Honfleur | França

05:02

Honfleur é uma cidade encantadora localizada na Normandia, no norte da FrançaCom mais de 1000 anos de história, vale a pena uma visita se você gosta de ver o mar e a arquitetura medieval. A partir do século XII, tornou-se um importante ponto de passagem de mercadorias que transitavam pelo mar para a Inglaterra.

Para se proteger das invasões inimigas, a cidade foi fortificada e não cessou de crescer com a expansão do comércio marítimo. A cidade que no século XVIII atraiu grandes representantes do movimento impressionista – como Eugène Boudin e Claude Monet – hoje é uma das prediletas entre os franceses para uma viagem rápida de final de semana. Basta o sol abrir depois do longo inverno para que as apertadas vielas de Honfleur voltem a ser tomadas por turistas em busca de um passeio com muitas belezas e poucas obrigações.

Quantos dias para visitar Honfleur?
Honfleur é uma cidade pequena, muito agr
adável de descobrir. Dependendo do seu interesse em visitar igrejas e museus, um ou dois dias são suficientes para descobrir a cidade. Passar um fim de semana em Honfleur é, portanto, uma boa solução.

Como circular em Honfleur?
Honfleur é extremamente fácil de ser explorada.Caminhar é a melhor maneira para circular por HonfleurA cidade tem apenas 14 km² e pode tranquilamente ser percorrida a pé. Na verdade, será quase impossível passar de carro pelas ruas lotadas de pedestres, especialmente durante os finais de semana. Deixe o carro de lado e siga o fluxo por entre as ruas históricas. Cada curva reserva uma bela surpresa.

Grande parte das ruas do centro histórico é fechada para carros e as pistas onde eles são permitidos quase sempre são muito estreitas e de difícil circulação. Ao chegar na cidade, procure um dos estacionamentos próximos ao centro histórico e deixe o carro durante todo o dia. O custo da diária costuma ser baixo, por volta de 5€. Como Honfleur tem muitos turistas, não é incomum que carros atrapalhando o trânsito e estacionados em locais proibidos sejam guinchados. Tenha cuidado ao estacionar fora dos locais autorizados.  

O que fazer em Honfleur por um dia?
Se você tiver apenas um dia em Honfleur, terá que se concentrar nas atrações e atividades obrigatórias:

·Comece o dia com uma visita à capela Notre-Dame de Grace, para desfrutar de um magnífico panorama de Honfleur, com uma boa luz para a fotografia.

·Continue com uma visita à igreja de Sainte-Catherine;

·Desfrute de um almoço agradável em um dos restaurantes localizados no Vieux Um bom momento para também dar uma olhada na arquitetura das casas antigas;

·Se você tem filhos, não hesite em ir ao Naturospace;

·Termine o dia com uma visita ao Satie House and Museum e uma sessão de fotografia no Vieux Bassin.

O que fazer em Honfleur em 2 dias?
Se passar 2 dias em Honfleur, você terá 2 opções para o seu segundo dia:

·Para este segundo dia, comece por um passeio pela cidade e visite o museu Eugène Boudin se você é um amante da arte;

·Loja em uma das adegas vendendo os excelentes Calvados da Normandia

·Não perca os “Greniers à sel”;

·Leve seus filhos ao antigo carrossel de Honfleur, que fica na cidade entre maio e outubro;

·Passe a tarde na Butin beach, se o tempo permitir;

·No final do dia, relaxe no Jardin des Personnalités.

Visitar Honfleur significa descobrir uma pequena cidade agradável, com suas ruas de paralelepípedos, casas de enxaimel, pequeno porto típico e velhos arrastões. Esta cidade da Normandia com certeza irá surpreendê-lo. Este guia de coisas para fazer e ver em Honfleur irá ajudá-lo a descobrir esta cidade milenar. Após o Top 15  atrações imperdíveis e itinerários para visitar Honfleur em 1 ou 2 dias, você também vai encontrar uma lista dos melhores hotéis em Honfleur para cada orçamento.

Dicas
Para saber mais sobre a história de Honfleur durante sua visita, você pode reservar uma visita guiada. Você poderá escolher a duração (entre 2 e 6 horas) e seu guia local o levará para descobrir os melhores pontos turísticos secretos da cidade. Este passeio deve ser reservado com antecedência, pois é o único disponível para pequenos grupos (máximo de 6 pessoas).


Turismo em Honfleur: 15 pontos de interesse, atrações e dicas

1.  Igreja de Santa Catarina

L’Eglise Sainte-Catherine ou Igreja de Santa Catarina é o principal monumento de Honfleur, a que você não deve perder, mesmo que esteja apenas passando algumas horas na cidade.Construída no século XV para substituir uma igreja de pedra destruída durante a Guerra dos Cem Anos, a Igreja de Santa Catarina foi construída inteiramente em madeira, reunida na floresta próxima.

Sua forma original de barco de casco duplo virado é devido aos excelentes conhecimentos dos trabalhadores da Honfleur sobre a construção naval. Assim, a Igreja Sainte-Catherine é a maior igreja de madeira da França.

Deve-se conferir: seu campanário separado de carvalho é visitado como um anexo ao Museu Eugène Boudin.


2.  Le Vieux Bassin

O pequeno Porto de Vieux Bassin, construído no estuário do Sena durante o século XVII, recebe visitantes ávidos pela paisagem deslumbrante, que em nada lembra a correria dos dias modernos. O porto, antigamente um grande polo comercial da França e também ponto de partidas para grandes expedições, hoje recebe apenas pequenos barcos e elegantes iates. O charme de Vieux Bassin se completa com as casas geminadas ao fundo, que séculos atrás eram de posse dos mais abastados moradores de Honfleur.Le Vieux Bassin é o nome pitoresco dado ao típico porto normando de Honfleur. Foi construído em 1681 e exigiu a destruição de parte das muralhas da cidade, a fim de ampliar o antigo porto. Hoje, le Vieux Bassin é a certeza a atração imperdível em Honfleur!

O espetáculo poético de suas casas refletidas na água tornou-se muito famoso, principalmente graças aos pintores impressionistas do século XIX. As casas dos séculos XVII e XVIII em torno do porto são listadas como monumentos históricos.

Não há dúvida de que suas fachadas estreitas e telhados de ardósia vão seduzi-lo, enquanto os navios ancorados no Vieux Bassin dão a impressão de que o tempo parou. Para mim, este é o melhor lugar para tirar fotos de Honfleur, para fazer de preferência ao cair da noite, quando as luzes das casas se refletem na água.

Ao redor do porto, está a área mais antiga da cidade. Andar entre os prédios que datam dos séculos XVI e XVII é uma grande viagem no tempo. O percurso pelas ruas estreitas a leste, seguindo pela Quai Saint-Etienne passam pelos Graniers à Sel (depósitos de sal), a antiga prisão e a Église de Sainte-Etienne, onde hoje funcionam o Musées du Vieux Honfleur e o Musée de La Marine. Enquanto passeiam por este circuito, os visitantes terão a oportunidade de experimentar calvados, cidras e caramelos nas várias lojinhas do caminho.

No lado leste do porto, bem na entrada das águas, está a antiga e imponente casa de pedra que era residência do Governador (Lieitenance). A partir de lá o passeio leva até a Igreja de Sainte-Catherine, localizada em uma bela praça cercada por lojinhas e restaurantes intimistas. Próximo à praça, está o Musée Eugène Boudin, que homenageia o pintor impressionista nascido em Honfleur.

Depois de passar pelas ruas históricas, os visitantes chegam à beira do estuário do Sena. O passeio pode ser feito caminhando pela orla ou por dentro do Jardin Public, um belo parque que leva até a praia de Honfleur. A caminhada é prazerosa e fecha o passeio pela cidade.

3.  Notre-Dame de Grace

Com vista para Honfleur, a Capela Notre-Dame de Grace foi construída no início do século XVII para substituir a antiga capela destruída por um colapso do penhasco. Foi originalmente erguido pelo duque da Normandia como um sinal de gratidão por sua sobrevivência durante uma tempestade violenta. Desde então, esta capela foi venerada e é o lar de pinturas, modelos de navios e um órgão antigo.

Durante a Fête des Marins ou dia dos marinheiros em Honfleur, em torno de Pentecostes, crianças vestidas como marinheiros escalam a colina para oferecer pequenos modelos de navios a Notre-Dame de Grace.

·Endereço: 989 Côte de Grâce, 14600 Équemauville
·Não perca: a vista panorâmica sobre a Ponte da Normandia ou Pont de Normandie, a cidade de Le Havre e o Rio Sena


4.  Ponte da Normandia

Ponte da Normandia ou Pont de Normandie foi construída em 1995 e liga Honfleur a Le Havre. É um verdadeiro símbolo da supremacia marítima na região.

Esta ponte estaiada de 215 m de altura e 2141 m de comprimento que atravessa o Rio Sena foi um recorde mundial na época da construção. Construída em concreto e metal, esta ponte possui quatro pistas de carros, duas faixas de pedestres e duas ciclovias.

Graças a ela é alta, não perturba a navegação de barcos que navegam no Sena, e se tornou um verdadeiro ícone da cidade, aparecendo em vários cartões postais.


5. Museu Eugène Boudin

O principal museu de Honfleur tem o nome de um famoso pintor local: Eugène Boudin.

Criado no final do século 20 por Alexandre Dubourg e Eugène Boudin, este museu é o lar de uma grande coleção de pinturas de pintores normandos: Boudin, Courbet, Money, Dubourg, Dufy … Muitos grandes nomes!

As sete salas de exposições do Museu Eugène Boudin são temáticas e oferecem um mergulho intuitivo no coração da pintura romântica e impressionista da região.

Um destes quartos é dedicado a uma notável coleção etnográfica, incluindo trajes normandos, cocares tradicionais ou móveis típicos.

·Endereço: Rue Homme de Bois, 14600 Honfleur

·Taxa de entrada: depende da época, você pode verificar o site oficial


6.  Igreja de Honfleur Saint-Léonard

Construída em 1186, a Igreja de Honfleur Saint-Léonard ou Église Saint Léonard foi destruída durante a Guerra dos Cem AnosReconstruído no início do século XVI, este edifício religioso foi criado em homenagem a Leonardo (Léonard), um jovem nobre da corte de King’s Clovis. Ele é considerado o Santo Patrono dos prisioneiros. Um dos detalhes mais interessantes desta igreja é o seu portal principal, um magnífico testemunho da rica e extravagante arquitetura gótica da época.

Sua torre sineira foi reconstruída em cúpula de acordo com o popular estilo arquitetônico da Páscoa da França, e contribui para dar à igreja de Saint-Léonard um caráter único.

7. Ir em uma loja de Calvados

Normandia é famosa pelos seus Calvados Pommeau, bebidas alcoolicas que encantam todas as papilas gustativas. Honfleur tem várias lojas que vendem essas bebidas, mas também whisky e cerveja da NormandiaSó posso aconselhá-lo a ir à Cave Normande ou à Compagnie des Calvados de la Cave Honfleuraise, para voltar a casa com uma lembrança típica da região.


8. Carrossel de Honfleur

 

O Carrossel de Honfleur, conhecido pelos habitantes locais, é instalado todos os anos desde 1995 em frente ao Hotel de Ville ou Prefeitura de Honfleur. Seus belos cavalos de madeira são uma alegria para crianças e adultos, que tradicionalmente se reúnem em torno deste carrossel.

O carrossel está presente na cidade de maio a outubro, antes de partir para um check-up no inverno. Ele então entreterá os filhos de Angers na época do Natal, depois retornará para tomar seu lugar em Honfleur.


9. Museu da Marinha de Honfleur

Os tesouros do Musée de la Marine vêm principalmente de doações e legados. Eles permitem que você aprenda mais sobre a vida dos marinheiros de Honfleur, bem como sobre as atividades típicas da época: pesca, comércio marítimo, construção naval, etc.

·Endereço: 11 Quai Saint-Etienne, 14600 Honfleur

·Taxa de entrada: 4,20 € para adultos e 2,90 € para crianças e estudantes


10.  Visitar Greniers à sel 

Os famosos “Greniers à sel” de Honfleur foram construídos em 1670 com pedras das muralhas da cidade. Eles poderiam armazenar até 10 mil toneladas de sal, que era então usado para preservar o bacalhau por mais tempo.

No passado, havia três deles, mas restam apenas dois edifícios, que hoje abrigam exposições, concertos e conferências. Não é uma das principais atrações turísticas de Honfleur (não muito bem conhecido), Mas vale a pena ir para dentro, mesmo apenas para ver o impressionante design do tecto.


11.  Satie House and Museum House and Museum ou Maisons Saties  é dedicado ao compositor e músico Erik Satie. Nascido em 1866 em Honfleur, este génio trabalhou com grandes nomes como Picasso ou Braque e inspirou artistas como Debussy Ravel.

Durante a visita, você passará pelas diferentes salas com um guia de áudio que será acionado de acordo com a sala onde você está. 

Você descobrirá pinturas cenográficas musicais misturando a magia da imagem, do som e da luz, retratando a jornada artística de Erik Satie para torná-lo mais conhecido do público.

Jovens e velhos apreciarão este espetáculo poético, que coloca o visitante no centro da encenação, convidando-o a observar, mas também a viver a experiência oferecida pela Casa Satie.

·Endereço: 67 Boulevard Charles V, 14600 Honfleur

·Taxa de entrada: 6,70 € para adultos e 4,70 € para crianças. 

12.  Naturospace

Crédito da Foto: Naturospace

No coração de Honfleur, o Naturospace é um lugar privilegiado que visa recriar o ecossistema da floresta tropical. Com cerca de dez espécies de aves e sessenta espécies de borboletas numa estufa de cerca de 800 m², é um excelente local para observar exemplares raros e tropicais. Com observação e paciência, você pode até detectar várias espécies de lagartas e crisálidas em uma vegetação luxuriante que é particularmente bem conservada. E se é o seu dia de sorte, você pode até ver o nascimento de uma borboleta ao vivo!

Este momento mágico é possível na Naturospace graças a uma equipe dedicada a promover a reprodução natural desses insetos.

· Tempo médio de visita: 45 minutos a 1h

· Endereço: Boulevard Charles V, 14600 Honfleur

Se você estiver interessado em visitar o Naturospace, você pode encontrar mais informações em seu site oficial.


13.  Jardin des Personnalités

Os 10 hectares do Jardin des Personnalités (literalmente “jardim da personalidade”) é uma passagem bucólica e cultural criada pelo prefeito de Honfleur em 2004. Está localizada entre o Vieux Bassin e o dique.

Ao passear pelos muitos becos do jardim, você poderá conhecer os bustos de personalidades ilustres, nativos do pequeno porto da Normandia ou ter ficado lá.

Entre eles estão os pintores Claude Monet e Eugène Boudin, o compositor Erik Satie, o poeta Charles Baudelaire, os marinheiros Samuel de Champlain e Jean Doublet, ou mesmo Charles V e Jean-Baptiste Colbert.


Se você estiver interessado em visitar vários museus em Honfleur, pode comprar um passe de museu. Você pode encontrar mais informações no site oficial do museu Honfleur (mesmo site para todos os outros museus também). Você pode mudar o idioma no site.

14. Butin Beach

A cidade de Honfleur é reconhecida como uma estância balnear e turística. Sua praia, chamada “Plage du Butin” em francês, está localizada na entrada da cidade e dá à costa da Normandia um pouco de ar do sul.

Totalmente equipada, a Butin Beach possui chuveiros, vestiários, aluguel de equipamentos, estacionamento gratuito e playground para crianças.

Durante os meses de verão, as crianças podem se divertir em jogos infláveis, enquanto as crianças mais velhas relaxam na praça de alimentação.


15. Passeio de Barco

Enquanto estiver em Honfleur, você também pode desfrutar de um passeio de barco! Existem 2 passeios diferentes:

·Passeio comentado de 1h30 no estuário do Sena, até a ponte da Normandia.

· Uma visita comentada de 45 minutos de Honfleur.

Você encontrará os horários e preços desses passeios de barco saindo de Honfleur neste site.

1) Reserve um passeio de barco privativo saindo de Honfleur
Em minha opinião, esta é a melhor forma de aproveitar ao máximo o seu dia de mar em Honfleur. Você alugará um barco com um capitão experiente que se encarregará de lhe mostrar os lugares mais bonitos da costa da Normandia. Barco a motor, veleiro, catamarã ou até iate: escolha o barco que deseja para um dia de sonho. Como você pode imaginar, esse tipo de dia VIP no mar é extremamente popular, então você deve alugar seu barco com o capitão o mais rápido possível. Seria uma pena perder este dia porque todos os barcos já estão alugados.

Pode encontrar todos os barcos com capitão em Honfleur:

2) Alugar um barco em Honfleur
Se você possui uma licença de barco, sua segunda opção para um ótimo dia no mar é simplesmente alugar um barco. Barcos a motor, veleiros, iates, pequenos barcos sem licença, com ou sem capitão: simplesmente têm a mais completa oferta em aluguel de barcos. Se quer alugar um barco para um bom dia no mar durante a sua estadia em Honfleur, deve reservá-lo com a Samboat.


Dicas
E se preferir desfrutar de uma experiência VIP, existem 2 outras opções que lhe permitirão descobrir de barco os arredores de Honfleur, longe dos outros turistas.


Onde ficar em Honfleur

·         Hôtel campanile Honfleur: Localizado a 1,5 km do centro de Honfleur. Este hotel de uma cadeia muito famosa oferece quartos básicos mas luminosos a partir de 48 € por noite. Pequeno-almoço, não incluído, custa mais 10 €. É o mais barato que você pode encontrar em Honfleur. Pontos fortes: pequeno-almoço buffet, generoso e tranquilo e estacionamento gratuito.

·         Motel les Bleuets: Localizado a 20 minutos a pé do centro da cidade. Do lado de fora parece um motel clássico mas dentro dos quartos são modernos, confortáveis ​​e bem decorados. Esta é uma agradável surpresa! Quarto desde 86 € por noite, com pequeno almoço incluído. Mais: um café da manhã perfeito e estacionamento gratuito. 

·         La cour Sainte Catherine: Situado a 2 minutos a pé do porto. Antigo convento convertido em uma pousada que manteve todo o seu encanto histórico. Quartos muito espaçosos, muito bem, é realmente um lugar incrível para ficar. Quartos duplos a 130 € por noite com pequeno almoço incluído. Pontos fortes: pátio interno com um belo jardim, excelente café da manhã e localização perfeita

·         La Ferme Saint Simeon Spa – Relais & Chateaux: Localizado fora da cidade, a 10 minutos a pé da praia. Quartos românticos a partir de 230 €, café da manhã maravilhoso por 32 €. Pontos fortes: a piscina coberta, a vista deslumbrante, a grande equipe do hotel. 


Onde comer em Honfleur
Honfleur está localizada no Departamento de Calvados, famosa por produzir os melhores produtos da Normandia. Descubra sabores autênticos de suas terras férteis e delicie o seu paladar.Entre os pratos a não perder, explorando a gastronomia local:

·A maçã local e os álcool produzidos com ela;

·Os excelentes produtos de frutos do mar que encantam os amadores;

·A charcutaria artesanal de alta qualidade;

·O leite produzido pelas vacas da Normandia e os excelentes queijos que produz, sem mencionar os doces como o confiture de lait em francês ou o isigny caramel

Aqui estão alguns dos restaurantes em Honfleur, para ter um ótimo almoço ou jantar:

Para prazer gastronômico, siga para o Sa-Qua-Na. Este excelente restaurante oferece uma cozinha requintada e delicada, sem cair em clichês do gênero. A recepção é calorosa e descontraída, enquanto os pratos são inovadores em termos de sabor e textura, resultando em uma experiência que agrada a todos.

Se você não se importa de sair da cidade e se o seu orçamento for mais apertado, almoce no Coup de Fourchette. Este pequeno restaurante em La Riviere-Saint-Sauveur (a 3 km de Honfleur), muito simples à primeira vista, seduziu os habitantes da cidade e os apreciadores graças à sua cozinha fresca e local e aos funcionários simpáticos. 

Você também pode parar no Café du Port, um estabelecimento famoso por seus saborosos pratos de frutos do mar. Em particular, ostras e mexilhões são populares entre os clientes. 

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest