Roterdam e Haia, coração e cabeça dos Países Baixos

13:26

No dia 29/03 saímos para Rotterdam,  um dos maiores portos do mundo. Continuação à Haia, sede do Governo dos Países Baixos.
Rotterdam
É uma cidade inovadora com muitas faces: uma cidade com atividade portuária intensa, basicamente vive em torno dos navios, contêiner e frutos do mar. 
Mesmo quase sendo totalmente destruída durante a segunda-guerra, o Oude Haven, por exemplo, antigo porto, foi reconstruído numa arquitetura ousada. E a cidade mantém boas construções históricas, além de ter uma forte tradição estudantil. Com mais de 600 mil habitantes de 173 nacionalidades.
Rotterdam tem vida noturna de uma cidade moderna, uma cidade comercial sofisticada e uma cidade hip artística. 
Acima de tudo, Rotterdam é a cidade da arquitetura moderna e irreverente da Holanda, que estimula a inovação e com certeza uma poderosa atração turística, pois é mesclada com prédios antiquíssimos, que toma parte de boa da cidade.
O seu horizonte está sempre mudando. Há muito o que fazer em meio aos arranha-céus de Rotterdam. Você pode ir às compras, desfrutar de comida de excelente qualidade e visitar uma série de museus e atrações no centro da cidade e nos arredores.

Maastoren

O Maastoren é não só o edifício mais alto enfeitando o horizonte de Rotterdam, mas também é o edifício mais alto da Holanda e do Benelux.
O Maastoren tem 161,2 metros de altura (529 pés), mas você pode acrescentar mais 20 metros (65 pés), se você incluir a estrutura do telhado e do mastro.
Se você estiver saindo do centro da cidade, dirigindo pela ponte Erasmus, verá o Maastoren imponente à sua esquerda.
Construção de Maastoren
O desenvolvimento de Maastoren começou em outubro de 2006, e em maio de 2010, a torre mais alta da Holanda foi concluída. A escolha do nome, Maastoren, foi feita rapidamente. A torre ocupa um local de destaque à direita sobre o rio Maas, e na verdade, parte do rio foi até drenada para a construção. O edifício foi projetado pelo escritório de arquitetura de Odile Decq Benoit Cornette, em cooperação com Dam & Partners. Os 44 andares abrigam diversos escritórios e uma garagem. 
Na Boompjeskade, com destaque ao fundo para a Eramus Bridge ou A "Erasmusbrug" (Ponte Erasmus) é um dos ícones de Rotterdam. É uma das pontes mais famosas da Holanda, aberta oficialmente pela Rainha Beatriz em 1996 para ligar as zonas norte e sul de Rotterdam. A ponte foi criada por Ben van. Ela tem 800 metros de comprimento, com uma coluna de 139 metros de altura presa a 32 cabos.
A Ponte Erasmus já foi palco de muitos espetáculos, incluindo filmes de Hollywood, Red Bull Air Races, eventos de dança e o início do Tour de France 2010. Quem sabe o que estará acontecendo quando você visitar essa enorme ponte em Rotterdam?
Kijk-Kubus ou Casa Cubo
Um dos ícones de Rotterdam são as casas em cubo. Quarenta casas convencionais foram inclinadas 45° para se tornarem as primeiras casas em forma de cubo da Holanda. Os cubos ficam no centro de Rotterdam.Piet Blom projetou as casas em cubo em 1984. Seu design representa uma árvore, e todas as casas juntas formam um bosque. O conceito de Blom era criar uma espécie de vila dentro da cidade, um porto seguro onde tudo pudesse acontecer.
Prefeitura Municipal de Rotterdam
O prédio da prefeitura de Rotterdam é um dos poucos edifícios antigos ainda existentes no centro da cidade. Ele foi construído entre 1914 e 1920 e, milagrosamente, sobreviveu aos bombardeios de 1940. O prédio da prefeitura de Rotterdam está localizado na Coolsingel. É um belo edifício que realmente merece sua atenção.  
Bijenkorf, Rotterdam
A maioria das lojas de moda e o shopping center "Bijenkorf" fica em torno da "Lijnbaan" e "Beurstraverse". Há vários cafés e restaurantes nessa área para descansar um pouco. 
Fomos passear pela galeria e no último andar tem um espaço gourmet com várias estações de comidas variadas (saladas, comida japonesa, massas, doces, etc.), basta pegar a bandeja e escolher sua comida, bebida, sobremesa, etc. e pagar no caixa. Não é um self-service como conhecemos no Brasil pois a comida tem preços diferentes, mas achei bem barato, comemos muito bem, incluindo bebidas e sobremesas. Vale a pena se estiver na galeria.Tive que fazer uma montagem porque não peguei meu marido numa posição muito boa, rsrs...
Na Stadhuisplein Rotterdam  tem boas lojas de roupas para quem procura designs distintos e excepcionais.          
Haia, Holanda
Haia é a sede do governo holandês, a terceira maior cidade do País e onde residem muitos membros da família real. É uma cidade histórica situada na costa do Mar do Norte.É um grande centro cultural europeu, com vários museus, antigas igrejas e palácios. As praças Plein e Grote Markt são excelentes para caminhar, e onde também existem vários cafés e casas noturnas.Haia é um centro jurídico internacional. É a sede da Corte Internacional de Justiça da ONU e da Conferência de Haia de Direito Internacional Privado, fundada no final do século 19.
Plein 1813
Alexanderstraat
Javastraat
Em Haia, assim como em toda a Holanda, a língua oficial é o holandês, mas isso não cria qualquer dificuldade para quem chega de fora da Holanda. Nas principais cidades holandesas, todo mundo sabe pelo menos um pouco de inglês, do gari ao gerente de hotel. A maioria, fala o inglês fluentemente.
Haia e o Brasil
A ligação do Brasil com a capital jurídica internacional é antiga. Na segunda conferência que aconteceu lá, em 1907, ninguém menos do que o principal nome do Direito no país, Rui Barbosa, participou como representante do Brasil. Daí surgiu o apelido de Barbosa de Águia de Haia.
Museus, o Mauritshuis é um dos muitos museus na Holanda. O nome quer dizer "Casa do Maurício", no caso o Maurício de Nassau. Sim, aquele mesmo das aulas de história! João Maurício de Nassau-Siegen. Em holandês: Johan Maurits van Nassau-Siegen. 
Maurício de Nassau foi um conde e príncipe no Sacro Império Romano-Germânico do século XVII. Que em 1636 é convidado para governar a "Nova Holanda" em terras brasileiras. No dia 23 de janeiro de 1637, desembarca no porto do Recife, a serviço da Companhia das Índias Ocidentais. Ele tinha uma singela morada no centro de Haia, quero dizer, um "palacete".
Hoje, o país se faz presente tanto no Tribunal Penal Internacional, com a juíza brasileira Sylvia Steiner, que está lá desde a sua criação, em 2002; como na Corte Internacional de Justiça, com o juiz Cançado Trindade. Nesta corte, em particular, já passaram outros quatro juízes brasileiros: José Philadelpho de Barros e Azevedo, Levi Fernandes Carneiro, José Sete-Câmara e Francisco Rezek, que deixou o tribunal em 2006, depois de cumprir um mandato de nove anos.
Embaixada do Brasil em Haia
Embassy of Italy
Buitenhof
A Old City Hall em Haia, na Holanda, é uma construção renascentista que já abrigou diversos eventos importantes da elite holandesa e da Família Real. Seu interior é composto por uma decoração clássica, repleta de belas pinturas.
Construída no século 13 e marcada por uma bela arquitetura gótica, a Ridderzaal abriga eventos do Parlamento.
Palácio de Nordeleine
Na Nordeleine  fica o Palácio Noordeinde, que é onde a Rainha da Holanda, Beatrix, trabalha (ela mora em um outro palácio). O palácio só dá pra ver por fora: em 3 minutos você viu, tirou uma foto e acabou. A rua é lotada de um comércio muito interessante. São cafés charmosos, livrarias, papelarias e incontáveis galerias de arte.
Palácio da Paz (Vedres Paleis)
Conhecido como Sede do Direito Internacional, o Palácio da Paz é considerado uma das construções mais importantes de Haia e de toda a Holanda, visto que é aqui a sede do Tribunal Internacional de Justiça.
Haia, no entanto, sofre com o difícil clima, a maior parte do tempo frio e com os invernos praticamente escuros. No verão, a cidade comemora os dias bastante longos — o sol chega a se pôr perto das 22 h — e, algumas vezes, quentes. 
Aqui a neve caindo com força, mas o holandês não se abala com o mau tempo. Além do carro e do transporte público, a bicicleta é um meio de transporte valorizado na cidade, com ciclovias e sinalização especial.
Nevando a caminho do Parque Madurodam

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest