Paris - Um dia no Louvre

22:24

Musee de Louvre
Você provavelmente vai precisar de uma vida para ver o Louvre inteiro. Mesmo assim, uma hora a gente tem que começar, não é? 
O Museu do Louvre é definitivamente uma das melhores atrações de Paris, e lá são encontradas algumas das maiores impressionantes coleções de esculturas, pinturas e objetos decorativos do mundo! 
É no Louvre que ficam a Mona Lisa e a Vênus de Milo, além de trabalhos de Caravaggio, Rembrandt, Da Vinci, entre muitos outros mestres, sem falar nas renomadas coleções de artefatos egípcios e gregos.
O exterior do museu é igualmente impressionante, com sua famosa pirâmide de vidro e a esplanada imensa que tem um espelho d’água que proporciona ótimas paisagens para fotos.
Louvre, grandioso, maravilhoso! Construído em 1.190, foi uma fortaleza para os ataques dos vikings, na época do rei Felipe Augusto. 
Depois de quatro séculos e de várias reformas, inclusive a polêmica pirâmide de vidro, está agora mais completo do que nunca, com uma das mais importantes coleções do mundo! 
Se esta for sua 1ª vez a Paris, voe para ver a "Monalisa",de Leonardo da Vinci, que fica lotada de admiradores... 
As crianças também se encantam! Prossiga pelas maravilhosas coleções de Rafael, Rembrandt, antiguidades gregas, como a Vênus de Milo, pinturas egípcias (que mostram famílias em tamanho natural de 2500 a.C.), esculturas europeias, móveis, tapeçarias, porcelanas Limoges, miniaturas, joias deslumbrantes, até tesouros da Coroa Francesa usados por Napoleão e Luís XV! 
É emocionante e impossível visitar todas as galerias num só dia... para quem leu "O Código da Vinci" é uma delícia! Organize-se e aproveite!! Quem não foi ao Louvre, não foi à Paris... 


Uma primeira visita ao Museu do Louvre

O Museu do Louvre é imenso e, para visita-lo, você precisa preparar seu itinerário. Eu penso nas pessoas que estão em Paris por alguns dias e que vão dedicar uma manhã ou uma tarde ao museu.Eu fiz um roteiro com seis obras que estão classificadas entre as obras mais visitadas do museu.
 
Primeiro, museu é dividido em departamentos:
1) antiguidade oriental
2) Egito
3) gregos, etruscos e romanos


4) arte do Islã
5) esculturas

6) objetos de arte

7) pintura e


8) artes gráficas. Segundo, o museu possui três alas. Quando estiver dentro da pirâmide, você verá 3 entradas, 3 escadas rolantes que vão dar acesso as 3 alas do museu: Denon, Sully e Richelieu. 

A partir destas informações fica mais fácil encontrar as obras abaixo.
As obras mais visitadas são:
Aphrodite, Vênus de Milo: rez de chassée (térreo), ala Sully, sala n° 7, no departamento gregos, etruscos e romanos.
Egito – la vie quotidiènne e as mùmias: rez de chaussée, ala Sully, (vàrias salas) departamento Egito.
Os escravos de Miguel Ângelo: rez de chaussée, ala Denon, sala 4, departamento escultura italiana.
Victoire de Samothrace: 1° andar, ala Denon, departamento escultura grega, depois do controle da entrada pegar escada da esquerda.

La Joconda – Leonardo da Vinci: 1° andar, ala Denon, sala 6, departamento pinturas italianas.

La Dentellière – Vermeer: 2° andar, ala Richelieu, sala 38, departamento pintura holandesa.
Se você não quer ficar nas pontas do pés para ver estas maravilhas, faça uma visita noturna ao Louvre.
As principais obras do Louvre

Duas esculturas de Michelangelo denominadas Les Esclaves (os Escravos) fazem parte da lista das principais obras do museu do Louvre.
Um dos escravos se chama Le Captif – o Cativo – uma obra inacabada, simbolizando um homem que se debate em uma contorção brutal.
O outro foi denominado Esclave Mourant – Escravo Morrendo – e simboliza um homem jovem e belo, entregue a um sono talvez eterno.
Estas duas esculturas chamam atenção pela contradição dos sentimentos que elas exprimem: de um lado a rebelião, e de outro, a aceitação, a entrega.
O escravo Mourant foi objeto de vários debates. Estaria ele morrendo lentamente, se abandonando ao sono eterno ou, ao contrário, este jovem imberbe estaria em um êxtase sensual profundo?  O braço esquerdo serve de apoio para a cabeça ligeiramente inclinada, a mão direita acaricia o corpo desnudado e o rosto exprime um prazer intenso?
Diante desta obra de um dos maiores artistas de todos os tempos, ficamos indagativos e mergulhados  em um prazer estético intenso.

Informações Práticas
Endereço:
Musée du Louvre, 75058 Paris - France
Télefone:+ 33 (0)1 40 20 53 17
Horários:
Aberto diariamente das 9h às 18h, exceto terças-feiras
Aberto até às 09h45min da tarde de quarta-feira e sexta-feira.
O museu é grátis no 1° domingo de cada mês senão a tarifa é 9 euros. Noturnos: quartas e sextas feiras até 22 horas.
Como ir: metrô linha n° 1, estação Palais Royal/Musée du Louvre e de ônibus n°s 21, 24, 27, 39, 48 e 68, descer em frente à pirâmide do Louvre.
Como entrar no Louvre a partir da estação do metro
Uma das primeiras dicas que dou aos meus amigos recém-chegados é a possibilidade de entrar no museu do Louvre pelos corredores do metrô, evitando assim a fila enorme para entrar na pirâmide.
Não desçam na estação Louvre/Rivoli e sim na estação Palais Royal/Musée du Louvre. Duas linhas de metrô se cruzam nesta parada, a linha número 1 que liga La Defense a Château de Vincennes e a linha número 7 de Villejuif a La Courneuve.
O acesso direto ao Louvre se encontra na plataforma direção La Defense. Aqueles que chegarem a esta estação vindos pela linha número 7 não devem sair e sim procurar  direção La Defense.
Aí se encontra a saída para o Carrousel du Louvre, onde se encontra a pirâmide invertida e as entradas do museu.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest