O que ver em Gjirokastër

20:00


Gjirokastër é uma cidade com cerca de 20 mil habitantes, localiza-se na extremidade sul da Albânia, próxima da fronteira com a Grécia. Ela aparece pela primeira vez em registros históricos no ano de 1336, ainda com o seu nome grego Argyrokastro, ou Castelo de Prata, sendo parte integrante do Império Bizantino de Constantinopla.
A velha Gjirokastër é a cidade dos mil degraus: prepare as pernas para subir as ruelas e, se estiver de carro alugado, que Deus lhe ajude! Nem o Google dá conta das ruelas que sobem e descem e dos becos sem saída;

E dos originais telhados rochosos (o especial de Gjirokastër é que até os telhados são feitos de pedra) situados nas encostas das montanhas que envolvem a grande planície do fértil vale do rio Drino. Estas são algumas das razões pelas quais esta cidade se encontra inserida na lista das cidades patrimônio mundial da Unesco como um raro exemplo de uma cidade Otomana bem conservada.

Como Chegar
Sendo uma das principais cidades do país, não seria muito difícil de chegar à cidade de Gjirokastër. No entanto, se você pesquisar na internet sobre como viajar dentro da Albânia, a mensagem geral será a de que os ônibus são irregulares e você depende de vans-lotação. Às vezes, os próprios albaneses não sabem ao certo quais as linhas e os horários de partida. De Tirana a Gjirokastër há ônibus diretos que fazem a rota em coisa de 4 horas e em geral, os ônibus para Sarandë passam por Gjirokastër. Nós viemos de Berat pela SH4 e a pista estava muito boa e muito bem sinalizada, com alguns postos de combustível e alguns pontos de apoio, como este restaurante, onde paramos para almoçar.

Chegando em Gjirokastër, vejam a fortaleza lá em cima!
O que ver e fazer em Gjirokastër?
Gjirokastër é uma cidade pequena, com algumas poucas ruas, coisa de uma hora você já viu tudo. Mas, sem dúvida uma das cidades mais interessantes da Albânia. Não passar por Gjirokaster, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.

Como nós não dispúnhamos de muito tempo, concentramo-nos no ponto central da cidade, que é o impressionante Castelo de Gjirokastër , que alberga o Museu do Armamento e o Túnel da Guerra Fria, dando acesso para o recentemente descoberto bunker que ali foi construído na época da guerra.

Castelo de Gjirokastër

No alto da montanha, um ponto estrategicamente posicionado ao longo do vale do rio Drino, o austero castelo, completamente restaurado e modernizado durante o período Otomano de Ali Pasha de Tepelene, domina a cidade de Gjirokastër. O castelo está aberto para visitas, mas paga-se 50 lekês para entrar.
Tem no seu interior um museu de artilharia, onde estão expostas as armas utilizadas pela resistência Comunista contra a ocupação alemã. Durante a visita deste castelo que serviu de prisão a muitos opositores do regime Comunista, podem visitar-se: as cinco torres, a torre do relógio e a igreja. No interior das muralhas do castelo encontram-se os destroços de um avião que têm uma curiosa história que vem desde os tempos do regime comunista.
Galeria de Artilharia
Virando à esquerda da entrada principal, você vai entrar em uma longa galeria com peças de artilharia. Todas estas armas foram ou abandonado por, ou capturado de, as forças de ocupação italianas e alemãs durante a Segunda Guerra Mundial. Dentro desta galeria, há também um pequeno tanque italiano construído pela Fiat.
Museu National de Armamentos
Originalmente inaugurado em 1971, o Museu Nacional de Armamentos está localizado no que foi outrora a parte da prisão, ou seja, a primeira parte da galeria do Museu Nacional de Armamento é a entrada da prisão. Concluída em 1932, a prisão foi usada pelo regime do rei Zog seguido pelas forças de ocupação italianas e alemãs durante a Segunda Guerra Mundial, e, finalmente, o regime comunista até 1968. A única parte da prisão que é acessível aos visitantes foi desenvolvida como um museu pelo regime comunista na década de 1970. Você também pode ter acesso ao telhado da prisão, subindo a rampa situada à direita do portão principal.
Túnel da Guerra Fria
O chamado Túnel da Guerra Fria foi construído nos anos 60 do século XX pelo Regime Comunista de Enver Hoxha, localizando-se sob o Castelo de Gjirokaster. Era um bunker de grandes dimensões que na realidade foi usado como prisão, onde os opositores do Regime eram detidos. Existiam 80 salas com uma capacidade total para 300 pessoas. No seu interior existiam espaços destinados a servir de sala de aulas e de tribunal. Até ao final do Regime, no início dos anos 60, este local era totalmente secreto e nem as pessoas que viviam ali perto tinham conhecimento da sua existência. Hoje em dia está aberto ao público, com visitas guiadas frequentes a partir do centro de informação turística.

Avião norte-americano
Os restos de um United States Air Force T33 Shooting Star são exibidos nas muralhas com vista para a cidade. O avião foi forçado a aterrar no aeroporto de Rinas, perto de Tirana em dezembro de 1957 devido a problemas técnicos. Este avião era oficialmente para o Partido Comunista um avião espião americano abatido em 1957 que significava o triunfo comunista contra o imperialismo, no entanto no fim do regime confirmou-se que não passava de um avião americano da NATO que aterrou de emergência em solo albanês devido a problemas mecânicos.
Bektashi Turbe
Situado à direita cerca de 50 m dentro do portão principal, você vai ver um pequeno prédio escondido para as muralhas do castelo no meio de um lindo jardim. Ele contém os restos de dois Bektashi Babas.
Ali por perto estão: o antigo Bazar, área comercial do tempo da ocupação otomana, é ainda o centro social de Gjirokastër e a parte mais atmosférica da cidade.
No bairro de Palorto se encontram espetaculares mansões construídas em pedra, podendo-se visitar a Casa Zekate, um dos mais belos exemplares do gênero e de cujas torres se pode apreciar uma boa vista da cidade. Aqui, a maioria das casas foi construída ao longo dos séculos XVIII, XIX e início do século XX, algumas estão abertas aos visitantes.
E o Museu Etnográfico, instalado numa casa que pertenceu ao ditador Enver Hoxha. Sim, foi nesta cidade que nasceram o antigo ditador comunista albanês Enver Hoxha e também o mais conhecido escritor do país Ismail Kadare.
Esta foi a nossa breve passagem por Gjirokastër.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest