Os 15 lugares mais bonitos para visitar em Angra do Heroísmo

16:18

Os 15 lugares mais bonitos para visitar em Angra do Heroísmo
Viaje por cinco séculos de história até à Ilha Terceira, juntamente com São Miguel uma das ilhas mais importantes nos Açores. Conheça a herança deixada em Angra do Heroísmo pelos diferentes períodos e estilos, um testemunho das experiências de uma cidade portuária cosmopolita que abriu as portas ao mundo.

Aberta para o mar, Angra do Heroísmo era uma paragem obrigatória durante a Era dos Descobrimentos, um oásis para os navegadores no meio do Oceano Atlântico, um porto que os protegia de piratas e corsários que cobiçavam as suas riquezas e diversidade. Aqui as pessoas negociavam em especiarias, metais preciosos das Américas, marfim, tecidos finos, madeira e imagens religiosas.
Devastada por um terremoto no dia 1 de janeiro de 1980, Angra soube reconstruir-se sem apagar o caráter típico das suas ruas, monumentos e casas. Hoje, Angra do Heroísmo é uma cidade encantadora, não só pela sua história e cultura, mas também pela sua arquitetura, natureza e povo.
O centro histórico está repleto de patrimônio histórico e cultural. A começar pela maior festa não religiosa que acontece anualmente no centro histórico, as Sanjoaninas. Uma festa que se remete ao século XVI, tem uma duração de cerca de uma semana e o tema varia de ano para ano.

Caminhar ao longo das ruas estreitas cobertas de paralelepípedos, pelas ruas e procurar nos seus marcos históricos e arquitetônicos, que levaram a cidade a ser classificada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 1983, admirar as vitrines das padarias que abrem o apetite com os doces tradicionais e a baía que o convida mergulhar nas águas cristalinas do Oceano Atlântico, aproveitando uma pequena praia, é uma daquelas coisas que não pode deixar de fazer!

Descubram neste artigo os lugares mais bonitos de Angra do Heroísmo:
1. Estátua de Vasco da Gama
A Estátua Vasco da Gama está localizada no pátio da Alfândega próximo às portas da cidade e foi oferecida por um imigrante da Ilha que quis homenagear Vasco da Gama e sua passagem pela Ilha Terceira.
Em 1499, quando a frota de Vasco da Gama voltava a Lisboa, da primeira viagem à Índia, tomou um curso mais amplo para pegar ventos favoráveis. O irmão de Vasco da Gama, Paulo da Gama, estava doente, por isso a frota rumou aos Açores e desembarcou na ilha Terceira.
Paulo da Gama não sobreviveu à doença e foi enterrado, segundo Damião de Góis, “numa cova rasa, sobre a qual foi colocada uma pedra de mármore com o seu nome; esta tumba fica no pórtico da sacristia da capela de Nossa Senhora da Guia” (onde hoje se encontra o Museu de Angra do Heroísmo). Segundo outros autores, Vasco da Gama ficou profundamente perturbado com a morte do irmão e permaneceu na Terceira durante algumas semanas.
2. Igreja da Misericórdia
Igreja da Misericórdia está localizada no centro histórico e ali bem no coração de Angra do Heroísmo, encontrará a Igreja da Misericórdia, um edifício que surpreende até mesmo aqueles que não são religiosos por causa da beleza da sua fachada.
Ela foi edificada no local de um antigo templo do século XV dedicado ao Santo Espírito, onde teve anexo o primeiro hospital da cidade.
Construída no início do século XVIII, tem um interior com apenas uma nave, mas onde pode admirar as seis capelas laterais e a bonita capela mor.
A grandiosa construção possui uma fachada alta e imponente, no seu interior há painéis de azulejo do século XVIII e imagens representando a descida do Espírito Santo sobre a virgem e os apóstolos.

3. Praça Velha
No início da cidade era apenas uma pequena praça reconhecida apenas como “Praça”. Era o local de encontro dos moradores da cidade e continua a ser.
Considerado um dos locais mais conhecidos de Angra do Heroísmo, a Praça Velha é o centro nervoso da cidade. Esta praça demonstra traços do estilo renascentista e, apesar de renovada, foi originalmente construída na Idade Média.
Esta praça ao longo dos anos já teve outros dois nomes “Dos Santos Cosme e Damião” e “Praça da Restauração”. Já aparecia em cartas desde o século XVI e sempre foi sala de visitas da cidade. Liga ruas principais do centro histórico e fica em frente à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
Hoje em dia recebe muitas barraquinhas de artesanatos, possui muitas esplanadas e é um local de encontro dos moradores e visitantes.
Depois de admirar esta bela praça, pode ainda explorar as ruas em redor, principais artérias de Angra do Heroísmo, como é o caso da Rua da Sé.

4. MAH – Museu de Angra do Heroísmo
O  Museu de Angra do Heroísmo, que está localizado na Ladeira de São Francisco, no antigo Convento de São Francisco, conhecida como a Igreja de Nossa Senhora da Guia, um belo exemplo de arquitetura religiosa datado do século XVII, ostentando magníficos trabalhos em madeira tanto nos retábulos, como no altar.
O Convento de São Francisco era a sede da Província franciscana de São João Evangelista, que congregava os religiosos franciscanos dos Açores.
O edifício original teria sido construído, aproximadamente, em 1474 e o atual terá sido construído por volta de 1663. A nova construção deu-se pela necessidade de ampliação do edifício e o novo convento foi inaugurado em 1672. 
Após a extinção das ordens religiosas o Convento passou a servir como Liceu em 1834 e em 1969 foi instalado o atual Museu de Angra do Heroísmo.
O museu apresenta um acervo com coleções náuticas, militares e de belas artes. O interior do museu é riquíssimo, com belos painéis de azulejo e várias esculturas. Aqui poderá encontrar um pouco de tudo, desde carros a cerâmicas, passando por armas, medalhas, moedas, instrumentos de navegação, esculturas, pinturas, móveis, porcelanas, entre outras peças.
Na Igreja de Nossa Senhora da Guia foram sepultadas pessoas ilustres como: o descobridor da Terra Nova, João Vaz Corte-Real e é onde está sepultado Paulo da Gama, o irmão mais velho de Vasco da Gama, que estava de regresso da 1ª viagem marítima à Índia em 1499 quando se pôs doente e veio a falecer.
Informação: para apreciar a beleza desse museu, vai precisar de pelo menos 3 horas. Este é, sem dúvida, um dos museus mais bonitos de Portugal! Site: http://museu-angra.azores.gov.pt/

5. Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Atualmente propriedade da Ordem Terceira do Carmo, esta igreja foi construída em meados do século XVII e é considerada um bom exemplo do espírito dos missionários da Companhia de Jesus, os jesuítas.
A austeridade do lado de fora é típica da época em que foi construída, contrastando com o interior que tem exemplos de talha dourada maneirista e barroca portuguesa, pinturas de mestres portugueses, azulejos portugueses e holandeses, várias figuras pintadas e uma bela liteira com a imagem de Nossa Senhora da Assunção.
6. Palácio dos Capitães-Generais
O Palácio dos Capitães Generais foi designado como Colégio da Ascensão desde 1595, este edifício pertencia à Ordem dos Jesuítas e aqui se ministravam os cursos de Letras, Filosofia e Teologia.
Em 1766, após a expulsão das ordens religiosas de Portugal, o 1º Capitão General dos Açores, Antão de Almada, começou a converter o edifício em palácio e, durante os séculos seguintes, foi a corte real duas vezes (durante o reinado de D. Pedro IV, em 1832, e de D. Carlos I, em 1901).
Apesar de ser uma das residências oficiais do Presidente do Governo Regional dos Açores, este palácio pode ser visitado e aí poderá admirar bonitas peças do século XVIII e XIX como retratos de óleo sobre tela, porcelanas e mobiliário antigo.

7. Igreja da Sé
A Igreja do Santíssimo Salvador da Sé e atual Catedral de Angra do Heroísmo, instituída em 1534, pelo Papa Paulo III, começou a ser construída em 1570 para ser a Sede do Bispado de Angra, englobando todo o arquipélago dos Açores, uma vez que a igreja que existia era demasiada modesta, sendo concluída em 1618. Por isso que, também é referida como a Sé de Angra do Heroísmo e está localizada no centro histórico da cidade.
A Igreja do Santíssimo Salvador da Sé é considerada a maior construção de um templo religioso de todo o arquipélago dos Açores, sendo também classificada como Patrimônio da Humanidade.
Ela sofreu com o sismo de 1980 e mais tarde perdeu a torre direita.
Aqui terá a oportunidade de admirar uma bela fachada com duas torres sineiras e uma torre central onde se encontra um relógio. 
No interior, possui painéis do século XVI e altar do início do século XVIII, onde se podem admirar várias capelas e um vasto espólio religioso que se encontra tanto aí como no Museu de Arte Sacra, incluindo painéis da vida de Cristo, algumas esculturas, azulejos e outras peças.

8.Palácio Bettencourt é do século XVII e tem estilo barroco, atualmente é uma biblioteca.
9. Marina de Angra
A Marina de Angra do Heroísmo está situada na zona leste da Baía de Angra e está localizada onde antes era o Porto. 
Anteriormente o Porto de Angra era o Porto das Pipas, onde fica o Forte de São Sebastião.
Este local é de grande importância, pois era onde passavam diversas naus e embarcações que seguiam as rotas comerciais.
Esta nova marina, construída em 2004, tem capacidade para cerca de 300 embarcações e possui excelente infraestrutura para os utilizadores e visitantes. A partir desta marina você pode ir conhecer as restantes ilhas dos Açores, ou pelo menos algumas delas, pois ali, irá encontrar, sobretudo, alguns veleiros e a maioria dos barcos dedicados a excursões, seja para fazer snorkelling ou em atividades de observação de cetáceos. 
E mesmo que não procure nenhuma excursão, passear por esta zona é uma bela caminhada que o levará, por exemplo, da Igreja da Misericórdia ao Forte de São Sebastião.
Portanto, Angra do Heroísmo tem um porto, que funciona mais como uma marina do que como um porto de pesca.

10. Alto da Memória
O Alto da Memória, também conhecido como Outeiro da Memória, está localizado no topo do belíssimo Jardim Duque da Terceira.
O Obelisco foi erguido no local onde antes foi o primeiro castelo de defesa, o chamado Castelo dos Moinhos de 1474. Ele foi construído no século XIX em homenagem a Pedro I de Portugal por sua passagem durante a Guerra Civil Portuguesa de 1828 a 1834.
O monumento ficou praticamente destruído com o terremoto de 1980, sendo reconstruído em 1985. 
Do Alto da Memória tem-se uma vista deslumbrante de diversos patrimônios como a própria Angra do Heroísmo e da sua baía, assim como do Monte Brasil, dos Fortes de São Sebastião e de São João Baptista, da Serra do Mourão e da Serra da Ribeirinha.
É sem dúvida, um dos lugares que merece estar nesta lista de coisas para fazer em Angra do Heroísmo, pois é um dos melhores locais para desfrutar das vistas panorâmicas sobre a cidade.
Informação: depois da visita ao monumento Alto da Memória, desça as escadas situadas em frente para entrar diretamente no jardim.

11. Jardim Duque da Terceira
O Jardim Duque da Terceira, que é o Jardim Municipal, está localizado no centro histórico e é considerado um dos mais bonitos jardins clássicos dos Açores.
O jardim está inserido no terreno dos antigos: Convento dos Jesuítas, atual Palácio dos Capitães-Generais e do Convento de São Francisco, atual Museu de Angra do Heroísmo.
O jardim ainda tem conservado dois valiosos elementos da antiga cerca dos Franciscanos: o “Tanque do Preto”, um antigo tanque de rega da cerca, onde há uma estátua de um negro vestindo um colar indígena brasileiro e também um conjunto de quatro painéis de azulejos representando uma passagem bíblica do “Filho Pródigo” de 1740.
A sua construção começou em 1882 como uma homenagem ao Duque da Terceira da época. Existem fontes e flora de todos os tipos num jardim onde os estilos são misturados. Um jardim no qual se sentirá dentro de um filme clássico.
Saiba que pode encontrar neste parque o restaurante-cafetaria Casa do Jardim, um lugar agradável para degustar comida orgânica e apreciar a vista sobre o jardim enquanto descansa.
12. Prainha de Angra
A Ilha Terceira tem uma costa muito íngreme onde não há muitas praias, por isso, se quiser dar um mergulho no mar durante a sua viagem a esta ilha portuguesa, as melhores opções são a Praia da Vitória ou a Praia de Angra do Heroísmo, também conhecida por Prainha de Angra.
Ao contrário das praias que estará habituado a ver, aqui a areia é bastante escura e a cidade está a poucos metros de distância. Situada na Baía de Angra de Heroísmo, esta praia é um sítio perfeito para dar uns mergulhos, pois tem a proteção do Monte Brasil de um lado e do molhe da marina do outro lado.

13. Forte de São Sebastião
Um lugar obrigatório para quem está de visita a Angra do Heroísmo, o Forte de São Sebastião, também conhecido como “Castelo de São Sebastião”, está localizado no porto de Pipas, no alto de uma pequena colina no centro histórico de Angra do Heroísmo, cujas muralhas foram construídas no século XVI para defender a Ilha Terceira, foi a primeira fortaleza marítima na cidade.
O Forte de São Sebastião juntamente com a Fortaleza de São João Baptista teve muita importância para a região na defesa das ilhas do arquipélago dos Açores, contra os assaltos dos piratas e corsários, pois ali era o ponto de escala das embarcações da Carreira da Índia e das frotas do Brasil que estavam em trânsito para Portugal.
Embora ainda possa ser visitado, hoje o forte é na verdade um hotel que faz parte da rede de Pousadas de Portugal, um sítio magnífico e único onde poderá passar a noite quando visitar a cidade.
14. Fortaleza de São João Batista
A Fortaleza de São João Baptista, também conhecida como Castelo de São João Baptista, integra um complexo defensivo iniciado durante a Dinastia Filipina (1580-1640). Está localizada na península do Monte Brasil e é uma das fortificações mais importantes dos Açores justamente pelo seu grande porte.
Esta fortificação, construída pelos espanhóis durante a ocupação na Ilha Terceira. Foi colocada como um dos vértices do triângulo defensivo espanhol, sob a invocação de São João Baptista.
Na época, juntamente com o Forte de São Sebastião faziam a defesa da baía de Angra contra os ataques dos piratas e corsários que vinham atrás do tesouro trazidos pelas embarcações que voltavam das colônias em direção à Península Ibérica  (Índia e do Brasil). Ela mostra uma nova perspectiva na defesa costeira, consciente da necessidade de proteger e servir os portos marítimos.
Atualmente, a fortaleza abriga o Regimento de Guarnição N° 1 (RG1), a última presença militar a oeste de Portugal e da Europa. É também o aquartelamento mais antigo de Portugal (cinco séculos).
Informação: mesmo sendo um local militar, saiba que poderá visitar a fortaleza de São João Batista todos os dias das 10h às 11h e das 14h às 17h ou 18h (verão).

15. Reserva Natural do Monte Brasil
Monte Brasil está bem defendido e foi uma das primeiras fortificações de Angra do Heroísmo no século XVI. Na verdade, quando se entra, passa-se pela já referida Fortaleza de São João Batista.
Aqui poderá admirar um cone vulcânico afundado com um extenso arvoredo e uma infinidade de trilhos que o atravessam, uma área de piquenique no topo e magníficas vistas sobre Angra do Heroísmo e o mar.
O Monte Brasil é uma península formada a partir da erupção de um vulcão submarino na Ilha Terceira. Este vulcão teve origem no mar e com sua erupção criou uma angra, surgindo então a cidade de Angra do Heroísmo. É o maior aparelho vulcânico do Litoral dos Açores. De cima no Miradouro do Alto da Caldeira é possível ver a junção da Ilha Terceira com o extinto vulcão.
Monte Brasil, além de ter muita história representada através das várias construções nela instalada, também é uma ótima opção para ter mais contato com a natureza, pois é considerado o pulmão verde da cidade, fazendo parte do Parque Natural da Ilha Terceira e de uma Reserva Natural
É possível fazer caminhadas relaxantes ou até mesmo trilhos pedestres, pois há um percurso pedestre marcado com sinais no meio da flora exuberante passando pelas fortificações, muralhas e apreciando a paisagem belíssima de uma região de origem vulcânica. 
Ao longo da caminhada, existem três miradouros a não perder nesta visita: o Miradouro do Pico das Cruzinhas, que proporciona uma vista sublime de 180 graus sobre Angra do Heroísmo; o Miradouro do Zimbreiro e o Miradouro do Pico do Facho.
Este itinerário dá para ser feito a pé, de carro ou até de bicicleta. O importante é aproveitar a caminhada e aproveitar ao máximo a paisagem que encontrará ao longo do caminho. 
Informação: a Reserva Natural do Monte Brasil fecha às 18h.


Restaurante A Barrica
O pequeno restaurante com decoração modernizada, no centro da cidade de Angra de Heroísmo, tem uma atendimento jovem, casual e simpático. Optamos pelo menu do dia (sopa+prato). 
🍽Bifinhos de novilho estufados com molho de mostarda e cogumelos, acompanhado de arroz basmati  de manteiga, aromatizado com salsa fresca.
Ficou um almoço satisfatório e econômico ao preço do prato em 6 €  por pessoa, mais duas cervejas artesanais.

Restaurante Monte Brasil/Terceira Mar Hotel
Sobre a Baía do Fanal, com vistas deslumbrantes sobre o Monte Brasil, o restaurante é um bom local para saborear uma gastronomia, com foco na reinterpretação do chef de vários pratos regionais.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest