Hai Van Pass

18:48

O Hai Van Pass ou “Mar de Nuvens” é uma montanha natural que se projeta para o Mar do Leste (Sul da China). 
Durante séculos, essa barreira natural representou o limite do reino hindu de Champa que residia ao sul do Hai Van Pass e o início do Reino Confucionista-Budista de Dai Viet (Grande Viet) que ficava ao norte. Os dois reinos lutaram constantemente para controlar a terra de cada lado do passe. O Cham empurrou para o norte até a capital Dai Viet de Thang Long (Hanoi) em 1371.
São 25 km de estrada que serpenteia sobre uma fortaleza de montanhas, conectando Da Nang com a cidade de Lang Co na província de Hue, sendo perfeito para uma viagem entre os pontos turísticos populares de Hoi An / Danang para o sul e Hue para o norte e seu mirante oferece belíssimas vistas da Baía Da Nang.
Chegam a dizer que é um dos trechos de serra mais bonitos do mundo. Seria um pouco de exagero? A verdade é que a fama tem crescido depois de terem filmado ali um episódio do programa da BBC: Top Gear – Vietnam Special. Popularizado o lugar, viajantes do mundo inteiro, armados com varas selfie agora vêm em massa para enfrentar a rota e mergulhar em vistas deslumbrantes sobre a montanha e costa, que realmente merecem um passeio.
Abaixo o roteiro feito através do Google maps. Foi idealizado de forma que pode ser perfeitamente utilizado tanto para quem está de moto ou para quem vai de carro ou bicicleta, pois tem informações sobre os principais pontos de visitação.
Durante a "Guerra Americana", como a "Guerra do Vietnã" é conhecida pelos vietnamitas, o Hai Van Pass ligava as duas cidades marcadas pela guerra - Hue e Danang -através da perigosa e arduamente desafiadora Rodovia 1. 
Graças a um túnel com mais de 6 km sob as montanhas, concluído em 2005, a maioria dos transportes agora passam pelo túnel, que além de encurtar o caminho em uma hora, deixa o Hai Van Pass uma das estradas mais cênicas do Vietnã. No entanto, não são permitidos através do túnel veículos de duas rodas, como motos e bicicletas, e ocasionalmente caminhões.
Essa estrada, apesar de ser toda de um asfalto muito bom, ela é super popular entre motociclistas em busca de emoção devido às suas estradas sinuosas, curvas súbitas e cantos cegos. O que faz a viagem ficar um pouco mais demorada, pois uma viagem de moto entre Da Nang e Hue através Hai Van Pass leva entre três e cinco horas.
Depois de uns 20 kms de Da Nang, começa a subida. É uma bela montanha e a estrada vai seguindo no meio da mata e com vistas para baías desertas e o mar lá embaixo.
Durante a dinastia de Nguyen (1802-1945), a passagem era um local militar importante e servido como uma proteção para a cidadela Real de Hue.Sob a regra do segundo imperador da dinastía Nguyen Rei Minh Mang em 1826, as tropas francesas construíram um blockhouse, chamado Don Nhat, para proteger o Hai Van Pass. Hoje nesta parte mais alta tem um ponto de parada, com alguns vendedores de souvenirs e “bunkers” que foram utilizados pelos americanos na época da guerra.
Junto com a  estrada  vai mais abaixo o trilho do trem. Dizem que também é uma bela viagem.  Quem quiser apreciar as belas paisagens tem que escolher o lado certo para sentar: quem vai de Hue para Hoi An, tem que escolher o lado esquerdo; e quem vai de Hoi An para Hue tem que sentar do lado direito.
Tivemos a oportunidade de fazer os dois trajeto, e achei o percurso de Hoi An para Hue mais bonito, pois passa por uma paisagem encantadora de lagoas, montanhas e vales.
Depois de percorrer a costa por um tempo, uma ponte extremamente longa e moderna em Lang Co sobre o Rio Han sinalizava o início do Hai VanPass. 
As belas aldeias de pescadores, muitos cemitérios vietnamitas interessantes.
O lado mais puro do Vietnã! Seria mesmo exagero dizer que o Vietnã poderia ser o país mais bonito na Terra?

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest