Praga | República Tcheca

01:33


Como prometi, neste post vou mostrar mais alguns pontos turísticos famosos de Praga: a Ponte Carlos, a Catedral de São Vito e o Castelo de Praga. Para você que está chegando agora e quiser ver o que já mostrei sobre a cidade no post anterior, Clique aqui
Castelo de Praga 
Em vez de ser um castelo, no sentido tradicional, este é um enorme complexo (70 000 m²), contendo centenas de edifícios, inclusive palácios, galerias, lojas, museus, jardins e casas religiosas. Muitas vezes confundido pelos turistas como o próprio Castelo, é o imponente edifício gótico da Catedral de São Vito, que é a sede do Arcebispado de Praga, e local de descanso de muitos Reis, Rainhas e Imperadores do Sacro Império Romano.
Ingressos do Castelo
No topo da entrada do portão principal do Castelo de Praga, em frente a Hradcanské námestí, estão os gigantes de pedra feitos pela oficina de Ignác František Platzer
Passando pelo guarda, no Castelo de Praga  


Pátio do Castelo de Praga, o maior complexo deste tipo na Europa, que desde sempre foi a residência dos reis, imperadores e na atualidade é a sede da presidência da República.   
Catedral de São Vito                                            
Situada no Castelo de Praga é uma das principais construções da cidade de Praga e a maior igreja da República Checa.

Estando construída juntamente com o castelo, a construção da catedral no seu atual estilo gótico foi iniciada em 1344 e finalizou-se, depois de uma interrupção das obras no século XV, só em 1929. Destaca-se - entre outros - a grande Capela de São Venceslau do século XIV, compreendendo mais de 1.000 pedras semi-preciosas, a par de frescos de temas bíblicos.
Interior da Catedral de São Vito
Com seus tesouros artísticos, a Catedral São Vito é o mais importante templo da cidade.
  
Praga vista do alto
Voltando do castelo, pela Rua Nerudova
Rua Nerudova na subida/descida para o castelo.
  
A rua Nerudova recebe esse nome em homenagem ao escritor e jornalista checo do século XIX, Jan Neruda.
O importante nesse escritor é que foi o nome dele que inspirou o grande escritor chileno PABLO NERUDA, a criar seu pseudônimo. O nome de família do Neruda chileno era Neftali Pasoaldo.

Há uma sucessão de belas casas nas ruas estreitas do centro histórico: a maioria delas com nomes próprios e adornados com brasões e esculturas em alto relevo e estátuas em suas fachadas. Esta é a Casa de Dois Sóis, na Rua Nerudova. A Casa dos Dois Sóis havia sido a casa de Jan Neruda.
Andando pelas ruelas charmosas: edifícios preservados, torres góticas, templos barrocos, jardins e cúpulas douradas.
 
Praga é um alvo procurado pelos visitantes estrangeiros pela variedade de sua beleza arquitetônica e dos monumentos artísticos, variando desde o estilo gótico, renascentista, barroco até a arte nova e unindo-se num conjunto magnífico.Chamam atenção os símbolos nas fachadas das casas: casas: violinos, cálice, águia, roda, chave, leão, rabanete, lagosta, cisne,  sol...
     
A surpreendente arquitetura nas ruas de Praga
 
 
Antigos carros conversíveis  e carretes fazem tour pelas ruas.
Muitas dessas ruas charmosas, caracterizada por antigas casas burguesas, agora foram transformadas em hotéis de charme, restaurantes ou pequenas lojas.
Andando pelas ruelas de Praga, pudemos apreciar os famosos cristais tchecos. Destaque para o âmbar, pedra muito comercializada. Cristais da Boêmia, bijuterias com pedras típicas da República Tcheca estão entre as principais lembrancinhas de Praga. Os locais em que se pode comprar souvenirs do gênero estão o mercado Havelský Trh, a cara rua Parizska e a avenida Prikopech. O artesanato é belíssimo.
Mesmo com as principais atrações na cabeça, a graça da cidade é caminhar mesmo sem rumo. Ao final de cada viela, sempre surge uma construção, uma praça e por vezes, o turista se depara até com caixas de frutas nas calçadas. Tudo faz o passeio valer a pena.  

Para quem não se encanta pela arquitetura, não faltam atrações culturais. Por toda a cidade, cartazes divulgam espetáculos de ópera e jazz,  teatro de marionetes.
Stavovské Divadlo - O Teatro dos Nobres. 
“Mozart estreou aqui a peça Don Giovanni, em 1787. E onde o diretor tcheco Milos Forman filmou Amadeus (vencedor de oito Oscar)”, diz Pavlina.
                
O Museu do Comunismo não figura entre os principais roteiros turísticos da cidade de Praga. Talvez pela aversão que os locais têm pelo período comunista que assolou a região por anos, fato é que poucos turistas que vão a Praga conhecem essa registro histórico da era comunista.
O Teatro dos Estates é uma das mais belas construções históricas do teatro na Europa. O aristocrata František Antonín Count Nostitz Rieneck, movido por um desejo de aumentar o charme de sua cidade natal e as mentes de seus concidadãos, construiu este lindo edifício.
A Karlova é a rua que liga a Ponte Carlos à Praça da Cidade Velha. É cheia de galerias de arte, teatros e lojas de todos os tipos.
Os detalhes de cada uma das fachadas dos prédios da rua são surpreendentes. Nas inúmeras galerias de arte da área, há peças que vão do clássico ao curioso.  Esta é a Casa do Poço Dourado com fachada barroca magnífica, na Rua Karlova.
Torre da Pólvora
Igreja São Francisco de Assis
Igreja do Santíssimo Salvador
Ponte Carlos
A ponte mais famosa é um dos símbolos da cidade de Praga e, possivelmente, a mais bela das pontes europeias. A ponte tem 520 m de extensão e liga os bairros de Staré Mesto e Malá Strana.  Sua construção foi iniciada em 1357, por ordem de Carlos IV do Sacro Império Romano Germânico. Esta ponte antiquíssima é hoje de uso exclusivo de pedestres.
Ao longo dela há 30 estátuas, situadas em ambos os lados, entre elas as estátuas de São Norberto, São Venceslau (o patrono da República Tcheca), São Sigismundo, Jesus Cristo e três torres majestosas, duas no lado da Malá Strana (a Cidade Pequena) e uma outra no lado da Cidade Velha. A mais famosa é a estátua de São João Nepomuceno e sua auréola de cinco estrelas.
A maioria das estátuas são réplicas, as originais encontram-se guardadas em Vysehrad. As monumentais características góticas desta ponte são realçadas por uma grande galeria de esculturas ao ar livre.
Músicos na Ponte Carlos, no fim da tarde uns tocavam "What a wonderful world" e outros uma música típica de não sei onde…
O charme das torres da Igreja de Nossa Senhora de Tyn
Rio Moldava

Artistas expondo suas obras na Ponte Carlos.
Esta é a praça principal de Malá Strana desde o século X. No centro da mesma encontra-se a Igreja de S. Nicolau.
Igreja de Nossa Senhora da Vitória, onde está a imagem do Menino Jesus de Praga.  
Outras imagens da bela arquitetura de Praga.
  
Esta foi sem sombra de dúvida a cidade mais bonita que já conheci em todas as minhas andanças por este mundo, rica não só na arquitetura, mas também em cultura. Se Goethe a definiu como uma jóia de pedra, de pedra rara então. Espero voltar ainda muitas vezes em Praga!

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest