Roteiro de visita a Veliko Tarnovo
19:07
Depois de visitar Sofia, o nosso próximo destino de viagem pela Bulgária era Veliko Tarnovo.
Veliko Tarnovo é uma cidade localizada ao norte da Bulgária, está situada ao longo
do rio Yantra, a 241 km de Sofia, a 228 km de Varna ea 107 km de Rousse.
O aeroporto Gorna Oryahovitsa, que é o aeroporto mais próximo da cidade
está a 10 km de Veliko Tarnovo.
O Veliko Turnovo também pode
ser alcançada de ônibus ou trem, e transporte regular está disponível nas
cidades maiores.
Veliko Tarnovo é uma das cidades mais antigas do país, com sua história
que remonta a mais de cinco milênios, como testemunharam escavações
arqueológicas e está relacionada com o período do Segundo Reino da Bulgária
(1185 - 1393).
Em 1185, a cidade foi proclamada a capital do estado búlgaro restaurado
pelos irmãos Asen e Peter, que anunciou o fim da dominação bizantina de 167
anos.
Após sua eleição para a
capital, a cidade evoluiu rapidamente, e no período XII - XIV foi a fortaleza
búlgara mais inexpugnável, além de um centro cultural e espiritual da Bulgária. Assim, Veliko Tarnovo ficou conhecida como a Cidade dos Czares.
Para completar, ela fica em uma posição privilegiada, cercada por florestas e situada em três colinas impressionantes - Tsarevets, Trapezitsa, Sveta Gora - e cortada pelo Rio Yantra.
O monumento mais significativo da cultura em Veliko Tarnovo é a
fortaleza medieval Tsarevets, situada no mesmo pico, cercada por três lados do
rio Yantra.
Perto de Tsarevets, há outro monte histórico - Trapezitsa. Sua
riqueza histórica é grande e ainda não divulgada por completo. As
escavações arqueológicas na colina continuam, e novas descobertas interessantes
estão chegando.
Além de suas colinas
históricas, Veliko Tarnovo também é famosa por seus muitos templos ortodoxos e mosteiros búlgaros.
Hoje, Veliko Tarnovo é uma cidade pitoresca, mas também pudera, com um histórico desses, é claro que a cidade atrairia turista!
Arquiteturalmente, a aparência da parte antiga da cidade leva os visitantes ao passado, oferecendo um cenário de conto de fadas.Uma daquelas cidades que parecem cenográficas!
O que ver em Veliko Tarnovo
Casas medievais coloridas e ruas de paralelepípedos
Não esperava que a cidade estivesse localizada em montanhas tão lindas! De praticamente qualquer lugar na cidade, você pode ver o vale que a rodeia. A beleza da arquitetura e todas as pequenas casas que adornam as colinas, com vista para o rio, fazem com que Veliko Tarnovo tenha uma paisagem surreal. Tentei tirar fotos para capturar a vista, mas nada realmente se compara a estar lá.
A cidade é verdadeiramente magnífica com suas belas casas coloridas construídas anfiteatricamente ao longo das margens do rio. Na parte norte do centro antigo de Veliko Tarnovo está um bairro chamado de Varusha North.
Ele é pequeno e pode ser facilmente percorrido a pé. Na verdade, em alguma ruas essa é a única opção, já que carros não circulam por lá. As ruas são de pedras e nelas a gente encontra restaurantes, hotéis e lojas de artesanato.Caminhando pela rua Gurko ou Samovodska Charshiya, os visitantes da cidade têm a oportunidade de explorar edifícios construídos há mais de 200 anos, além de sentir uma atmosfera completamente diferente. Um complexo etnográfico com oficinas de artesanato, lojas de lembranças e galerias.
Samovodska Charshiya é a encantadora rua de paralelepípedos da cidade velha, repleta de lojas de artesanato de todos os tipos: fabricantes de cerâmica, trabalhadores de cobre e oficinas de madeira e muitas outras pequenas lojas interessantes. É o quarteirão que abrigava o mercado da cidade no século XIX. É bater perna por ali e logo se encantar por Veliko Tarnovo!
Gurko, a rua mais bonita de Veliko. Conhecida pela caminhada íngreme e sinuosa que lhe dá uma excelente vista sobre o vale.
A arte de rua
Não por acaso, Veliko Tarnovo foi declarada capital balcânica do
turismo cultural e várias vezes ganhou o prêmio "A cidade mais
bonita" da Bulgária como resultado de uma pesquisa anual realizada pela
mídia.
Incrível uma cidade com uma população de menos de 70 000 pessoas ter arte de rua e graffiti em todos os lugares. Fiquei bem surpresa ao encontrar obras de artes a céu aberto, típicas de metrópoles!
Foi em Veliko Tarnovo que vi pela primeira vez este trabalho nas paredes dos prédios. Depois vimos também em Plovdiv, mas não consegui descobrir quem é o artista, a época ou qualquer outra informação sobre as obras. Tirei fotos de todos que vi pela cidade, aqui estão alguns:
Ao caminharmos pelas ruas, observamos que em muitas casas haviam um papel com uma foto colada à porta. Imaginamos que a pessoa daquela casa havia morrido, mas eram muitas casas com este papel!
Ficamos intrigados e procuramos saber: é que no sábado dos mortos- um feriado cristão - os búlgaros imprimem papéis brancos de tamanho A4 com os retratos de seus mortos e colocam ao lado de cada porta, e também em todos os pontos de informação da cidade.
Portanto, algumas ruas pareciam um obituário. Admito que este toque cultural búlgaro, foi provavelmente o costume mais peculiar que eu vi nas minhas viagens até agora.
A parte antiga da cidade é o lar da maioria dos museus locais,
incluindo o Museu Arqueológico, o Museu da Assembleia do Renner e Constituinte,
o Museu de História Nova e Nova, a Casa Sarafkin, o Museu da Casa dos PR,
Slaveikov, Stambolov's Inn, a pousada de Hadji Nikoli e outros.
O monumento "Mãe Bulgária" foi erguido para marcar o 100º aniversário da libertação da Bulgária.
A estátua foi feita pelo escultor Dimitar Boykov e pelo arquiteto Atanas Atanasov, e representa uma figura feminina, que quebra cadeias de escravos e uma estilizada "árvore centenária" em segundo plano, com uma altura de 27 m.
Museu e Galeria Khan Hadji Nikoli
A exposição do museu representa a maior coleção de moedas de prata e ouro cunhadas e circuladas durante o tempo do Principado da Bulgária e do Terceiro Reino da Bulgária.
O Hadji Nikoli está localizado no segundo andar e todos os anos, desde março de 2010, apresenta exposições históricas representativas dos maiores museus estaduais da Bulgária, bem como coleções particulares.
Museu "Assembleia Constituinte e Revival"
O Museu "Assembleia Constituinte e Renaissance" foi inaugurado no dia 10 de janeiro de 1970. Mantêm muitas fotografias, documentos originais e materiais que testemunham o passado rico e turbulento de Veliko Tarnovo no século 15-19 e do Renascimento. A exposição original recria completar esses séculos gloriosos com a sua cultura, costumes e luta religiosa pela independência e economia nacional.
O próprio edifício foi construído por Kolyu Ficheto. No museu são mantidos obras-primas da pintura búlgara ícone. No último andar do antigo Konak Otomano é restaurado salão onde em 1879. A Assembleia Constituinte adotou a Constituição Tarnovo. O mesmo lugar foi eleito o primeiro búlgaro Alexander Battenberg Knyaz.
Museu "Sarafkina House"
É uma jóia arquitetônica, que remonta a 1861 que costumava ser a casa de um antigo comerciante - Dimo Sarafina. Após sua morte, a casa tornou-se propriedade de sua esposa Anastasia Sarafkata. A construção da casa de dois andares está na Gurko Str. Mais tarde, a casa foi transformada em uma pousada. Atualmente a casa é notável o Museu Etnográfico que apresenta exposições de tradição popular, fantasias, móveis e uma extensa coleção de fotografias. Infelizmente, estava fechado, não conseguimos fazer uma visita.
Monumento de Asen e a Galeria de Arte
O impressionante monumento dedicado à dinastia de Asen, fundadores do estado búlgaro medieval, está localizado em uma pequena ilha cercada pelo rio Yantra e pode ser visto de qualquer parte de Veliko Tarnovo. Não há muito o que dizer sobre a escultura que chamaria mais de mausoléu. É um símbolo de liberdade e autonomia trazida pela dinastia de Asen. A galeria de arte ao lado também abriga uma pequena cafeteria.
Além da Fortaleza de Tsarevets, mas que vou fazer uma postagem à parte para que esta não fique muito grande.
Onde comer
A rua principal da cidade oferece uma variedade de lojas, hotéis,
entretenimento e restaurantes. Os restaurantes da cidade são famosos por sua cozinha requintada. Aqui
você pode saborear populares pratos búlgaros e pratos típicos locais.
No fim da tarde começamos a procurar um restaurante para um almoço-quase jantar. Na Rua Nezavisimost há vários restaurantes e o bom é que eles colocam o cardápio na porta. Acabamos escolhendo o Ego Pizza & Grill. A comida era boa, o atendimento também. Nossa conta não ficou nada cara (19,10 lev no total, com bebidas e gorjeta).
Saímos do restaurante já de noite e passamos novamente pelo centro histórico a caminho do hotel. Chovia um pouco, a temperatura tinha caído e fazia um friozinho gostoso. De volta ao hotel, ainda pudemos ver a Fortaleza Tsarevets iluminada.
No dia seguinte, na volta de visita à Fortaleza de Tsarevets, optamos por almoçar ali mesmo perto do portão de entrada.
Nban Acen é um restaurante que eu recomendaria por causa do serviço rápido e boa localização. Aqui a nossa conta ficou em 26,80 lev. Ambos os restaurantes oferecem belos panoramas, mas o terraço do Ego revela todo o vale em uma vista inesquecível.
Onde ficar
As opções de alojamento na cidade são extremamente variadas:
acomodações privadas, albergues, casas de hóspedes e hotéis de 4 estrelas.
Escolhemos o Hotel Studio e não poderíamos ter feito escolher melhor. O hotel é simplesmente encantador! Desde a recepção até o café da manhã tudo saiu perfeito. Um hotel pequeno, mas recentemente reformado e decorado com muito bom gosto, extremamente limpo e organizado.O casal da recepção que acredito serem os donos, são muito simpáticos e atenciosos. Precisamos dos serviços de lavanderia e eles foram muito eficientes em providenciar, já que este serviço não é feito dentro do hotel e sim, por alguém que presta os serviços para eles. O ponto alto é o café da manhã, simplesmente um dos melhores dejejuns que já vi em rede de hotéis, tudo fresquinho e delicioso, feito com muito carinho, sem esquecer até música clássica ambiente.
O quarto é bem amplo, cama grande e super confortável, roupa de cama e edredom novos. O banheiro bem amplo, limpo e uma ducha bem gostosa.
No terraço tem uma vista panorâmica, podendo usufruir do serviço de bar ao mesmo tempo apreciar a Tsarevets que fica toda iluminada à noite.
Pena que não tem elevador e nem estacionamento próprio, mas é possível deixar o carro bem na porta do hotel (era uma viagem de carro, então para nós era importante).
Como se locomover
Veliko Tarnovo é uma pequena cidade medieval, portanto não precisa se locomover de carro. Você pode caminhar até todas as atrações da cidade, mas você sempre deve estar preparado para caminhadas. Então não esqueça seus sapatos mais confortáveis!
E assim terminou nossa visita à Veliko Tarnovo, que por sua beleza e história mereceu entrar no roteiro de viagem à Bulgária. Na manhã seguinte já partiríamos para Plovdiv.
1 comentários
Ficamos 5 dias em Veliko Tarnovo em 2019 e foi incrível, valeu super a pena! A cidade é uma graça!
ResponderExcluir