O que fazer em Hoi An
14:04Assim, durante toda a viagem esperei muito ansiosamente pelo dia em que finalmente visitaria a tal Hoi An! Chegamos à cidade no final da tarde, quase noite, vindos de Da Nang no ônibus da agência de turismo. Para minha decepção, justamente, em Hoi An, eles trocaram o nosso hotel para o Mercure Hoi An Royal que fica uns 3 km do centro.
De todo modo, os séculos em que a cidade funcionou como porto deram um aspecto distinto à cidade, refletido principalmente em construções erguidas por mercadores chineses e japoneses que ali chegavam — povos europeus, como os portugueses e os holandeses — relembra os tempos coloniais do país, quando o Vietnã era apenas um braço da grande Indochina francesa.

Hoi An Ancient Town
Algumas das atrações mais visitadas em Hoi An são lugares construídos por comunidades chinesas. Hoi An servia de porto para mercadores vindos de diferentes lugares da China, e cada uma dessas comunidades, identificadas de acordo com as províncias de origem, tinha suas próprias tradições. Hoje, vivem em Hoi An cerca de mil chineses, mas no passado, eram mais de 6000. Assim, eles construíram locais chamados Hoi Quanem ou em inglês de Assembly Hall. Há várias dessas construções em Hoi An. Eram lugares para reuniões, encontros e comemorações dessas comunidades, embora todas pareçam templos para nossos olhos ocidentais. Mas a principal diferença entre elas é o deus/criatura que está sendo adorado. Há sempre altares para as divindades que protegiam a comunidade e as viagens de navio que seus membros faziam, além dos onipresentes incensos.Repare nos incensos gigantes no teto. Quem faz uma oferta ao templo pode pendurar o seu incenso com um pedido. Leva em torno de 1 mês para se queimar por completo.
Visitamos 3 Halls:
1. A mais famosa, a mais central e próxima da Ponte Japonesa é a chamada Quang Trieu Assembly Hall, que é a do Povo Cantonês, construída em 1885.
O interior do templo é adornado com muitas espirais de incenso e duas megas estátuas de cavalos.
É dedicada a Thien Hau, a deusa do mar e protetora dos marinheiros. A entrada é um lindo portão de cor rosa; ornamentado e pátio colorido com fontes.
Atrás do altar central estão o Deus da Prosperidade e há várias representações da própria Thien Hau, figuras da deusa da fertilidade, três fadas e doze parteiras (que dizem ensinar aos recém-nascidos habilidades como chupar, sorrir, etc.
3.A casa Hai Nam Assembléia Hall é uma das obras arquitetônicas mais interessantes em Hoi An. Foi construída em 1851 pelos chineses ultramarinos do Condado de Hainan, que residiam em Hoi An para servir a comunidade e atividades religiosas de Hainan e Jialing. Este salão de assembléia é usado para adorar 108 comerciantes chineses que foram injustamente mortos porque foram confundidos com piratas. Mais tarde, eles foram vindicados e chamados de divindades pelo rei Tu Duc, que concedeu o dinheiro para construir este salão de assembléia, a fim de adorá-los para sempre.
Outras atrações comuns em Hoi An são antigas casas de família que, hoje em dia, são abertas à visitação. O objetivo é passar uma ideia de como era a vida de importantes famílias da cidade antigamente; entretanto, como as famílias já não vivem ali, a experiência é semelhante a visitar um mini-museu. Creio que vale à pena visitar uma ou duas dessas casas, para se ter uma ideia de como são; mais que isso a experiência pode ficar repetitiva.
Mercado Central de Hoi An
E, finalmente, uma das principais atrações de Hoi An são os famosos alfaiates que prometem um terno feito sob medida em 24 h. Não há obrigação de comprar nada. Mas, mesmo se não estiver precisando de uma roupinha nova, vale a pena testar uma das mais de 500 alfaiatarias de Hoi An, pela experiência!
Night Market
Algo que toda cidade asiática tem em comum é o tal do mercado noturno. Hoi An tem também e fica do lado oposto à cidade histórica, ou seja, na outra margem do rio. Aproveite para comprar uma lanterna ou bugigangas locais por muito muito pouco. Só não deixe de pechinchar! Absolutamente tudo é negociável.
0 comentários