Boudhanath | Nepal

18:56

Boudhanath está localizada a cerca de 8 km a leste de Katmandu.  A região é refúgio de monges tibetanos que fugiram do Tibet durante a invasão chinesa nos anos 50.

Com sua colossal e maciça estupa considerada uma das maiores em toda Ásia e o maior templo budista do Nepal, com mais de 2500 anos, construída no século V, destaca os quatros pontos cardeais.  
O pedestal representa a terra, a kumbha (cúpula) é a água, a harmika(torre quadrada) é o fogo, a flecha é o ar e o guarda-chuva no topo é o vazio ou éter além do espaço. Os 13 níveis da torre representam os estágios pelos quais um ser humano deve passar para alcançar o nirvana.

E foi justamente o afluxo de um elevado número de refugiados do Tibete à zona levou à construção de mais de 50 mosteiros budistas tibetanos em volta da estupa. 
Uma Stupa muitas vezes abriga relíquias sagradas em seu interior, como restos mortais (cinzas) de pessoas importantes para o budismo.

De acordo com a lenda, o rei construiu a stupa como um ato de penitência depois de inadvertidamente matar seu pai.
A construção altamente simbólica serve essencialmente como um lembrete tridimensional do caminho do Buda para a iluminação.
Seguindo a tradição tibetana, é necessário andar em volta da estupa, onde estão pintados na torre os olhos de Buda, que nos acompanham durante a caminhada. Assim como, é necessário girar os cilindros de reza na direção do relógio. 
Este foi sem dúvida o mais bonito, cheio de graça e interessante monumento visto no Nepal. Não só, pela estupa que realmente é muita linda. 
Mas, porque há uma grande praça circular na área de Boudhanath, cercada por prédios coloridos, lojas e restaurantes, que dão uma vista ainda melhor a estupa, onde abrigam casas de famílias tibetanas, muitas lojinhas de souvenir, criando um ambiente muito amigável. 
Almoçamos num dos restaurantes com terraço e com vista para a grande estupa. 
Passamos horas muito agradáveis ali, apreciando o movimento dos tibetanos com toda a sua serenidade.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest