Dia 3: Roteiro Açores – Ilha de São Miguel

Dia 3: Roteiro Açores – Ilha de São Miguel
1. Miradouro Lagoa do Fogo
Comece o dia  tendo como próxima paragem, outra lagoa imperdível, Lagoa do Fogo, a mais alta  (altitude de 575 metros) e a mais nova da ilha com 15.000 anos
Para admirá-la, faça uma paragem no Miradouro da Barrosa e no Miradouro da Lagoa do Fogo onde terá disponível um parque de estacionamento. Ao chegarmos à Lagoa do Fogo, um dos ex-libris da ilha, deixamo-nos deslumbrar pelos seus diferentes matizes de azul e pela vista deslumbrante que se prolonga até ao oceano.
Do Miradouro da Lagoa do Fogo, terá a possibilidade de descer até ao nível da lagoa e à sua praia (caminhada com cerca de 2 km), com uma trilha de 500 metros de descida, tem praias dentro da cratera e um cenário que combina uma luz perfeita com as águas cristalinas que ali descansam. No entanto, tenha cuidado, pois as condições climáticas neste sítio mudam rapidamente (o céu azul pode dar lugar ao nevoeiro numa questão de minutos).
Informação: para desfrutar deste lugar, faça a visita num dia sem nevoeiro. Clique neste link para ver o estado do tempo em direto (webcam) – escolha a webcam “Lagoa do Fogo”.
Informação: saiba que também pode visitar a Lagoa do Fogo durante uma atividade que começa por levá-lo ao alto mar para admirar baleias e golfinhos durante um passeio de barco e, após o almoço, sairá num 4×4 para descobrir esta maravilha natural que é a Lagoa do Fogo.
Para os amantes de caminhadas, há a possibilidade de fazer uma atividade de 7 horas que o levará por um percurso pedestre em redor da Lagoa do Fogo.

2. Caldeira Velha
Seguindo na direção do interior da ilha subindo a serra de Água do Pau, pode-se fazer uma paragem na Caldeira Velha. O seu pequeno lago de águas tépidas, envolvido por uma frondosa mata de fetos, convida a um banho reparador!
Caldeira Velha é um parque onde vai encontrar uma fauna e flora muito diversificadas com duas piscinas onde a água é naturalmente quente (38 °C na pequena piscina e 21 °C na piscina grande).
Informação: no local vai encontrar vestiários e chuveiros.
Descendo em direção a Lagoa, pode-se visitar a Fábrica de Cerâmica com sua típica louça e mais à frente a Caloura, com o seu pitoresco porto de pesca artesanal protegido pelo Forte de Nossa Senhora da Conceição, com o seu Convento e a sua enseada, que convidam a uma paragem repousante.Vai sem dúvida apreciar a beleza e tranquilidade deste lugar incrível. 
3. Ribeira Grande
Ponta da Bretanha marca a viragem para o percurso pela costa norte, onde iremos encontrar a cidade da Ribeira Grande, a segunda maior da ilha de São Miguel, construída sobre uma pequena colina.
Tal como eu fiz, pode também aproveitar o fato de estar na bela cidade da Ribeira Grande para comer e descobrir o belo Jardim Botânico, a Igreja de Nossa Senhora da Estrela, a Igreja do Espírito Santo e os Paços do Concelho do século XVII, com belos solares, moinhos, igrejas e jardins e ainda o complexo de Piscinas Municipais das Poças, mesmo junto ao mar.
4. Miradouro de Santa Iria
Depois de visitar a Ribeira Grande, siga para leste e pare no Miradouro de Santa Iria para desfrutar desta bela paisagem.
5. Praia de Moinhos
Praia de Moinhos é para mim uma das mais lindas da ilha. Além da sua beleza vai encontrar no local um restaurante/café, vestiários e um grande parque de estacionamento a 200 metros da praia.
Bônus: a menos de 5 km da praia, encontrará as únicas plantações de chá da Europa com fins industriais.
Fábrica  do Chá Gorreana
Na costa norte da ilha, continuamos o nosso itinerário parando na Gorreana e Porto Formoso, para observarmos a cultura do chá e visitarmos as respectivas fábricas.
Situadas em Porto Formoso e na Maia, as plantações de chá da Gorreana e de Porto Formoso dar-lhe-ão a descobrir todas as etapas do processo de fabrico e terá ainda a oportunidade de passear pelo meio das plantações bem como provar o seu delicioso chá.
Os Açores é o único lugar na Europa em que se planta e produz chá no continente europeu. A Fábrica de Chá Gorreana atua ininterruptamente desde 1883, com o maquinário daquela época, por isso é um local que não pode falar no seu itinerário na ilha. A entrada na fábrica e na plantação, bem como a degustação dos chás são gratuitos. Garanto que o aroma que você sente lá dentro, junto de tomar uma xícara de chá quentinha é inesquecível.
Informação: a visita às plantações de Porto Formoso é mais autêntica e terá a companhia de um guia. Mesmo que visite a fábrica de Porto Formoso, convido-o a parar junto das plantações de chá da Gorreana para passear pelos seus campos com cerca de 1 km de comprimento (do outro lado da estrada, em frente à fábrica).
6. Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões
A 5 km de Salga encontra-se o Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões, onde vai encontrar uma bela cascata (mesmo no verão), um jardim botânico, antigos moinhos de água, uma loja de souvenirs e um café.
Informação: a cascata está situada no lado direito da estrada e o resto do parque do outro lado.
Informação: se gosta de aventura, saiba que pode fazer canyoning neste belo parque, uma experiência inesquecível.

                                                                                         CLIQUE AQUI PARA VOLTAR AO ÍNDICE

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest