Ilha de São Miguel | Açores

17:49

Com uma largura de 8 a 15 km e um comprimento de 64 km,  a ilha de São Miguel é a maior dos Açores, dentre as nove que compõem a Região Autônoma dos Açores pertencente a Portugal, formando o Grupo Oriental do Arquipélago juntamente com a ilha de Santa Maria, situada a 81 km de distância, é um verdadeiro paraíso a ser conhecido e esconde um número impressionante de lugares fantásticos que o deixará boquiaberto!
Os seus diversos miradouros oferecem uma vista incontornável sobre um oceano habitado por cachalotes, baleias, golfinhos e até tubarões. As suas praias de areia negra, cascatas, bonitas lagoas, piscinas naturais com água a 38 ºC, colinas verdejantes, florestas e falésias soalheiras garantem aos amantes da natureza umas férias de sonho.
O seu povoamento teve início em 1444 na Povoação e depois em Vila Franca do Campo, a primeira capital da ilha, mais tarde transferida para Ponta Delgada, atualmente também sede do Governo Regional dos Açores
Quer descobrir um dos lugares mais bonitos de Portugal, mas não sabe como preparar a sua viagem? Neste roteiro, vou mostrar-lhe um programa de até cinco dias, com as melhores dicas e tudo o que você precisa saber para conhecer a extraordinária a Ilha de São Miguel nos Açores. Juntos vou lhe ajudar a desvendar cada detalhe da ilha, como o que fazer, onde ficar, como ir e o que visitar.

Como ir 
Se você não está a bordo de um cruzeiro que aportará nos Açores, o único meio para chegar nas ilhas é por meio aéreo.
Há voos diretos que partem de Lisboa e Porto, mas também de diversas cidades da Europa, Estados Unidos e Canadá.
Do Brasil, você precisa fazer conexão com alguma dessas cidades, ainda não há voos diretos para as ilhas.
De Portugal para as ilhas são 3 as principais companhias aéreas que fazem o trajeto: TAP, Ryanair e a empresa dos Açores SATA (Azores Airlines).
O aeroporto da ilha de São Miguel fica  na cidade de Ponta Delgada, e se chama Aeroporto João Paulo II, homenagem ao papa que visitou a ilha portuguesa.
Quando ir
O bom período é na pré-alta temporada, entre os meses de Maio e Junho. O clima está ótimo, muitos dias de sol e pouquíssima chuva. Junho também é o período que a ilha está toda florida e as árvores todas verdes, então se puder escolher, vá nesse período.
Os preços das passagens para a ilha são menores em Maio e Junho, assim como da estadia também, chegam a dobrar em Julho e principalmente em Agosto.
O que acontece é que a ilha têm diversos micro climas, e os próprios açorianos falam que há por vezes quatro estações em um mesmo dia.Mas há tantas opções na ilha para visitar, que se em um lado o clima não estiver bom, basta escolher outra localidade para ir.

Onde ficar
Hotel Marina Atlântico- Ponta Delgada
Tudo vai depender do tempo que você vai ficar na ilha de São Miguel, com 70 m² e uma área viária muito grande, o deslocamento de um ponto a outro é bastante demorado.
Se for ficar menos de uma semana, escolha um dos locais mais centralizados, como a Ribeira Grande ou Furnas, que conta com excelentes hotéis e hostels ou mesmo na parte sul da ilha na cidade de Ponta Delgada, com maior estrutura.
Se for ficar um período mais longo, há hospedagens locais em toda a ilha, na face Norte, Nordeste, até a Vila Franca do Campo no sul,  e você não irá se arrepender.

Valores
O que eu percebi, para minha surpresa, é que os valores de alimentação, tanto para refeições em bares e restaurantes, como para comida adquirida em supermercados, o valor é bem mais baixo que no continente português.
Uma refeição que em Lisboa, você pagaria 12,00 euros, encontrará facilmente por 8,00 euros na ilha açoriana.
Os valores para estadia na ilha são muito parecidos com os do continente, há tanto opções através do Airbnb por toda a Ilha, como alojamentos locais e grandes hotéis que são mais fáceis de serem reservados pelo Booking.com.

O que visitar 
São tantos lugares incríveis, que nem mesmo as fotos e vídeos conseguem descrever, mas se você gosta de natureza e um povo acolhedor, os Açores é o local certo. 

Conteúdos do Artigo 
Ponta Delgada
1. Jardim António Borges
2. Paços do Concelho
3. Forte de São Brás
4. Portas da Cidade
5. Igreja Matriz de São Sebastião
6. Palácio de Sant’Ana 

1. Lagoa do Canário & Miradouro da Boca do Inferno
2. Miradouro Vista do Rei
3. Sete Cidades
4. Miradouro Ponta da Ferraria
5. Mosteiros
6. Miradouro Pedras Negras

1. Miradouro Lagoa do Fogo
2. Caldeira Velha
3. Ribeira Grande
4. Miradouro de Santa Iria
5. Praia de Moinhos
6. Salga
7. Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões

1. Lagoa do Congro
2. Miradouro do Pico do Ferro
3. Lagoa das Furnas e Caldeiras das Furnas
4. Parque Terra Nostra
5. Poça da Dona Beija

1. Faial da Terra
2. Miradouro da Ponta da Madrugada
3. Miradouro Ponta do Sossego
4. Farol do Arnel
5. Ermida de Nossa Senhora da Paz


Dia 1: Roteiro Açores – Ilha de São Miguel
Ponta Delgada
É a maior cidade da Ilha de São Miguel é também centro administrativo de todo o arquipélago. Conta com uma estrutura completa de serviços e comércio para atender todos os tipos de turistas.
Debruçada em redor de uma baía natural, a cidade de Ponta Delgada possui uma rica história e patrimônio construído.
As Portas da Cidade são o ponto de partida perfeito para explorar da cidade. Rapidamente identificadas pelos seus três arcos que fazem a ligação entre a zona marginal e a Praça da República. De prestar atenção à arquitetura típica, de que ressalta o contraste entre o branco das paredes e os pormenores em basalto, embelezada com varandas em ferro rendilhado. 
Os seus monumentos mais emblemáticos, são a Igreja Matriz de São Sebastião, do século XV,
 
o Palácio de Sant’Ana (onde está instalada a Presidência do Governo Regional), 
o Forte de São Brás
os Paços do Concelho  
e ainda o Jardim António Borges, entre outros.
Num passeio pelo orla até à Marina encontramos as Portas do Mar onde para além do cais de cruzeiros, que recebe durante a alta temporada navios do mundo todo e que cruzam o Oceano Atlântico,  podemos desfrutar de uma piscina oceânica,  nessa área poderá encontrar muitos restaurantes e bares, empresas de turismo (aluguel de carros, barcos para pesca, mergulho e passeios para avistar baleias e golfinhos) e usufruir de momentos muito agradáveis de lazer.
Mas, para descobrir a apelidada “ilha verde”, temos que sair da capital e encontrar a verdadeira natureza. Esta ilha montanhosa, composta por dois maciços vulcânicos separados por uma cordilheira central de baixa altitude, tem como ponto mais alto, o Pico da Vara aos 1.105 m, que se situa no maciço oriental.

Dia 2: Roteiro Açores – Ilha de São Miguel
1. Miradouro da Boca do Inferno
Convido-o a começar o seu roteiro por um dos lugares mais bonitos da ilha, o Miradouro da Boca do Inferno. Este miradouro oferece uma esplêndida vista sobre a Lagoa das Sete Cidades, com águas azuis e verdes, a Lagoa de Santiago e a Lagoa Rasa.
Informação: para disfrutar deste lugar, faça a visita num dia sem nevoeiro. Clique neste link para ver o estado do tempo em direto (webcam) – escolha a webcam “Sete Cidades”.
Dica: vai encontrar um portão à entrada da lagoa, muitas pessoas deixam o carro aí. Saiba que pode entrar com o seu carro para apreciar o miradouro. Vai poupar uma caminhada de 1 km para cada lado.

2. Miradouro Vista do Rei
Saímos na direção ocidental, junto à costa, passando por Relva e Feteiras, sempre rodeados pelo verde e com o mar como pano de fundo. Entretanto, começamos a subir para a emblemática Lagoa das Sete Cidades, alcançado o Miradouro Vista do Rei. 
Este miradouro situado a 251 metros de altura é o mais conhecido da ilha de São Miguel e vai permitir-lhe contemplar a Lagoa das Sete Cidades.
Atrás deste miradouro irá encontrar o Hotel Monte Palace que está completamente abandonado há vários anos.
Informação: para desfrutar deste lugar, faça a visita num dia sem nevoeiro. Clique neste link para ver o estado do tempo em direto (webcam) – escolha a webcam “Sete Cidades”.
Bônus: durante o seu trajeto entre o Miradouro Vista do Rei e o ponto seguinte (Sete Cidades), faça uma paragem no Miradouro do Cerrado das Freiras e no Miradouro da Lagoa de Santiago para admirar a vista sobre a Lagoa das Sete Cidades e a Lagoa de Santiago.
3. Sete Cidades
Nesta aldeia visite a bela Igreja de São Nicolau e a Lagoa das Sete Cidades. Não hesite em dar a volta à Lagoa (de carro) até ao túnel criado em 1937 para manter o nível de água.
As Sete Cidades vão lhe mostrar um conjunto de lagoas que são um deleite em meio à toda natureza da ilha. Daqui, onde podemos admirar toda a beleza da cratera gigante em cujo fundo coexistem as lagoas Verde e Azulseparadas apenas por uma ponte que têm cores diferentes e vistas de cima, do alto do cume do vulcão extinto, garantem fotos lindíssimas.
Lagoa Verde
Lagoa Azul
Segundo reza a lenda, as lagoas tiveram origem nas lágrimas de uma princesa e de um pastor unidos por um amor impossível.
Mas, em São Miguel moram as grandes Lagoas dos Açores, por isso o encanto prossegue logo ali ao lado nas Lagoas Canário, Éguas, Empadadas, Caldeirão Grande e do Carvão.

4. Miradouro Ponta da Ferraria
Daqui, rumamos em direção à piscina natural do mar, que é a Ponta da Ferraria, onde a mãe natureza se encarregou de aquecer a água do mar com águas termais vulcânicas, que quando a maré esta baixa, você sente a água salgada e o calor vindo de dentro da terra, oferecendo uma talassoterapia atlântica em ambiente natural único.
O miradouro permite-lhe ter uma linda vista sobre o mar, o Farol da Ferraria, as piscinas naturais e as termas.
É um lugar ideal para fazer um piquenique. Vai encontrar mesas, sítios para fazer um churrasco e casas de banho. A outra opção é ir até às Termas da Ferraria e comer no restaurante.
Nas termas, poderá relaxar no spa ou utilizar gratuitamente as piscinas naturais localizadas a algumas dezenas de metros.

5. Mosteiros
Um pouco mais à frente, chegamos aos Mosteirosmeio praia, meio rochedo, composto por rochas negras e vegetação bem verde, com grandes rochedos no meio do mar, onde vale a pena admirar a baía e os quatro ilhéus que deram o nome à localidade. Nesta aldeia poderá admirar o Ilhéu de Mosteiros, banhar-se numa das piscinas naturais ou desfrutar da praia com a característica areia negra. Cenário perfeito para várias fotos.
Bônus: antes de passar ao ponto seguinte, faça um pequeno desvio de 7 km para descobrir o magnífico Miradouro das Cumeeiras que oferece algumas das mais bonitas vistas sobre a fantástica Lagoa das Sete Cidades.
Saiba também que este miradouro é muito menos conhecido do que o Miradouro da Vista do Rei e oferece a vista oposta sobre a Lagoa das Sete Cidades. Por estas razões, posso afirmar que este é o local ideal para aqueles que pretendem admirar esta beleza natural longe de multidões.

6. Miradouro Pedras Negras
Miradouro Pedras Negras oferece vistas para a Tromba do Elefante, um dos sítios mais peculiares da ilha. Tem este nome por causa da forma da falésia que se parece com uma cabeça de elefante com a tromba e as orelhas. Perto deste miradouro irá encontrar um barco onde pode tirar lindas fotos.

Dia 3: Roteiro Açores – Ilha de São Miguel
1. Miradouro Lagoa do Fogo
Comece o dia  tendo como próxima paragem, outra lagoa imperdível, Lagoa do Fogo, a mais alta  (altitude de 575 metros) e a mais nova da ilha com 15.000 anos
Para admirá-la, faça uma paragem no Miradouro da Barrosa e no Miradouro da Lagoa do Fogo onde terá disponível um parque de estacionamento. Ao chegarmos à Lagoa do Fogo, um dos ex-libris da ilha, deixamo-nos deslumbrar pelos seus diferentes matizes de azul e pela vista deslumbrante que se prolonga até ao oceano.
Do Miradouro da Lagoa do Fogo, terá a possibilidade de descer até ao nível da lagoa e à sua praia (caminhada com cerca de 2 km), com uma trilha de 500 metros de descida, tem praias dentro da cratera e um cenário que combina uma luz perfeita com as águas cristalinas que ali descansam. No entanto, tenha cuidado, pois as condições climáticas neste sítio mudam rapidamente (o céu azul pode dar lugar ao nevoeiro numa questão de minutos).
Informação: para desfrutar deste lugar, faça a visita num dia sem nevoeiro. Clique neste link para ver o estado do tempo em direto (webcam) – escolha a webcam “Lagoa do Fogo”.
Informação: saiba que também pode visitar a Lagoa do Fogo durante uma atividade que começa por levá-lo ao alto mar para admirar baleias e golfinhos durante um passeio de barco e, após o almoço, sairá num 4×4 para descobrir esta maravilha natural que é a Lagoa do Fogo.
Para os amantes de caminhadas, há a possibilidade de fazer uma atividade de 7 horas que o levará por um percurso pedestre em redor da Lagoa do Fogo.

2. Caldeira Velha
Seguindo na direção do interior da ilha subindo a serra de Água do Pau, pode-se fazer uma paragem na Caldeira Velha. O seu pequeno lago de águas tépidas, envolvido por uma frondosa mata de fetos, convida a um banho reparador!
Caldeira Velha é um parque onde vai encontrar uma fauna e flora muito diversificadas com duas piscinas onde a água é naturalmente quente (38 °C na pequena piscina e 21 °C na piscina grande).
Informação: no local vai encontrar vestiários e chuveiros.
Descendo em direção a Lagoa, pode-se visitar a Fábrica de Cerâmica com sua típica louça e mais à frente a Caloura, com o seu pitoresco porto de pesca artesanal protegido pelo Forte de Nossa Senhora da Conceição, com o seu Convento e a sua enseada, que convidam a uma paragem repousante.Vai sem dúvida apreciar a beleza e tranquilidade deste lugar incrível. 
3. Ribeira Grande
A Ponta da Bretanha marca a viragem para o percurso pela costa norte, onde iremos encontrar a cidade da Ribeira Grande, a segunda maior da ilha de São Miguel, construída sobre uma pequena colina.
Tal como eu fiz, pode também aproveitar o fato de estar na bela cidade da Ribeira Grande para comer e descobrir o belo Jardim Botânico, a Igreja de Nossa Senhora da Estrela, a Igreja do Espírito Santo e os Paços do Concelho do século XVII, com belos solares, moinhos, igrejas e jardins e ainda o complexo de Piscinas Municipais das Poças, mesmo junto ao mar.
4. Miradouro de Santa Iria
Depois de visitar a Ribeira Grande, siga para leste e pare no Miradouro de Santa Iria para desfrutar desta bela paisagem.
5. Praia de Moinhos
A Praia de Moinhos é para mim uma das mais lindas da ilha. Além da sua beleza vai encontrar no local um restaurante/café, vestiários e um grande parque de estacionamento a 200 metros da praia.
Bônus: a menos de 5 km da praia, encontrará as únicas plantações de chá da Europa com fins industriais.
Fábrica  do Chá Gorreana
Na costa norte da ilha, continuamos o nosso itinerário parando na Gorreana e Porto Formoso, para observarmos a cultura do chá e visitarmos as respectivas fábricas.
Situadas em Porto Formoso e na Maia, as plantações de chá da Gorreana e de Porto Formoso dar-lhe-ão a descobrir todas as etapas do processo de fabrico e terá ainda a oportunidade de passear pelo meio das plantações bem como provar o seu delicioso chá.
Os Açores é o único lugar na Europa em que se planta e produz chá no continente europeu. A Fábrica de Chá Gorreana atua ininterruptamente desde 1883, com o maquinário daquela época, por isso é um local que não pode falar no seu itinerário na ilha. A entrada na fábrica e na plantação, bem como a degustação dos chás são gratuitos. Garanto que o aroma que você sente lá dentro, junto de tomar uma xícara de chá quentinha é inesquecível.
Informação: a visita às plantações de Porto Formoso é mais autêntica e terá a companhia de um guia. Mesmo que visite a fábrica de Porto Formoso, convido-o a parar junto das plantações de chá da Gorreana para passear pelos seus campos com cerca de 1 km de comprimento (do outro lado da estrada, em frente à fábrica).
6. Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões
A 5 km de Salga encontra-se o Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões, onde vai encontrar uma bela cascata (mesmo no verão), um jardim botânico, antigos moinhos de água, uma loja de souvenirs e um café.
Informação: a cascata está situada no lado direito da estrada e o resto do parque do outro lado.
Informação: se gosta de aventura, saiba que pode fazer canyoning neste belo parque, uma experiência inesquecível.

Dia 4: Roteiro Açores – Ilha de São Miguel
1. Lagoa do Congro
Lagoa do Congro é uma lagoa com águas cristalinas, tranquila e encantadora. Este lugar está longe de ser um local turístico, mas é um dos meus lugares favoritos da ilha.
Como visitar a Lagoa do Congro?
Deixe a estrada principal quando vir o sinal a indicar “Lagoa do Congro“, depois continue pela pequena estrada que se vai tornar num caminho de terra. Depois de 900 metros, vai encontrar um novo sinal “Lagoa do Congro”. Deixe o seu carro aí e siga o pequeno caminho através da floresta durante 300 metros até à lagoa.

2. Miradouro do Pico do Ferro
Miradouro do Pico do Ferro, oferece magníficas vistas sobre a Lagoa das Furnas e as Caldeiras das Furnas, onde os moradores preparam o cozido à portuguesa em fornos naturais alimentados pela atividade vulcânica. Para desfrutar desta especialidade, é aconselhável reservar no dia anterior.
3. Lagoa das Furnas e Caldeiras das Furnas
Já na zona das Caldeiras das Furnas são vários os atrativos a visitar. 
São Miguel foi formada por mais de mil vulcões, nove ainda estão ativos e é nessa região que você poderá ver como as águas do subsolo reaparecem em forma de vapor.
Vila de Furnas é o principal local da atividade geotérmica da ilha. O Vale das Furnas, com as suas fumarolas (caldeiras), de água quente, lamas, águas medicinais e mais de vinte nascentes termais que a tornam uma das maiores hidrópoles do mundo.
É na Vila de Furnas que você vai poder encontrar milho cozido nas águas ferventes que passam na rua ao lado ou então se deliciar com o “Cozido de Furnas”. Este prato é cozido durante 6 horas dentro da terra e leva vários vegetais, embutidos e carnes que, você poderá desfrutar em diversos restaurantes locais.
Restaurante Tony's-Furnas
Cozido de Furnas
Pode visitar a Lagoa e as Caldeiras das Furnas antes ou depois de comer, de qualquer forma terá de pagar a entrada na Caldeira das Furnas (1 € por pessoa).
4. Parque Terra Nostra
Parque Terra Nostra é um dos mais belos jardins de São Miguel do séc. XVIII, com um lago-piscina de água termal férrea, “dominado” pela imponente Casa do Parque
Este bonito parque de 12 hectares com uma vegetação exuberante oferece um momento de tranquilidade no meio de uma coleção botânica impressionante (samambaias, sebes de hortênsias, entre outros).
Apesar de a piscina de água termal de cor ferruginosa a 38 °C convidar a um mergulho, a verdade é que essa água alaranjada irá sujá-lo, mas não se preocupe pois no local encontrará instalações sanitárias para se lavar.
Dica: leve uma roupa de banho ou calções usados/velhos pois é provável que vá ter que jogá-los fora depois.

5. Poça da Dona Beija
A Poça da Beija é conhecida pelas piscinas de água cristalina e lamas tonificantes. Este lugar era originalmente uma nascente de água onde os moradores iam tomar banho numa água naturalmente aquecida a 35 °C.
Há alguns anos foram feitas algumas obras e desde então há várias piscinas disponíveis para nadar nesta água de cor ferruginosa.
Mais a sul, junto à Lagoa das Furnasconvido-o a admirar a bela Ermida de Nossa Senhora das Vitórias. O acesso à parte sul é gratuito, mas só chegará lá a pé (encontrará um parque de estacionamento a pagar em frente à estrada).
Os banhos termais na Poça da Dona Beija e no Parque Terranostra  são uma excelente opção para desfrutar da água aquecida a mais de 39 graus celsius. Beba a água nas bicas no centro da Vila e descubra os sabores diferentes que ela tem, mais ferrosos ou mais gasosos. 
Sugestão: A vantagem deste lugar em comparação com o Parque Terra Nostra é o seu horário de funcionamento (23h) e o preço (mais barato), então, visite apenas este lugar se não tiver tempo ou não quiser visitar o Parque Terra Nostra
Dica: leve uma roupa de banho ou calções usados/velhos pois é provável que vá ter que jogá-los fora depois.
Quando da sua visita às Furnas, se passar pela Avenida Victor Manuel Rodrigues, não se surpreenda se vir uma casa invertida!
Esta “obra de arte” é, na realidade, uma subestação de transformação da empresa de eletricidade dos Açores.
Bônus: se tiver tempo, convido-o a descobrir a cascata de Ribeira Quente e a Praia do Fogo, ambas localizadas a 9 km a sul das Furnas.
Para visitar a cascata tem que seguir o pequeno caminho atrás da casa (do lado oposto ao mar). Se visitar a cascata de 40 metros no verão (como eu) vai ficar um pouco decepcionado porque não há muita água a cair!

6. Ribeira Quente 
De volta à costa, pode-se ir até Ribeira Quente com a sua Praia do Fogo de águas tépidas ou seguir logo em direção à Vila da Povoação, local de fixação dos primeiros povoadores da ilha, rodeada pelas suas sete lombas.
Situada na estrada que leva à Ribeira Quente, a Cascata Ribeira Quente é, sem dúvida alguma, uma das mais bonitas da ilha.
A 3 km depois da cascata, encontrará a Praia do Fogo, uma das praias que o aconselho a descobrir durante a sua visita a São Miguel. Para além da sua beleza, terá todos os serviços necessários para passar uns momentos agradáveis (parque de estacionamento, restaurante, entre outros).
Informação: o acesso a esta cascata situa-se entre dois pequenos túneis que se encontram na estrada. Não estacione a seu veículo neste lugar. Pode deixar o seu carro na beira da estrada, a 300 metros de distância antes ou depois dos túneis.

Dia 5: Roteiro Açores – Ilha de São Miguel
Nordeste 
O caminho de carro para o concelho de Nordeste é lindo, onde o relevo é mais acidentado e escarpado, mas preenchido com muita vegetação exuberante, que convida a explorar os diversos trilhos pedestres que aqui existem. Os seus muito bem cuidados e floridos miradouros obrigam a diversas paragens, como exemplo, nos Miradouros da Ponta da Madrugada, da Ponta do Sossego, do Salto da Farinha e da Ponta do Estorninho, entre outros. Quem gosta de observação de aves, deve visitar o Centro Ambiental do Priolo e ao final não deixe de visitar o Farol do Arnel.

1. Faial da Terra
Comece o dia com o trilho de 4,5 km no meio da floresta em Faial da Terra para apreciar a bela cascata do Salto do Prego. Durante um percurso circular de duas horas, para além da cascata e das lindas paisagens vai também poder descobrir um moinho de água abandonado.

2. Miradouro da Ponta da Madrugada
Além de oferecer uma vista incrível sobre o Oceano Atlântico, este miradouro tem toda a infraestrutura necessária para desfrutar dum agradável piquenique.
3. Miradouro Ponta do Sossego
A vista a partir deste miradouro é magnífica, mas o que torna este lugar tão extraordinário é a possibilidade de poder caminhar sobre a falésia rodeada por hortênsias. 
Não hesite em fazer um piquenique no miradouro Ponta do Sossego para desfrutar um pouco mais deste paraíso.

4. Farol do Arnel
Situado junto à vila do Nordeste e mesmo colado ao mar, o farol do Arnel foi o primeiro farol a ser instalado nos Açores. Começou a funcionar a 26 de novembro de 1876.
Pode descer até lá para admirar o farol mais de perto, ver as pequenas casas e os barcos dos pescadores.
Aconselho-o a deixar o seu carro perto do sinal “Farol do Arnel” e fazer os últimos 500 metros a pé. É possível ir de carro, mas a estrada é estreita, sinuosa e muito íngreme, com uma inclinação de 35 %.
Informação: para tirar bonitas fotografias, não hesite em parar junto ao Miradouro da Vista dos Barcos, situado a 2 km a sul da vila do Nordeste.

5. Ilhéu de Vila Franca do Campo
Já em Vila Franca do Campo, o principal motivo de atração deste local que não podemos deixar de visitar é a vista sobre Vila Franca do Campo o seu Ilhéu da Vila que pode ser visitado de barco e de provar as célebres Queijadas da Vila
Imagina estar no meio do Oceano Atlântico, em um ilhéu (ilha pequena), em forma circular, com uma grande piscina no centro, em que a temperatura da água é mais quente que fora, pois bem, assim é o Ilhéu da Vila.
Apenas fique atento, o local é uma Reserva Natural com uma belíssima piscina a cerca de 1 Km da costa, que só está acessível e fica aberto à visitação de Junho a Setembro através de ligações de barco a partir do cais Tagaretepois há uma preocupação de controlar o acesso. Cada segundo lá dentro vale muito a pena.
Termine o seu dia na Ermida de Nossa Senhora da Paz, construída em 1764. Segundo a lenda, esta capela foi construída depois da aparição da Virgem Maria a um pastor.
Clique aqui para comprar os bilhetes de entrada, que partem de hora em hora, das nove da manhã até às seis da tarde. Próximo desta vila, a Lagoa do Congro, merece uma visita.
Informação: é no ilhéu de Vila Franca do Campo que tem lugar o Red Bull Cliff Diving, o campeonato do mundo de saltos de penhascos.

6. Salga
Mesmo ao lado da pequena aldeia de Salga vai descobrir um lugar excecional com dois miradouros, uma cascata, uma pequena piscina, uma praia e vários lugares para fazer um piquenique.
A primeira coisa que vai encontrar no local é o Miradouro do Salto da Farinha, onde poderá admirar a cascata e o mar.
Ao seguir pelo pequeno caminho à esquerda vai ver mesas para fazer um piquenique e no fim do caminho vai encontrar o Miradouro da Pedra dos Estorninhos, onde pode ver o mar, a praia e a piscina.
Para descer até à praia e à cascata, terá uma estrada asfaltada mesmo antes do Miradouro Salto da Farinha.
Pode fazer esse trajeto de carro mas tenha atenção porque a estrada tem um desnível acentuado (30 %), o que pode ser perigoso se o piso estiver úmido ou se tiver alugado um carro pequeno sem grande potência para subir esse desnível. Para evitar quaisquer problemas, sugiro que desça os 500 metros a pé.

Outros locais imperdíveis
Estufas de Ananases
O Ananás dos Açores e as famosas estufas 
Sabia que a Ilha de São Miguel é o único lugar no mundo onde se cultiva ananases em estufas? 
A ilha é casa de cerca de 6,000 plantações e, apesar de nem todas estarem abertas ao público, isto não é um impedimento para se conhecer tudo sobre o processo de produção desta fruta exótica. As três plantações a visitar são: a Plantação de Ananás A. Arruda, na Fajã de Baixo; a Plantação de Ananás dos Açores, na Rua das Laranjeiras e o Ananás de Santo António, também na Fajã de Baixo
O ananás foi introduzido nos Açores em meados do séc. XIX como planta meramente ornamental. Com o declínio do comércio da laranja, produto que São Miguel exportava em largas quantidades, houve a necessidade de encontrar um novo produto que preenchesse esse vazio. Foram construídas as primeiras estufas e os ananases começaram a ser cultivados em vasos. Após o sucesso da cultura, o entusiasmo cresceu e iniciou-se a construção de muitas outras estufas na cidade de Ponta de Delgada e arredores; Vila Franca do Campo; Ribeira das TainhasPonta GarçaLagoa e Ribeira Grande
Atualmente, as exportações são mínimas e o ananás é maioritariamente consumido localmente e vendido a turistas que visitam a espantosa Ilha de São Miguel. 
Augusto Arruda decidiu apostar no cultivo desta fruta em 1919, e começou a produzir ananases em estufa na sua moradia familiar, uma antiga quinta de laranjas na Fajã de Baixo. Aberta ao público há mais de 100 anos, a Plantação de Ananases Augusto Arruda é a mais antiga da Ilha de São Miguel e uma das mais visitadas. 

Praia de Santa Bárbara
Praia utilizada para prática do surf, com um areal escuro e extenso, contraponto o paredão de pedras e o mar verde da ilha.

Freguesias
Para conhecer o povo encantador dos Açores, “se perca” pelas vilas menores como Rabo de Peixe, Santo Antônio e deixe-se levar por um estilo de vida tão diferente da correria dos dias atuais.
Espero que tenham a oportunidade de conhecer o arquipélago, não pude ver todas as ilhas, mas em breve por lá estarei novamente. E você, que lugar de Portugal gostaria de conhecer e ainda não teve oportunidade?

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest