O que fazer no Porto em Portugal

19:02


Na postagem anterior, falei sobre um roteiro de carro que, estamos realizando pelo norte de Portugal. Dentre as cidades visitadas, não poderia deixar de fora, a cidade de Porto. Localizada no norte de Portugal, banhada pelo Rio Douro e com mais de 1,7 milhão de habitantes em sua área metropolitana, Porto é a segunda maior cidade de Portugal, atrás apenas de Lisboa. Porto também é a casa do tão famoso Vinho do Porto.

Porto é uma cidade muito visitada, tanto pelos portugueses que moram em outras cidades de Portugal, quanto por turistas estrangeiros.
Foi a cidade que deu nome a Portugal e mais tarde foi capital do Condado Portucalense. Ela está repleta de vida e atividades, cheia de monumentos históricos encantadores, como igrejas, museus dignos de uma visita. 
É uma das cidades mais antigas da Europa, com uma herança que continua intacta!  
Por tudo isso, merece ser explorada com calma, então reserve pelo menos dois dias para a cidade.
Neste dia saímos cedo do Hotel Suave Mar, em Esposende, onde estávamos hospedados.
Não tínhamos a intenção de ir de carro para Porto, pois sempre que possível utilizamos os transportes públicos das cidades que estamos visitando e o Porto possui um sistema de transportes públicos muito bem desenvolvido (metrô e ônibus) e o Uber também já opera aqui, sendo uma opção mais barata que o táxi. 
Então, a estratégia foi deixar o carro em Póvoa de Varzim, uma cidade pequena, onde foi fácil achar um local próximo à estação do metrô para estacionar o carro.

Compramos o nosso ticket 1 andante tour por 7 euros, para usar em todos os meios de transporte por um dia inteiro. Ali tomamos o metro,  saltando na estação Trindade em frente à Igreja da Santíssima Trindade.
Na Avenida dos Aliados, onde está a Câmara Municipal, compramos o nosso ticket para o Sightseeing por 13,00 euros e fizemos a rota Porto|Gaia.
Assim, pudemos ter uma visão dos monumentos mais emblemáticos da cidade, como o Palácio da Bolsa, a Igreja de S. Francisco, a Torre dos Clérigos, Sé do Porto e a Livraria Lello com a sua magnífica escadaria e prateleiras repletas de histórias. E a Estação de trem de São Bento com os seus belíssimos painéis de azulejos que retratam diversos momentos da História portuguesa, a vida árdua do campo e das gentes e tradições do Douro.

Mais à frente passamos pela Fortaleza de São João da Foz, a Ponte Arrábida, a Alfândega, até chegar ao tradicional e popular Bairro da Ribeira, onde se pode ver o delicado trabalho de Filigrana e a Ponte D. Luís I, outro símbolo emblemático da cidade.

A Ponte Dom Luís I salta à vista pela sua arquitetura ímpar. A sua construção foi acabada em 1888. Ela tem 2 tabuleiros onde veículos, pessoas e trem partilham quase a mesma faixa. 

A antiga baixa da cidade está muito bem conservada, pois nos últimos anos tem sofrido vários melhoramentos que impressionam todos aqueles que lá passam. As ruelas estreitas escondem pequenas tascas onde se destaca a gastronomia típica do Norte com destaque para a famosa Francesinha, o prato mais famoso daquela região. 

E falando em gastronomia, a esta altura, já estava hora do almoço, então, descemos em Gaia para degustar um bom vinho português, que esta região do Douro faz muito bem. Depois, ficando ali vendo a vista…e que vista!!! Ficamos vendo a vida passar… tiramos mais algumas fotos,  atravessamos a Ponte, tomamos o sightseeing de novo, saltando no mesmo lugar que o tomamos na vinda. 
Porto é realmente um lugar muito especial, talvez seja por esse ar de decadência que a invade, pela vida animada que se respira na cidade ou talvez sejam seus elegantes bairros e vilas, não sei… A verdade é que, embora ela tenha este ar meio cinzento, cheio de ruelas estreitas e antigas, é uma cidade apaixonante, logo à primeira vista!

You Might Also Like

1 comentários

  1. A cidade do Porto é Maravilhosa. Ficar em Hotéis no Porto é uma experiência magnífica para explorar a cidade. Recomendo a todos.

    ResponderExcluir

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest