Salamanca | Roteiro com o que ver e fazer

11:21

Salamanca, o que visitar | Roteiro de 2 dias com o que ver e fazer

Há muitos lugares encantadores no mundo. Salamanca, na Espanha, é certamente um deles. 
Uma cidade histórica com uma abundância de arquitetura medieval, apelidada de La Dorada, pelos seus edifícios de arenito dourado que parecem brilhar à luz intensa do sol. À noite, ficam magicamente iluminados, e a cidade fervilha de vida, ao estilo espanhol. Salamanca é um destino mágico com um rico legado histórico, muita cultura, ótima gastronomia e atrações turísticas imperdíveis em cada detalhe e recanto repleto de charme.Neste roteiro para visitar Salamanca vamos revelar-lhe o que não pode mesmo deixar de visitar nesta radiante cidade espanhola.

“Salamanca faz com que todos aqueles que desfrutaram da agradável experiência de viver nela, anseiem regressar”.(Cervantes)
 
Por que visitar Salamanca?
Não é preciso viver nela para sermos contagiados pela mesma sensação. Uma das mais belas cidades espanholas, Patrimônio Mundial UNESCO, certamente que desperta interesse.
Salamanca ganhou identidade, no início do século XIII, pela fundação da sua grande universidade e foi durante séculos a mais importante da Europa, rivalizando em importância histórica com Oxford, Bolonha e Paris.
Vai adorar passear pelas ruas empedradas do Casco Histórico; visitar duas catedrais contíguas e a universidade mais antiga da Espanha. Além do mais, verá que muitos dos seus edifícios guardam uma infinidade de segredos que só visitando Salamanca se conseguem descobrir.
Deslumbre-se com palácios e monumentos renascentistas, góticos, barrocos e de influência mudéjar – são mais de 20, quase todos do Século de Ouro Espanhol. Surpreenda-se com pátios e claustros, tetos pintados, retábulos de altar, com pórticos de catedral medieval e uma romântica ponte sobre o Rio Tormes.
É difícil pensar noutra cidade que combine tão bem energia jovem com busca intelectual e beleza estética. Uma mistura de castelhanos e estudantes internacionais enchem, noite e dia, as ruas e praças, a maioria das quais deliciosamente silenciosas.

Quando visitar Salamanca?
Salamanca possui um clima mediterrânico continental com invernos frios de temperaturas baixas, por vezes negativas; os verões são quentes com temperaturas que ultrapassam os 30º centígrados.
A primavera, mais propriamente de abril a junho, é a melhor altura para visitar Salamanca. Os dias já são mais longos e o calor começa a chegar. Salamanca é conhecida pelas grandes festas da Semana Santa e por esta altura vai-se cruzar com muitos peregrinos do Caminho de Santiago.
Os meses quentes e secos de verão atraem muitos visitantes a Salamanca, altura em que a vida universitária decresce, restando apenas alguns estudantes estrangeiros que vêm fazer cursos de espanhol.
Para muitos a melhor altura para visitar Salamanca é na segunda semana de setembro, pois é quando Salamanca tem seu principal festival – a Virgen de la Veja – e o regresso dos estudantes, trazendo de volta todo o propósito de Salamanca. Os meses de inverno, de novembro a fevereiro, são muito frios, inclusivamente pode nevar.

Onde dormir em Salamanca? 
Há uma grande variedade de alojamento em Salamanca, desde as pequenas pensões familiares a hotéis de luxo cinco estrelas. Em quase todos os bairros, há algo para todos os níveis de conforto e orçamento. Se visita pela primeira vez, recomendamos reservar alojamento na Cidade Velha ou Casco Histórico.

O Melhor de Salamanca num Roteiro de 2 dias
A cidade é tão agradável que aconselhamos no mínimo 2 dias de roteiro para visitar Salamanca. Há quem viva aqui meses e diz que há sempre algo novo para ver e fazer em Salamanca. Salamanca num dia é um plano muito ambicioso, embora viável. Dá para aflorar os principais pontos de interesse mas não dá para sentir a cidade em plenitude, além do mais a cidade é cheia de altos e baixos, o que torna a visita muito cansativa. 
Roteiro para visitar Salamanca: 1º Dia
As maravilhas de Salamanca são fáceis de descobrir, mas há apenas um lugar para começar o seu roteiro de 2 dias em Salamanca: a Plaza Mayor com um vasto e harmonioso espaço de arcadas projetado por Alberto Churriguera no século XVIII.
Uma das mais belas praças de toda a Europa e considerada a mais bela da Espanha, é o local mais movimentado de toda a cidade, centro nevrálgico da vida política – o edifício barroco do Ayuntamiento está no topo norte – e social de Salamanca. 
Sob os 88 arcos estão instalados comércios, cafés e restaurantes como o Café Novelty, espaço de tertúlia de pensadores, escritores e artistas há 100 anos.
Tempo para um café com leche y napolitana ou churros con chocolate numa das calçadas. 
Os medalhões esculpidos são de figuras iminentes de Espanha, como é o caso de Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote, e Franco que, ironicamente, enfrenta os reis da Espanha.
A norte da Plaza Mayor fica o Museu Taurino e a este o Mercado Central de Salamanca num edifício histórico com produtos frescos e os deliciosos embutidos da região. 
Mais adiante a românica Igreja de San Julián y Santa Basilisa.
Seguindo para sul, pela Calle San Pablo, poderá apreciar o Palacio de la Salina, o Palacio de Orellana e a Torre del Clavero na Plaza de Colón, e dois conventos dominicanos: o Convento de las Dueñas, com lindos pátios e fachada plateresca, e a medieval Igreja e Convento de San Esteban.
Continuamos a nossa visita pela Plaza del Corrillo, passamos pela românica Igreja de San Martín de Tours, e depois descemos a Calle Mayor até chegarmos ao próximo destaque deste roteiro de Salamanca: a Casa de las Conchas.
Você será cativado pela Casa de las Conchas, um edifício gótico plateresco com elementos renascentistas e mudéjares. A decoração incomum da fachada com mais de 300 conchas fez nascer muitas lendas, inclusive que há um tesouro escondido debaixo duma delas: um desafio estilo caça ao tesouro. Prenda de casamento entre descendentes de famílias nobres, os Maldonado e os Benavente, o palácio já foi prisão universitária e agora é a Biblioteca Pública de Salamanca, de portas abertas à sua visita.
Atrás da Casa de las Conchas podemos ver as torres da Igreja Clerecía e da Universidad Pontificia de Salamanca, instituição de ensino superior privada.
Continuamos o nosso roteiro por Salamanca caminhando por uma das ruas mais históricas da cidade, a Calle de la Compañía, e parece que viajamos no tempo para um período de palácios esplêndidos.
Se continuarmos para o norte, passamos pela Igreja de San Benito, pelo Palacio Monterrey, conventos como o Convento de la Anunciación, mais conhecido como Convento de las Úrsulas, e pela Biserica, a antiga igreja ortodoxa romana, atual Iglesia de Santa María de los Caballeros.
Na Calle Bordadores encontra a Casa de las Muertes, cujo nome advém de um misto de lendas populares e história – e esta registra que desde o século XVI a casa tem um ominoso historial de assassinatos familiares e mortes bizarras. Descubra as quatro caveiras na fachada plateresca, provavelmente alusivas a esse passado funesto.
Aproximamo-nos do fim deste primeiro dia de roteiro em Salamanca e quando a noite cai, Salamanca ilumina-se e fica ainda mais encantadora.
Em Salamanca, faça como os salmantinos, assim qualquer encontro tem que ser combinado debaixo do Relógio da Plaza Mayor, é a tradição:“¿Quedamos debajo del reloj?” 
Até porque é pelas ruas empedradas em redor da Plaza Mayor que se encontram os melhores lugares para jantar. Mas, não antes das 9h da noite.
E o jantar é apenas o começo porque, como cidade universitária, a vida noturna de Salamanca é famosa pela ótima atmosfera que dura até altas horas da madrugada. Portanto, se quiser dançar ou tomar uma bebida depois do jantar, encontrará bares e clubes (como antigas capelas remodeladas) para todos os gostos, perto da Plaza Mayor e da Plaza San Justo, e na área da Gran Vía e Calle Bordadores. É o final perfeito para o primeiro dia do seu roteiro de Salamanca.

Roteiro para visitar Salamanca: 2º Dia
Reiniciamos o roteiro de 2 dias em Salamanca bem cedo, pois o dia vai ser preenchido.
Os nossos passos levam-nos até à bela Plaza de Anaya e seus jardins, um dos pontos mais charmosos de Salamanca. Este é um bom lugar para se sentar e contemplar todos os belos edifícios em redor. Há uma atmosfera realmente especial nesta área que atrai turistas, estudantes e locais.
Não há muitas cidades que tenham duas catedrais: Salamanca tem. Estão interligadas e a Catedral Vieja (século XII ao XIV) acede-se de dentro da Catedral Nueva (século XVI).
Embora a primeira, dedicada a Santa Maria da Sede, não seja tão imponente, a atmosfera medieval e a tranquilidade deste templo românico cativa qualquer visitante. Estas paredes testemunharam banquetes, exames, estudantes a receberem o diploma nos claustros, conselhos religiosos, tribunais da Inquisição… São dois monumentos religiosos de arquitetura monumental e grande relevância histórica.
Chegou o momento para ver a Catedral Nueva de perto. Há anos que a fachada confunde os turistas. Certamente haverá um grupo de pessoas pasmadas a olhar para o pórtico. Não, não estão a apreciar os diferentes detalhes dessa construção gótica, embora mais do que mereça essa atenção.
A parte inferior do pórtico esconde figuras esculpidas, como um astronauta, um macaco/fauno/leão (cada um vê a alegoria que entende) e o seu gelado de cone. Incrível, mas é verdade!
Para mais uma visão imperdível, abrangendo cinco séculos de arquitetura, circule em redor das paredes da catedral até encontrar o pequeno Patio Chico, o único ponto em que pode ver as duas grandes catedrais contíguas de Salamanca, Vieja e Nueva. E isto é só o exterior. Prepare-se para ficar de olhos esbugalhados e queixo caído com a ornamentação interior dos altares, capelas e coros das duas catedrais.
Horário de visitas
Catedral Nova, Sé Velha, Claustro e Casas do Capítulo
Segunda a sábado: das 11h00 às 20h00 (último acesso às 19h15)
Domingo: de 11h00 às 18h00 (último acesso às 17h15)
Preços de entrada para as catedrais
Catedral Nova, Sé Velha, Claustro e Casas do Capítulo
Entrada Geral:  6 € – Audioguia incluído.
Maiores de 65 anos, estudantes com menos de 30 anos, famílias numerosas: 5 € 
As catedrais são bastante impressionantes mas o melhor ainda está por vir. Se visitar a exposição permanente do museu Ieronimus, tem incluído um passeio singular com acesso à parte mais alta de ambas as catedrais. Suba às torres mais típicas, o Gallo (assim chamada por causa do catavento em forma de galo) e as Campanas. Em seguida, passamos para um terraço com parapeitos medievais, que oferece vistas deslumbrantes da cidade. Simplesmente fantástico!
Pronto para ver outro tesouro da cidade? A Universidad de Salamanca é mais do que uma instituição de ensino. É um monumento ao saber e à ciência desde a sua construção.
A grande atração é a sua porta plateresca: esconde figuras esculpidas curiosas, como o famoso sapo, que se tornou o símbolo de Salamanca, e algo que todos os visitantes têm de tentar descobrir.
Mais uma fonte de lendas populares em variadas versões: o estudante que o descubra sem qualquer pista, passará todos os exames do ano; quem ande à procura de casamento e desvende o enigma, arranja noivo(a). Como não preenchíamos os requisitos de nenhuma das versões.
No interior da Universidade há uma das bibliotecas mais antigas do mundo e um teto astronômico conhecido como El Cielo de Salamanca no antigo complexo universitário. Aproveite um passeio pelo claustro com uma sequóia de 200 anos e pelas salas de aula seculares, enquanto aprecia a torre sineira e os inúmeros detalhes da pedra esculpida.
Através do Pátio das Escolas, prossiga o seu roteiro de Salamanca com uma visita às Escuelas Menores de la Universidad de Salamanca. Ao lado e para os aficionados dos museus, o Museo de Salamanca tem um excelente acervo do património arqueológico, etnográfico e de belas artes da província de Salamanca.
Desça a boêmia rua de Los Libreros (mais uma referência para tomar uma bebida à noite) em busca da Casa Lis, uma mansão modernista que alberga o Museo de Art Déco e Nouveau.
Continuando ao longo desta rua e passando pela antiga muralha da cidade chegaremos a um dos pontos mais românticos deste roteiro de Salamanca. Falamos do Huerto de Calixto y Melibea, considerado o ponto de encontro dos amantes à imagem de Calixto e Melibea, os principais personagens do livro La Celestina, uma das obras mais conhecidas da literatura espanhola.
É o lugar perfeito para descansar, apreciar a vista deslumbrante com a Catedral no horizonte e deixar-se embalar pelo perfume das flores.
Um pouco mais adiante, na Praça Carvajal, encontramos outro lugar mágico deste roteiro de Salamanca: a Cueva de Salamanca. Conta a lenda que nesta cripta havia uma escola de ciências ocultas onde o diabo roubou a sombra dum nobre. Outra crença popular é que esta é a porta de entrada para outra cidade escondida. Se visitar numa sexta ou sábado, não perca o espetáculo noturno de som e luz.
Estamos a chegar ao fim do nosso roteiro de 2 dias para visitar Salamanca. Uma das melhores maneiras de apreciar um pôr do sol sobre Salamanca de tirar o fôlego é visitando a Ponte Romana, depois passear ao longo da margem do Rio Tormes, o melhor lugar para uma fotografia do cartão-postal da cidade.
Mas, se ficar no centro da cidade, poderá ver o espetáculo de cor e brilho do pôr-do-sol sobre a cidade, transformando a pedra nas fachadas de todos os edifícios numa cor dourada mágica.
Uma escolha difícil. Pode sempre alargar o seu roteiro de 2 dias em Salamanca e não abdicar de experiências fantásticas que esta cidade vibrante, histórica e colorida tem para lhe oferecer.
Já vimos todos os monumentos mais bonitos de Salamanca. Se a cidade foi marcante não deixe de levar uma lembrança para se lembrar da visita. A melhor opção para comprar souvenirs é nas Calle Toro e Calle Zamora. Boutiques, joalherias e lojas típicas de artesanato vendem trabalho de filigrana ou o típico botão de Salamanca, ou pode sempre comprar o sapinho de Salamanca.

Passeios de um dia saindo de Salamanca
Há tanta coisa para ver, fazer e provar em Salamanca que, provavelmente não vai querer sair da cidade. No entanto, se sentir um desejo de se aventurar fora da cidade, vai descobrir que Salamanca está cercada por lugares fascinantes para explorar. A cidade  insere-se num cenário campestre idílico: lagos, rios, montanhas, desfiladeiro e aldeias pitorescas e tranquilas que abundam na região.
Em apenas duas horas, pode estar em Madrid para beber uma sangria ou explorar cidades populares como: Ávila, Toledo, Segovia e Zamora que fica apenas a uma hora.
Para que vai voltar para Portugal por Vilar Formoso, pode visitar Ciudad Rodrigo, a cidade fortaleza fronteiriça, é uma cidade muitas vezes negligenciada mas com muito para ver. Ou se foi por BadajozCáceres vai ser uma surpresa. 

Onde comer?
Salamanca tem uma cultura gastronômica única, moldada em grande parte pelos ingredientes vindos dos campos agrícolas e do pastoreio circundante. E Salamanca destaca-se da gastronomia espanhola pelas influências culturais de povos que ocuparam a região no passado.
Os invernos frios determinam a excelente qualidade dos enchidos e das carnes. Queijos e linguiças de sangue também têm uma qualidade reconhecida em grande parte devido ao ar fresco da montanha. 
A Plaza Corrillo é uma boa opção com variada oferta.
Uma variedade de pratos com ingredientes simples, mas frescos. Algumas das experiências gastronômicas obrigatórias incluem:
Hornazo
: uma empada saborosa recheada com presunto, bacon, salsicha e ovos cozidos. A tradição vem dos pastores mas depressa se tornou numa receita tradicinal de Lunes de Aguas, uma festividade salmantina celebrada na segunda-feira a seguir à Páscoa.
Chanfaina: a base é o cordeiro cordeiro, mas temperado com cominhos.
Cochinillo al fuego: a versão salmantina do leitão assado em forno de lenha.
Farinato: uma salsicha espanhola tipicamente comida frita e com ovos, semelhante à nossa farinheira.
Carne de Morucha: da vitela Morucha criada no campo vem o suculento naco de bife.
Nas tapas, não saia de Salamanca sem provar o limón serrano (da serra para a cidade, tornou-se tradicional à Segunda-Feira Santa), as patatas meneás, o picadillo de Tejares, ou as lentejas de Armuña, todas provenientes de terras da província de Salamanca. A paloma é uma tapa de criação muito recente tipicamente salmantina já que não se encontra na Espanha: um crocante de trigo em forma de tigela recheado de saladas diversas.
O presunto mais famoso da região é o Jamón de Guijuelo, que pode encontrar nas delicatessens da cidade.
As rosquillas de Ledesma, um biscoito seco em forma de rosca, e o bollo maimón, uma espécie de pão de ló, fazem as honras da casa na doçaria regional. Mas, para doçaria conventual, atreva-se a entrar no Convento de las Dueñas com tentações divinais.
Desde a sua fundação em 1419, as monjas deste convento dedicam toda a sua vida à oração, ao estudo e ao trabalho. O belo claustro que abriga, além de ser um prazer estético, atesta essa vida de recolhimento, de paz interior.
Local: Plaza del Concilio de Trento s/n
Horário: Segunda a Sábado: 10h30 às 12h45 / 16h30 as 19h00.
Encerra aos domingos e feriados.
Entrada: 2€/1€ grupos (mais de 20 pessoas).
Dicas & Informação Prática
Confira horários de visita das atrações turísticas de Salamanca. Ao domingo, algumas podem encerrar.
Peça um mapa de Salamanca no Posto de Turismo da Plaza Mayor. 
Os espanhóis têm os seus horários de refeições um pouco diferentes. Geralmente, pequeno-almoço é às 10h, almoço entre as 14h e 16h, jantar a partir das 21h, mas os locais só vão para os restaurantes às 22h. Tapas? A qualquer hora, mas a prática é mais de tarde, acompanhada duma cerveja ou dum vermute.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest