Rio Perfume e Pagode de Hue
15:44Neste nosso último dia em Hué, vou falar sobre mais duas atrações bem interessantes da cidade, vale a pena detalhar cada uma delas. Primeiro foi um passeio pelo Rio Perfume que, situa-se no centro do País e atravessa toda a cidade de Hué. Por que perfume? Uns dizem que, quando Hue ainda era a capital do império, por este rio passavam os comerciantes de perfumes, adorados pelas imperatrizes. Mas, seu nome se deve, provavelmente, ao aroma das resinas, das ramagens de pinheiros e de coníferas que seriam arrastadas pela brisa ao longo do vale.
O percurso foi muito lindo, passamos por paisagens belíssimas, um contraste de verde e azul.
Diz a lenda, que em 1601, um místico previu que o homem que construísse um pagode naquela colina, iniciaria uma dinastia. Dessa forma o governador da província de Hoa Thuan, Nguyen Hoang ordenou a construção desse belíssimo Pagode. A previsão foi confirmada, pois a dinastia Nguyen e sua linhagem, foi a última das dinastias imperiais que reinaram Vietnã até 1945. Dizem também, que neste lugar apareceu uma santa, daí o nome de Dama Celestial.
À direita da torre encontra-se um pavilhão que contém uma estela datada de 1715. É fixado na parte de trás de uma enorme tartaruga de mármore, um símbolo de longevidade. À esquerda da torre é outro pavilhão de seis lados, este abrigando um enorme sino (1710), pesando 2052 kg e audível de 10 km de distância.
O fotógrafo ganhou o Prêmio Pulitzer de Fotografia, ela rodou o mundo, e daí nasceu a expressão: “Queimar o Monge”.
Este lugar, é um importante centro budista e um monastério, por onde transitam os jovens noviços (meninos com túnicas azuis e as meninas marrom) fazem suas atividades diárias. Há um jardim muito lindo. Um lugar extremamente tranquilo, de muita paz e convida à meditação.
0 comentários