Cidade Imperial | Vietnã

15:10

Na postagem anterior falei sobre a Cidade de Hue, o Hotel que ficamos, os restaurantes, suas comidinhas. Agora vou mostrar como foi a nossa visita à Cidade Proibida ou Cidade Imperial. 
Ela fica no coração de Hue e é uma impressionante fortaleza, rodeada por um muro à beira do Perfume River. 
Construída entre os anos de 1802 a 1833, por ordem do Imperador Gia Long que pediu aos geomancistas que encontrassem o melhor lugar para construir um novo palácio e a cidadela. 
Eles escolheram Hue para a sua construção.Idealizada como uma cópia da Cidade Proibida dos imperadores chineses em Pequim
Reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco, no ano de 1993, foi a residência dos imperadores do Vietnã durante décadas e teve seus dias de ouro quando Hue ainda era a capital política.
Recebeu o nome de Cidade Proibida Púrpura pelo fato de que o imperador era o único homem que poderia ter acesso a esta área de 10 hectares
Qualquer homem que se atreveu a ir além de apenas o limite, foi condenado à morte. As únicas pessoas autorizadas a permanecer no interior foi a Rainha Mãe, imperatrizes, criados, concubinas e eunucos da corte.
Ela foi seriamente danificada durante a ofensiva do Tet, no ano de 1968, e diz-se que na antiguidade tinha mais de 60 edifícios.
"Ofensiva do Tet
As operações recebem este nome porque se iniciaram nas primeiras horas da manhã do dia 31 de janeiro de 1968, o Tết Nguyên Đán, o primeiro dia do ano no calendário lunar tradicional usado no Vietnã, quando se iniciaria o Ano do Macaco e o feriado mais importante do país.
Tanto o Vietnã do Norte quanto o do Sul haviam anunciado em transmissões nacionais de rádio que haveria um cessar-fogo de dois dias durante a ocasião.
No entanto, tropas do Exército norte vietnamita e guerrilheiros vietcongues efetuaram a maior ofensiva coordenada de todo o conflito, envolvendo mais de 84.000 efetivos, atacando simultaneamente cinco grandes cidades, 36 capitais de província, 64 capitais de distrito e cinquenta aldeias, de norte a sul do país.
A velha cidade imperial de Hue, ocupada pelos comunistas durante um mês, foi devastada pelos bombardeios."
Uma vez dentro da Cidadela de Hue, para entrar na Cidade Proibida, temos 4 portões:

· Cửa Ngọ Môn ou portão do meio-dia, localizado do Sul parte do Cidade Proibida.
· Cửa Hòa Bình ou porta da paz, ao norte da cidade proibida.
· Cửa Chương Đức, no lado oeste.
· Cửa Hiển Nhon, a leste.
Sem dúvida, a porta mais famosa e ao mesmo tempo, a mais bela, que permitem o acesso ao interior da cidade proibida de Hue é o  Ca Ng Môn ou Portão de meio-dia. Esta porta tem 5 acessos:
· Acesso central: projetado exclusivamente para o imperador.
· Dois de acesso adjacentes: o Conselho do Imperador.
· Dois acessos externos: serviu para a passagem dos soldados, cavalos, elefantes e máquina de guerra.
Trincheiras Hue Citadel
Fossos em forma de zig-zag, medindo 30 metros de largura e 4 metros de profundidade. Dentro tem uma bela lagoa coberta por flores de lótus.
Torre da Bandeira ou Kỳ Đài, com 37 metros de altura. A torre assemelha-se a torre da Hanoi Citadel e a bandeira sempre me lembra a bandeira do parque ao lado Mausoléu de Ho Chi Minh.
Lau Ngu Phung ou Varanda das Cinco Fênix
Construção em cima da porta do meio-dia. Nos tempos antigos não era permitido acesso de qualquer mulher neste ponto de observação, onde o imperador e mandarins presidiam atos oficiais, assistiam as manobras do exército e momentos importantes do calendário lunar.
Ele é uma estrutura de dois andares, com suporte de 1 metros acima do portão do meio-dia, cujos telhados divididos em 9 partes, terminado em telhas de verdes esmeraldas e amarelas.
Hue Citadela é protegida por 9 sagrados canhões feitas de bronze. O Imperador Gia Long ordenou a aquisição dessas armas, em 1803, para que guardasse a cidade. Os 9 canhões sagrados representam as 4 estações do ano (Primavera, verão, Outono e inverno) e os cinco elementos (terra, fogo, água, metal e madeira).
Templos, palácios e locais de interesse dentro da Cidadela
O Templo Mieu ergue-se na parte sudoeste da Cidadela de Hue. Seu nome vietnamita é Thế Miếu ou Templo das gerações da dinastia Nguyen.
No seu interior podemos ver altares em memória dos diferentes imperadores (do Imperador Gia Long para o Imperador Khai Dinh). Estes altares na antiguidade foram cercados por barras de ofertas, principalmente de ouro (por razões óbvias, neste momento, essas ofertas foram substituídas por decoração dourada).
O telhado do templo tem uma cor amarela com terminações em forma de flores de abóbora. 

Hien Lam Pavilhão
Mesmo em frente do Templo Mieu tem Hien Lam Pavilion ou Hiển Lâm Mayara. Remonta ao ano de 1824, construído por ordem do imperador Minh Mang em memória e ao mesmo tempo a título de honra, de todos aqueles que contribuíram para a dinastia Nguyen. 

O pavilhão de Lam Hien é uma espécie de alpendre de forma piramidal, tem 3 andares de altura, construído em tijolo e madeira. Aqui uma curiosidade: na época o Pavilhão de Hien Lam era o mais alto de toda a cidadela. na cidade nenhum outro edifício poderia superá-lo em altura, em sinal de respeito aos antepassados que honraram a dinastia.
As nove Urnas do Pavilhão Dynastic Hien Lam
Em todo o pátio do templo se pode contemplar as 9 urnas dinásticas.
São urnas funerárias feitas totalmente em bronze, com uma altura mínima de 2,3 metros e pesa 2 toneladas cada, foram decorados com motivos florais e símbolos tradicionais da cultura vietnamita.
Elas representam os 9 imperadores do Vietnã e na antiguidade desempenharam um papel importante em muitas cerimônias de culto aos antepassados. Não tem nada dentro deles, pois  foram esvaziadas durante os anos de 1835 e 1837.
Thai Hoa Palace
Também chamado Palácio da Harmonia Suprema ou Điện Thai Hoa. Dentro está o trono dos imperadores Nguyen.
O mais impressionante deste palácio são as 80 colunas de madeira lacada de vermelho. Estas colunas têm gravado o emblema da dinastia Nguyen: um dragão dourado.
Construído no ano de 1805 pelo Imperador Gia Long, tem sido palco de coroações, aniversários dos reis, recepções de embaixadores e outros eventos solenes. A razão é muito simples, é que o Thai Hoa Palace é o mais impressionante de todos os Palácios de Hue.

O acesso ao lugar das solenidades foi reservado para mandarins mais experientes, o restante deveria permanecer nos portões.

Os telhados são coroados por 9 dragões, feito pelos melhores artesãos da época.
Biblioteca Real
A nordeste da Cidadela de Hue, perto de Teatro Real, têm a Thái Bình Lâu, construído no ano de 1821 pelo Imperador Minh Mang, que foi usada como uma sala de leitura privada.
Este pequeno edifício de 2 andares foi um dos poucos edifícios que permaneceram intactos depois das guerras na Indochina. É um edifício decorado com mosaicos de cerâmicos, em vez de madeira envernizada.
Rodeado por um lago e pequenos jardins, hoje usado para teatro e pequenos concertos. 
Templo Hung Mieu,cuja aparência assemelha-se ao Templo da Literatura, em Hanói, é um templo construído para honrar os pais do imperador.
O Imperador Minh Mang foi responsável pela construção do templo, no ano de 1821, dedicado à memória de seus antepassados.
 
Este templo era conhecido em todo o país por seu design elegante e também pelas esculturas que decoram os tetos,como alguns dragões de pedra.
Por causa das muitas guerras que assolaram a área em 1947 foi danificado pelo fogo. Mais tarde, ela foi restaurada para felicidade dos turistas e visitantes.
Horário de visitas
Horário de visitação são 8:00-17:00 todos os dias da semana, exceto para eventos oficiais e celebrações.
Preço da visita à Cidadela de Hue
O acesso é gratuito, porém a entrada da cidade proibida pelo portão Ngọ Môn ou portão do meio-dia implica pagar 80.000 dongs e é bom chegar cedo, não pelos turistas… mas pelo calor, que pelo menos em abril chega a bater 40graus em Hue.


You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest