Um dia no Monastério de St. Naum

16:29


O Mosteiro de Saint Naum é um lugar de extrema beleza! Quando a gente acha que já está cansado de ver igrejas na Macedônia, aparece um como ele para nos surpreender. O Mosteiro de Saint Naum fica a 29 quilômetros ao sul de Ohrid, praticamente na fronteira terrestre com a Albânia.
Como chegar
Dizem que a maneira mais fotogênica de se chegar ao mosteiro é por água de barco. É um passeio turístico e imagino que ele não funcione o ano todo. O bilhete de ida e volta custa 600 dinares ou 10 € por pessoa. Com três saídas diárias (9h30m, 10h e 13h) no píer do centro de Ohrid.
A viagem até o mosteiro dura em torno de uma hora e meia. É a chance de ver Ohrid por um ângulo que não se tem por terra. Se você gosta de passeios de barco é uma experiência legal, mas para algumas pessoas pode ser que depois de um tempo o passeio fique meio monótono. E pode ser que você tenha pouco tempo para aproveitar o Mosteiro de São Naum e arredores, pois pelo último horário de saída de Ohrid, a volta deve ser às 14h30.

A outra maneira é por terra: de carro ou de táxi. No caso do táxi, você tem que achar um motorista disposto a fazer o trajeto, negociar o preço de ida e volta, mais o tempo de espera para você poder visitar o mosteiro, almoçar, comprar souvenires, etc.
Eu até li relatos de gente que foi de ônibus, mas passou perrengue para voltar. Teve que ir a pé do mosteiro até Ljubanishta, cidade mais próxima, cerca de 3 km, porque o ônibus não passava mais ali naquele dia e horário. No próprio site da Balkan Viator, quando você tenta fazer uma simulação para ir de Ohrid até Ljubanishta, ele diz: “Some bus routes are seasonal or operate only on specific days.” No site de Informações Turísticas tem muita coisa, mas nada sobre horário de ônibus. Vi que, em Ohrid tem uma Bus Station na 7-mi Noemvri Street e nas imagens do Google Maps apareciam ônibus e táxi estacionados no local. Talvez indo lá pessoalmente, consigam-se informações mais precisas.
Nós mesmos, decidimos fazer esta viagem aos Bálcãs de carro, por causa destas inconstâncias dos meios de transportes na região. Sem falar na comodidade de pode ir quando, a hora e ficar o tempo que quiser. A estrada até lá é cheia de curvas, mas é boa e muito linda! Lamentei não ter uns pontos de paradas com mirantes. Os poucos que conseguimos, deu para tirar lindas fotos...
Mosteiro de Saint Naum
O mosteiro foi fundado por São Naum no ano 905. Sim, aquele mesmo que se tornou um mestre famoso, por ter participado e estendido os trabalhos de Cyril, Methodius e St. Clement of Ohrid, num período em que a região era dominada pelo Império Búlgaro.
Bom, não podemos falar sobre os feitos de São Clemente de Ohrid e São Naum de Preslav sem falar sobre seus professores, São Cirilo e São Metódio e a situação política nos Bálcãs no século IX, então a melhor coisa a fazer aqui é contar um pouco da história:

No final do século V, grandes territórios do império romano oriental, também chamado de império bizantino, foram assumidos pelas tribos eslavas e os búlgaros. Sua união logo leva a formação de um novo país nos Bálcãs, o primeiro reino búlgaro; que no século IX tinha sua maior extensão e controle sobre a maioria dos Bálcãs.
Naquela época, tanto os eslavos quanto os búlgaros tinham uma cultura pagã. O Império Romano havia se convertido ao cristianismo no século IV, de modo que haviam contendas religiosas, e naqueles dias, isso significava lutas de poder e luta.

O rei Boris I da Bulgária estava procurando uma maneira de unificar o povo e estabelecer a paz em seus territórios e com o império bizantino. Uma decisão foi tomada: o cristianismo se tornava a nova religião no estado e o eslavo como língua oficial.
As figuras mais importantes naquela época para a conversão ao Cristianismo dos Eslavos e búlgaros eram: São Cirilo e Metódio, dois irmãos de Thessalonik. Cirilo e Metódio eram mestres da teologia e falavam as línguas do árabe e do hebraico. A primeira missão foi na Ásia Menor, onde eles pregavam o cristianismo aos árabes e provavelmente trabalhavam no alfabeto glagolítico. Quando eles voltaram, estas autoridades bizantinas receberam uma nova tarefa: cristianização dos eslavos. E para esta missão, Cirilo e Metódio treinaram cinco discípulos para ajudá-los: Naum, Clemente, Gorazd, Angelarius e Sava.
E foi assim que, Naum acabou construindo uma igreja e um monastério. O próprio Naum, que posteriormente viria se tornar um santo medieval, teve o cuidado de encontrar este lugar em um dos mais belos ambientes. E seu trabalho acabou por ser seu túmulo, último lugar de descanso e hoje tudo leva seu nome. A este santo eram atribuídos os mesmos poderes de cura do arcanjo Miguel. Por isso, até hoje o túmulo dele na igreja, atrai muitos turistas e é ponto de peregrinação — de ortodoxos e mesmo de muçulmanos.
A lenda diz que, ao encostar o ouvido na manta vermelha que cobre o túmulo, ouve-se o coração de Naum pulsando. A atmosfera de reverência no local é tão forte que a lenda parece ter sentido. Mas atenção: é de praxe deixar uma doação na caixinha antes de tentar ouvir o santo.
Na verdade, fora isso, não há muito que fazer por lá. Basicamente há mais uma igreja, um hotel, alguns restaurantes e lojas de souvenir. Quando chegamos, pagamos 50 dinares de estacionamento, cruzamos por um pátio bastante grande, cercado pelas células dos monges e com uma bela igreja de tijolos no centro, a mesma cujas paredes protegem os restos de Naum. A entrada na igreja custa 100 dinares por pessoa. Mas, no pátio do mosteiro há outra atração com a vantagem de ser gratuita: a vista para o Lago Ohrid!
Por ali vários pavões passeiam tranquilamente.

Há também outro lago, pequeno, porém muito bonito, de água transparente. Dá para percorrê-lo em barquinhos a remo. Nós fizemos o passeio guiado, em que o guia ia nos dando explicações sobre o lago e o porquê daquelas águas tão limpas: A água transparente destaca as algas verdes e os depósitos de cálcio puro — nestes intervalos brancos, no fundo, notam-se as borbulhas das fontes subterrâneas. A água que chega ali vem do lago Prespa, a 158 metros acima do Ohrid. Há mais de 3,5 milhões de anos, os lagos formavam um só espelho d’água, mas a movimentação das placas tectônicas os separou e criou o Monte Galicica, ponto de onde se pode ver ambos. Nos verões, outra atração ali é visitar as fontes de São Naum e parte do Parque Nacional Galicica.
Na beira do lago há uma rua, uma espécie de calçadão, e ao longo dela ficam a maioria dos restaurantes e algumas lojas de souvenir. Nós almoçamos por lá. Os restaurantes parecem chiques, pois são muito bem estruturados, cheios de bangalôs, poltronas à beira do lago, mas não são muito caros e a comida estava bem gostosa.
Depois, saímos dali fomos bater perna nas lojinhas de souvenires, e pronto.

Como vocês podem ver, é um lugar bem aprazível e super-fotogênico.
Embora não tenha muito que ver e fazer, não dá vontade de ir embora...·.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest