Peso da Régua | Portugal

11:11

Roteiro para visitar Peso da Régua
Visitar Peso da Régua desperta uma inevitável associação ao Vinho do Porto, pois é nas encostas dos montes do deslumbrante vale do Alto Douro Vinhateiro que se produz o célebre Vinho do Porto, uma das maiores bandeiras de Portugal em todo o mundo.
Criada em 1756 pelo Marquês de Pombal, Peso da Régua é conhecida como a capital da região vinícola demarcada mais antiga do mundo. 
Em 1757, a criação da Companhia Geral da Agricultura e Comércio dos Vinhos do Alto Douro deu origem à sua expansão, tendo sido construídos grandes armazéns vinícolas junto ao rio, sendo seguidos pelo casario. 
Em 1837 foi elevada a vila, tendo-lhe sido anexado o concelho de Godim e, em 1985, foi elevada a cidade. Hoje em dia, a exploração vinícola de Peso da Régua, juntamente com o turismo rural que deriva desta cultura, são os principais motores de desenvolvimento da região. 
A ensolarada de Peso da Régua plantada à beira do Rio Douro, rodeada dos fotogênicos e famosos socalcos ondulantes de vinhedo, sempre soube aproveitar a sua localização e o seu clima, apostando na produção de vinhos durienses. 
Patrimônio de Humanidade UNESCO, as paisagens panorâmicas do Douro Vinhateiro são uma obra-prima da natureza agreste moldada pelo esforço e suor despendidos pelo homem na sua transformação. Não desprezando a beleza dos espetaculares terraços de vinha, o fruto é o divinal néctar que, aqui se produz há séculos, que era tradicionalmente transportado em barcos rabelos pelo Douro abaixo, para envelhecer nas caves de Vila Nova de Gaia.
O artesanato reguense conta a história do concelho e a sua ligação ao vinho e à vinha, desde as garrafas rotuladas em estanho, aos cestos vindimos e às réplicas de barcos rabelos. 
Isto posto, Peso da Régua é o destino perfeito para quem deseja aprender mais sobre a arte e engenho por trás da produção do afamado vinho, visitando uma das muitas quintas de renome que disponibilizam tours às caves/adegas e provas de vinho. É também o lugar preferido de muitos visitantes para fazer o muito apreciado Cruzeiro no Douro.
Contudo, Peso da Régua oferece muito mais que ver e fazer, tanto na cidade como nos arredores. Aqui mostramos-lhe o que não pode perder quando visitar Peso da Régua na sua próxima escapadinha em Portugal.
Quando visitar
Peso da Régua é um destino que pode ser visitado durante todo o ano.
Destino de enoturismo por excelência, os prazeres do paladar são servidos à mesa durante o ano inteiro, independentemente das estações do ano. 
Obviamente, cada uma traz consigo um colorido diferente às paisagens durienses, e também a possibilidade de desfrutar de diferentes atividades em Peso da Régua.
A primavera é ótima para as caminhadas. O verão para os Cruzeiros do Douro e banhos nas praias fluviais. O outono para viver a experiência das vindimas e o inverno oferece o bálsamo da paz e tranquilidade rural irmanadas ao esplendor paisagístico.
A verdade é que Peso da Régua é um destino de férias inesgotável, de lazer e prazer, faça chuva ou faça sol.
Como chegar
Peso da Régua é uma cidade do distrito de Vila Real, da Região Norte de Portugal. Possui menos de 20 mil habitantes e se localiza às margens do Rio Douro.
Para quem chega de avião, o aeroporto da cidade do Porto é o mais próximo, situado a 125 km. Já o aeroporto de Lisboa fica a 354 km.
Peso da Régua fica no cruzamento de duas estradas dignas de admiração em Portugal. Estamos falamos da Estrada Nacional N2, que cruza todo o Portugal de norte a sul, e da paisagística N222, que liga Vila Nova de Gaia a Foz Coa e eleita a mais bonita de Portugal. Seja qual for o seu ponto de partida, procure fazer um pequeno trecho de uma delas. 

Onde ficar 
Se tiver tempo, o Peso da Régua é uma boa pausa de 1 ou 2 dias, pois a cidade é bonita e uma boa pedida, com belas vistas às margens do Rio Douro. Aqui algumas das boas opções: o Six Senses Douro ValleyCasa do Salgueiral Douro ou o InDouro Hostel ou ainda:
Hotel Régua Douro
Este hotel está localizado 0,6 km do centro de Peso da Régua e oferece uma vista ótima para o Rio Douro e para a paisagem alpina exuberante. As suas comodidades de luxo incluem piscina e massagens.
Casa do Olival
Situado a 0,7 km do centro e 1,6 km do Museu do Douro, em Peso da Régua, a Casa do Olival dispõe de jardim e terraço, bem como Wi-Fi gratuito.
Porém, a melhor experiência neste destino é se hospedar em um das luxuosas pousadas, entre os vinhedos, com vistas incríveis.
Pousada Quinta da Pacheca
A Quinta da Pacheca é uma opção de luxo dentro da vinícola, com opção de hospedagem dentro de pipas.
A Casa Relógio de Sol é uma opção com ótimo custo benefício, próxima à cidade.

Gastronomia
Como nem só de vinho vive o homem, a região oferece aos visitantes vários pratos típicos de comer e chorar por mais, como o arroz de forno com cabrito assado. Nas doçarias, o leite-creme, as falachas (doce típico à base de castanhas), os doces rabelos (com o formato destas embarcações típicas do rio Douro) e as Ferreirinhas (constituídas por uva-passa, pinhão, amêndoa, chila e vinho do Porto). Não se esqueça de provar também os famosos rebuçados da Régua! 
Onde comer
Ao visitar Peso da Régua, para os prazeres de uma boa mesa acompanhada do excelente Vinho do Porto, assim que chegar a hora do almoço tome a promenade da Avenida João Franco e vai olhando as cartas destes restaurantes até a Rua do Marquês de Pombal e pela Rua dos Camilos, por ali temos a Tasca da Quinta ou Restaurante Tio Manel. 
Tanto para o almoço quanto para jantar, algumas das melhores experiências gastronômicas da cidade estão no espaço recuperado do Cais de Mercadorias da Refer, onde o melhor de região se serve no prato e no copo na Garrafeira Gato Preto. Já Restaurante São Leonardo, que pode ser uma boa pedida se na hora do almoço estiver no alto do Miradouro de São Leonardo de Galafura

O que visitar
Igreja Matriz
Começamos subindo à Igreja Matriz de Peso da Régua, situada na parte mais alta da cidade. Bem conservada e onde se realizam a maior parte das cerimônias religiosas mais tradicionais e emblemáticas da cidade. 
Vale a pena perambular pelo bairro ao redor. É aqui que designamos chamar de Centro Histórico com detalhes arquitetônicos que nos remeteram para uma Peso da Régua de outros tempos, com os solares e as casas abrasonadas permeando o casario típico da região.
Descendo um pouco temos o edifício da antiga Câmara Municipal, a Biblioteca Municipal, o Monumento aos Aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral e a Capela do Cruzeiro, erguida em 1747, pretendia ser inicialmente a igreja matriz da então, freguesia de São Faustino da Régua. 

Cais da Régua Ecopista Ribeirinha 
Ao final da promenade do Cais da Régua, está a Ecopista Ribeirinha. Quando chegar, será logo atraído pela agradável e extensa frente ribeirinha. O Cais da Régua situado às margens do Rio Douro é um belo local para uma caminhada, prática de exercícios ou apenas curtir o final de tarde à beira do rio.
E de lá que partem os Cruzeiros do Douro, onde pode-se ver as belíssimas paisagens por outro ângulo. 

Museu do Douro
Criado em 1997, o Museu do Douro está instalado nas antigas instalações da Real Companhia Velha. 
O museu oferece um acervo intimamente ligado à rica cultura vinícola local, como barcos, objetos, documentos, painéis, entre outros…
A exposição permanente “Douro: Matéria e Espírito” é uma síntese temporal e geográfica da Região Demarcada do Douro (RDD) bem sucedida. Celebre a cultura do vinho explorando as suas qualidades sensoriais – observe, cheire e deguste.
O espaço do museu oferece também uma loja, um restaurante e um bar de vinhos com vista para o Douro.
Horários: Verão (1 de março a 31 de outubro): Todos os dias, 10:00 - 18:00/Inverno (1 de novembro até 28 de fevereiro): Todos os dias, 10:00 - 17:30.
Acesso até 15 minutos antes do encerramento.
Encerrado: 25 de dezembro, 1 de janeiro, 1 de maio
Preços: Bilhete Individual: 6€

Casa do Douro 
A Casa do Douro foi criada em 1932 e o seu edifício sede, datado de 1944, com o exterior revestido em granito polido, foi projetado pelo arquiteto português José Porto. 
No seu interior, merecem destaque o vitral da autoria do pintor Lino Antônio sintetiza toda a dinâmica da Região Demarcada do Douro.
O salão nobre, com três candelabros centrais em cristal, em forma de cacho, com mais de uma tonelada de peso, bem como o marco pombalino. 
No painel do centro, podemos ver três grandes figuras: a figura do centro representa a Casa do douro.
O painel da esquerda dedicado à agricultura, mostra, através das figuras e paisagens características da região duriense, a faina típica da vindima, o transporte e a pisa.
O painel da direita, dedicado ao comércio, mostra a cidade do Porto, donde provém o nome por que é conhecido o vinho generoso do Douro, e os meios de transporte usados na época.
Na parte superior, está a capela devota a Santa Marta, padroeira do Douro.

Painel De Azulejos "A Linha Do Douro"
O painel ocupa 223 m² intitulado "A Linha do Douro", da autoria do pintor Manuel Casal Aguiar retrata o percurso das pessoas pelo Douro, numa viagem sentimental que, atualmente, se sente como uma evocação histórica de tudo o que tem definido o caráter das gentes desta terra. A proximidade com a estação da CP deixa claro o significado da dualidade da partida e da chegada a uma cidade e a uma região que tanto têm dado a Portugal. 

Três imponentes pontes fazem a travessia no Rio Douro e se destacam na paisagem da cidade.
Rio Douro é o 2º maior rio de Portugal e o 3º da Península Ibérica, nasce em Espanha a cerca de 2000 metros de altitude na província de Sória nos picos da Serra de Urbião (Sierra de Urbión) e desagua em Portugal junto às cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia.

Ponte Pedonal
A antiga ponte ferroviária foi convertida numa agradável Ponte Pedonal, permite-nos  passear por cima do Rio Douro. Nenhuma visita a Peso da Régua fica completa sem atravessar a icônica ponte de ferro – irresistível para os amantes da fotografia, dos entusiastas aos profissionais, e para você que quer aquele ponto fotogênico de Peso de Régua para adicionar ao seu álbum de memórias de viagens ou meter inveja aos amigos no Instagram.
A segunda delas é a Ponte da Régua, construída em 1934, parte da Estrada Nacional 2. A bela ponte tem cerca de 350 m de extensão, formada por três arcos maiores e outros menores.
A Ponte Miguel Torga é a maior delas, inaugurada em 1997, com 90 m de altura e 900 m de extensão. É uma ponte curva que faz parte da rodovia A24.

O que ver e fazer nos arredores
Como dissemos anteriormente, Peso da Régua é uma base excelente para descobrir outras maravilhas da região. E não faltam maravilhas por estas bandas! Peso da Régua é uma porta aberta para o Douro Vinhateiro, mas também para a remota região de Trás-os-Montes com todos os seus segredos. Pegue, então, no carro e siga as nossas sugestões.

Miradouro São Leonardo de Galafura
Suba ao Miradouro São Leonardo de Galafura, situado a 640 metros de altura, nas imediações da aldeia de Covelinhas, este miradouro vai brindá-lo com uma das vistas panorâmicas mais esmagadoras de todo o Douro Vinhateiro. Observar o Rio Douro a serpentear os montes tatuados de socalcos, de um lado, e a imponente Serra do Marão, do outro, é inspirador demais. 

Miradouro de Santo Antonio 

A paisagem que se consegue vislumbrar deste miradouro tem Peso da Régua e o Rio Douro como elementos dominantes; é possível observar a curva que o rio faz em frente a Peso da Régua, as três pontes de Peso da Régua e a Barragem de Bagaúste. Também a vinha, na sua maior parte tradicional, marca presença.
Barragem/Eclusa de Peso da Régua
Atravesse o Rio Douro para ver a Peso da Régua da margem sul. Siga viagem até à Barragem/Eclusa de Peso da Régua. Esta barragem tem um desnível de mais de 25 metros, e pela sua eclusa passam os famosos Cruzeiros do Douro que navegam entre Peso da Régua e Pinhão. Existe um parque de estacionamento onde pode parquear sem custos e observar os cruzeiros a passar pela eclusa, uma espécie de elevador de água que permite a navegabilidade do Douro transpondo as barragens. 
 
Comboio Histórico
Para quem visita o Douro, e alia à vontade de conhecer a região o desejo de experimentar a Linha do Douro, o Comboio Histórico é uma opção obrigatória. O que a natureza e o esforço humano criaram em conjunto no Douro tem sido complementado, nos últimos anos, pelo desenvolvimento turístico da região, em particular no que toca ao enoturismo. Quanto aos encantos da Linha do Douro, eles são bem conhecidos, quer do público em geral, quer dos amantes de viagens de comboio.
Mais informações sobre este passeio poderão ser adquiridas visitando a página da CP Portugal.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest