Palácio de Schönbrunn |Viena

12:25

Para mim a grande diferença entre transitar entre os edifícios históricos e palácios de outras grandes cidades europeias e visitar a capital austríaca, é que o passado de Viena está vivo. A quantidade de palácios, edifícios, monumentos, parques e museus é enorme.
E uma visita apressada não lhe dará ideia do valor arquitetônico e cultural da cidade, chega a causar angústia em quem tem poucos dias na cidade, pois o turista deve reservar ao menos quatro dias para conhecer Viena. Então, reserve um dia inteiro e prepare-se para andar bastante, para conhecer o Schlöss Schönbrunn, o palácio de verão dos Habsburgs. Ele é o Versalhes de Viena. Se tivesse de escolher apenas uma atração, seria esta.

Ele não fica no centro, mas é muito fácil de ir: tomamos o metro linha U4 (verde) às 10:00 h na Pilgrangasse – PG no ticket em direção a Hütteldorf e descemos na estação Schönbunn-SB no ticket, pagamos 2 euros para ir e 2 euros na volta, e os tickets foram comprados nas máquinas automáticas das estações. É muito rápido, pois às 10:24 h já estávamos pagando a entrada, como consta na nota.


Existem vários tipos de tour, que vai do Imperial Tour (30-40 min/11,50 euros) ao Gold Pass(1-2 dias/39,90 euros)e ainda podem ser compradas entradas individuais para quem só quer ver a Glorieta, por exemplo, por 3,00 euros. Ficamos com o Grand Tour (50-60 min/29,90). Os folders estão em várias línguas e pode ser adquirido também o áudio guia, mas como tínhamos o programa de QR Barcode instalado no tablet, foi muito melhor.

 
Palácio Schönbrunn (lá dentro não são permitidas fotos, as abaixo puderam ser baixadas do site do Palácio, quando do acesso através do QR Barcode) é o principal palácio de Viena. Nele o visitante pode optar por ver 20 ou 40 dos 1440 aposentos. Os 1440 quartos de Schönbrunn são agora usados em parte como um museu, e a visita guiada por estas peças é como um passeio pela história gloriosa das cortes europeias daquela época.
Concluído em 1713, foi a residência de verão dos imperadores da Áustria, e a visita ao seu interior revela o ambiente de luxo, esplendor e riqueza da dinastia Habsburg. À primeira vista, o Palácio de Schönbrunn imediatamente remete ao castelo de Versalhes, na França.
Não menos imponente, mas mais comedido em suas dimensões, esse palácio oferece uma excelente perspectiva da suntuosidade do período imperial austríaco, principalmente em seu interior, que mescla afrescos em seus tetos…
lustres magníficos…
…ornamentos luxuosos e salas temáticas extraordinariamente decoradas…
…como o salão circular chinês, que por uma entrada secreta exibe papéis de parede antiquíssimos e porcelanas que se camuflam entre suas paredes.
O Schönbrunn serviu como residência do imperador Franz Joseph I e sua esposa a imperatriz Elizabeth conhecida por Sissi, amada pelo povo, mas desprezada pela corte Austríaca, devido à sua origem, drama que virou até filme de Hollywood. Eles foram um dos mais emblemáticos casais reais da virada do século 19 para 20.  Parte de seus aposentos estão preservados tal como deixados por eles.
Lá dentro, você vai descobrir muitas curiosidades sobre a vida dos Habsburgs, inclusive que Maria Antonieta era filha de Maria Theresa. E para nós brasileiros, a ligação é até mais afetiva, já que a Carolina Josefa Leopoldina de Habsburgo-Lorena cresceu no castelo de Schönbrunn até a data de seu casamento com Pedro de Alcântara (1798-1834), em 1817,quando passou a assinar Maria Leopoldina e foi arquiduquesa da Áustria, primeira imperatriz-consorte do Brasil, regente do Brasil em setembro de 1821, e durante oito dias em 1826, rainha consorte de Portugal.
O magnífico palácio de verão dos Habsburgs, o Schönbrunn, é um dos passeios imperdíveis em Viena, não só por seus belos quartos decorados como vimos acima, mas também pelos extensos jardins e por ser uma aula de história em estado puro.
Os jardins do palácio, cujo acesso é gratuito, também seguem o estilo francês e exibem uma fusão de cores no verão com suas espécies florais.
  
O palácio conta, ainda, com o Gloriette, um jardim zoológico (Tiergarten), estufas, labirintos... A suntuosidade imperial no Palácio de Schönbrunn, seduz com seu belo e extenso terreno rodeado por árvores e possui distintos atrativos como as falsas ruínas romanas, a fonte de Netuno, os jardins privados e o...

…Gloriette que é uma pequena galeria sobre uma colina nos jardins do palácio Schönbrunn. Hoje abriga um agradável café.
A vista que se tem da cidade a partir do Gloriette também é fantástica!
Depois desta visita de domingo ao Palácio de Schönbrunn, e depois de passarmos por alguns lugares fechados, apesar da hora (mais de meio-dia), estávamos com fome,  quando por acaso localizamos um restaurante mesmo ao lado do museu de carruagens em Palácio de Schönbrunn.
O Restaurant Kustcher G’wöelb, pareceu-nos uma boa opção para comer. Embora estivesse vazio, a longa espera para a garçonete aparecer, foi também coroada com um esperar ainda mais longo para a comida chegar. Pensamos até em desistir, mas a fome falou mais alto, e resolvemos esperar. A qualidade da comida foi surpreendentemente muito boa e o preço praticamente igual ao da pizzaria havíamos ido na noite anterior. O site do restaurante encontra-se na nota.
Quando disse acima que o passado de Viena está vivo, é porque ainda hoje, são realizados mais de 150 bailes de gala na capital austríaca, uma tradição que data da época dos Habsburgs, que abriram os salões imperiais aos habitantes da cidade. A alfaiataria que fabricava algumas das casacas do império ainda está em atividade sob a tutela da mesma família. As lojinhas dos produtores das luminárias de cristal e pratarias de outrora, também. A Staatsoper, a magnífica casa de ópera, continua frequentada massivamente pelos vienenses, que desde cedo acostumam seus ouvidos aos acordes de Mozart, Schubert, Strauss e Haydn, velhos conhecidos daquele que é um dos teatros mais célebres do mundo.

Mas caso você não consiga assistir uma ópera na linda Ópera de Viena, como aconteceu conosco…ir à um show de música clássica acho que faz parte do clima, do espírito e da visita à Viena! Assistimos ao Wiener Royal Orchester, foi bem legal apesar de não poder fotografar e nem filmar, por isso as imagens não são boas.
Na próxima vez eu quero ir  à Ópera!

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest