Roma a Civitavecchia em um dia

21:03

Não havia visto nada sobre Civitavecchia, já que o foco desta viagem era a “Eterna Cidade de Roma”. Mas depois de ler sobre a cidade, achei um desperdício não fazer um post sugerindo um bate-e-volta de Roma a Civitavecchia.
Civitavecchia tem um dos mais importantes portos da Itália e o segundo com o maior tráfego de passageiros de toda a Europa. O porto de Civitavecchia contém mais de vinte piers! Além do que, ele liga Roma por vários meios de transporte.
Locomoção:
A viagem de ônibus ou de táxi tem duração de 1,5 a 2 horas. Aqui sites das empresas de ônibus: –serviços de ônibus urbanos:http://www.argocivitavecchia.com e –serviços de ônibus extra-urbanos: http://www.cotralspa.it
A outra opção:  o trem, que sai a cada meia-hora e leva um pouco mais de uma hora com saídas do coração de Roma, na Estação Termini. Aqui sites das empresas de trem da Itália :http://trenitalia.com/ -http://www.viaggiatreno.it/viaggiatreno/vt.html
Uma outra sugestão seria a contratação de um transfer ou táxi.
Civitavecchia é um lugar pequeno e acredito que, pode-se perfeitamente ver tudo que a cidade tem de interessante, em um dia.
Um pouco de história
Civitavecchia é, hoje, o resultado de um processo milenar de civilização e urbanização do território do Lazio. O território onde esta cidade (situada a apenas 70 km de Roma), há indícios significativos de elementos da Idade pré-histórica. Há numerosos vestígios de assentamentos primitivos que podem ser encontrado no litoral de Civitavecchia. Além de estruturas medievais, romanas e etruscas que fizeram da cidade tão importante centro urbano.
O nome antigo da cidade romana era Centum Cellae. Ela atingiu seu máximo esplendor na era imperial, no ano 314 aC. Tornou-se um episcopado no período entre os anos 537 e 538 aC quando a cidade foi ocupada pelo bizantino, depois ano de 828 conquistada pelos sarracenos, sendo  transformada em uma base militar contra Roma. As pessoas então sairam e foram se refugiar nas montanhas, fundando a cidade de Centocelle, depois chamada de Cencelle. Em 889 aC quando os sarracenos abandonaram a costa e o povo pode voltar a sua cidade original, que passou a ser chamada de Civita vetula (Civitavecchia- cidade velha).
Já o porto foi construído durante o período de 107-108 dC, por ordem do Imperador Trajano, no território de Aquae Tauri, como o objetivo de expansão do comércio pelo Rio Tibre.
O porto de Centumcellae começou a ser usado por um número crescente de navios em sua rota em direção ao Ocidente e a cidade cresceu rapidamente, o que foi prejudicial para dois centros romanos: o município etrusco de Aquae Tauri e a colônia Castrum Novum. Já que nesta região existiam as Termas de Aquae Tauri,  a proximadamente  1 km da pequena cidade, na colina de Ficoncella e essas termas eram muito populares na época imperial, e hoje, um dos principais pontos de interesses para visitação na cidade.
Abaixo disponibilizo um mapa que tirei do site italiano sobre a cidade: http://www.civitavecchia.net/

Atrações
Porto de Civitavecchia
O porto de Civitavecchia é um dos portos mais antigos da Itália. O Porto nasce como Porto de Roma e foi fundada pelo imperador Trajano. O porto foi construído por Apolodoro de Damasco.
A estrutura era a arquitetura clássica e duas torres foram projetadas para proteger a área: a Torre de Vidro e Torre del Lazzaretto. La Torre del Lazzaretto ainda é visível; o trabalho de design foi realizado por Sangallo. Por muitos séculos, a estrutura foi um importante ponto de referência para a troca de bens e de contato entre os povos do Mediterrâneo.
Ainda hoje, o Porto tem um tráfego comercial bastante extenso e está ligado ao resto da Itália através de uma densa rede viária. Porto de Civitavecchia possui uma área totalmente reservada para manipulação civil e é o ponto de referência para os cruzeiros no Mediterrâneo.
Tourist Porto de Riva di Traiano
O porto tem uma excelente estrutura que se estende por mais de 255 mil metros quadrados, com 4.000 metros de linha de cais que podem acomodar 1.182 barcos que medem até 42 metros.
Além de uma loja, restaurante, bar, supermercado, jornais e tabaco, equipamento náutico e corretores, vestuário, equipamentos de fotografia, florista e outros.
Acima disso tudo isso são organizadas regatas nacionais e internacionais e estão disponíveis cursos de mergulho e outras atividades esportivas.
O porto turístico de Riva di Traiano também promove diversas atividades culturais, tais como: concertos para música clássica e luz, apresentações de livros, mostras de arte, etc.
Forte Michelangelo
O Forte Michelangelo Civitavecchia é uma fortaleza construída para proteger o porto de Civitavecchia. A construção do Forte Michelangelo começou em 1508 e durou três décadas. As razões que levaram à construção do Forte Michelangelo foram principalmente relacionadas às incursões inimigas do porto, um importante elo de ligação com a cidade de Roma.
O primeiro gerente de projeto foi Bramante, que morreu enquanto o trabalho ainda estava em andamento. E quem deu continuidade ao projeto foi um homem chamado Michelangelo Buonarroti, daí o nome de Forte Michelangelo.
O Forte Michelangelo tem a forma de um quadrilátero. As torres laterais são quatro, enquanto o macho é octogonal. Todas as paredes estavam cobertas de mármore travertino. Ao mesmo tempo havia um fosso, agora completamente coberto.
Rocha
Pela Porta Marina é possível chegar a Piazza Calamatta. Estruturas que remontam aos tempos de Júlio II.
Esta famosa fortaleza detém todas as memórias dos maiores ciclos históricos vividos por Civitavecchia que, por trás das numerosas tentativas de invasão feitas durante os séculos foi sendo empurrada para trás.
Fonte da Vanvitelli 
Entre os monumentos mais interessantes em Civitavecchia é, certamente, a Fonte da Vanvitelli. A fonte de Vanvitelli está localizado dentro do porto histórico, e é praticamente inserido na parte central da parede de Urbano VIII. O monumento foi construído a mando de Bento XIV, com a intenção de substituir uma banheira velha, presente no mesmo local e foi construída em 1743 por Luigi Vanvitelli.
Além do porto e do forte, a "lungomare", calçadão super aconchegante que tem a uma estátua de 9 metros de altura inspirada na famosa foto de Alfred Eisenstaedt, com o marinheiro americano beijando a jovem enfermeira, chamada "Il bacio del mare". Ir pela Marina até o “Pirgo” é um agradável passeio, muitas famílias com crianças brincando, muitos jovens, muitos barzinhos e restaurantes, uma atmosfera deliciosa, além do incrível mar azul.
 Depois desta linda paisagem, acredito que você assim como eu, também ficou com vontade de conhecer Civitavecchia, não é mesmo? Mas se acha que um bate-e-volta é pouco e gostaria de aproveitar mais da cidade, inclusive conhecer as Termas de Ficoncella, então, clica no banner do booking aqui em nosso site, eles tem vários hotéis cadastrados, alguns com nota 9 e ótimos preços.
Arrivederci!!!

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest