Visitando os templos de Luang Prabang - Laos

16:07

Havíamos contratado nossa viagem à Ásia através de uma agência de viagens, assim o nosso guia no Laos, falando em espanhol, seria o Sr. Souliyanvong Inthanam, Suli para os íntimos, rsrsrs…
Sabendo de que a maioria dos turistas não estão acostumados com o calor nesta época do ano, havia nos perguntado se queríamos começar o city tour mais cedo, assim acabaríamos mais cedo e teríamos a tarde para descansar no hotel. Como já havíamos tido uma prévia do calor no dia anterior, concordamos imediatamente.
A época mais legal para visitar o Laos acontece entre o final de novembro e fevereiro, período mais seco do ano e de calor não muito intenso.  A época é excelente para aqueles que pretendem explorar o máximo das belezas naturais de Luang Prabang, como as cachoeiras de águas azul-turquesa, fazer as trilhas e curtir os festivais. Fique atento apenas para o fato de que dezembro e janeiro costumam ser meses de muito movimento na cidade; a dica é reservar um hotel com antecedência, caso a intenção seja gastar menos. Diferentemente do período entre março e abril (estávamos em maio), quando o calor é intenso e o período de chuvas na região montanhosa de Luang Prabang costuma ocorrer entre abril e setembro.
Assim depois de uma noite muito bem dormida, não só pelo conforto das acomodações, mas também pelas mordomias das quais não estamos acostumados a ver em outros hotéis pelo mundo. Cabendo aqui até um parêntese para ilustrar o que estou dizendo: lá pelas seis horas da noite bate à nossa porta uma senhora, falando um idioma indecifrável, pois eu não sabia se falava na sua língua ou tentava falar em inglês. Gritei meu marido: Francisco, vem ver o que ela está querendo! rsrsrs…também não entendeu muito bem, mas segundo ele, ela queria “desfazer” ou “fazer” a cama para dormimos, pode?!! Isto é ou não é o máximo que um hotel pode oferecer aos seus hóspedes, gente?
Enfim, no dia seguinte depois de um delicioso café da manhã na varanda do hotel, lá estava nosso guia pontualmente às 8:00 h nos esperando para o city tour, sempre com lencinhos umedecidos e garrafas d’água para nos oferecer. 
Primeiro visitamos o Museu do Palácio Real, também conhecido como "Haw Kham" e foi uma vez o Palácio Real do Laos. Ele abriga um monte de itens históricos interessantes. Foi construído em 1904 para o Rei Sisavang Vong e sua família durante a era colonial francesa e apresenta uma mistura de estilo tradicional Laos e francês
Após a morte do rei Sisavang Vong, o príncipe da coroa Savang Vatthana e sua família foram os últimos a ocupar o palácio. Após a revolução em 1975, o edifício foi assumido pelo governo. 
O palácio foi então convertido em um museu nacional e aberto ao público em 1995. Localizado na cidade apenas do outro lado da entrada do Monte Phou-Si.
No complexo do palácio, existem vários edifícios, incluindo o Royal Barge Shelter, uma sala de conferências, o Haw Pha Bang, que abriga a estátua de Buda em pé chamado Prabang.  
Tem também um edifício que abriga a coleção de carro real. É uma coleção pequena, na maior parte carros americanos dos anos 1950 aos 1970. Por trás da garagem tem outro edifício com uma galeria para exposições rotativas.
Entrada do Museu
  • 1.    Taxa de admissão é 10.000 Kip (cerca de US $ 1,25).
  • 2.    Nenhuma fotografia é permitida dentro do museu.
  • 3.    Sem mochilas ou bolsas, portanto, você deve deixar a sua em armários fornecido perto da entrada
  • 4.    Os sapatos devem ser removidos antes de entrar no museu.
  • 5.    Vestido conservadoramente. As mulheres com shorts curtos ou saias são obrigados a colocar em uma saia Laosiana antes de entrar (saias estão disponíveis para aluguel no local).
  • 6.    Horário de funcionamento: Segunda-feira a sábado de 8:30 às 11:00.
No terreno do Museu do Palácio Real está o Haw Pha Bang, um dos monumentos mais atraentes de Luang Prabang
Um templo muito ornamentado, o Haw Pha Bang que se traduz em "Templo Real", também é conhecido como o Wat Ho Pha Bang
Foi construído para abrigar a mais sagrada imagem de Buda do Laos.
Embora o templo pareça velho à primeira vista, é uma estrutura razoavelmente nova, terminada em 2006 e construída no estilo tradicional de Laos. 
A construção do templo começou em 1963.
As obras foram interrompidas quando o partido comunista Pathet Lao chegou ao poder e retomou na década de 1990.
A fachada frontal de madeira muito ornamentada é esculpida com representações budistas em cores verde e ouro.
Nas escadas esculturas da serpente mitológica Naga. O corpo da cobra estendendo todo através das balaustradas.
Wat May Suwannaphumaham
O templo, também conhecido como Wat Mai, que significa "novo templo" foi fundado em torno de 1780 pelo Rei Anurat de Luang Prabang. 
Localizado ao lado do palácio real, o Wat Mai é um dos poucos templos que sobreviveram à destruição dos invasores chineses em 1887.
 
O Wat Mai, poupado da destruição, tornou-se o novo lar da imagem de Buda de Phra Bang que permaneceu lá até meados do século XX, quando foi transferido para sua atual localização no Museu do Palácio Real
Durante as celebrações do ano novo de Laos a imagem é trazida na procissão ao templo de Wat Mai para a limpeza cerimonial.
 
Em 1821 uma varanda foi adicionada na parte dianteira e na parte traseira do templo. 
Ao longo das décadas seguintes vários outros edifícios foram adicionados.A estrutura mais impressionante do Wat Mai é o seu telhado de cinco níveis, estendendo-se quase até o chão.
A fachada do templo contém relevos de estuque dourado muito intrincados feitos na década de 1960. Os relevos retratam cenas do Ramayana, dos Jatakas e da vida cotidiana em Luang Prabang com templos, animais, casas, festividades e danças.
O telhado da varanda é suportado por grandes colunas pretas e douradas, cheias de capitéis em forma de folhas de lótus. 
As portas são decoradas com esculturas douradas e motivos florais.
O templo tem como imagem principal, o Buddha de Wat Mai, uma grande imagem dourada do Buddha na posição da meditação. 
É cercada por um grande número de imagens menores. 
O santuário abriga uma imagem esmeralda de Buddha. Fotos no altar retratam Phra Sangkharat, o mais alto dignitário do budismo Laotian que residiu no templo no final do século XIX.
Outras estruturas no exterior do templo incluem uma stupa delgada, duas pequenas capelas de pedra, uma torre de tambor e um prédio de biblioteca onde as escrituras budistas são mantidas. 
O Wat Mai é um templo ativo, os monges residentes vivem no kuti, os monks vivem em quartos. 
Uma casa de barco armazena diversos barcos longos e finos usados ​​durante o festival de competência de barco de Luang Prabang.

Wat Wisunalat é o templo mais antigo de Luang Prabang. 
O templo, também conhecido como Wat Visoun e Wat Visounnarat foi fundado em 1512.

O templo queimou em 1887, quando Luang Prabang foi largamente destruído e saqueado pelo Exército da Bandeira Negra, um grupo de milícias da China. 
 
Foi reconstruído em 1898.No terreno tem o Pathum, que é uma grande stupa estilo Cingalês.
Uma gravura feita por Louis Delaporte, um explorador francês que viajou extensivamente no Camboja e no Laos nos anos de 1860 e 1870 mostra uma estrutura muito mais elegante e ornamentada do templo construído no século 16. 
 
A impressão mostra um grande templo, cujo telhado é suportado por enormes colunas de madeira de 30 metros de altura.
IMG_0856
O templo abriga uma importante coleção de imagens antigas de Buda. 
IMG_0849
A imagem mais venerada de Buda, o Buda de Phra Bang, que foi consagrada no Wat Wisunalat duas vezes, de 1513 até 1707 e de 1867 até 1887.
IMG_0855
O Wat Wisunalat é um templo ativo. Os monges residentes vivem no kuti, os monks em quartos privados. 
IMG_0837
IMG_0842
Como é o caso de muitos templos budistas, os terrenos contêm uma grande árvore Bodhi, muito venerada porque era uma árvore sob a qual o Buda meditava e alcançava a iluminação.
Taxa de entrada e horário de funcionamento
O templo abre diariamente entre 8 am e 5 pm. A admissão é de 5.000 Kip (cerca de US $ 0,65) por pessoa.
Wat Xieng Thong encontrado na ponta da península de Luang Prabang é um dos mais bonitos e ricamente decorados templos do Laos. O Wat é um templo real construído pelo Rei Setthathirath em 1559 às margens do rio Mekong.
É um dos poucos templos que não foi destruído durante a invasão do Exército de Bandeira Negra de 1887. 

O edifício mais impressionante do Wat Xieng Thong é o altar e o corredor da congregação do templo. 
Ambos são amplamente decorados com ouro e em laca preta.
A parede traseira do altar contém um mosaico colorido da árvore da vida em um fundo vermelho, feito nos anos 60. 
Na parte superior da imagem está um Buddha ereto, na parte inferior da imagem são um homem que anda e diversos animais incluindo um tigre e dois pavões. Em ambos os lados do mosaico tem uma porta de entrada dourada esculpida.
O frontão é decorado com motivos florais esculpidos em dourado e rodas de Dhamma em um fundo laca vermelha. 
O telhado do pórtico frontal é suportado por quatro colunas pretas e douradas. 
A fachada sob o pórtico é laca preta com ouro, animais mitológicos, cenas do Jataka, contos e motivos florais. 
As paredes exteriores do templo são decoradas com divindades douradas, Apsaras e kinnaree.
O interior do altar é tão impressionante quanto seu exterior. 
Uma das paredes contém uma representação dos Céus com o Buda e várias divindades, a Terra com pessoas e árvores, e os Infernos com imagens de pessoas recebendo punições por seus pecados. 
Sentado em um pedestal elaborado é a imagem principal de Buddha no mudra de Bhumisparsha, cercado por muitas imagens menores.
Capela do Buda em pé
Na parede traseira da capela há uma grande imagem de Buda em pé. 
Seu frontão é adornado com mosaicos de vidro colorido de motivos florais, uma criatura mitológica meio humano, meio pássaro. 
No centro do telhado tem um pagode pequeno. 
As portas esculpidas e douradas dão acesso à pequena capela. 
Suas paredes internas são cobertas de vermelho e de ouro. 
Chapelle rouge
Atrás da Capela do Buda em pé está a Chapelle Rouge ou capela vermelha. 
Suas paredes exteriores contêm mosaicos coloridos em um fundo cor-de-rosa. 
A parte superior dos mosaicos mostra os Céus, a parte inferior da Terra com casas e pessoas envolvidas em atividades diárias. 
Eles foram criados na década de 1950 para comemorar o Buda atingindo Nirvana 2.500 anos antes. 
Dentro da capela é uma imagem de reclinação de bronze de Buddha. A inscrição nele declara que foi feita em 1569 por ordem do rei Setthathirat.
Chariot Hall
O Chariot Hall ou Royal Funerary Chariot Hall é uma estrutura muito mais recente. 
Foi concluída em 1962. 
 
Ele contém o carro fúnebre do rei Sisavang Vong, que morreu em 1959. 
Construído em estilo clássico tem um telhado de duas camadas adornada com a Naga.
Painéis de madeira de teca esculpidos e em dourado, muito atraentes, e na fachada motivos florais que retratam cenas do Phra Lak Phra Lam, a versão Laos do épico indiano Ramayana. 
No salão está o rei Sisavang Vong em dourado, uma carruagem de madeira esculpida para funeral, decorado com grandes serpentes Naga na frente. 
Dentro da carruagem há três urnas muito elaboradas que costumavam conter as cinzas do rei, seu pai e sua mãe. 
 
Ho Trai
O Ho Trai é a biblioteca onde são mantidas o Tripitaka, as escrituras budistas. O Ho Trai é uma estrutura pequena e elaboradamente decorada sobre uma base de pedra. Tem um telhado duplo, com laterais estilizados de Naga em suas extremidades. 
Suas paredes exteriores estão em um estilo similar àqueles do Chapelle rouge. Os mosaicos de vidro coloridos em um fundo cor-de-rosa retratam cenas da vida diária de Luang Prabang. 
Outras estruturas no terreno do templo incluem várias stupas, um pavilhão com um Buda sentado, o kuti ou moradias dos monges, um abrigo de barco e uma árvore Bodhi.
Como chegar ao Wat Xieng Thong
O templo está localizado no final da península Luang Prabang entre a estrada Khem Khong e Sakkaline. Grande parte da cidade velha pode ser alcançada a pé. Um tuk tuk ou jumbo custará entre 10.000 e 15.000 Kip dependendo da distância.
Há duas entradas para o templo. A entrada da estrada é através de um portão coberto com uma stupa circular. A entrada no rio Mekong costumava ser o ponto de entrada principal nos séculos anteriores. Era a entrada que o rei usava quando chegava de barco ao Palácio Real. Uma longa e larga escada do rio Mekong leva ao templo. Perto do topo estão dois grandes leões brancos guardando os motivos.
Taxa de entrada e horário de funcionamento
O templo abre diariamente das 8h às 17h. Taxa de entrada é de 20.000 Kip por pessoa. O Wat Xieng é um templo ativo com monges vivendo e orando aqui; por favor, vestir-se respeitosamente, o que significa que não pode haver ombros nus, shorts ou saias curtas. Se necessário, um sarong tradicional pode ser alugado para se encobrir. Por favor, remova os sapatos antes de entrar em um dos edifícios do templo.
O Suli havia reservado um restaurante para almoçarmos com tudo pago, inclusive as bebidas. O restaurante foi o Luang Prabang Kitchen, que fica a poucos metros de onde estávamos hospedados. 
Então, ele nos deixou no hotel, tomamos um banho e saímos novamente para almoçar. O Restauante tem um ambiente simples, porém agradável. 
O local é uma antiga mansão em Luang Prabang, construída em 1854, onde o Mr. Soudalod, um rizotomista teve a iniciativa de criar uma loja de ervas medicinais. 
Em 2008, sob a supervisão da Unesco, transformaram a casa em um restaurante.  
E assim terminamos o nosso city tour pela cidade neste dia. Mas, tem muito mais. Nas próximas postagens vou falar sobre o mercado noturno, o monte Phou-Si e as Waterfalls Kuang Si. Aguardem!

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest