Roteiro de viagem a Nerja e Frigiliana | Espanha

16:38

Crédito da Foto: Viagens e Caminhos
Nerja
Conheça a cidade de Nerja, repleto de paisagens naturais como, belas praias, cavernas e formações rochosas, além das características casas e edifícios brancos da região e também das Cuevas de Nerja, a mais incrível caverna da Espanha.
Com pouco mais de 20 mil habitantes, a cidade também é rica em história e cultura, com museus e igrejas que nos fazem viajar no tempo. Sua história remonta há cerca de 20 mil anos com a passagem de romanos, muçulmanos e outros povos.
Além das diversas praias e vistas para o Mar Mediterrâneo, a cidade é famosa por abrigar a Cueva de Nerja. Também fica aos pés do Parque Natural das Serras de Almijara, Tejeda e Alhama, além do Rio Chillar desembocar na região, misturando diversas paisagens.
Nesta postagem iremos indicar os principais pontos turísticos da cidade e mostrar um pouco do que fazer em Nerja na Espanha.

Quando ir 
Por ser uma cidade litorânea, o verão é a melhor época para visitar a cidade e ao mesmo tempo aproveitar as praias. No verão (entre junho e agosto) raramente chove e as temperaturas estão mais altas, próximo aos 30º C.
Mas vale lembrar que no verão os preços aumentam e a cidade fica mais lotada de turistas.
Durante os meses de maio e outubro o clima é muito favorável para apreciar a cidade, também com pouca chuva. Entre outubro e abril também não chove muito, ótimo para passeios, porém, torna-se frio para entrar no mar.

Como chegar 
A pequena cidade de Nerja fica a 66 km da província de Málaga, sul da Espanha, 93 km de Granada, 509 km de Madrid e a 942 km de Barcelona.
A cidade não conta com aeroporto e linha de trem bala. O aeroporto mais próximo é o de Málaga, situado a 80 km e o de Granada a 104 km. Com isso, o principal meio de transporte público para Nerja é o ônibus.
Os ônibus partem ao longo de todo o dia de Málaga para Nerja, e você pode optar por uma viagem mais direta ou com paradas. Em geral, este trajeto tem duração de 1h30min. Partindo de Granada, a viagem terá cerca de 2 horas.
O que fazer em Nerja
Como já citado, a cidade tem diversas paisagens e pontos turísticos naturais, a beleza destas paisagens é única e merece, com certeza, a sua visita.
As praias e cavernas são os maiores destaques, mas também o centro histórico chama muita atenção, com diversas obras arquitetônicas imponentes.
Na verdade, as próprias casas, bairros e arquitetura da cidade são interessantes, por isso um passeio pelas pequenas e estreitas ruas, já proporciona ótimas experiências.
Também podemos encontrar diversos passeios guiados, que são uma forma de visitar as atrações em pouco tempo. Veja o que fazer em Nerja na Espanha:

Atalaya de la Torrecilla 
A tradução de Atalaya é torre de vigia, mas na verdade, hoje em dia só se restam os vestígios da mesma. A provável data de sua construção é estimada entre os séculos XIII e XV, devido a ser uma torre de vigilância nasrida.
Localizada em uma formação rochosa próxima à Playa de Torrecilla, proporciona uma bela vista da praia e do mar mediterrâneo, por isso vale a pena dar uma passada para vislumbrar a paisagem.
Parque Plaza de Los Cangrejos
Recentemente construída a Plaza de Los Cangrejos é um local agradável à beira mar, com árvores que proporcionam boas sombras. Possui também jardins, alguns monumentos e uma fonte.
A praça fica ao lado da Playa de Torrecilla e também de um calçadão a beira mar com vista do Balcón de Europa. A praça conta com bares e restaurantes ao redor e é muito comum a realização de eventos nela.
Escadaria Arco-Íris e o Barco La Dorada
Depois de visitar o Plaza de Los Cangrejos é hora de conhecer mais Nerja. Depois de uma curta caminhada pelo calçadão, você encontrará um dos lugares mais coloridos de Nerja – a Escadaria do Arco-Íris!
Neste local cada um dos degraus é pintado com uma cor diferente, parecida com a Escadaria Selarón, no Rio de Janeiro
Depois, a uma curta caminhada dentro da cidade, você encontrará o icônico barco de pesca em tamanho real La Dorada. Se você não sabia, Nerja é conhecida como o local de filmagem da famosa série de TV “Verano Azul”. Foi um show muito popular na Espanha e também no exterior. Localizada nos arredores de Nerja, encontra-se uma réplica em tamanho real de um barco de pesca apresentado na série. É um local imperdível, especialmente se você já viu a série!
Mirador da Calle Tajillo
Uma bela joia escondida no centro histórico de Nerja é a Calle Tajillo. É uma pequena rua atrás da Iglesia de El Salvador, muito perto da Balcón de Europa.
É provavelmente a rua mais florida de Nerja. Há vasos de flores nas paredes, ao redor das janelas e no chão. Basta passear pela igreja e com certeza você não vai perder! A Calle Tajillo é muito curta e termina com um lindo mirante com vista para o litoral – Mirador de Calle Tajillo.

Igresia El Salvador de Nerja
Igresia El Salvador de Nerja começou a ser erguida no ano de 1505, porém, passou por diversas reformas e amplificações até chegar a atual aparência. Ela fica localizada no centro histórico da cidade, próxima ao Balcón de Europa.
A igreja tem estilo barroco, com aparência simples de uma torre sineira em seu lado direito. Possui três naves separadas por arcos semicirculares. A nave central é coberta por arte mudéjar e as duas laterais são de abóbodas de arestas.

As visitas internas são feitas durante as missas.
No inverno: Dias úteis e vésperas de feriados: 19h. (exceto na quarta)
Feriados: 10h30min e 19h.
No verão: Terças, sextas, e vésperas de feriados: 20h.
Feriados: 10h30min, 12h, 20h e 21h.

Mirante Balcón de Europa
O Balcón de Europa é um dos principais pontos turísticos da cidade, depois das Cuevas de Nerja, sendo indispensável a visita.
Localizado no centro da cidade de Nerja, o Balcón de Europa é um terraço e mirante, construído na parte de uma antiga fortaleza. O nome do mirante foi batizado pelo Rei Alfonso XII, durante uma visita à cidade.
O primeiro ponto único que você definitivamente notará na praça são os arcos brancos com lindos vasos de flores azuis presos a eles. Adoro a aparência deles e é um ótimo local para tirar algumas fotos em Nerja. Se você olhar através dos arcos, terá uma excelente visão geral da costa montanhosa!
Uma coisa obrigatória em Nerja é comprar um gelado. Junto ao Balcón de Europa há 3 gelaterias e tomar o gelado enquanto aprecia a vista da praia, do mar e das montanhas.
A vista do mirante proporciona vistas da Praia de Calahonda e da Praia El Salón, além de ver o belo tom de azul do Mar Mediterrâneo e das serras que cercam a cidade. O local conta ainda com antigos canhões e telescópios que facilitam a apreciação das paisagens.
Calle El Barrio
Antes ou depois de um bom almoço, sugiro visitar alguns mercados locais – há boas lojas locais com souvenirs na Calle El Barrio. Mas se você visitar Nerja no sábado, há um tradicional mercado local ao ar livre na Plaza de España com vendedores locais e produtos artesanais. 
Plaza de España
Também conhecida como Plaza Paseo Nuevo, localizada próxima ao Ayntamiento de Nerja, a praça foi construída sobre um estacionamento subterrâneo no ano de 2011.
Destaca-se na praça a Torre del Reloj, um grande mastro com blocos representando as regiões da Espanha que sustentam a bandeira do país, além do Museu de História de Nerja.

Museo de Nerja foi fundado em dezembro de 2011 e está localizado próximo a Plaza de España. O prédio de três andares e expõem diversas evidências arqueológicas do período pré-histórico, que em sua maioria foram retiradas da caverna de Nerja.
Expõem também outras coleções que remetem aos tempos mais atuais e também a cultura da cidade. O museu também conta com exposições temporárias de artistas diversos.
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 16h. Segunda-feira: fechado.
Tanto na praça quanto nas ruas em torno são cercadas de bares e restaurantes. 
El Acueducto del Aguila
Construído no fim do século XIX para levar água à antiga fábrica de Açúcar San Joaquín de Maro, o Aqueduto da Águia se encontra no Barranco de la Coladilla de Cazadores, próximo a vila de Maro. Funciona até hoje para irrigar propriedades agrícolas e é um marco da arquitetura local.
O aqueduto tem características mudéjares, possui cerca de 40 metros de altura e 90 metros de comprimento. É formado por quatro andares que são separados por 38 arcos de ferradura e possui um pináculo com um cata-vento em formato de águia, que dá nome a construção.
Fica no caminho da Cueva de Nerja e pode ser visto a partir de uma ponte da rodovia que leva à caverna.
Cuevas de Nerja ou Caverna de Nerja
Cuevas de Nerja é uma caverna que foi descoberta em 1959 por um grupo de jovens que morava na vila de Maro, um vilarejo que fica próximo da localidade da caverna, cerca de 3 km ao norte de Nerja.
As Cuevas de Nerja tem mais de 140 mil m² de área, cerca de 4 km de comprimento, porém, apenas um terço dela é visitável. Possui formações rochosas que chamam muita atenção, incluindo a maior coluna natural do mundo. 
A caverna é dividida em três grandes galerias turísticas. Em seu interior foram encontradas pinturas rupestres que datam de período Paleolítico Superior (30.000 – 8.000 a.C.), além de cemitérios de ossos de 6.300 a.C. A origem da caverna data de cerca 800 mil anos.
Horário de funcionamento:De 23 de junho a 11 de setembro: Das 10h às 19h. Resto do ano: Das 10h às 16h30. Fechado: 01 de janeiro e 15 de maio.
Observação: O último horário de entrada é de 30 minutos antes do fechamento.

Praias de Nerja
Agora vou falar um pouco das Praias de Nerja, mas não precisa visitar todas. Nós não visitamos nenhuma, as informações são de pesquisas feitas, escolha as que mais lhe convêm.
Playa el Chuco
A praia fica situada entre a Torrecilla e a praia de Playazo, sendo que a foz do Rio Chillar separa a segunda da Playa el Chuco. É uma pequena praia de 280 m de extensão e 30 m de largura.
É muito recomendada para famílias, conta com um belo calçadão e tem chuveiros, banheiros e aluguel de mantimentos para a praia, mas conta apenas com o Restaurante do Perla Marina Hotel.
Playa la Torrecilla 
A Playa la Torecilla é uma das mais famosas da cidade e conta com uma faixa de areia de 300×40 metros. Situada na parte oeste da cidade, ela recebeu em 2021 a Bandeira Azul da UE, e a bandeira “Q for Quality” do governo espanhol.
Possui águas tranquilas e limpas com faixa de areia escura. Possui ótima infraestrutura, com opções de hospedagem e restaurantes. Nas suas extremidades, há formações rochosas, em uma delas está a Torrecilla de Nerja, que dá nome a praia e na outra a Plaza Los Cangrejos.
Playa el Salón 
Também situada no centro da cidade de Nerja, a Playa el Salón é cercada por falésias, com águas claras e calmas e areia fina, muito boa para banho. Com uma extensão de 150 metros de comprimento e 20 de largura, tem suas extremidades marcadas por formações rochosas. O acesso à esta praia se dá por uma rampa que serve como mirante da praia.
Playa la Caletilla 
A pequena praia que desaparece quando a maré sobe muito, tem dias de maré baixa, cerca de 50 m de comprimento e entre 15 e 20 m de largura.
É cercada por falésias rochosas que a tornam uma praia de aspecto mais natural. Fica logo à direita do Balcón de Europa. A praia pode ser acessada por uma passarela.
Playa Calahonda 
Localizada bem no centro da cidade, aos pés do Balcón de Europa, a Playa Calahonda é uma das mais lindas praias de Nerja. A praia é cercada por falésias rochosas onde são encontradas instalações de pescadores. A praia tem cerca de 120 metros de extensão e 20 de largura. Suas águas limpas e calmas, juntamente com uma areia leve, fazem da praia muito visitada por turistas. O seu acesso é dado por uma rampa com degraus.
Playa El Chorrillo 
Situada entre as Playas de Calahonda e Carabeo, é uma pequena praia situada entre grandes pedras e rochedos. É uma praia de características muito naturais, sem nenhum tipo de serviço.
Grandes pedras e falésias dividem a praia em três enseadas, com pequenos espaços para banho, o que a torna uma praia que nem parece que está em frente à cidade de Nerja.
Playa Carabeo 
Como a maioria das praias da cidade, a Playa Carabeo  é de pequenas dimensões, com cerca de 120 m de comprimento e 15 m de largura. Outra característica das praias da cidade presente na praia, são as falésias que a cercam. Localizada abaixo da Calle Carabeo, a praia fica quase que escondida e para ser acessada é necessário descer uma grande escadaria. A vistas do pôr do sol da praia são incríveis, principalmente olhando do Mirador del Bendito que fica na descida para a praia.
Playa Carabeillo 
Localizada no canto direito da Playa Burriana, é uma pequena praia de Nerja com 70 m de extensão e 10 m de largura. Fica entre grandes rochas cobertas de muita vegetação, que fazem ela ter um aspecto de muito contato com a natureza. Se você busca uma praia tranquila e com pouco movimento, é uma ótima opção. O acesso se dá por uma escadaria ou pela Playa Burriana.
Playa Burriana 
A Praia Burriana é uma das mais famosas e frequentadas da cidade, sendo a maior em extensão com cerca de 800 metros e mar calmo. Foi premiada com a Bandeira Azul da UE, e a bandeira “Q for Quality” do governo espanhol. Localizada próxima ao centro, conta com muitas opções para alimentação, além de lojas de souvenires e espaços para recreação. A praia conta atividades como pedalinhos, passeios de jet-ski e as famosas bananas.

Onde comer
Na hora de sentar e saborear a comida local, existem muitos restaurantes excelentes em Nerja – Plaza de España – o chamado Restaurante La Piqueta Plaza para desfrutar de tapas gourmet.
No entanto, se procura excelentes vistas, pode voltar ao Balcón da Europa e saborear umas tapas no Restaurante El Náutico Beach Club – têm mesas lá fora, onde pode ver o burburinho dos turistas passando.
Uma das melhores refeições que fizemos na Andaluzia foi no restaurante de Nerja – La Bottega Food & Wine – que é um restaurante mediterrânico descontraído. Embora se concentre na culinária italiana, você ainda pode saborear tapas de alta qualidade e outros pratos espanhóis.

Onde ficar 
As concentrações de hospedagem da cidade de Nerja ficam próximas ao centro histórico e nas praias de Torrecilla, El Salón Burrinada.

Frigiliana
A Andaluzia possui uma grande variedade de cidades brancas em toda a sua comunidade – Pueblos Blancos é um exemplo disso – mas Frigiliana é talvez uma das mais visitadas, tanto pelo turismo nacional como internacional. Frigiliana é sem dúvida um destino que vale a pena visitar quando você viajar para Espanha, porque é um lugar fantástico! 
Além disso, tem a honra de receber o 1º Prêmio Nacional de Embelezamento das cidades brancas da Espanha, concedido em 1982. Mesma data em que foram colocados doze cuidadosos painéis de cerâmica nos quais é narrada a Batalha da Rocha –  você pode vê-los durante todo o seu passeio pelo bairro mourisco. A preocupação com o seu povo chega a tal extremo que cada um varre a parte da rua que lhe corresponde. 
Frigiliana tem uma profunda influência árabe, com um centro histórico de herança mourisca imperdível, conhecido como "Barribarto" – o bairro mudéjar – catalogado como o mais autêntico conjunto arquitetônico da cultura árabe.
A vila é resumida em um verdadeiro labirinto de ruas íngremes e estreitas de paralelepípedos, céu azul, escadas decoradas com vasos de flores e plantas coloridas e um lindo contraste entre os telhados vermelhos e as casas com fachadas brancas e as portas pintadas de azul Smurf, este é um destino encantador no sul da Espanha

Como chegar e se deslocar 
Frigiliana está a 6 km de distância de Nerja, a cerca de 30 km ao sul de Málaga, na Andaluzia, Espanha e próxima à Costa del Sol
A melhor maneira de chegar é de carro ou ônibus. Se preferir, alugue um carro e viaje por 510 km a partir de Madrid.
A melhor maneira de se deslocar em Frigiliana é a pé ou de bicicleta, pois a maioria dos principais pontos turísticos fica bem perto um do outro. No entanto, se você quiser explorar a região ao redor, considere alugar um carro ou pegar um ônibus.

Quando ir
A melhor época para visitar Frigiliana é durante a primavera (março a maio) ou o outono (setembro a novembro), quando as temperaturas são mais agradáveis. No entanto, se você quer evitar multidões, considere visitar durante a baixa temporada (janeiro a fevereiro e dezembro), quando há menos turistas.
O que fazer em Frigiliana
Este pueblo blanco é a desculpa perfeita para nos desligarmos do mundo um bocadinho, pois a sensação é a de ser levado de volta no tempo! Tudo na pequena aldeia é digno de nota. Uma hora é mais do suficiente para deambular pelas suas ruas apertadas e becos à procura dos cantinhos mais fotogênicos de Frigiliana.
Frigiliana pode ser dividida em duas seções: a mais nova, que também é a mais baixa, e o antigo bairro Morisco-Mudéjar, a seção superior. 
Quase todas as paradas essenciais para visitar em Frigiliana podem ser concluídas em uma manhã. Se quiser subir às ruínas do castelo e saborear tranquilamente alguns pratos mergulhados em mel de cana, talvez seja aconselhável pernoitar na vila.
As ruas são uma verdadeira alegria para turistas e moradores, pois são particularmente fotogênicas, com as portas coloridas e os vasos floridos nas fachadas a quererem dar o ar de sua graça às casas brancas. 
As principais são:
Calle Real 
Callejón del Torreón 
Calle el Garral 
Calle da Amargura 
Calle Alta 
Calle Zacatin 
Callejon del Peñon
A seguir vou apresentar 20 paragens essenciais para ver em Frigiliana, e entre elas, alguns símbolos que atestam a forte influência que as três culturas tiveram em Frigiliana: cristã, árabe e judaica.
1 – Praça das Três Culturas
💡 Dica: Se estiverem de carro, você deve estar se perguntando onde estacionar em Frigiliana: o ideal é arranjar lugar gratuitamente junto à Plaza das 3 Culturas, o estacionamento localizado embaixo desta praça é o lugar perfeito. Caso não consigam, podem sempre utilizar o parque disponível (pago).
Quem se interessar pela histórica local deve visitar a Casa del Apero. Da Plaza de las Tres Culturas você já tem uma bela vista, mas é dos mirantes da Casa del Apero que o branco imaculado começa a cativar. Antigamente este local servia como celeiro e cavalariças, mas atualmente alberga o Instituto de Turismo, a Biblioteca Municipal, o Museu Histórico. O primeiro museu arqueológico da região de Axarquía que reúne testemunhos do passado provenientes de diversos locais, desde a pré-história até ao período em que os mouros foram expulsos. Um museu que representa a história e a arte de Frigiliana.
A partir deste ponto começa o percurso pedestre por Frigiliana.
2 – Palacio de los Condes de Frigiliana
Da Casa del Apero iniciamos a subida pela Calle Real, passando por um dos edifícios com mais história do município, o Palacio de los Condes de Frigiliana, também conhecido como El Ingenio, um antigo palácio dos condes de Frigiliana. A casa foi construída no final do século XVI para a família Manrique de Lara, a partir dos restos do castelo árabe que defendia a cidade, que aproveitou o espaço da casa para fazer uma plantação de cana-de-açúcar e também um moinho e adaptado a fábrica no início do século XX. Com a expulsão dos árabes, a produção de seda acabou, e a produção de cana-de-açúcar passou a ser a atividade principal.  Até hoje o local é a única fábrica de açúcar, de mel de cana e de melaço que existe na Europa
3 – Calle Real
Continuamos subindo a Calle Real, principal artéria do centro histórico de Frigiliana, passando pelos Reales Pósitos.
Neste ponto encontramos alguns arcos de tijolo, que são a única coisa que resta do antigo silo –– além das caves –– onde o grão da colheita era armazenado em tempos de prosperidade para ser distribuído à população nos próximos anos.
4 – Calle Hernando el Darra
Provavelmente um dos pontos mais famosos e conhecidos em Frigiliana é o cruzamento de uma das ruas principais – Calle Real com Calle Hernando el Darra. Este local indica a entrada do Centro Histórico de Frigiliana e também o início do percurso pedestre mais popular pela aldeia, normalmente, é o lugar movimentado durante o dia. Há um enorme brasão acima de uma fonte das duas ruas principais que se separam.
Localizada a poucos passos da Calle Real, outra linda escada, você encontrará na Calle Hernando el Darra. Com vasos de flores e plantas não apenas colocados nas escadas, mas também pendurados nas paredes, este é definitivamente um dos locais mais bonitos da vila. 
5 – Callejón del Peñón e Mirador del Peñón
Continuando pela Calle Real, viramos à direita em direção à Calle del Peñón, coração do bairro mourisco-mudéjar, onde se multiplicam os vasos e as flores, num labirinto de vielas e passagens que nos tele-transporta para lugares com sotaque magrebino.
Após a passagem encontramos o Miradouro del Peñón, de onde temos uma das melhores fotografias da vila protegidas das Montanhas de Tejada e Almijara.
6 – Calle Santo Cristo
Chegamos à parte mais alta de Frigiliana. Se continuarmos, encontramos um daqueles locais que os fotógrafos escolhem, pois permite desfrutar de vistas panorâmicas privilegiadas em todos os recantos. Uma dessas vistas panorâmicas fantásticas é do Restaurante El Mirador. Se for hora do almoço, coma algo na esplanada… só de ler o nome você já imagina que ele não oferece apenas cerveja gelada. Para mim, o melhor miradouro para observar em Frigiliana.

7 – Calle Alta e Calle del Garral
Suba a Calle Alta até a Calle del Garral, a mais autêntica de Frigiliana. Neste ponto está a rua mais florida, e a que melhor define Frigiliana
Um dos lugares mais especiais e bonitos de Frigiliana são as lindas escadas da Calle El Garral. Este é provavelmente o meu canto escondido favorito em Frigiliana. Talvez você precise ser paciente para conseguir uma foto aceitável nesta rua.
       
8 – Callejón de las Ánimas e Fonte das Três Culturas
Da Calle Santa Teresa de Ávila depois de descer a charmosa escadaria de tijolos da Calle Garral, na parte inferior da escadaria e depois de virar à direita, surge o Callejón de las Ánimas, onde você encontrará uma atração turística local – Fuente Tres Culturas ou Fonte das Três Culturas, instalada por ocasião do I Festival Frigiliana 3 Culturas. Nos cachimbos está desenhado o símbolo representativo de cada uma das três grandes religiões: judaica, cristã e muçulmana. 
9 – Calle Real e Callejón de las Ánimas
Na encruzilhada da Calle Real com a Callejón de las Ánimas vemos a vida tranquila da aldeia! Adoravamos passear por Frigiliana pela manhã, quando os moradores ainda estavam acordando. Isso fez com que as ruas ficassem vazias e pudemos aproveitar a oportunidade para tirar algumas fotos de belos recantos de Frigiliana.
Você consegue ver nesta pequena vila de Frigiliana como tudo se encaixa perfeitamente – encostas íngremes, casas brancas, portas azuis, algumas plantas e vistas para a montanha.
9 – Plaza de la Fuente Vieja
Descendo de volta à Calle Real, chegamos à Plaza de la Fuente Vieja, do século XVII, construída por D. Iñigo Manrique de Lara, quinto Senhor de Frigiliana. Foi concebido para abastecer a população e servir de bebedouro para animais. Observe o brasão e a casa adjacente, pois é o único exemplar arquitetônico que resta de Frigiliana há de dois séculos.
10 – Paroquia San Antonio de Padua
Continuando a descer a Calle Real, bem em frente a Plaza de la Iglesia, destaca-se a Iglesia de San Antonio de Pádua, cuja fachada não contrasta com a cor branca do resto da cidade. Foi construído sobre uma antiga mesquita. No interior destacam-se as doze máscaras barrocas.
Símbolo da conquista da quinta andaluza pelos cristãos que também tem um valor histórico artístico, pois permite reconhecer nela características, formas de expressão da sociedade espanhola dos séculos XVI e XVII.
11 – Calle Zacatín
Uma das minhas escadarias favoritas está localizada na Calle Zacatin. Se anteriormente dissemos que a Calle del Garral era uma das mais autênticas de Frigiliana, a Calle Zacatín não tem nada a invejar. Uma das ruas mais pitorescas, principalmente na primavera, esta foi sem dúvida uma das ruas mais verdes e floridas que vi em Frigiliana!
Ela conecta duas ruas principais de turismo – Calle Real e Calle Alta. A aldeia de Frigiliana foi construída em níveis, o que significa que as ruas que ligam as casas são ascendentes. Existem vários lugares ao redor da vila onde essas ruas são, na verdade, escadas decoradas com vasos de flores e plantas para torná-las atraentes e vivas. 
12 – Portas Azuis de Frigiliana
Se continuarmos a descer, chamar-nos-á a atenção o Portal de Soto, um claro exemplo das animadas ruelas desta antiga vila árabe.
Ao escrever sobre os melhores lugares em Frigiliana, não posso deixar de mencionar todos os tons de portas azuis. Você não sai de Frigiliana sem pelo menos uma foto de portas azuis! 
Claro que existem muitas outras portas e janelas lindas em Frigiliana e são tantos que é impossível escrever sobre todos eles. No entanto, achei estas ainda mais especiais:
        
Ainda bem que o gatinho não é azul😉
13 -El Torreón
Sempre a descer pela Calle Real até chegarmos a um dos túneis secretos de Frigiliana –– El Torreón.
Se você passear por Frigiliana, de vez em quando notará que algumas ruas estão ligadas pelos túneis ou algumas casas podem ser acessadas pelos túneis.
El Torreón é onde funcionava o armazém em meados do século XVIII, e que atualmente está anexo a uma casa. Se entrar na torre, poderá ver uma antiga embarcação com uma curiosa gravura de origem desconhecida. Uma inscrição que representa as três grandes religiões: árabe, hebraica e cristã. Como resultado desta descoberta, foi adotado o slogan turístico de: “ Frigiliana, Vila das três Culturas ”.
      
Assim, terminamos o nosso percurso a pé pelo centro histórico de Frigiliana, mas não sem antes comprar uma lembrancinha desta linda cidade. Na Callle Real passamos por várias lojinhas de souvenirs, cada uma mais fofa que a outra.
Essas são as paradas que cobrem praticamente tudo o que há para ver em Frigiliana, mas se você não estiver satisfeito ou tiver mais tempo, sugerimos mais 3 paradas extras:
14 – Ermida Ecce Homo
Em tempos passados, na chamada Ermida de Santo Cristo de la Caña foi localizada uma imagem do "ECCE-HOMO". Hoje, este pequeno edifício de nave única destaca-se pela sobriedade e simplicidade. Se decidir incluí-lo na sua lista de coisas para ver em Frigiliana, poderá fazê-lo entre as paradas 15 e 16.

15 – Jardim Botânico Santa Fiora
Se depois de subir encostas íngremes e descobrir cada beco do centro histórico precisar de uma pausa, vá para este oásis, que reúne plantas locais que ao longo do tempo foram úteis aos moradores de Frigiliana. Seja para consumo, para usos terapêuticos ou úteis na indústria da seda, que estava em grande expansão na era muçulmana. E tudo isto numa série de terraços ordenados sobre os quais repousam também curiosas peças de mosaicos que me fizeram lembrar o Parque Güell de Barcelona, ​​​​embora mantendo as distâncias.

16 – Ruínas do Castelo de Lízar
Para obter uma das melhores vistas para a cidade, vá até o antigo mourisco Castelo de Frigiliana, no topo da aldeia. 
Nós acabamos tão exaustos de vagar por Frigiliana e meu marido com problema no menisco, que não tivemos forças nem coragem para tentar chegar lá. 
O Castelo de Lízar está localizado na colina que fica atrás de Frigiliana. A verdade é que, pelas imagens que vimos, praticamente nada resta daquilo que um dia foi um castelo, mas as vistas que oferecem de toda a envolvente e da zona costeira de Málaga são idílicas e o panorama a partir desse ponto é impressionante, capaz de deixar qualquer um de queixo caído. 
Como dado histórico, refira-se que o Castelo de Lízar foi construído como fortaleza militar entre os séculos IX e XI – não se sabe ao certo – e destruído pelos cristãos na Batalha da Rocha, como recurso para enfraquecer a Mouros. A sua destruição foi tal que boa parte dos seus silhares foram utilizados na construção do El Ingenio.

17 – Pozo Batan Alberca 
E para se refrescar nos dias mais quentes, o Pozo Batan Alberca é a melhor opção. A piscina natural, de águas verdes e claras, é um verdadeiro refúgio para os moradores e os turistas. Lembre-se que crianças pequenas devem sempre estar acompanhadas de adultos. Também é possível fazer caminhadas nas montanhas ao redor da cidade ou visitar as vinícolas da região.

Onde comer
Há muitos restaurantes e bares em Frigiliana oferecendo uma variedade de culinárias. Se você estiver procurando por uma refeição típica da Andaluzia, experimente o gazpacho (sopa fria de tomate) ou o salmorejo (sopa fria de tomate com ovos). Também é possível encontrar pratos internacionais, como pizza e massas. Abaixo alguns dos lugares onde você pode experimentar destas iguarias:
–La Tienda
–Bar Restaurante El Acebuchal
–El Casino
–La Taberna del Sacristan
–Restaurante El Mirador-Frigiliana 
–Restaurante El Adarve
–La Tahona del Zacatin 

Onde ficar
A grande maioria que visita Frigiliana decide ficar na vizinha Nerja. Mas, há uma boa variedade de opções de acomodações em Frigiliana, desde hotéis e pousadas até casas e apartamentos para alugar, mas não parece ter uma grande oferta pelo menos a preços relativamente acessíveis. Se você estiver viajando em grupo ou com a família, considere alugar uma casa ou um apartamento para ter mais espaço e privacidade. Se você estiver viajando sozinho ou em um orçamento limitado, considere ficar em um hostel ou um hotel mais simples, recomendamos dois alojamentos: El Torreón 109 Charming  B&B ou Casa Rural Miller's. No entanto, Málaga poderá ser uma excelente alternativa para poupar uns trocados e ficar num lugar com melhores condições. 

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest