Dicas de atrações em Ho Chi Minh

22:42


Ho Chi Minh City foi a última parada deste nosso roteiro de viagem pelo Vietnã. Sabíamos que a cidade é bem movimentada e que, tem muitas atrações turísticas, mas sinceramente não imaginava que seria uma cidade tão bonita e intensa! Se você está planejando viajar para o Vietnã, na postagem anterior, dei dicas sobre a cidade, agora aqui vão as principais atrações para você ver em Ho Chi Minh.
Descubra a cidade a pé! A maioria dos pontos turísticos de Ho Chi Minh City está próximo um do outro, e dá pra andar tranquilo. Para as atrações que ficam fora do Distrito 1 você vai precisar de táxi, mas não é muito longe!
Prefeitura

A Prefeitura da cidade de Ho Chi Minh recebe o nome de Comitê Popular. Em vietnamita, é conhecido como Uy ban dan de Nhan Thanh Pho Hồ Minh Chí. Construído no início do século XX (1908-1998), localiza-se no 1º distrito de Saigon, na rua Le Thanh Ton n. 86.  

À noite, pode-se desfrutar de um agradável passeio ao redor da área, tirar lindas fotos do prédio todo iluminado, aliás recomendamos fortemente uma visita noturna. Assim como a maior parte dos monumentos da cidade, este edifício tem um sistema de iluminação que transforma completamente a imagem do lugar.

Tal qual em Marseile, quando estavam a construí-lo, o povo vietnamita, chamavam-no Hotel de Ville, mas atualmente não é um hotel e sim, um edifício público,  que por sinal, é proibido o acesso a turistas.

Nos arredores da Câmara Municipal de Saigon, o mais destacado é o Hotel Rex,
e o centro comercial Mercado Ben Thanh ou Chợ Ben Thanh(não tenho fotos) 
Ópera de Saigon

A Ópera House é mais uma atração turística de Ho Chi Minh, mas não é aberta ao público. Para ver o prédio por dentro, você precisa comprar ingresso para um dos shows. Ela fica na rua Dõng Khói.


Central de Correios

A Central de correios é um dos mais belos edifícios de Saigon. O nome dado na língua vietnamita é Bưu điện trung tam e foi construído no final do século XIX por Gustave Eiffel, o arquiteto responsável pela construção da Torre Eiffel em Paris. Curiosamente os correios está localizado na Praça Cong Xa Paris, em frente à Catedral de Notre Dame.

A fachada exterior dos Correios é pintada de branco e um tom na cor creme. Tem gravado os nomes e os rostos dos personagens mais representativos e dos maiores inventores de todos os tempos. Esses nomes incluem o Presidente do norte-americano Benjamin Franklin, o inventor italiano Alessandro Volta, o físico britânico Michael Faraday, o matemático francês André-Marie Ampère, Gay Lussac, Oerstedt, Ohm, Arago, Galvani, Foucault, Laplace. Juntamente com os nomes e as caras, existem também algumas inscrições. Esta foi a homenagem que  Eiffel queria dedicar a esses ilustres personagens relacionadas a descobertas e avanços no campo da eletricidade.

No entanto, o mais impressionante é o relógio gigante localizado sobre os arcos da entrada principal do edifício.

Diz-se que o arquiteto Gustave Eiffel foi inspirado por uma estação de trem para a concepção deste lugar turístico.

Os Correios tem no seu interior uma espetacular cúpula dourada e pilares metálicos pintados de verde.No final do corredor, na parede um enorme retrato de Ho Chi Minh City, o personagem que dá nome à cidade.

Nas paredes pintados antigos mapas e o piso todo em mármore com lindos mosaicos.
IMG_5492-001
Dentro da estação de correios podemos encontrar uma loja de souvenirs, agências de câmbio, belos lustres e bancos de madeira onde podemos fazer uma parada em nosso passeio pela cidade. Este correio é o único lugar onde há cabines telefônicas aquecidas.


Catedral de Notre Dame

É a maior igreja construída pelos franceses no Vietnã, embora esta Catedral também seja conhecida como a Basílica da Imaculada Conceição é  uma catedral estilizada e bonita.

Construída no final do século XIX a partir de 1863-1880, cuja fachada exterior, embora à primeira vista,  as paredes pareçam ser tijolo, não ser engane, são  granitos vietnamitas.

Extraídos de pedreiras das proximidades e telhas vermelhas francesas, expressamente enviadas de Marselha- França, para dar essa cor característica que possui a Basílica, que ainda hoje a mantem  em sua cor original.
A grande rosácea e as janelas da Basílica foram originalmente decoradas por vitrais de Chartres, que infelizmente foram destruídos durante a Segunda Guerra Mundial. A Cidade de Ho Chi Minh tomou a decisão de substituir essas janelas com vidro transparente.

No século XIX era o edifício mais alto da cidade, agora quem tem esse privilégio é a Torre Bitexco.
Estátua de Virgem Maria

Em frente à Catedral de Notre Dame tem um pequeno parque, cuja principal atração é uma estátua da Virgem Maria, que foi confeccionada em Roma, na Itália e transportada para o Vietnã em 1959. A cidade nomeou esta estátua de Santa María Reina de la Paz. Mostra que o país embora envolvido em várias guerras, anseia sobretudo por paz.

A Notre Dame de Saigon é um lugar bonito, onde muitos casais de vietnamitas decidem dividir sua história de casamento. Não se surpreenda ao encontrar noivos com seus trajes de casamento nas proximidades.

Palácio da Reunificação 

O Palácio da Reunificação é o local mais turístico de Ho Chi Minh, cujo valor é mais histórico do que estético, pois o Palácio desempenhou um papel importante na história política do Vietnã, em geral, e da Cidade de Ho Chi Minh em particular.
O Palácio da reunificação é conhecido por esse nome desde o ano de 1975, antes dessa data o palácio teve vários nomes. Durante o século XIX foi chamado de Palácio de Norodom e posteriormente renomeado para Palácio da independência. Foi erguido em 1966 como a residência do Presidente do Vietnã do Sul, governo aliado aos Estados Unidos.
O tour pelo prédio vale a pena, não só pelo passado cheio de história, mas também pela arquitetura suntuosa e pelos luxuosos e bem conservados quartos, assim como os aposentos do presidente. No local o visitante encontra instalações que foram construídas para dar suporte ao presidente, caso o palácio sofresse um bombardeio, além de objetos como máquinas de datilografia especiais para o envio de mensagens secretas.  

Características Palácio da Reunificação
A extensão do Palácio da Reunificação é enorme, muito maior que o Mercado Ben Thanh. Todo o perímetro do palácio é guardado por um enorme portão de ferro. Foram contra estes portões que tanques comunistas se chocaram naquele 30 de abril de 1975, momento em que a antiga Saigon rendeu-se ao norte, pondo fim a guerra do Vietnã. A foto do momento em que um tanque norte- vietnamita cruza os portões do Palácio, tornou-se o símbolo da reunificação do Vietnã.

Após esse portão, o palácio tem um belo jardim e um bosque. Na entrada principal do palácio está a bandeira do Vietnã e uma fonte de água. Embora as dimensões da bandeira do Palácio da Reunificação sejam consideráveis, é muito menor quando comparada com a bandeira que está no mausoléu de Ho Chi Minh em Hanói.

O interior do Palácio da Reunificação têm tetos muito altos, lustres e móveis requintados que decoram seu interior.
 
Visite a sala de recepção, a área que foi usada como a casa presidencial e o porão.
 
Há um bunker que hospeda um centro de comando, com mapas e transmissores de rádio e uma sala de jogos no subsolo.

E para terminar a visita turística,  você pode subir até o terraço, onde se encontra o um heliporto.

Abertura ao público do Palácio da Reunificação
O Palácio da Reunificação, atualmente é utilizado pelo governo para receber chefes de Estado. O Palácio conhecido como Dinh Thống Nhất, situa-se no centro da cidade, 1º distrito de Saigon, na rua 135 Nam Kỳ Khởi Nghĩa. Abre as suas portas ao público todos os dias da semana no horário de 07:30 às 11:30 e 13:00 a 16:00. O ingresso custa VND 15.000 (menos de 1 USD). Nota: durante atos oficiais não será possível visitar o Palácio.

Não deixe de explorar a bela área externa do palácio, onde também estão alguns tanques e o Museu de Memórias da Guerra do Vietnã.
Mas nem só de guerra e trânsito caótico vive a cidade de Ho Chi Minh. Quem quiser ver algo diferente, deve visitar mais estes três lugares que também são bem interessante:
Cong Vien Van Hoa Park

Vale a pena passar um tempo nesse parque super bem cuidado. O parque é um ponto de refúgio para dar um tempo no calor alucinante da cidade e também da loucura de todas as motocicletas zumbindo ao redor. Saigon pode ser estressante por causa do trânsito caótico, mas em compensação, ela oferece pontos para revezar este  caos, com momentos de paz…

Beira-rio
O Rio Saigon não é um dos mais limpos, vou ser sincera. Mas fiquei surpresa em ver que o calçadão na beiro do rio é bem organizado, com floreiras, bancos, limpo e seguro.

Museu da Medicina Tradicional Vietnamita

Uma mistura única de arquitetura tradicional e moderna, o museu inclui um piso térreo e cinco andares superiores com 18 salas de exposição.
Mostra as características típicas da arquitetura tradicional em diferentes regiões do Vietnã, da casa do norte na bacia do rio vermelho, do estilo de Hue e de alguns estilos do grupo étnico de Cham. Na torre Cham são exibidos esculturas de rituais que representam um poder, uma diligência e uma força vital na religião Cham.
Este museu é equipado com tecnologia audiovisual. Um filme documentário mostra "um século das experiências dos cuidados médicos" sobre a história da medicina tradicional vietnamita.

Sala 1: A Cronologia Histórica da Medicina Tradicional Vietnamita
A crônica mostra que a medicina tradicional vietnamita tem um importante e notável papel durante o seu processo de formação e desenvolvimento.

Sala 2: O Altar da Medicina
Este quarto dedicado a 2 maiores médicos no Vietnã: Tue Tinh (século XIV) e Le Huu Trac (século XVIII).

Quarto 3: Instrumentos tradicionais pré-históricos
Este quarto exibe alguns itens da Idade da Pedra e Bronze que foram usados ​​na medicina tradicional.

Quarto 4: A Vietnamese Physicians
Existem 15 fotos de médicos famosos e autores da medicina tradicional vietnamita dos séculos XIII - XVIII. Estas peças foram criadas de materiais tradicionais do artesanato do Vietnã, especialmente a pintura no papel pergaminho.

Quarto 5: A Torre Cham
O museu mostra a arquitetura tradicional e original de algumas regiões vietnamitas. Tem casas no estilo do Norte, do Vale do Rio Vermelho (um portal do templo), o estilo Hue (uma varanda) e alguns estilos de pessoas do grupo Cham.

O outro lado da torre de Cham aparece o portão de Thang Long que foi construído em Hanói em 1780. Sua parte superior tem uma pedra com duas palavras esculpidas "Medical Temple".

Sala 6: A Medicina Tradicional Oriental
Nesta sala são apresentadas uma medicina oriental, juntamente com uma história da medicina chinesa, uma história da medicina tradicional vietnamita e medicina da Coréia.

Sala 7: A árvore da Medicina Tradicional Vietnamita
Há uma imagem de madeira com o nome "Viet Nam Bach Gia Y". São os nomes dos maiores 100 médicos e os autores de livros da medicina tradicional vietnamita do início do século XII ao século XX.

Sala 8: A Coleção de Ingredientes Médicos
Neste quarto são exibidos animais e minerais que foram utilizados na medicina tradicional. Há também uma coleção de pinturas "Vietnã Ban Thao".

Sala 9: Os Instrumentos: facas, morteiros do barco
Esta é uma coleção de ferramentas para a preparação da medicina tradicional, como facas e morteiros de boticário. A argamassa de um boticário é uma ferramenta para moer as ervas secas e transformá-las em pó.

Quarto 10: A Casa de Farmácia Modelo do Século XIX
No canto desta sala está situado o modelo de farmácia oriental.O visitante pode se vestir de uma roupa tradicional dos doutores e examinar seus pacientes aqui.

Sala 11: A coleção de frascos de vinho
Este quarto mostra alguns frascos para manter o medicamento em vinho. Quase em todas as casas de campo faziam vinho no passado. Um vinho de ervas foi um dos principais métodos de preparação da medicina.

Sala 12: A coleção de bules cerâmicos
Este quarto é chamado "Tang Kham Khai". Há algumas imagens que descrevem operações tradicionais da medicina tais como escolher, preparar medicinas, sentindo o pulso e escrever uma prescrição. Uma exposição desta sala mostra itens como tigelas e bules.

Sala 13: A Coleção de Escamas e Argamassas
Este quarto mostra itens de farmácia ou vida habitual de pessoas vietnamitas, como morteiros e pilões, escalas e conjunto de pesos do século XIX.

Sala 14: A Coleção de Bules de Metal
Este quarto mostra vasos de todas as regiões do Vietnã (de Ha Dong, Lai Thieu, Hoi An & etc.).

Sala 15: A coleção de jarros de tintura
Este quarto exibe alguns itens na coleção, como pequenas garrafas de vinho, frascos de vinho, vasos de vinho. Seus estilos e materiais são muito diversificados com diferentes tipos de cerâmica, como a Han Viet (1 º - 3 º século) até a cerâmica moderna (século 20).
Sala 16: A Academia Real de Medicamentos
Este quarto está decorado com o estilo do palácio da Academia de médicos reais. Esta academia cuidou do rei e da família real.
Sala 17: Sala de cinema
Há a sala de cinema com 50 lugares. Aqui os visitantes podem assistir a um documentário de 15 minutos sobre a medicina tradicional vietnamita (em idiomas vietnamita, inglês, alemão, francês e russo).

Sala 18: A Loja de Farmácia e Lembranças
No piso térreo, temos uma loja de souvenirs. Todos os visitantes poderiam comprar um chá, vinho e outros remédios feitos de plantas.
Horário de funcionamento
Todos os dias das 8:30 às 17:00.
Adultos: 120.000 VND.
Crianças (menos de 1,2 m): 60.000 VND.
41 Hoang Du Khuong Str.,
Divisão 12, Dist 10, HCMC, Vietnã
Tel / Fax: (84-8) 38642430, 38627812


You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest