Deauville e Trouville-sur-Mer | França

06:22

Deauville e Trouville são duas das mais disputadas cidades da Normandia. Separadas pelo Rio La Touques, mas unidas pelo charme e pela Pont des Belges que, você cruza caminhando – se não fosse pelo rio e pela ponte, a gente nem saberia onde terminou Deauville e começou Trouville – as duas cidades são bem pequenas e o carro quase não será necessário. Então, abandone o carro e aproveite para apreciar as elegantes casas locais. Basta um curto passeio para entender o porquê da cidade atrair um público tão exigente.

Localizadas à beira-mar, no Departamento de Calvados, as cidades vizinhas é um destino de luxo e refinamento, que atrai um público super-exigente e elegante que busca destinos de altíssima qualidade. Estes pequenos balneários francês, tem todo o toque dos tempos áureos da Belle Époque, no século XIX, quando as famílias mais ricas de Paris começaram a frequentar Deauville por ser a praia mais próxima da capital francesa, tornando-se o balneário preferido da aristocracia parisiense. Ainda é capaz de surpreender pelo refinamento e elegância com que trata o turista.

Como dissemos acima, Deauville e Trouville estão ligadas apenas por uma ponte e atravessá-la não demora mais de três minutos caminhando. Ainda que a distância seja mínima, as duas cidades oferecem aos visitantes personalidades distintas. É fato que elas se igualam em elegância, porém Deauville é mais cheia de glamour e parece ter nascido para o estrelato. 

Trouville, por outro lado, é mais reservada e opta pela discrição. Trouville, apesar de vizinha da pomposa Deauville, oferece aos visitantes um clima mais ameno e menos ligado à antiga aristocracia parisiense. As duas se complementam e formam um dos lugares mais imperdíveis de toda a França. Pode até parecer estranho, mas as cidades separadas apenas pela pequena Ponte des Belges realmente são diferentes. Por isso, experimente as duas!

Como chegar

Deauville e Trouville estão na rota dos trens franceses, o que já facilita, e muito, a locomoção dos turistas até lá. Quem estiver em Paris poderá tranquilamente fazer um passeio de bate e volta a partir da estação Saint Lazare até a estação Trouville-Deauville. A viagem de trem ou carro, a partir da capital francesa, leva apenas duas horas. Deauville e Trouville estão localizadas a 200 km de Paris, 89 km de Bayeux, 18 km de Honfleur e 62 km de Étretat. Quem prefere viajar de ônibus conta com uma linha que liga Le Havre/Honfleur/Deauville/ Cabourg/Caen. A empresa que opera o trajeto é a Bus Vert du CalvadosDeauville oferece também um pequeno aeroporto – Saint Gatien Airport – porém os voos são quase todos para a Inglaterra

Como se locomover
As cidades são muito pequenas e o carro quase não será necessário. Com apenas 4 km² de área, Deauville pode ser facilmente percorrida a pé – a dica é estacionar o veículo em um local gratuito ou numa vaga de estacionamento/parquímetro barato e passear a pé. Esta é a melhor maneira de conhecê-la, especialmente  no verão e nos finais de semana, quando a cidade fica absolutamente lotada e o tamanho dos engarrafamentos é inacreditável, capazes de tirar qualquer turista feliz do sério – realmente não tivemos sorte e pegamos trânsito ruim e sem lugar para estacionar. Quanto mais afastado do centro, mais fácil será encontrar vagas gratuitas e você irá pegar menos engarrafamento. Outra maneira eficiente para circular é a bicicleta. Os adeptos a este meio de transporte, o melhor é alugar uma bicicleta. Elas podem ser alugadas na cidade, assim como alguns carrinhos movidos a pedaladas para duas pessoas.

Onde ficar 
Hospedar-se em Deauville e Trouville não é muito barato, especialmente nos fins de semana, feriados e períodos de calor (nem precisa ser muito calor). Os hotéis mais caros e disputados estão localizados à beira mar e quanto mais afastado da praia, mais acessível será a hospedagem. Caso esteja de carro e com orçamento contado, prefira os hotéis mais afastados do centro, sempre com melhores tarifas e estacionamentos gratuitos.


Deauville
Foi durante o Segundo Império Francês, implantado por Napoleão Bonaparte no século XIX, que a cidade ganhou investimentos e atenção, a ponto de se tornar um dos balneários preferidos da aristocracia parisiense. A curta distância para a capital francesa, as belas praias e o clima quase sempre estável foram cruciais para que Deauville ganhasse destaque. A cidade resistiu ao tempo e ainda hoje vive do glamour de ser um refúgio para a elite – um lugar que parece saber que nasceu para o estrelato, sempre pronto para receber o próximo famoso.

Nesta mesma época, em 1923, foi construído o calçadão Les Planches Promenade, onde os vestiários têm nomes de grandes estrelas do cinema que já estiveram no Festival Du Cinéma Américain de Deauville, como Jack Nicholson, Rita Hayworth, Lauren Bacall ou Kim Novak. Já no século XX foram construídos os grandes hotéis de luxo e o Casino Barrière de Deauville, que vieram para confirmar a reputação aristocrática e luxuosa do balneário.

Sim, em Deauville o glamour e o requinte acompanham o povo até na praia, com os guarda-sóis coloridos se transformando em barracas que protegem do calorão no verão e da ventania no inverno. O calçadão de madeira Les Planches Promenade, tem 600 m de comprimento e serve como uma grande passarela de praia, onde desfilam ricos e famosos de todos os naipes. 

As barracas coloridas que decoram a longa faixa de areia na praia, o calçadão de madeira e as elegantes cabines decoradas com nomes de grandes astros do cinema são palcos para os desfiles de quem quer ver e ser visto em Deauville.

Embora a faixa de areia seja bem boa, as praias não são particularmente atraentes por ali, e ninguém em sã consciência vai a Deauville para de fato curtir praia e nadar - em poucos instantes circulando por lá, você vai perceber que o povo está lá na verdade para fazer caras e bocas e causar (chega a ser engraçado).

Não existem muitas atrações turísticas que você precise riscar da sua lista em Deauville. O Centro de Deauville é um lugar para flanar despreocupadamente, babando nas vitrines e boulangeries. O objetivo é relaxar e não turistar, mas se você é do tipo que não viaja sem uma listinha de pontos turísticos do destino, seguem alguns lugares que você pode anotar para visitar em Deauville

Para quem quiser mais informações, o centro de informações turísticas, o Deauville Tourisme fica bem pertinho da ponte entre as duas cidades e da estação ferroviária, no Quai de l'impératrice Eugénie, um lugar bem lindo para um passeio. 

Os jardins são impecáveis, tudo é limpíssimo e refinado, com um ar de tranquilidade e calmaria. A graça é justamente aproveitar o 'dolce far niente'. As belas praças de Deauville, com delicadas casas em estilo normando, são cercadas por lojas de alta costura, cafés refinados, boulangeries artesanais e excelentes mercados gourmets. 

Mesmo que não seja viável renovar o guarda-roupa, os mercados gastronômicos de produtores locais são capazes de proporcionar maravilhosos momentos aos amantes da boa mesa. 

Não perca a chance de apreciar a arquitectura típica normanda, passear pelas feiras e mercados que vendem de produtos frescos regionais a bolsas de couro, aproveitar para experimentar os tradicionais queijos normandos, assim como embutidos com maravilhosas misturas de frutas secas, produtos pouco comuns no Brasil.

Os mercados de rua, apesar de deliciosos, não são os únicos atrativos da gastronomia local. Deauville está bem representada entre os grandes restaurantes da França, então, você deve experimentar a famosa culinária local, à base de frutos do mar, como os fresquíssimos 'Moules Frites' (mariscos com batatas-fritas) ou sentar num dos muitos cafés ao redor da Place de Morny. Talvez o bolso não seja suficiente para ir às compras, ainda assim vale se encantar com as vitrines impecáveis das lojas de alto luxo de decoração, moda e galeria de arte que se orgulha por ter sediado a primeira loja de Coco Chanel.

Praça Morny

É o ponto central de Deauville, a praça principal do balneário, cercada de lojas de alta costura, mercados gourmets, cervejarias, creperias, boulangeries artesanais (padarias) e cafés sofisticados.


Praça du Marché
Uma praça linda, ao lado da Place de Morny, com arquitetura tipicamente normanda, onde acontecem as feiras e mercados gastronômicos de produtores locais (por isso o nome 'Praça do Mercado').


Mairie de Deauville

A Prefeitura do balneário, um prédio lindo em estilo arquitetônico normando. 

1ª loja de Coco Chanel
Foi em Deauville que Coco Chanel começou a vida. A cidade se orgulha por ter sido lá a 1ª loja de Coco Chanel, que vendia apenas chapéus, aberta em 1913. Ela era uma órfã que foi colocada ainda pequena em um colégio de freiras. Ali, começou a aprender a costurar. Em seguida, ela já mocinha foi trabalhar em um bar. 

Ali se prostituiu até conhecer Beau Brummell, o amor da vida dela, que morreu em um acidente de carro quando vinha visitá-lá. Ela criou o básico vestidinho preto por nunca mais ter se recuperado desta perda. Alguns homens ajudaram-na a estabelecer a sua 1ª loja em Deauville, onde ela começou a criar roupas que jamais haviam sido vistas na época, inclusive a roupa de marinheiro listrada que é o símbolo da Maison.

Já famosa, ela se mudou para Paris e viveu lá durante 35 anos, em uma suíte do Hotel Ritz na Place Vendôme. Infelizmente, hoje em dia, no endereço da 1ª loja Chanel, há apenas uma loja de roupas qualquer - a única indicação da importância do local é uma placa.

Villa Strassburger
Um suntuoso palácio da Belle Époque, construído em 1907 pelo Barão Henri de Rothschild em uma fazenda que pertenceu à família de Gustave Flaubert  – pode ser visitado no verão.

Eglise Saint Augustin/Igreja de Santo Agostinho

Aprecie a bela e serena arquitetura da Eglise Saint Augustin,  uma linda igreja localizada bem no centro de Deauville. Você pode visitar a Eglise Saint Augustin para se maravilhar com a arquitetura, fazer uma pausa para respirar ou acender uma vela e fazer uma pausa para reflexão dentro da capela-mor. Está aberto diariamente com sinalização afixada sempre que há algum serviço religioso. A igreja, com a sua fusão de arquitectura neogótica e romana, parece imponente mas reverente. Dentro da igreja você pode apreciar pinturas detalhadas e um grande vitral que serve de memorial à Segunda Guerra Mundial.


Calvados Experience - Deauville
Fica localizada no Departamento de Calvados, que é conhecido justamente pela bebida que leva o mesmo nome, um conhaque feito de maçã que é a marca registrada da região.

Vários lugares oferecem degustações de Calvados, mas, se você quiser 'se aprofundar' nos seus conhecimentos sobre o destilado, o Calvados Experience fica na Route de Trouville, perto da Pont-l’Évêque (a uns 12 Km/15 min de carro do centro de Deauville), e oferece exibições em realidade virtual, degustações de várias marcas da bebida e, é claro, uma super loja de souvenirs.

O Calvados Experience funciona das 9h30min às 19hs de abril a setembro, e das 10 às 13hs e das 14 às 18hs de outubro a março. O valor da visita + degustação é € 12,50 (adultos), € 8 (entre 6 e 17  anos) e grátis para menores de 6 anos.

Por fim, além das praias, os abastados também frequentavam as corridas de cavalo do Hipódromo La Touque, que faz muito sucesso ainda hoje, assim como os campos de polo e golfe.


Trouville



Trouville-su
r-Mer, do outro lado do Rio La Touques, é muitas vezes referida como a prima 'pobre' de Deauville, que de pobre na verdade não tem nada. O clima lá é mais residencial, leve e despretensioso, menos aristocrático e estrela-de-cinema. O balneário de Trouville é mais discreto e tranquilo, e me pareceu ainda mais chique e elegante que a pomposa vizinha Deauville, cheio de ruas estreitas ladeadas por casarões lindíssimos.

Como comentei antes, apesar de serem praticamente coladas uma na outra – separadas apenas pela pequena Ponte des Belges – depois de cruzar a ponte, em poucos minutos, já se percebe que as primas-irmãs têm personalidades bem distintas e ambas merecem a sua visita.

Fiquei encantada com as mansões normandas dos séculos XIX e XX, todas impressionantes de lindas. A grande Plage de Trouville é toda cheia de grandes mansões à beira-mar, cada uma delas com escadinhas que dão acesso direto e exclusivo à praia, uma mais bonita que a outra, o que deixa o lugar bem diferente de DeauvilleFico me perguntando se ainda existem mesmo tantos parisienses com grana e dispostos a bancar a manutenção milionária daqueles imóveis de praia.

Os divertidos cartazes ao longo da praia revelam uma cidade leve e tranquila. A praia de Trouville também oferece aos visitantes um grande calçadão – o Promenade des Planches, construído em 1867, a pista é toda decorada pelos tradicionais pôsteres vintage do designer Raymond Savignac. 

Os desenhos se tornaram marca registrada da cidade e, em 2001, o artista gráfico recebeu como homenagem a mudança do nome do calçadão, que agora se chama Promenade Savignac. A praia de Trouville é toda acompanhada por grandes mansões, o que torna o passeio diferente de Deauville. 

A cidade de Trouville fez sucesso entre grandes artistas e escritores do século XIX. Descoberta pelo pintor Charles Mozin, a praia da cidade – chamada de Rainha das Praiasserviu de inspiração para artistas como Claude Monet e Eugène Boudin, assim como os escritores Marcel Proust e Gustave Flaubert, que ganhou até uma estátua em sua homenagem na cidade.

Trouville surgiu como um porto pesqueiro, uma vila de pescadores, o que a torna um dos melhores lugares da França para experimentar frutos do mar fresquíssimo. Os barcos aportam no grande mercado de peixe – La Poissonneríe – e os produtos seguem direto para as bancas. 

Não deixe de fazer uma visita ao Marché aux Poissons – o mercado de peixes, bem na frente do porto – ali mesmo, em mesinhas dispostas nas calçadas, os visitantes podem experimentar as delícias e desfrutar das iguarias normandas preparadas na hora. É um dos melhores passeios de toda a Normandia para os amantes da boa gastronomia.

Além do famoso mercado de peixe, outro lugar onde você não pode deixar de passear é no badalado Boulevard Fernand Moureaux. A avenida se une às pequenas ruas da cidade e se torna um maravilhoso polo gastronômico, cheio de feiras ao ar livre, com vários pequenos restaurantes, cafés, boulangeries cheirosas, brasseires (cervejarias) e lojinhas de produtos regionais. 

Os preços são mais em conta do que a vizinha Deauville e o clima é excelente! Se caminhar até a praia, você encontrará ainda várias opções de restaurantes à beira mar.

Um famoso e folclórico restaurante local por ali é o Les Vapeurs, também na frente do porto dos pescadores, que desde 1927 recebe VIPS de todos os tipos, com cozinha especializada, é óbvio, em frutos do mar.

É ali que fica também a linda Mairie de Trouville (a Prefeitura do balneário) e, um pouco mais adiante, o famoso Casino Barrière de Trouville, na Place Foch.

Por último, se tiver tempo, faça uma visita à Église Bonsecours, do século XIX, entre a Rue du Chancelier e a Rue de la Chapelle – tem um estacionamento pago ali ao lado.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest