Templos do Camboja

20:04


Neste segundo dia de roteiro pelos Templos no Camboja, a nossa primeira visita foi ao Banteay Srei e depois ao Ta Prohm.
Banteay Srei

O Templo Banteay Srei foi o único templo principal em Angkor não construído por um monarca, mas por um conselheiro do rei, que pode ter sido um tutor para Jayavarman V.

Bantãy Srĕi ou templo de Yajñavarāha foi construído no século X e dedicado primeiramente ao deus Hindu Śiva.

Especula-se que o nome moderno do templo, Bantãy Srĕi - cidade das mulheres, ou cidade da beleza - seja devido a grandiosidade da delicadeza e pela riqueza de detalhes dos desenhos, pois não há uma única parte em que não haja desenhos milimetricamente esculpidos nas pedras.
O templo chama a atenção não só por esta complexidade de esculturas em alto relevo encontradas nas paredes, mas também, pelas pequenas dimensões dos próprios edifícios, erguido todo em arenito vermelho. O templo é praticamente uma miniatura se comparado ao Angkor Wat e considerado uma joia da arte Khmer.

A mandapa e a torre central, vista do nordeste.

As seis escadas que levavam à plataforma eram guardadas por duas estátuas de figuras humanas com cabeças de animais.
Os relevos intrincados que cinzelam da pedra colorida vermelha.
Esta escultura é de um kala, uma criatura mítica representativa do tempo e do deus hindu Shiva.

Śhiva Nāṭarāja é retratado no gopura oriental da parede interna do cerco.
Muitos nichos nas paredes do templo contêm esculturas de devatas ou dvarapalas nas paredes de arenito vermelho.



Outro frontão mostra a queima da Floresta Khāṇḍava.


O Banteay Srei foi um dos templos mais afastados que visitamos. Levamos quase uma hora de carro, pois fica cerca de 35 km distante de Siem Reap. Por isso, planeje bem o seu dia e o custo deste percurso, pois é necessário alugar um tuc tuc, táxi, ou moto para chegar até lá, mas por mais distante que seja, é um lugar que deve ser incluído no seu roteiro.
Ta Prohm

O Templo Ta Prohm, cujo nome original era Rajavihara, faz parte do complexo de templos construídos na zona de Angkor, a antiga capital do Império khmer durante a sua época de esplendor, entre os séculos IX e XV. Está localizado aproximadamente um quilômetro a leste de Angkor Thom .
Consta que o número de trabalhadores no templo na época do rei, eram cerca de 80 mil trabalhadores, incluindo 2700 funcionários e 600 dançarinos.
O Ta Prohm foi construído a partir de 1186 pelo Rei Jayavarman VII em honra de sua família. A imagem principal do templo, a Prajnaparamita, que representa a personificação da sabedoria, foi modelada na mãe do rei.

Após a queda do império Khmer no século XV, o templo de Ta Prohm foi abandonado e negligenciado por séculos. Fazendo com que templo fosse praticamente “engolido” pela natureza.

E, são estas árvores que crescem nas ruínas, talvez, a característica mais distintiva de Ta Prohm, pois algumas se erguem por cima do templo e criam uma atmosfera incrível! As raízes das arvores são tão grandes, mais tão grandes..., que se arrastam pelas paredes do templo e algumas são tão largas que nem parecem reais, tornando-se algo absolutamente diferente de tudo que você já possa ter visto antes na vida.
Tanto é que, este templo foi palco para as gravações do filme Lara Croft: Tomb Raider, com Angelina Jolie. O que fez com que o templo ficasse muito conhecido e o santuário onde fica a árvore mais famosa, o ponto mais concorrido pelos turistas que visitam o templo.
Apesar de ter muitas áreas em completa ruína, sendo que vários pontos não estão mais acessíveis aos viajantes, mas destacamos que, uma grande parte desse templo está sendo restaurada. Começou no início do século XX o esforço para conservar e restaurar os templos de Angkor e é simplesmente incrível o trabalho que eles estão fazendo.
Enfim, de qualquer forma é um dos templos imperdíveis de Angkor que, você não pode deixar de fora do seu roteiro, pois impressiona pelas marcas do tempo e mostra o poder da natureza sobre o homem e suas construções.

Bom pessoal é isso, espero que tenham gostado! E é claro que deixei a cereja do bolo para o final! Na próxima postagem  vou falar sobre nada mais, nada menos do que o Angkor Wat. Aguardem!!

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest