Dicas de Luang Prabang-Laos

11:40

Neste nosso mais um dia, tivemos que acordar bem cedo em Luang Prabang. Mas os habitantes desta pequena cidade, todos dias às 6h da manhã, antes mesmo do sol nascer em Luang Prabang no Laos, eles já estão nas ruas para mais um dia do que chamam “A Ronda das Almas” ou “Cerimônia das Esmolas”.
Quando os monges saem às ruas da cidade, descalços, em fila indiana com seu recipiente de metal, para recolher a comida oferecida para eles. São muitos monges, desde os mais velhos até rapazes e meninos, todos vestidos com suas indumentárias cor de açafrão. Rondam a cidade toda, em silêncio, alguns parecem em estado meditativo, outros demonstram sua real humildade.Eles vêm dos mais de 33 templos da cidade e caminham pelas pequenas ruas do "centro".
Os devotos aguardam o início da cerimônia de joelhos ou sentados no chão. O objeto de entrega geralmente é comida, principalmente aquele arroz grudento, embora a eles também são entregues outros tipos de ofertas, tais como biscoitos, frutas, etc.
Esse é um ritual para quem vê significado em doar,  oferecer comida é sinal de agradecimento independente das crenças, pois é com esse alimento que eles vivem o dia todo. É uma cerimônia bonita, cheia de simbolismo, que com o passar dos anos se tornou um atrativo turístico na cidade. Tanto que pela cidade existem alguns cartazes que ensinam o que fazer durante a cerimônia, como: observar a uma certa distância, vestir-se corretamente (ombros, tronco e joelhos cobertos), não tocar nos monges, fazer silêncio, não usar flash, etc.
O nosso guia explicou que muitos rapazes e meninos vão para os templos, não para serem monges, mas porque os pais querem que eles aprendam lições de bondade, humildade, respeito, o equivalente ao nosso “servir ao Exército”. Lá eles aprendem a lavar suas roupas, limpar e arrumar os templos, além dos ensinamentos budistas. Depois de um certo templo eles podem sair, voltar para casa, trabalhar, casar. Assim como também, em qualquer época que sentirem necessidade,  podem voltar a morar novamente nos templos, pelo templo que for necessário.Ele citou como exemplo, ele mesmo, que voltou a viver como monge por duas vezes na vida, sendo uma delas quando seu pai faleceu, inclusive ele já estava até casado e ficou lá mais de um ano.
O Hill Phou se, também grafado como Phousi, Phu Si ou muitas vezes chamado Monte Phousi, é um monte de 100 metros de altitude, cuja tradução literal é a colina sagrada, que nasce no coração da cidade de Luang Prabang de frente  para o Palácio Real. No topo da colina Phou Si tem o Templo de Wat Chom em Si.
Phou Si Hill é uma das principais atrações turísticas em Luang Prabang, não tanto pelos seus templos, mas as vistas espetaculares sobre a cidade. Todos os cantos de Luang Prabang podem ser vistos do topo da colina Phou Si, ou seja, uma visão de 360 graus.
De um lado temos o Nam Khan Rio e a cidade de Luang Prabang (Rio Nam Khan é facilmente reconhecível pela ponte metálica construída para unir as duas margens). No extremo oposto do Rio Nam Khan visto no Phou Si Hill é o Rio Mekong, que atravessa a Luang Prabang.
Wat Chom Se
No topo do morro está localizado Phou Si Buddhist templo Wat Chom se, construído no ano de 1804 pelo Rei Anourat. A estrutura que pode ser vista à distância é um stupa de 24 metros de altura, branco retangular e decorado por uma base de 7 Golden parasol.
O acesso ao stupa é proibida e protegida por um portão, stupa só pode conceder esta sala de oração ao lado do stupa.
Wat Pa Houak
O primeiro lance de escadas para a subida para o Monte Phou Si, próximo à entrada para o Royal Palace de Luang Prabang, está situado o pequeno templo abandonado chamado Wat Pa Houak.
Taxa de entrada e horas de abertura
O preço do bilhete são 20.000 kip (aprox. 2
), este bilhete de entrada permite o acesso ao topo do Monte Phou Si e também permite o acesso ao recinto de Wat Tham Phu si, estátuas de Buda.
A bilheteria está localizada no topo da escada, permitindo o acesso livre ào Wat Pa Houak.
No final da tarde aproveite para andar pelas ruas, é uma boa maneira de absorver os arredores, a natureza suave e despretensiosa dos moradores, da criança que brinca, dos meios de transporte, dos restaurantes, das lojas, do rio, do barco, dos gatos...
Pausa para admirar mais Wat’s, pois nem todos são abertos para visitação.
Na Avenida Khem Khong com vista do Rio Mekong, restaurantes e casario em estilo francês.
No Laos, até os gatos parecem estar meditando, rrsss...
Caminhe até o final da península na volta passe pelo Hotel Três Nagas, com seus carros Citroën e Mercedes estacionados fora.
Chegando novamente ao Hotel Villa Santi, uma  escola de construção francesa. Se for início da noite siga em frente até onde está o Mercado Noturno.
O Mercado Noturno de Luang Prabang acontece todas as noites, mais ou menos entre as 17h e 22h, na Sisavangvong Road, que fica fechada só para pedestres. Mesmo que você não tenha a intenção de comprar, vale a pena explorar a área da atração para conhecer mais da cultura e dos costumes do Laos. Ele começa em frente ao Palácio Real e continua por alguns quarteirões.
O bom deste mercado é que os vendedores não ficam assediando os turistas e por isso é possível olhar tudo com calma. Eles, ou melhor, elas, pois são quase todas mulheres, ficam sentadas atrás das mercadorias, sem intimidar os compradores. O povo laociano é assim, mais discreto.
O chato é que a maioria das mercadorias não ostentam o preço. Se a gente se interessar em algo, tem que se abaixar e negociar. Pelo que vi, a maioria das vendedoras não entende mais do que How much? Os preços são mostrados numa calculadora. Eu tenho horror à prática da pechincha, mas lá não achei necessidade de pechinchar, pois tudo já é muito barato, mas dá para ter um desconto ao levar vários produtos, por exemplo. Ah, leve dinheiro (Kip ou dólar)!

O mercado noturno de Luang Prabang é muito bonito, as peças são muito lindas, os tecidos bordados em cores vibrantes, bolsas únicas, capas de almofadas, echarpes e um mundo de objetos muito diferentes. Além disso, tem uma seção de comidas vegetariana, algumas barracas trabalham no sistema de buffet por pessoa, onde come-se à vontade), cujos preços costumam ser pequenininhos.
Tudo fecha relativamente cedo, não deixe para jantar depois das 22 senão vai ficar sem comida. Não espere noitadas.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest