City Tour em Praga

18:12

Crédito: foto do Hotel Clarion em Praga

A nossa primeira parada em Praga foi na beira da estrada numa lanchonete dentro de um posto de gasolina, chamado Shell, Svatá Kateřina,  Rozvadov. Lá tomei um "káva" e meu marido comeu um "sladká", que custou 39,00  . Nós pagamos em euro e recebemos o troco em koruny (CZK), que apesar de, dentro da lanchonete ter um stand de câmbio, achamos bem desfavorável e preferimos não fazer a troca, mesmo por que o guia havia dito que os hotéis fazem câmbio, então resolvemos deixar para trocar lá.

Ficamos no Clarion Congress Hotel Prague, que fica na  Freyova 33. O hotel tem instalações novas e bonitas, uma escada rolante enorme logo na entrada, com quartos amplos e muito confortáveis, café da manhã bom. Pessoal é atencioso, mas falta gente para atender a chegada e saída de hóspedes, pois o hotel recebe muitos turistas que chegam e saem de vários ônibus ao mesmo tempo. Vira uma confusão.Se estiver em excursão fique atento aos horários de saída. São 100, 200 pessoas saindo ao mesmo tempo, consequentemente você pode ficar bastante tempo aguardando o elevador chegar vazio para entrar com suas malas.
As fotos abaixo são todas tiradas do site do hotel que você pode conferir acessando por este endereço: http://www.clarioncongresshotelprague.com/en/

Logo no check-in do hotel, fizemos a troca de moedas, mas percebemos que o câmbio foi mais desfavorável do que se tivéssemos trocado no posto na beira da estrada. Perdemos!
Junto ao hotel existe uma pequena galeria, a Galeria Fenix, com lojas variadas de artigos esportivos a mini mercado, salão de beleza, sorveteria, restaurantes, etc. No item restaurantes têm uma curiosidade: no shopping tem 5, sendo a maioria de comida chinesa.
Restou a Kavárna Creperie. Um lugar para se fazer um lanche, com muitas opções de crepes doces, salgadas, de sanduíches. Nós comemos uma baguete e tomamos uma Pilsen tcheca é claro! por 274,00 Kč. E depois também nesta Galeria tomei um expresso por 56,00  Kč. Único problema: em Praga não é proibido fumar em ambientes fechado, nem em restaurantes, então, prepare-se para comer fumaça de cigarro, também, sem direito a desconto!

Outras experiências gastronômicas em Praga:
Nosso guia nos levou para almoçar no Restaurace Novomestsky Pivovar que fica na Vodickova 20. O Restaurante de comida tcheca, tipo uma taberna e uma tradicional cervejaria, que produz sua própria cerveja. Tudo num só lugar. Composto por várias salas de aspecto rústico, sendo que numa podemos apreciar a fermentação da cerveja. Fica no fim de uma galeria, descendo as escadas, dois andares abaixo no subsolo.
Como estávamos em um grupo grande de pessoas, elas foram entrando, alguns já se sentando, outros procurando o banheiro...quando o garçom visivelmente irritado, joga o prato em cima da mesa, resmunga qualquer coisa em tcheco e faz sinal com as mãos, mandando as pessoas saírem dali...
Saí do banheiro primeiro do que o meu marido e procurei um lugar para sentar, só achando um andar mais abaixo, fiquei lá uns 5 minutos, não apareceu ninguém para me atender. Subi novamente e fui procurar meu marido e mostrar onde estava, ficamos mais uns 10 minutos e nada, subi novamente e fui falar com o guia, pois tínhamos horário para almoçar e sair para nova rodada de city tour. Foi quando ela conseguiu um lugar para nós junto a outras pessoas numa mesa.
      O garçom que estava atendendo elas pareceu-me mais agradável. O serviço não demorou muito, porque pedimos o tradicional goulash e a cerveja da casa.
No final, para não ter muito mais confusão pagamos em moeda local, tudo ficou em 100,00 Kč.
Pareceu-me não ser um restaurante turístico, frequentado em sua maioria pelo povo local e o garçom se incomodou com isso...não sei, deu esta impressão e como a primeira impressão é a que fica...esta facilmente foi a nossa pior experiência de restaurante em Praga!

O hotel apesar de não estar localizado na parte histórica de Praga, ao lado dele possui uma estação de metrô chamada Vysočanská, que fica praticamente dentro da galeria, permitindo acessar toda a cidade. E foi muito fácil: tomamos o metro nesta estação Vysočanská, linha amarela do mapa abaixo, que foi nos deixar direto na Můstek - B, coração da cidade e onde as linhas amarela e verde se cruzam e o valor pago foi 24,00
Dali saí para comprar:
- as bonecas Babušky- 400,00  Kč;
-luvas - 900,00 Kč;
-MAC (maquiagem) - 510,00 Kč;
- relógio de parede de souvenir -?;
- colar com pedra de âmbar - 40

E outras compras para torrar as koronas tchecas:
-Supermercado Billa na Galeria Fenix - 212,00 Kč;
-Blusa na Marks & Spencer - 599,00
Mapa do metro e trams

Tickets do metro
Esta história de fazer compras para torrar as koronas, conto no post sobre os "nossos micos de viagem", aguardem!!