Dicas de roteiros de viagem na Bulgária

11:48


Nesta postagem vou mostrar para vocês um roteiro bem bacana que fizemos de carro, em nossa viagem pela Bulgária. Nele incluem: a reserva arquitetônica de Arbanasi, a agradável cidadezinha de Tryavna, o parque nacional e museu de Shipka e o túmulo de Trácio, em Kazanlak.
Nós estávamos em Veliko Tarnovo, a caminho de Plovdiv, passando por todos estes lugares num só dia. Mas quem quiser pode fazer no esquema de bate-volta, apesar de achar que ficaria muito corrido e cansativo, embora as distâncias sejam relativamente curtas, cerca de 115 km, mas são muitas curvas de estradas de baixa velocidade, levando +/- 3 horas de Arabanasi até Kazanlak. Ou então, quem estiver em Veliko Tarnovo, visitar a Fortaleza de Tsarevets e Arbanasi num dia(10km), e seguir viagem para Tryavna e montar base lá, para no dia seguinte visitar Shipka e Kazanlak, garanto-lhe que um dia dá e sobra.
Arbanasi
Arbanasi é uma reserva arquitetônica e está incluída nos 100 locais de interesse turístico na Bulgária. A aldeia está situada em um altiplano, a 4 km da cidade de Veliko Tarnovo.

Sabe-se que já existiram as pessoas aqui durante o Segundo Império da Bulgária (1185 - 1393). Naquela época, a nobreza da capital Veliko Tarnovo, usava-a como residência de verão. Segundo a lenda, foi aqui que os czaristas de Tarnovo cunharam as suas moedas.

Em 1230, após a vitória de Ivan Assen II (que governou entre 1218 e 1241) sobre Teodoro Comneno, perto Klokotnitsa, a terra de Arbanasi (Albânia hoje), tornou-se parte do reino búlgaro, muitos imigrantes dos novos territórios vieram para essas terras.

Assim, de acordo com uma lenda, as pessoas chamaram as terras dos imigrantes. O primeiro registro escrito de sua existência, no entanto, é um decreto do sultão Soliman, o Magnífico de 1538.

A ocupação da população de Arbanasi durante o domínio otomano era a fazenda de gado e o comércio. Alguns habitantes estavam envolvidos em artesanato e produção de seda. No século VII, Arbanasi foi estabelecida como uma importante cidade comercial.

Os comerciantes de Arbanasi eram bem conhecidos e faziam negócios em todo o Império Otomano. As casas de comerciantes ricos deste período se assemelham a pequenas fortalezas. Eles têm uma aparência severa e austera, sem varandas e terraços, com grelhas bem forjadas nas janelas e portas exteriores. No interior, no entanto, elas são confortáveis ​​e suntuosas.

Toda a decoração de interiores de portas, janelas, armários, lofts, tem uma escultura em madeira e elementos de gesso extremamente ricos, que mostram a habilidade, o gosto e o domínio artístico do construtor. Uma característica das casas de Arbanasi é que sua construção permite viver em um longo tempo sem sair de casa, exceto para ir ao poço buscar água no pátio.

Um século depois, a aldeia foi saqueada e queimada pelos bandidos Kardzhali (ladrões no Império Otomano, que geralmente operavam em grupos). Os moradores de Arbanasi também foram afetados por epidemias de peste e vários terremotos, o que os levou a abandonar suas casas e buscar lugares mais pacíficos e seguros para viver.Depois de 1810, Arbanasi se recuperou gradualmente. Os imigrantes dos Balcanes de Elena e Tryavna se estabeleceram aqui, mas a aldeia permaneceu à sombra do ressurgimento de Tarnovo.

Os museus mais interessantes de Arbanasi são a Casa Konstantzalieva, a Igreja do nascimento de Cristo e a Igreja dos Santos Arcanjos Michael e Gabriel.
A Casa Konstantzaliev é uma das maiores casas preservadas em Arbanassi, que tem uma decoração rica e data do século XVII.

Mais tarde, a casa foi comprada por Atanas Kostantsaliyata, cujo nome leva até hoje. Em 1913 foi destruído por um terremoto.

Então foi comprado novamente, restaurado e cedido ao museu. Em 1958, a casa foi organizada uma exposição que mostra o estilo de vida do século XIX.

A Igreja do Nascimento de Cristo é a igreja mais antiga de Arbanasi. Consiste em um pavilhão para homens (naos), um pavilhão feminino (átrio, nártex) e uma galeria que os rodeia pelo norte e o oeste. No leste termina com a capela de "Juan Bautista". O Naos, que pode ser inserido hoje, inicialmente foi uma igreja separada, cujos afrescos foram concluídos em 1597. Desta época são as composições "Juízo Final" e "O Nascimento de Cristo". Os murais na seção de mulheres estão nas paredes e no arco. Os temas dos afrescos da capela são dedicados ao seu patrono, São João Batista. Foi declarado monumento arquitectónico e artístico em 1978.

A Igreja dos Arcanjos Miguel e Gabriel foi declarada monumento arquitetônico e artístico em 1978.


Consiste em um altar, o naos (pavilhão masculino), o narthex (pavilhão feminino), a capela de "San Paraskeva "e uma galeria. Dois dos murais mais interessantes da igreja são "Descent to the Underworld" e "The Birth of Christ".
O Templo de San Dimitar foi declarado monumento da cultura em 1969. Está na parte central da atual cidade de Arbanasi.

A capela data de meados do século XVI, sendo o primeiro monumento religioso erguido em Arbanasi. A construção total da igreja foi concluída em 1621. No templo, as obras de conservação e restauração dos murais continuam até hoje. A igreja não está aberta aos visitantes.

O Templo de San Georgui está localizado na parte sudoeste da cidade de Arbanassi. Construção num maciço de pedra,medindo 21 m x 10 m. O edifício data do final do século XVII e início do século XVIII. Durante as escavações foi confirmado que havia um templo antigo, antes da segunda metade do século XVI. A igreja não está aberta aos visitantes.

O Convento Feminino da Santíssima Virgem está na entrada de Arbanasi, a 5 km da cidade de Veliko Tarnovo, na direção de Gorna Oryahovitsa. É um dos claustros localizados nos arredores da antiga capital da Bulgária, que mantêm memórias dolorosas da invasão otomana.

O mosteiro preserva o ícone milagroso da Virgem Troerouchitsa. O ícone também é chamado de "Mary chorando". Segundo a lenda, após a captura de Tsarevets pelos otomanos (1396), as freiras deixaram o mosteiro e enterraram o ícone sagrado. Anos depois, um pastor ouviu um gemido do subsolo. Então eles encontraram o ícone e voltaram para o mosteiro. A festa do mosteiro é 15 de agosto, que é o dia da Virgem Maria.

No outro extremo da aldeia, há outro mosteiro, o de San Nicola.
Fundado durante o reinado de Asen,no final do século XII e após com a queda da capital búlgara de Veliko Tarnovo, em 1393, foi destruída pelos otomanos.Em 1680, o mosteiro foi reconstruído, juntamente com a igreja atual.

Na igreja de San Nicola há um ícone milagroso de Maria. Segundo a lenda, as mulheres que querem ser mães, devem realizar o seguinte ritual: após a oração à Virgem Maria, uma moeda deverá ser colocada no ícone; se a moeda colar, a Virgem ouvirá a oração; se a moeda cair, o desejo de ter um filho não será cumprido.

Arbanasi oferece várias opções de alojamento e entretenimento: você pode ficar em casas de hóspedes, decoradas em estilo renascentista, em hotéis modernos e grandes complexos hoteleiros, em moradias e chalés na área.

Os restaurantes e pousadas oferecem cozinha típica búlgara e várias especialidades da região.Inclusive a poucos quilômetros do centro de Arbanasi está a Fortaleza Medieval de Kaloyanova, transformada em um hotel de luxo.
Tryavna

É uma cidade no centro da Bulgária, situada nas encostas norte da Cordilheira dos Bálcãs, no vale do Rio Tryavna, perto de Gabrovo.
De acordo com dados históricos, as tribos de Thracian habitavam anteriormente a área ao redor da cidade. A população é de 9.831 habitantes. A cidade é bem relacionada com o país inteiro, graças à sua excelente rede rodoviária e à estação ferroviária.

Atualmente,Tryavna é uma cidade preferida pelos turistas por seu ar limpo da montanha e arquitetura renascentista única.
Com 140 monumentos culturais, museus e exposições, tornando-se um forte ponto turístico do país, com modernos hotéis, pousadas, casas privadas, restaurantes e tabernas.

Tryavna continua a manter seu espírito renascentista, sendo o berço do escritor búlgaro Pencho Slaveykov e do revolucionário Anjo Kanchev. Há  uma escola de arte, onde estão sucessores dos antigos pintores renomados do país. Os amantes da arte não devem perder as galerias de arte.


No centro moderno está o Prédio da Prefeitura e o Museu de Arte Asiática e Africana. Tryavna tem o único museu deste tipo na Península dos Balcãs. A coleção de objetos religiosos e esculturas africanos e asiáticos foi doada pelo escultor Zlatko Paunov. O museu possui mais de 380 objetos do Tibete, Nepal, Índia e alguns países africanos.


No centro, onde está a praça da cidade, estão os pontos turísticos mais visitados, dentre eles a Torre do Relógio que é um dos símbolos de Tryavna, com sua torre datada de 1814 e sua altura é de 21 m.

A torre foi declarada um monumento arquitetônico de importância nacional em 1967.
Nesta parte de Tryavna você encontrará a oficina de sapatos de couro, a oficina de figurinos folclóricos. Existem muitas lojas de gravuras e lojas de lembranças aqui, além de sua famosa indústria têxtil.
 
Outra atração é a ponte Kivgireniyat, construída sobre o rio atrás da torre do relógio.
Outro símbolo de Tryavna é a Igreja St. Arcanjo Mihael, construída no fim do século XII.
Shipka

Shipka é uma cidade muito pequena, 1485 habitantes apenas, porém pitoresca cidade na encosta sul da montanha Stara Planina, a 12 km ao norte de Kazanlak e cerca de 50 km de Stara Zagora. Ela marca a fronteira entre as províncias de Stara Zagora e Gabrovo. É atravessada por uma estrada e uma ferrovia que vai de Ruse, no Rio Danúbio, para Stara Zagora e, depois, para Edirne na Turquia. Há ônibus diretos de Plovdiv e Stara Zagora. A partir de Sofia você pode pegar um ônibus ou trem para Kazanlak e depois mude para o ônibus Nº6 que funciona regularmente a cada meia hora a partir das 06h30min até 20h40min durante a semana e cada 60 minutos das 07h00min às 19h00min durante a fim de semana. Os bilhetes são vendidos no ônibus. Nós não chegamos a entrar na cidade,pois o nosso interesse era conhecer o National Park Museum Shipka, que está localizado no topo de Shipka Peak (1.326 m) nas montanhas dos Balcãs, a 28 km da cidade de Kazanlak e 22 km da cidade de Gabrovo. Além disso, a Igreja Russa que está na mesma rota do parque e da Tumba de Trácio. 

National Park Museum Shipka

O parque dispõe de 26 monumentos, reconstruindo as posições de batalha, baterias de artilharia e canoas dos defensores da passagem de Shipka durante a Guerra Russo-Turca 1877-78.

O Memorial da Liberdade está entre maior dos monumentos no parque. Seu contorno se assemelha a uma fortaleza medieval búlgaro e pode ser visto a partir de dezenas de quilômetros. 
Foi construído com doações de pessoas de toda a Bulgária e foi inaugurado em 26 de agosto de 1934. Ele tem 31,5 m de altura e 890 degraus que levam até ele.


O poderoso leão de bronze - símbolo do estado búlgaro - guarda a entrada do Memorial.

As outras três paredes do monumento levará os nomes Shipka, Stara Zagora e Sheinovo - os campos de batalha em defesa do Passe.

No piso térreo, ao abrigo de um sarcófago de mármore descansar os restos de defensores de Shipka. O sarcófago tem quatro leões de pedra e acima dela como guardas de honra estão as estátuas dos búlgaros Opalchenets (membros das unidades de voluntários do Exército Búlgaro) e um soldado russo. Os outros sete pisos do museu tem exposição de medalhas, fotos, armas e documentos relacionados às batalhas travadas sobre Shipka.
O platô do Memorial da Liberdade oferece uma bela vista panorâmica dos arredores.
Horário de Funcionamento
Abril-outubro: 09h00min-07h00min, todos os dias. Admissão: adultos: BGN 2. Visita guiada: Em búlgaro: BGN 5 em uma língua estrangeira: BGN 10

Aqui nós paramos para almoçar, antes de seguir viagem. Um lugar simples, com um atendimento bom, comidinha simples, porém gostosa e barata. Nossa conta para duas pessoas que incluiu: dois pratos principais, refrigerante, cerveja e mais a sobremesa, ficou em 25,80 lev (R$54,00).


Igreja Russa em Shipka

Também conhecida como a Igreja do Memorial de Shipka é uma das mais belas igrejas da Bulgária. Eu diria mais, é a igreja mais linda do mundo! Eu ainda não vi outra mais bonita e tão bem conservada, tanto externa quanto internamente.

A Igreja está localizada na extremidade superior da cidade de Shipka.

A ideia de sua fundação é do diplomata russo Conde Ignatiev e mãe do general Skobelev - Olga Skobeleva.

Os fundos para a construção foram doados pelo povo russo e os habitantes de Shipka doaram o terreno.

Sua construção começou em 1885 e terminou em 1902, quando o templo principal do mosteiro foi pintado.

O mosteiro era russo até 1934, quando o governo soviético entregou-o à Bulgária.

Hoje, o Mosteiro de Shipka faz parte do Museu do Parque Shipka - Buzludja.

A igreja tem uma forma de cruz, com naos quadrados e três ábsides.

Existem 34 lajes de mármore nas paredes do templo e fora das galerias os nomes dos oficiais mortos e voluntários durante a Guerra Russo-Turca de 1877-78.

Ao oeste da igreja, há uma torre de sino de torre de 53 metros. O número total de sinos é 17, com a maior campainha pesando 1643 kg.
A igreja em si é uma parte de um complexo religioso maior conhecido como o Mosteiro Shipka e está aberto para visitas entre 8:30h e 17:30h. Uma vez que este é um templo de oração, aos visitantes são esperados um comportamento decente, ser respeitoso, calmo e observar o código de vestuário adequado, ou seja, usar roupas que cubram os ombros, cotovelos e joelhos. As senhoras têm que ter um lenço para cobrir a cabeça antes de entrar na igreja. Câmeras e filmagens não são permitidos dentro da igreja, mas o exterior e os arredores podem ser fotografados à vontade(Quando lá estivemos o monge e algumas outras pessoas estavam do lado de fora cuidado da poda de árvores, e não havia ninguém do lado de dentro da igreja,além de nõs, então não resisti á tentação e fotografei tudo que podia).

Endereço: Shipka, perto de Kazanlak, Stara Zagora.

Kazanlak

A cidade se localiza entre as montanhas dos Bálcãs e o cume da montanha Sredna Gora. Com 51.995 habitantes, é um centro industrial de máquinas, ferramentas e indústria têxtil. Destaca-se pela produção de instrumentos musicais, e é a Cidade das Rosas. Desde o século 16, a Bulgária produz óleo de rosas, na região do Vale das Rosas, em Kazanlak considerado o melhor óleo de rosas do mundo.
Kazanlak Tomb

Conhecido como o Túmulo de Kazanluk, o túmulo de Trácio é original, datado do século III e IV A.C. Encontrado acidentalmente em 1944, situa-se no parque Tyulbeto, na região Nordeste de Kazanlak.

Este túmulo é um dos monumentos mais significativos da cultura e da arte Thracian,da época helenística,  nas terras búlgaras, incluídas na lista da herança cultural mundial da UNESCO em 1979.

Ele está situado na parte sul de um monte sepulcral e consiste em três premissas: uma antecâmara retangular, um estreito corredor de tijolo (dromos) e uma câmara sepulcral de tijolo com um plano rodado e uma cúpula em forma de sino.

Dois enterros foram realizados no sepulcro - de um homem e de uma mulher- evidente a partir dos ossos preservados. Dois reservatórios de ar argila (embarcação redonda plana, com duas alças) e um jarro de prata foram encontrados no monte. Um vaso de barro - oynohoe (jarro de vinho) e ossos de cavalo foram encontrados na antessala. A ânfora afiadas de fundo, roseta barro com douramento seca, uma coroa funeral, pequenas peças de joias de ouro e peças de cerâmica locais trácios foram encontrados na premissa de cúpula.

O monumento deve a sua fama mundial para as notáveis ​​pinturas de parede no corredor e na premissa de cúpula - um dos produtos mais bem preservadas da pintura antiga da época helenística. O pintor desconhecido havia trabalhado em quatro cores básicas: preto, vermelho, amarelo e branco.

Figuras de um homem e uma mulher que estão sentados em uma pequena mesa coberta de frutas e em torno deles são apresentados os seus servos que estão trazendo presentes. Uma cena retrata uma festa com uma procissão funeral. O casal coroado com grinaldas - muito popular durante o período helenístico.

A decoração da parede na área superior da cúpula termina com um segundo friso pequeno, que retrata três carros puxados por dois cavalos.

Horário de funcionamento: Maio - Novembro: 09h00 – 17h00min. Visita guiada: em língua búlgara - BGN 5, em uma língua estrangeira - BGN 15
Bom pessoal, é isso! Espero que tenham gostado e que eu tenha despertado em vocês a vontade de conhecer um pouco das belezas, dos costumes e da cultura búlgara.
























You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest