De Frankfurt a Praga, via Nuremberg

23:52

Nuremberg foi nossa segunda parada depois da simpática Frankfurt.
Geralmente, quando se pensa em Nuremberg poucas atrações vêm à mente, mas saiba que a cidade tem muito a oferecer. A cidade inteira me surpreendeu e saí de lá com uma certeza – tenho que voltar um dia  para conhecer as outras atrações com calma.
Mas antes um pouco de História:
Nuremberg é uma cidade muito antiga que remonta cerca de 1.000 anos. No final da idade média foi uma das maiores e mais organizadas regiões na Europa e seu Castelo Imperial foi considerado um dos palácios mais importantes do país.
Mas numa história mais recente, que data da Segunda Guerra Mundial fez Nuremberg ficar famosa.
Ela foi eleita por Hitler, a cidade perfeita para sediar os comícios megalomaníacos do partido nazista que atraiu mais de um milhão de pessoas no auge da guerra. Eventos típicos como beber em homenagem a Hitler, assim como, cerimônias para comemorar os seus mortos.
Por conta de ser a cidade preferida de Hitler, Nuremberg sofreu graves atentados no final da guerra que deixaram 90% da cidade destruída. Hoje, a cidade já está bem restaurada, principalmente, a Cidade Velha (Altstadt). Reconstruída no pós-guerra, conseguiu manter o mesmo ar medieval, como se tivesse acabado de sair de um antigo conto.
E é um belo lugar para se visitar com muitas atrações. A Cidade Velha é a parte mais  bonita e central da cidade. Há muitas igrejas dentro dos muros medievais, assim como o Castelo Imperial, com uma vista que não pode ser desperdiçada.
No blog tem uma página só de mapas, inclusive de Nuremberg, um com as atrações turísticas e o outro, além do que ver e fazer, tem também, onde dormir, comer e comprar.
Pois bem, começamos a nosso city tour na Hauptmarkt, a principal praça do centro e local das famosas feiras de natal que acontecem todos os anos em várias cidades da Alemanha.
 
Nesta praça tem um belíssimo obelisco gótico, o Schonner Brunnen, erguido em 1385.
Também na Hauptmarkt, fica a Frauenkirche (Igreja de Nossa Senhora). Uma igreja gótica do século XIV, encomendada pelo imperador Carlos IV. No relógio central da fachada da igreja, todos os dias, ao meio-dia, sai uma procissão de príncipes rendendo homenagem ao imperador.
Um pouco mais adiante se encontra a Rathaus Nürnberg, que é a antiga prefeitura gótica da cidade e que conta com uma bela fachada.
Ao lado da prefeitura fica outra imponente igreja, a Sankt Sebaldus Kiche Winklerstraße
 

Subindo a Burgstraße, um pouco mais e distante das outras atrações se encontra o Castle Kaiserburg, que é belo conjunto de três castelos no alto do morro, incluindo o castelo imperial e a torre pentagonal Funfeckturm. A subida é um pouco cansativa, mas vale a pena, pois esse conjunto de castelos é realmente lindíssimo, além de ser uma das principais atrações da cidade.
O castelo imperial no topo do promontório rochoso acima Nuremberg foi um dos palácios imperiais fortificadas mais importantes do antigo Sacro Império Romano.
O castelo e a cidade serviram como o local para numerosas assembléias imperiais. A partir de 1424 as insígnias imperiais foram mantidos em segurança em Nuremberg. A cidade era uma residência muito popular para os governantes na idade dos reinados itinerantes e até a Guerra dos 30 anos foi a localização central do império.
Uma vez no topo você tem vistas panorâmicas sobre a cidade.
Memorial do Julgamento de Nuremberg
A cidade também recebeu alguns dos mais importantes julgamentos do pós-guerra. Em 1945 foi constituído um tribunal militar internacional para julgar o alto escalão nazista por crimes de guerra e contra a humanidade durante a Segunda Guerra Mundial. Treze ensaios foram realizados por crimes contra a humanidade, crimes contra a paz, crimes de guerra e juízes, incluindo dos EUA e da Grã-Bretanha. Na época, havia controvérsia sobre como foi o processo, mas a maioria concorda que ele preparou o terreno para o estabelecimento de muitas leis internacionais. Dez dos condenados foram sentenciados a pena de morte, enquanto outros prisão perpétua. Havia também muitos outros que cometeram suicídio antes que pudessem ser condenados. Hoje é possível visitar a sala onde aconteceu esse longo julgamento para aprender mais sobre este acontecimento marcante.
Se você é uma daquelas pessoas que como eu pensavam que Nuremberg era só chucrutes, feiras de Natal, sede do Partido do Reich ou os julgamentos de Nuremberg. Pois fique sabendo que, a velha cidade é muito mais do que isso, na verdade e provavelmente, é isso que mais a aproxima dos  turistas. No entanto,  cidades circundantes são o lar de muitas empresas alemãs bem conhecidas, por exemplo, Adidas, Diehl, Faber-Castell, Playmobil, Puma e várias divisões da gigante industrial Siemens.
Imagine, agora, poder visitar a sede histórica de uma das marcas que marcou a minha, a sua infância e que provavelmente também marcará a dos filhos de muita gente? Em Nuremberg, é mais do que possível visitar a Faber-Castell, tem um tour guiado e com um U-Bahn que vai de Nuremberg a vizinha Stein .
E quem gosta de arte e história gostará ainda mais da cidade ao saber que ela conta com mais de 34 diferentes museus, que vão desde a história das ferrovias na Alemanha até aquelas voltadas às crianças. São tantas opções que fica até difícil elencar as mais interessantes para indicar.
É, Nuremberg pode mesmo viver à altura das expectativas culinárias com cervejarias e seu prato mais famoso: as salsichas com chucrute!
Sem falar que a cidade é muito barata, comprei um relógio de parede como souvenir por 3,95 euros e pagamos por estas delícias a importância de 27,90 euros:



You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest