Amsterdam, cidade de todas as liberdades

17:52

Esta foto foi tirada da janela do  Novotel Amsterdam City, no Europaboulevard, um lugar com muita área verde, nevava um pouco.
Chegamos em Amsterdam numa tarde fria de fim de inverno e início de primavera.É de fato, a Holanda é um país molhado, não só porque quase um terço do país está abaixo do nível do mar, mas porque é difícil pegar tempo bom na Holanda. 
Vá preparado para pegar alguma chuva em qualquer época do ano. O verão não chega a ser quente no sentido brasileiro da palavra, mas é gostoso para curtir a cidade ao ar livre; o inverno pode registrar temperaturas negativas e é bem mais comum do que neve na Holanda, e no fim do verão o céu desaba mesmo.
Então, se você vai ficar em casa só porque está chovendo, vai ficar em casa todos os dias. Felizmente os habitantes da Holanda não são feitos de açúcar e saem todos normalmente de bicicleta ainda por cima.
Amsterdam é uma das mais encantadoras capitais da Europa. É uma cidade portuária e a capital da Holanda. É uma cidade charmosa com seus vários canais, respira um ar jovial, cosmopolita, como o atrativo extra de ser uma cidade incomum do ponto de vista social. "A cidade de todas as liberdades", como a qualificou um residente ilustre.
Com estrutura de cidade grande em termos de transporte e organização, mas com todo charme de cidade pequena.  
É realmente encantador se perder pelas ruas estreitas da cidade com casas altas e estreitas, que nos mostram uma arquitetura sem igual.   
Observe também que as fachadas das casas são levemente inclinadas para frente e que no alto delas existe uma espécie de braço de madeira com uma roldana na ponta. Não pensem que é um mero adorno. Isso tem uma grande utilidade. Lembra quando víamos subirem os pianos nos desenhos do pica-pau... 
…pois é, como as casas são estreitas e altas, fica difícil colocar os móveis dentro dela. A solução encontrada foi subi-los de fora com o auxílio da roldana.  Outro ponto característico da cidade são os canais. Existem diques naturais e artificiais que impedem a entrada da água do mar na cidade.
Água e continente, elementos muito presentes nos "países baixos": com seus 760 mil habitantes.
Amsterdam é o ponto principal de uma grande zona urbana num país pequeno, cortados por rios e canais.
A Holanda é muito populosa, tem quase 17 milhões de habitantes numa pequena zona geográfica e a sua pujança econômica é notável - é o quinto centro econômico da Europa.
Todos os trams que sobem em sentido norte,  vem com indicação da Estação Central. O Stop and Go é um outro meio de transporte bem legal. Uma espécie de mini-bus. Seu trajeto é mais restrito em relação aos bondes. Circula apenas no anel Prinsengracht, indo da estação central da cidade até Waterlooplein. Mas é bem barato.      
A maneira mais econômica e prática de conhecer a cidade é a mais tradicional: a pé. Uma caminhada tranquila entre os canais é fundamental para captar a essência da cidade e descobrir lugares interessantes,  já que as ruas são normalmente pouco movimentadas.
Outra coisa: é uma cidade planejada para andar de bicicleta. São cerca de 1 milhão de habitantes e 500 mil bicicletas. Como tem bicicleta neste lugar!!! 
ATRAÇÕES

A cidade é cheia de visitas imperdíveis, a primeira é o Museu Van Gogh, com a maior coleção do famoso pintor holandês, preço da entrada 12,50 euros (estava em reforma quando lá estivemos). Outra: a Casa de Anne Frank, talvez a mais visitada de Amsterdam, lugar onde a pequena menina judia escreveu o diário que comoveu o mundo, ingresso sai por 9 euros (não deu tempo de ver). Tem que ir bem cedo ou perto da hora de fechar. As filas são bem grandes e como a casa é pequena, demora um pouco para entrar. O Rijksmuseum é um museu nacional, dedicado às artes e história, entrada de 11 euros.
O museu é pequeno, facilmente percorrível. Permite tirar fotos e tem guarda volumes.  
Sugere-se comprar ingresso na internet,dá direito a entrar sem passar pela fila do ingresso ou pelo Holland Pass. Também forma grandes filas para comprar ingresso logo cedo, especialmente se estiver chuvoso ou tempo fechado.
Praça DAM 
A famosa praça Dam é um dos pontos turísticos mais importantes desta cidade, capital da Holanda. De forma retangular, é o ponto de encontro para todos os seus visitantes. A praça está no local onde noutros tempos se situou o dique original que cruzava o rio Amstel e que deu o nome à cidade. Neste lugar, hoje em dia, destacam-se o Monumento Nacional com forma de obelisco, e sobretudo ao soberbo Palácio Real de Amsterdam.
Museu de Cera Madame Tussaud
Os Canais
Os diversos canais da cidade de Amsterdam desenham o mapa do centro, formando uma ferradura. As ruas cortam os canais, sendo que todas partem da Estação Central de trem, no norte da cidade, o ponto principal de orientação. A aproximadamente 400 metros dali fica a praça central da cidade, a Dam.
Os melhores canais do ponto de vista turísitco: 1 Herengracht | 2 Keizersgracht | 3 Prinsengracht | 4 Entrepotdok | 5 Reguliersgracht | 6 Amstel River | 7 Brouwersgracht | 8 Bloemgracht | 9 Leidsegracht | 10 Singel
Estação Central   
Eles passam por toda a área central de Amsterdam, partindo sempre do ponto em frente à Estação Central, e funcionam diariamente até à 00:15 h. Os ônibus são uma boa opção para chegar ao subúrbio, ou como transporte noturno. Funcionam da meia-noite às 7 h, com rotas ligando à Estação Central, Rembrandtplein e Leidseplein. Já o metrô só é recomendado utilizar se for para locais mais distantes da cidade. 
Mercado de Flores (Blomenmarkt)
Como bem sabem, um dos símbolos da Holanda é a tulipa, e a verdade é que os holandeses dão muita importância às flores, por isso acho que Mercado Flutuante de Flores uma visita obrigatória. 

Situado sobre o canal Singel, entre Muntplein e Koningsplein, irão encontrar uma variedade de flores incrível, para além de poderem comprar bulbos, sementes e, obviamente, flores! 
Segundo a história antigamente aportavam ali barcos carregados de flores e plantas em vasos, embora hoje em dia as plataformas flutuantes na verdade são fixas e o que se vê, é uma rua cheia de floristas que exibem a sua mercadoria.     

Desde o início de 1862, o Mercado de Flores de Amsterdam é uma atração turística e um dos lugares preferidos dos amsterdaneses para comprar suas flores, plantas e muito mais. 
Fabrica de Diamantes
Há mais de 400 anos, Amsterdam é a Cidade dos Diamantes. E as fábricas são os locais ideais para quem quer dar mais brilho à sua estadia na cidade.
Amsterdam tem uma reputação de ser o centro do comércio de diamantes e de suas oficinas ter polido alguns dos diamantes mais famosos da história. 
Fizemos uma visita guiada gratuita à fábrica de diamantes Coster Diamonds e vimos os artesãos lapidando e polindo um diamante. A Coster Diamonds já poliu muitos diamantes famosos, como o "Koh-I-Noor", um diamante branco azulado que é parte das joias da coroa da Inglaterra, e o lindo diamante Dresden, parte das joias da coroa da Saxônia. Durante o passeio pela fábrica de diamantes, pudemos ver também o Lucullan: a maior pedra não polida do mundo.
   
Na verdade é uma fábrica, uma vez que você vê todo o processo, muitos estão em seu estado bruto, até eles montado uma joia. E acaba também sendo um museu pelas exposições de réplicas dos mais famosos diamantes mundo e da tão delicada coroa.  
Se você assistiu "Bonequinha de Luxo", sabe que Holly era uma garota que tomava seu café da manhã em frente à joalheria Tiffany’s sonhando com os diamantes que poderia ter quando fosse rica. E foi pensando nisso que cheguei a conclusão de que na verdade, esta  é uma visita curiosa. Mesmo você sabendo que nunca (não se deve dizer nunca), terá o poder de compra para uma joia daquela, e ainda por cima numa viagem, fica-se também imaginando o que eu poderia fazer com tal pedra. Mas no final, depois das demonstrações dos funcionários, loucos para venderem alguma coisa, vi que tinha o poder de compra para um relógio travejado de diamantes. Sai feliz da vida da joalheria!
Museu de Diamantes e a Fábrica Coster, na Paulus Potterstraat 8.www.costerdiamonds.com.
Amsterdam é uma cidade conhecida por ser muito aberta a novos conceitos e pessoas, ou seja, bem liberal. O que pode chocar os mais conservadores. Se você pode ter uma ideia indo aos seguintes lugares: o Red Light District, os Coffe Shops, Museu da Tortura,  Museu do Sexo e o Marijuana Museu
Além disso, apesar de ser voltada para o turismo é uma cidade bem cara. Nós tomamos duas taças de vinho no hotel que custou 8,80€ (Estas duas taças de vinhos fazem parte do post que quero fazer sobre "nossos micos em viagem", aguarde!). A vantagem é que tem fácil acesso a toda a Europa, por ser plana pode ser percorrida toda a pé, embora seja muito fácil de se perder por entre tantos canais.
Até a próxima…

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest