Dicas de viagem em cruzeiros

Dicas de viagem em navios da MSC

Chegada ao Terminal

Após a entrega das malas, o hóspede receberá uma senha para aguardar a chamada para o check-in e depois para o embarque. Ao ser anunciada a senha, apresentar-se no balcão de Check-In com o voucher e o documento de identificação original em mãos.

O check-in não se inicia antes das 11:00 da manhã. Como há um trafego intenso de hospedes desembarcando dos navios até este horário, é expressamente recomendado que os hóspedes cheguem ao Terminal após as 11:00 da manhã. O check-in se encerra 2(duas) horas antes da partida do navio, portanto verifique os horários de chegada e saída do seu navio.

No terminal de embarque, todos os hóspedes do MSC Yacht Club (a bordo do MSC Preziosa, MSC Divina, MSC Splendida e do MSC Fantasia) terão à sua disposição um balcão exclusivo para efetuar seu check-in e serão auxiliados pela equipe de mordomos com sua bagagem.

Turno de refeições

Os hóspedes podem indicar sua preferência do turno para o jantar, assim como efetuarem a solicitação do “Viajando Com” na agencia, assegurando que todas as reservas e refeições estejam relacionadas. Contudo a MSC Cruzeiros não garante que o turno escolhido corresponderá ao turno pelo qual o hóspede demonstrou sua predileção, haja vista que a disposição dos hóspedes obedece à ordem cronológica da compra da cabine.  A confirmação com o número da mesa estará impressa no “Cruise Card” do hóspede.

Qualquer solicitação de alteração de mesa poderá ser efetuada somente a bordo junto ao Maître e estará sujeita a disponibilidade. O serviço é oferecido em dois turnos e o horário escolhido deve ser rigorosamente cumprido para melhor qualidade do serviço. O horário das refeições estará no Programa do Dia, distribuído diariamente na cabine.

Bagagens

A bagagem deverá chegar ao porto devidamente lacrada com cadeado de segurança e com a etiqueta de identificação da MSC Cruzeiros, mencionando o nome do hóspede, o porto de origem, a data do cruzeiro, o navio e o número da cabine. Toda bagagem, inclusive a bagagem de mão, estará sujeita a fiscalização.

Documentação para embarque em Cruzeiros nacionais:

Hóspedes brasileiros: 
- Hóspedes brasileiros deverão embarcar com um dos seguintes documentos originais: passaporte (válido até o término da viagem), RG (Carteira de Identidade Civil emitida pela Secretaria de Segurança Pública dos Estados), CREA, CRM, OAB, Carteira de Habilitação, Carteira de Identidade Militar, entre outros documentos de identidade civil válidos em território nacional, desde que o mesmo esteja em bom estado de conservação.

Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil: 
-Passaporte original válido com o RNE original válido.

Hóspedes estrangeiros não residentes no Brasil:
-Passaporte original válido e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração do aeroporto.

Documentação para embarque em Cruzeiro para países integrantes do MERCOSUL:

Brasileiros: 
Hóspedes brasileiros deverão embarcar com um dos seguintes documentos originais: passaporte válido (mínimo de 6 meses) ou RG (Carteira de Identidade Civil emitida pela Secretaria de Segurança Pública dos Estados). Sugerimos que os documentos tenham menos de 10 anos de validade e estejam em bom estado de conservação. Recomendamos levar ambos os documentos, pois em caso de dúvida quanto à identidade do portador a autoridade fiscalizadora poderá requisitar outro documento (RG ou Passaporte) que permita sanar a dúvida. Não será permitido o embarque de hóspedes portando CNH, CREA, CRM, OAB, Carteira de Identidade Militar entre outros documentos mesmo que tenha validade em território nacional.

Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil:
-Passaporte original válido (mínimo de 6 meses) com o RNE original válido e o cartão de entrada e saída de estrangeiros. Quanto a necessidade de visto, o hóspede deverá entrar em contato diretamente com os consulados dos países a serem visitados.

Hóspedes estrangeiros não residentes no Brasil: 
-Passaporte original válido e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração do aeroporto. Quanto a necessidade de visto, o hóspede deverá entrar em contato diretamente com os consulados dos países a serem visitados.
Sugerimos que os documentos tenham menos de 10 anos de validade e estejam em bom estado de conservação.

Documentação para embarque em Cruzeiro Grand Voyages:

Hóspedes brasileiros: 
-Passaporte original válido (mínimo de 6 meses).

Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil:
 -Passaporte original válido (mínimo de 6 meses) com o RNE original válido e o cartão de entrada e saída de estrangeiros. Quanto a necessidade de visto, o hóspede deverá entrar em contato diretamente com os consulados dos países a serem visitados.

Hóspedes estrangeiros não residentes no Brasil: 
-Passaporte original válido e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração do aeroporto. Quanto a necessidade de visto, o hóspede deverá entrar em contato diretamente com os consulados dos países a serem visitados.

Documentação para hóspedes menores de 18 anos:

Viagens dentro do território brasileiro: 
-RG original válido (documento de identidade civil emitido pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados) ou certidão de nascimento original. Menores desacompanhados de ambos os pais ou de responsável legal deverão também apresentar, obrigatoriamente, autorização por escrito do pai ou da mãe com firma reconhecida em cartório, em duas vias.

Viagens para países integrantes do Mercosul: 
-Passaporte original válido (mínimo de 6 meses) ou RG original válido (documento de identidade civil emitido pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados). Não será permitido o embarque de hóspedes (mesmo bebê) portando apenas Certidão de Nascimento.**

Viagens Internacionais (Mediterrâneo, Norte da Europa, Caribe e Grand Voyages):
-Passaporte original válido (mínimo de 6 meses).**

**Além dos documentos citados acima, menores desacompanhados em Viagens Internacionais e MERCOSUL, devem se atentar aos procedimentos abaixo:
Desacompanhados de ambos os pais e em companhia de terceiros maiores e capazes: Autorização para viajar e se hospedar a bordo do navio de ambos os genitores, com firma reconhecida em cartório em duas vias.

Viajando com apenas um dos genitores:
-Autorização do genitor ausente para viajar e se hospedar a bordo do navio, com firma reconhecida em cartório em duas vias.


Em caso de falecimento de um dos genitores: 
-Atestado de Óbito original.

NOTA IMPORTANTE

 Menores de idade viajando apenas com o novo passaporte (modelo azul), acompanhados ou não dos pais, também deverão apresentar no embarque o RG ou Certidão de Nascimento original. Esta ação é necessária, pois o novo passaporte azul não registra a filiação do viajante.
Não será permitido o embarque de hóspedes portando cópia de documentos, mesmo que autenticados.
Não será aceito embarque com boletim de ocorrência em caso de extravio ou roubo de documentos.
Para Cruzeiros do MERCOSUL e Cruzeiros Internacionais, não será permitido o embarque de hóspedes portando CNH, CREA, CRM, OAB, Carteira de Identidade Militar entre outros documentos mesmo que tenha validade em território nacional.
Nos Cruzeiros Internacionais e MERCOSUL, os documentos dos hóspedes serão retidos no embarque para facilitar os trâmites de imigração nos portos. Eles serão devolvidos antes do desembarque.
Conforme determinação do Governo Argentino é obrigatória à apresentação, no ato do check in, da tarjeta de Imigração Argentina que deve ser preenchida via internet por todos os hóspedes (exceto os cidadãos argentinos) com destino à Argentina portando RG e RNE. Para o preenchimento eletrônico, o agente ou o hóspede deverá acessar o site: http://www.migraciones.gov.ar/accesos/tarjeta.php?i=PORT
Hóspedes americanos, australianos e canadenses em cruzeiros rumo à Argentina deverão verificar os procedimentos e instruções para pagamento da Taxa de Reciprocidade instituída pelo Governo Argentino, que deverá ser apresentada no momento do check-in através do site  http://www.migraciones.gov.ar/accesible/
Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil deverão portar e apresentar no momento do check-in, juntamente com o passaporte + RNE o cartão de entrada e saída de estrangeiros, que poderá ser previamente preenchido acessando o site: http://www.dpf.gov.br/servicos/estrangeiro/cartao-de-entrada-e-saida/cartao-de-entrada-e-saida
Para Grand Voyages, os hóspedes deverão apresentar no momento do check-in, o bilhete aéreo de retorno ao seu país de origem.

Desembarque

Verifique no Programa do Dia entregue na cabine o horário previsto para o desembarque. A chamada para desembarque dos hóspedes, será efetuado por cor e solicitamos aos hóspedes para que obedeçam as cores para evitar problemas com as autoridades alfandegaria em terra.

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest