Cáceres | Espanha

10:42

Visitar Cáceres | Espanha: roteiro de 1 dia
Você já pensou em visitar Cáceres? Pois saiba que vale a pena incluir este destino de viagem na sua lista de desejos. Descubra tudo sobre a encantadora e antiga Cidade de Cáceres num roteiro de 1 dia, para aquela viagem em família, escapadinha romântica, ou para viajar com amigos. 
Neste artigo, além dos pontos de interesse mais emblemáticos, reunimos dicas do que ver e fazer de dia e viver à noite em Cáceres. Mapa turístico incluído!

Quando visitar?
A melhor época do ano para visitar Cáceres é durante a primavera e outono. Os verões são mais difíceis que os invernos, portanto, diríamos que Cáceres é um bom destino de férias entre setembro e junho. O calor do verão da Extremadura é inclemente, principalmente em julho e agosto com temperaturas bem acima dos 30ºC.
Na primavera, as temperaturas amenas são perfeitas para assistir ao grande evento com fama internacional, a Semana Santa de Cáceres. Não esqueçamos o WOMAD Cáceres, o Festival de Música, Arte e Danças do Mundo criado por Peter Gabriel, que todos os meses de maio junta locais e turistas na maior fiesta espanhola de tolerância e multiculturalidade em torno da música. Junte a Festa das Cerejeiras em Flor, “todo un elogio a los sentidos”, e tem aqui três boas razões para optar por uma viagem a Cáceres na primavera.
O outono é uma boa época do ano para usufruir do imenso potencial de atividades outdoor que a região oferece, por exemplo no belíssimo Parque Nacional de Monfragüe, um dos melhores paraísos naturais da Espanha.
Os invernos não são muito frios com mínimas a rondar os 5ºC, portanto, não descarte esta época do ano para visitar Cáceres. Pode sempre vir a calhar numa escapadinha de fim de semana.

O Melhor de Cáceres num roteiro de 1 dia
Conhecida como a cidade medieval mágica da Extremadura, visitar Cáceres é ser transportado à Idade Média numa máquina do tempo feita de muralhas, torres e palacetes monumentais. Uma experiência completa se for na época da Feira Medieval em que a Cidade Antiga de Cáceres se transfigura.
Cáceres passa despercebida na rota turística das cidades espanholas muito devido ao seu tranquilo ritmo de vida. As pessoas procuram a fotogenia de Barcelona, a informalidade de Sevilha ou a vida noturna descomplicada de Benidorm. Resultado? Muitos perdem o carácter autêntico desta Espanha tão diversa e singular que se esconde na desconhecida Extremadura.
A Cidade Antiga de Cáceres faz jus ao epíteto e mais do que merece estar listada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Chegar a um lugar desconhecido, sem um itinerário rigoroso, lista de “lugares a não perder” ou expectativas, torna a experiência muito mais agradável e estimulante.
Não espere o plateresco ornamental de Salamanca. Contudo, o que lhe falta em estética, é mais do que compensado pelo valor histórico. Muito do que nos rodeia é anterior ao Renascimento, daí a sobriedade da arquitetura. Intriga-nos como uma cidade tão antiga conseguiu sobreviver ao desafio dos tempos. O que já não nos surpreende é o fato de ter sido escolhida para cenário da afamada série Guerra dos Tronos.
Cáceres teve um papel de peso nas descobertas das Américas e está estreitamente ligada a uma das mais históricas rotas ibéricas: a Vía de la Plata. A via milenar romana ligava Sevilha a Astorga e sempre foi utilizada pelos peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela. A Vía de la Plata é tida como um dos Caminhos de Santiago mais exigentes.

O que visitar em Cáceres?
Percorremos esta cidade com todos os nossos sentidos em alerta para não perder um único detalhe e hoje vamos contar um pouco sobre esta cidade, o berço dos conquistadores, diz a história, e temos que nos render às evidências, porque é muito difícil respirar àquela atração que surge dentro de suas paredes e não ser conquistada. Vamos então perambular pelas estreitas e silenciosas ruas de Cáceres. Desembocar em praças magníficas e viajar no tempo, pois parece que os tempos modernos passaram ao lado desta fortaleza viva.
Cidade Antiga de Cáceres é perfeita para visitar a pé. As estreitas ruas enredadas desfiam por entre mansões e palácios renascentistas e vestígios do enorme legado histórico romano, árabe e judaico. Tudo emoldurado por sólidas muralhas do século XII e mais duma vintena de torres, a maioria habitada por cegonhas que já se tornaram num símbolo de Cáceres.
Grande parte dos pontos de interesse mais emblemáticos de Cáceres estão na 
Plaza Mayor e suas arcadas, onde apetece procurar a sombra.
Somos logo surpreendidos pelos monumentos históricos, a Ermida da Paz, o Ayuntamento e o Arco de la Estrella, que fura as muralhas para nos dar entrada.
Olhe para cima e descubra as torres de Cáceres: a Torre de Bujaco, Torre de Hierba e Torre dos Púlpitos.
Mais à frente vamos ver outras como, Torre RedondaTorre do Horno, entre outras, e a Torre das Cegonhas, a única que a rainha Isabel, a Católica, deixou ficar com as ameias.
Na Plaza de Santa Maria vemo-nos rodeados de belos palácios e solares abrasonados renascentistas, com adornos de que as casas fortificadas, mais próximas das muralhas, estão privadas. Entre eles está o Palácio Episcopal de Cáceres com bonito pórtico em arco redondo.
Muitos dos solares e palácios foram transformados em hotéis de luxo, caso do Parador de Cáceres, e restaurantes requintados, como o Atrio Restaurante Hotel com 2 estrelas Michelin.
Palacio de Mayoralgo o Mayorazgo
Na atualidade no interior de este magnífico Palacio se encontra a sede central da Caixa da Extremadura.
Segunda a sexta-feira das 8:30 às 14:00

Casa de los Ovando
Localizado na Plaza de San Juan, foi construído em estilo renascentista pela família Espadero no século XV(1519), tornando-se propriedade da família Ovando no século XVII e reformada no séc. XVIII. Tem na porta um arco de médio ponto, com arquivoltas e pilastras em alto relevo sobre plintos. 
Na sua fachada podemos ver os brasões de armas de Espadero, Saavedra, Ovando e Torres.
Hoje em dia, e após uma importante reforma, tornou-se um edifício de apartamentos.

Palacio de Carvajal
Localizado na Calle Amarguraao lado da Co-Catedral de Santa María. Foi erguido entre os séculos XV e XVI. É um edifício que tem elementos góticos e renascentistas. A fachada principal é em alvenaria de granito e destaca-se o seu portal em arco semicircular. Acima está o brasão da família Carvajal. Dentro da casa há um claustro retangular, com arcadas em colunas.
Salienta-se também a sua torre redonda, do século XII, assente em pequenos silhares, na sua base encontrava-se a capela do palácio decorada com alguns interessantes frescos.
Recomendações: O seu jardim é de visita obrigatória, do qual há que salientar a figueira, um claro exemplo dos espaços verdes interiores que podem ser encontrados hoje em dia nestes edifícios da Cidade Monumental.
Acesso livre de 08:00 às 21:15 h

Catedral de Santa Maria nem precisa ser indicada como imperdível. O templo gótico marca presença na plaza e clama pela nossa atenção e visita.
Iglesia de San Francisco Javier, ou Iglesia de la Preciosa Sangre, domina sobre a Plaza de San Jorge, padroeiro da cidade. 
Este conjunto de Igreja e Colégio construído pela Companhia de Jesus no século XVIII, seguindo o estilo barroco, preside a um grande espaço no centro da Cidade Monumental.
A fachada da igreja tem um arco semicircular e um nicho que abriga a imagem de São Francisco Javier e é ladeada por duas torres quadradas, de cor branca, encimadas por uma pirâmide.
O interior é de nave única, com capelas laterais e cúpula sobre o transepto. O retábulo-mor tem colunas coríntias emoldurando uma tela que representa o “Milagre do Caranguejo”, assinada pelo pintor napolitano Paolo de Matteis.
Horário: de segunda a domingo das 10h00 às 13h30. e das 17h às 20h.
Taxa de acesso ao Templo, Museu e Torres:Geral: € 1,50
Dica: Suba a escadaria até ao topo do campanário para uma das melhores vistas panorâmicas sobre os telhados de Cáceres, particularmente sublime ao fim do dia.
Atente ao Palacio de los Golfines de Abajo destaca-se como um dos exemplos arquitetônicos mais atrativos de Cáceres.
No seu interior pode visitar os três pisos em que se distribui o palácio. Em seu primeiro andar, o museu abriu em 2015, o legado de Doña Tatiana Pérez de Guzmán el Bueno e Seebacher. A fundação, que leva o seu nome, está a cuidar do restauro do palácio e da preservação deste patrimônio que, para além de ser um pouco de tudo, mais do que merece ser visitado. 
Entre as salas do seu segundo andar encontramos a sala de armas e o pátio, onde expõe, entre outros, arcos com os brasões dos Golfinos, canhões do século XVI e uma lápide com a inscrição "Aqui os Golfinos esperam para o dia do juízo".  Ao último andar subimos por escadas e galerias onde brilham os escudos heráldicos de títulos e linhagens familiares.
As visitas são com horário marcado, todas guiadas e não é permitido tirar fotos, com exceção da sala de escudos heráldicos de títulos.

Palacio de los Becerra
Mandado construir em estilo gótico, por Luís de Becerra, esta imponente casa de finais do séc. XV e início de séc. XVI concentra todos os elementos típicos das fachadas dos palacetes de Cáceres: 
- porta principal em arco semicircular com aduelas compridas,
- janela com colunas geminadas nas laterais, 
- brasões com os quartéis de Becerra, Paredes, Ribera e Orellana , sobre bandeiras cruzadas e elmo de cavaleiro, 
- um grande alfiz que emoldura toda a fachada 
- e rematado com duas gárgulas.

Da Plaza de San Jorge pode-se subir até a Plaza de San Mateo.
A Plaza de San Mateo está localizada na parte mais alta da cidade, compartilha privilégios com a Iglesia de San Mateo.
Convento San Pablo
Está localizado na zona mais alta da cidade, muito perto da
Igreja de San Mateo.
O destaque dos diferentes edifícios que compõem o convento é a igreja que segue modelos góticos em sua cobertura.
No interior, o retábulo de clara influência churrigueresco contém um conjunto de esculturas dedicadas à conversão de São Paulo.
Em seus primórdios foi governado por freiras da Ordem Terciária de São Francisco, mas desde meados do século 20, freiras clarissas residiam.

Dica: Neste convento de freiras de clausura pode-se comprar famosos doces artesanais. 
Horários: 9:00-13:00 17:00-19:45

Passando primeiro pela Calleón de la Monja, onde encontramos a Casa del Sol, conhecida por este nome devido ao símbolo solar de 16 raios que adorna o brasão dos Solís (a família que os mandou construir).
Edifício medieval que sofreu várias reformas, visíveis na cobertura e na escadaria interior e palco de "La Celestina". Continuando pelo beco, encontraremos a
Casa del Águila e o Palácio de los Saavedracom sua Torre de Sande, que surge vegetal e poderosa, conservando sua antiga galhardia apesar de ter sido decepada. 

Vá ao encontro do Bairro Judeu até à Plaza de las Veletas passando pela Torre de las Cigüeñas
Não deixe de dar uma espiadela no Museu de Cáceres, um museu etnográfico cuja estrela é a cisterna mourisca no interior. 
Museu Provincial de Cáceres, e este, por sua vez, esconde uma das maiores e mais bem conservadas cisternas do mundo.
Uma das jóias do museu, a cisterna árabe, ocupa, sob o pátio, o centro da Casa de las Veletas. Acredita-se que foi construído no século XI. Planta retangular, que tem cinco naves cobertas por abóbada de berço e sustentadas por 16 arcos de ferradura que formam quatro galerias. A cisterna configura um universo de abóbadas, colunas e arcos que flutua no silêncio úmido das adegas.
Horário: Terça a Sexta: 9h30 às 14h30 e 16h00 às 20h00
Sábados: 10h00 às 14h30 e 16h00 às 20h00
Domingos: 10h00 às 14h00 às 15h00
Preço: Cidadãos da União Europeia (com Documento de Identificação): Livre
Cidadãos de outros países: Grátis aos domingos. Os restantes dias, gratuitos para maiores de 65 anos e reformados.

Ermita de San Antonio, erguida sobre uma antiga sinagoga, quase passa despercebida na simplicidade da sua arquitetura românica. 
Por perto encontra um fantástico miradouro, o Baluarte de los Pozos.
Na Cáceres muçulmana, provavelmente se distinguiriam três lugares de especial importância: a medina, que era o lugar onde se desenrolava a vida quotidiana; o albácar, onde o exército era treinado e a cidadela, residência dos altos dirigentes, do qual o Conjunto de los Pozos era uma extensão. O complexo de Los Pozos é composto por duas torres Albarana: a torre Aljibe, da qual pouco se vê hoje, e a torre Pozos, também conhecida como torre Gitano. Este último é o mais alto, pois está localizado em um esporão rochoso. As torres são unidas entre si e à muralha por vários muros, formando um espaço de planta trapezoidal que se estende na direção da ribeira do Marco.

Caminhe pelo bem preservado Bairro Judeu, parte das Rotas das Judiarias da Península Ibérica.
Judiaria Nova
A Judiaria Nova se localizava muito perto da
Plaza Mayor ou Praça do Mercado, entre as ruas Paneras e de la Cruz, em direção à Rua Rios Verdes, ao contrário da Judiaria Antiga, que se localizava dentro das muralhas.
Temos documentação relativa ao aluguer de instalações na Plaza Mayor por pessoas de religião judaica que teriam os seus negócios nesta área.
A sinagoga da Judiaria Nova situava-se no lugar da capela do Palacio de la Isla, convertida ao culto cristão no final do século XV.
Atualmente a antiga sinagoga é a sala onde se celebram os casamentos civis municipais.
Segredos gastronômicos
Não saia de Cáceres sem trazer uma Torta de Casar. Não, não é um doce, é um queijo amanteigado de ovelha, à semelhança ao Queijo da Serra da Estrela. Guarde a casca intacta do queijo. Num refogado de cebola e alho, cozinhe um pouco de carne moída, encha a casca, leve ao forno quente 10 minutos e passe no pão. Depois diga-nos se gostou.
Se for doceiro e quiser ver uma “roda” de convento, vá ao “torno” do Monasterio Jerônimas de Cáceres e traga para casa delícias conventuais como tocinillos de cielo, perrunillas, nevaditos e polvorones. As receitas são seculares, e as monjas antes se tornariam mártires se revelarem os segredos das receitas.
Miradouro
Quer aquela vista ou fotografia-postal onde Cáceres se recorta sobre o horizonte? Então, terá que subir ao Mirador de San Marquino. De dia, os tons ocre das pedras reluzem sob a luz do sol, ao fim do dia evoluem para dourado e à noite a cidade brilha mais que a lua.

Cenário “Guerra dos Tronos”
Se visitar Cáceres com mais tempo, poderá ainda descobrir outras maravilhas da região. Muito fotogênico por causa do espelho de água das zonas alagadas, sugerimos Los Barruecos onde os elementos esculpiram o granito em peculiares monólitos arredondados.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest