Sugestões de bate-volta a partir de Paris I

15:22

Paris é uma cidade cartão-postal, ideal para caminhar sem rumo, pois em qualquer esquina é possível encontrar um bom ângulo para fotografar ou uma peculiaridade para descobrir. 
Então, para quem vai ficar na cidade com um pouco mais de tempo, ou já esteve várias vezes nela, há muitas belezas próximas à capital francesa que podem ser facilmente conhecidas num passeio de um dia, ou no máximo com uma pernoite. Nesta nossa ida à Paris fizemos dois: o Chateau de Vincennes e o Chateau de Malmaison. Os quais vou mostrar aqui para vocês, o passo a passo de como ir, o que ver.
Chateau de Vincennes
Mil anos de História ao lado de Paris
Quando pensamos em visitar Paris, logo imaginamos entrar em contato com lugares que foram palcos de acontecimentos fundamentais na História da Humanidade. Mas um local, fundamental na História Francesa, – que abrigou nada mais nada menos do que sucessivos monarcas e foi cenário de acontecimentos que mudaram o mundo – está ao lado de Paris, com acesso pela linha 1, a apenas 20 minutos de metrô de Paris e ainda é pouco conhecido dos turistas: o Château de Vincennes. A história do castelo é uma das mais conturbadas da França e é menos conhecida ainda do que o edifício em si. Símbolo do poder real em séculos passados, dos castelos-fortes é a construção medieval mais bem conservada nos dias de hoje.Após o Louvre, é o castelo mais importante da história da França. Sua construção foi iniciada no século XII. Quando o rei mudou-se para Versailles ele foi definitivamente abandonado pela corte. A partir daí sua história foi movimentada. Foi transformado em fábrica de porcelana, de armas, em caserna e prisão. Em 1944 o castelo foi uma etapa para as unidades da Waffen SS vindas da Normandia. Uma parte das suas instalações foi dinamitada. Depois da guerra ele vem sendo restaurado. O Castelo de Vincennes, hoje, é ocupado por unidades das Forças Armadas francesas.
O que visitar em Vincennes
A muralha e as torres
A muralha do castelo de Vincennes mede 378 x 175 metros e é protegida por um enorme fosso e tinha nove torres retangulares, divididas em três lados (o lado oeste é protegido pela Donjon).Edificada por Charles V, ela protegia um grande espaço onde viviam centenas de pessoas. 
As torres medem de 40 a 42 metros de altura e serviam de defesa e moradia. Sete dessas torres foram arrasadas por Napoleão para a instalação de canhões.
O solar capetiano (Manoir Capétien)
Conjunto de edifícios construídos por São Luis no lugar de um antigo de pavilhão de caça. Destruído a partir do século XVII, escavações arqueológicas revelaram vestígios do que foi o lugar. Uma fonte construída no século XIII, no centro do solar, é o que restou do Manoir.
Donjon
Com 50 metros de altura, é a maior torre construída na Idade Média e sobrevivente até hoje.
Sua entrada é através de um castelinho, que consiste numa porta de entrada enquadrada com duas torres.
É protegida por uma muralha e um fosso profundo que continha água.Desde os tempos de Louis XI até o século XIX, a Donjon seria usada como prisão, mesmo quando ainda era residência real. Abrigou presos ilustres, como Henri de Navarre, futuro Henri IV, em 1574; Diderot, em 1749; e o Marquês de Sade, que ficou detido de 1777 a 1784.
Marcas feitas pelos prisioneiros podem ser encontradas nas paredes dos cômodos que serviram de cela.
Sainte-Chapelle (Capela Santa)
Construída por Charles V, em 1379, é inspirada na Sainte-Chapelle do Palais de la Cité de Paris. Tem apenas um nível e comporta os oratórios do rei e da rainha, além da Sacristia e da Sala do Tesouro.
Apesar de iniciada sob Charles V e edificada por Charles VI, a Sainte-Chapelle só seria concluída muito tempo depois, durante o reinado de Henri II (1547 – 1559).Pavilhões ClássicosConstruídos a partir de 1654, sob o reinado de Louis XIV, o Pavilhão do Rei está situado à direita e o da Rainha, à esquerda. Em perfeita simetria, ambos formam, com as aberturas da muralha sul, o arco do triunfo da Torre do Bosque e a galeria de arcadas, um conjunto impressionante de estilo clássico.
Pavilhão das Armas
É construído no reinado de Louis XVIII (1815 – 1824) para abrigar um arsenal de artilharia, possui grandes portas por onde saíam máquinas de guerras de tamanho monumental. Atualmente, tanto os Pavilhões Clássicos quanto o das Armas abrigam bibliotecas e parte do arquivo do Serviço Histórico da Defesa.
Château de Vincennes
Existem várias maneiras de se chegar ao Vincennes, uma delas é pelo RER, estação A (vermelha) assinalado pela seta em vertical abaixo, andar 750 m até o portão do Castelo. A outra é pelo Metrô, linha 1 La Defense- Chateau de Vincennes(estação final), assinalado pelo seta em horizontal abaixo, andar 400 m até o portão do Castelo. As outras são várias linhas de ônibus, que você pode verificar no site do Castelo(link abaixo) ou no site da empresa de transporte público, onde se pode simular o roteiro (link também abaixo).

Avenue de Paris 94300 Vincennes
Telefone: 01 48 08 31 20
Horários:
De 2 de maio a 31 de agosto: das 8 às 18 horas
De 1º de setembro a 30 de abril: das 10 às 17 horas
Fechado em: 1º de janeiro, 1º de maio, 1º de novembro, 11 de novembro e no Natal.
Preço – Tarifa normal: 8 Euros/ Reduzida: 5 euros
Acesso: Metrô 1 – estação Vincennes
Ônibus – Château de Vincennes (diversas linhas) – para consultar mais informações, clique aqui.
Não fomos, mas você pode conciliar este visita ao Castelo com um passeio pelo Bois de Vincennes ou Bosque de Vincennes,  que é um parque no estilo jardim inglês a leste de Paris, um parque enorme, muitas vezes referido como “pulmões de Paris”. O parque tem o nome da cidade vizinha de Vincennes.
O Bois de Vincennes, como o Bois de Boulogne, foi incluído para Paris no século XIX. Ambos são rodeado por áreas habitadas.
Possui uma área de 9,947 km² (995 ha, 3.841 quilômetros quadrados, ou 2.458 hectares), que é quase três vezes maior do que Central Park em Nova Iorque, e quatro vezes maior do que Hyde Park em Londres.
Castelo de Vincennes fica localizado no Lac de Saint-Mandé.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest