São Jorge, o Miradouro do antigo Teleférico – com soberbas vistas sobre a costa e o Ilhéu da Rocha das Vinhas que fica junto ao Cabo Aéreo Café e a irreal Nossa Senhora da Pedra, que poderá aceder percorrendo a curta Vereda da Fajã de Cima, junto ao Farol da Ponta de São Jorge.
Miradouro do Lombo do Pico
Santana
Um roteiro para visitar a Madeira nunca estaria completo sem uma visita às famosas casas típicas de Santana. Elas são um dos cartões postais mais famosos da Pérola do Atlântico
Junto à Igreja Paroquial de Santana encontramos o Fontanário General Craveiro Lopes que está classificado, desde o ano 2000, como Monumento de Valor Local pela Direção Regional dos Assuntos Culturais. Este fontanário, com várias bicas, foi inaugurado a 1 de junho de 1955 pelo então Presidente da República, General Craveiro Lopes
O Monumento da Biosfera, localizado em Santana, retrata o planeta Terra numa simbiose perfeita entre a natureza, a vida e a paisagem, presentes na figura feminina.
As triangulares casas típicas de Santana, feitas de madeira e colmo, podem ser vistas um pouco por todo o concelho, mas é no Núcleo de Casas Típicas de Santana, um espaço de preservação localizado junto à Câmara Municipal de Santana, que encontra as mais fotografadas.
As casas encontram-se todas recuperadas e estão rodeadas de coloridos jardins que as tornam ainda mais instagramáveis. Para além das fotos de praxe, é possível visitar o seu interior e adquirir uma enorme variedade de artesanato e produtos locais. 
De Santana é um saltinho até ao Parque Florestal das Queimadas, um verdadeiro santuário para observação da flora da Floresta Laurissilva. Escondida pela vegetação luxuriante está a fotogênica Casa de Abrigo das Queimadas, uma casa típica de Santana em ponto gigante com um surpreendente telhado de colmo.
É precisamente da Casa de Abrigo das Queimadas que arrancam alguns dos trilhos mais bonitos da ilha, nomeadamente a Levada “Um Caminho para Todos”, até ao Pico das Pedras com 4 km ida e volta, e a Levada do Caldeirão Verde com 13 km ida e volta.  
Levada “Um Caminho para Todos”
Como o próprio nome deixa antever, a Levada “Um Caminho para todos” pode ser percorrida, literalmente, por todos, desde os mais novos aos mais idosos – vimos vários casais com carrinhos de bebés e pessoas com mobilidade reduzida. Um verdadeiro caminho para todos, que contém todos os elementos para proporcionar a qualquer pessoa um passeio agradável e inesquecível pela natureza desta bela ilha. Recomendamos vivamente, até porque é fácil e de excepcional beleza.
Pico das Pedras
Este caminho inicia-se no Pico das Pedras e leva o caminhante até às Queimadas, no concelho de Santana. Ao longo dos seus cerca de 2 km de extensão, este percurso é capaz de ativar todos os sentidos do caminhante, com sons, cheiros, texturas, paisagens e muitos outros tesouros naturais.
É um percurso fácil e acessível a qualquer pessoa independente da sua idade. Para além de curto, o caminho é largo e protegido, sendo ideal para passeios em família com os mais pequenos, proporcionando um contato direto com a natureza.
Ao chegar às Queimadas poderá relaxar neste espaço, fazendo um picnic ou, para os mais curiosos e aventureiros, poderá continuar o percurso até ao Caldeirão Verde e descobrir este fantástico local. Deixe-se envolver por esta natureza maravilhosa!

Praia do Faial
Depois da caminhada, continue o seu roteiro da Madeira rumando mais uma vez até à costa, mais concretamente até à fantástica Praia do Faial, uma das nossas favoritas da costa leste da Madeira. A praia apresenta todas as condições e infraestruturas para ir a banhos. Inserida numa envolvente fantástica, destacamos a rocha fragmentada em gigantescos pilares que fazem lembrar o Giants Causeway da Irlanda do Norte.

Dica: se vir que tem tempo e energia, suba a pé até ao Miradouro do Fortim do Pico. As vistas sobre Porto da Cruz e o seu ilhéu são qualquer coisa!Esta península de origem vulcânica contrasta e muito com o resto da ilha da Madeira. 

Miradouro Fortim do Faial
Este local foi construído no século XVIII para vigiar os invasores e agora é utilizado como miradouro, onde podemos desfrutar da vista sobre o mar e as montanhas circundantes. GPS: N 32 47.505 W 16 51.337

Miradouro do Guindaste 
A 2 km do Miradouro Fortim do Faial está o Miradouro do Guindaste com uma vista soberba sobre o mar, a bela Ponta de São Lourenço e em dias de sol, pode-se avistar ainda a ilha de Porto Santo.
GPS: N 32 47.638 W 16 50.968
São Martinho
É em São Martinho que se localiza a grande maioria das unidades hoteleiras da Região Autônoma da Madeira. 
Crédito da Foto: booking
Esta é mais uma freguesia abençoada pela beleza paisagística, sendo de todo recomendável um périplo, desde a zona do Lido até a emblemática Praia Formosa, repleta de areia preta e calhau. Onde poderá apreciar as mais belas vistas do Jardim Panorâmico ou então descansar no Jardim Público da Ajuda.
O legado patrimonial conta ainda com várias elevações conhecidas como os Picos da Cruz, do Funcho, da Arruda, da Igreja e da Lombada, com a Estrada e Ponte Monumental, o Cais do Carvão, a Levada dos Piornais, os Lavadoiros, a Fábrica de Conservas da Ponta da Cruz e os Fontenários.
Nesta freguesia havia uma pequena capela, construída em homenagem a São Martinho que foi reconstruída em 1735 e sucessivamente ampliada, dando origem a Igreja Velha de São Martinho. No final do Século XX, foi construído um novo e imponente templo, para responder às necessidades da população em crescimento.
Em São Martinho, encontram-se os principais acessos públicos ao mar, como o Lido, as Praia do Gorgulho, Ponta Gorda e a extensa Praia Formosa. A promenade junto ao mar é enfeitada de belas flores, é das áreas mais procuradas por locais e turistas, quer seja para passear ou para a prática de desporto.
Toda a zona, junto ao mar, oferece ao visitante uma grande quantidade de bares e restaurantes. Para quem gosta de fazer compras é nesta freguesia que se situam dois dos maiores centros comerciais da ilha, o Madeira shopping e o Fórum Madeira.
    

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest