Agra | Índia

13:45

@sonhos de viagem a II
Quando se fala de Agra, a primeira imagem que surge na mente de muita gente é o Taj Mahal, um dos monumentos mais famosos do mundo e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Realmente, ele é um dos pontos altos, não só da cidade como do país. No entanto, Agra não é só o Taj Mahal, além dele, essa metrópole indiana também guarda muitas outras surpresas para os seus visitantes. Em seus arredores, a 8 quilômetros está o Mausoléu de Akbar, no vilarejo de Sikandra. A 35 quilômetros, o marajá Akbar construiu a cidade de FatehpurSikri (que vimos antes de chegar a Agra) que foi abandonada. Um pouquinho mais longe, 60 quilômetros, fica a cidade de Mathura, onde nasceu Krishna.
Agra era a capital da Índia, nos tempos do Império Mughal, nos séculos XVI e XVII. Nesta época, a cidade se tornou um dos principais centros de arte, ciência, comércio e cultura. 


O que atraiu artesãos e arquitetos de várias partes da Ásia que construíram grandiosos palácios em arenito vermelho e mármore incrustado com pedras semipreciosas, fortes, mausoléus e jardins.

Os Mongóis além de serem grandes governantes, também foram grandes construtores e preservaram suas melhores maravilhas arquitetônicas para Agra e sua vizinhança, sendo, o Taj Mahal, o maior de todos eles, imponente, forte, grandioso, o mais suntuoso mausoléu da Índia. E assim, Agra floresceu sob a proteção dos imperadores Humayun, Akbar, Jahangir, mas, a ‘idade de ouro’ de Agra chegou ao fim com o reinado de Shah Jahan. 
Com o declínio mongol, Agra passou pelas mãos dos jats, marathas e também dos britânicos no início do século XIX, mas ainda guarda uma herança cultural e arquitetônica muito rica.

No entanto, tudo na Índia tem vários ângulos diferentes, nem tudo são flores. Mesmo sendo uma cidade pequena,  o centro da cidade não prima pela beleza, é empoeirada, suja e pobre. A pobreza e a sujeira da cidade, realmente, são impactantes. Praticamente não há sinais de trânsito, a bagunça pelas ruas é total. Carroças, vacas, carros velhos, pedestres, bicicletas conseguem se entender não se sabe como entre buzinas e mais buzinas. No meio de tudo isso inúmeras barracas de rua vendem legumes, pulseiras, roupas, flores, peças para carros, artesanato... 
Talvez por isso a maior parte dos turistas faz uma parada de apenas algumas horas ou um só dia na cidade, para ver só o Taj Mahal, e pronto. 
Mas, se você já estiver na Índia há vários dias como nós estávamos, dá para ignorar o caos e mergulhar na riqueza cultural da cidade. 
Em Agra ficamos no ITC Mughal A Luxury Collection Hotel Agra. Situado em meio a 35 hectares de áreas verdes exuberantes, o ITC Mughal Agra oferece acomodações de luxo. Localizado a apenas 3 km do histórico Taj Mahal e do Forte de Agra. Os quartos possuem decoração elegante, comodidades para fazer chá e café. 
A recepção ajudar a organizar viagens e transfer para o aeroporto de Délhi, além de tratamento personalizado no spa real, o Kaya Kalp.
Os destaques gastronômicos do hotel incluem os:
Restaurant Peshawri - ITC Mughal
Peshawri é uma filial do famoso Bukhara, em Nova Delhi, talvez o restaurante mais famoso da Índia. Comida "Mughal" típica desta região consiste em grelhados como kebabs, tandooris, além do famosíssimo Dal Bukhara. O lado negativo são os preços, exorbitantes para a Índia: se comer bem, tomar cerveja ou uma taça de vinho sairá pagando 6000 mil rúpias!! (U$100 por pessoa). 
Taj Bano The 3
Um restaurante Buffet que serve especialidades indianas. Mas também comidas de todo o mundo. Preço médio que pagamos no Taj Bano foi de 4500, 00 rúpias, em torno de R$ 85,00 por pessoa.
Pavilhão Mughal
Um restaurante Buffet  espaçoso e elegante, com vista para o pátio, oferece uma fusão de cozinhas indianas, ocidentais e orientais, o preço médio que pagamos foi 4700,00 rúpias, em torno de R$ 90,00 por pessoa.
Taj Mahal
O Taj Mahal é tudo o que foi dito sobre ele e muito mais. É uma expressão e símbolo do amor. 
O Taj Mahal é realmente uma das maravilhas do mundo e um dos monumentos mais famosos do Mundo. É a obra-prima mais fascinante e bela da Índia. 
Todos os anos, esse monumento histórico atrai quase oito milhões de visitantes do mundo inteiro, interessados em ver de perto os detalhes majestosos de sua construção. 
A parte exterior também não deixa a desejar, pois é formada por jardins luxuosos, com diversos canteiros de flores, fontes e avenidas de árvores. 

Foi mandado construir entre 1631 e 1654 pelo Imperador Shah Jahan em memória de sua amada Rainha Mumtaz Mahal, para alojar os seus restos mortais, que morreu no parto de seu 14º filho. 
Acredita-se que levou  22 anos para ser concluído e com mais de 20 mil homens artesãos para sua construção, o mármore foi transportado de 200 milhas de distância por uma frota de mil elefantes.
O que torna o Taj Mahal tão especial são suas proporções perfeitas, a feminilidade distinta e sua ornamentação. 
Seu exterior é de mármore branco deslumbrante, com o sol nascente, o mármore branco do monumento muda de cor e tem tons de ouro e ao pôr do sol, o Taj Mahal se tinge de cor-de-rosa e se torna ainda mais mágico.
 
O Taj Mahal fica em uma área protegida e o estacionamento está a 1 km de distância, carrinhos levam os visitantes até a entrada do monumento. Os portões do Taj abrem às 6 da manhã, para aqueles que querem apreciar a beleza do nascer do sol. 
Jama Masjid 
A Jama Masjid de Agra é uma das maiores mesquitas da Índia, construída em 1648 por ninguém mais ninguém menos do que Shah Jahan, o imperador do Taj Mahal, em homenagem à sua filha favorita, Jahanara Begum.
Como se pode esperar das obras desse imperador, a mesquita é uma construção bonita e impecável, com destaque para o enorme domo de mármore. A entrada é gratuita. 

Agra Red Fort
O Forte de Agra é uma construção imponente, decorada com colunas belíssimas. Foi a sede do governo Mughal. A administração e a estrutura atual teve sua origem no reinado de Akbar, entre 1565 e 1573, que ergueu as paredes e portas dos primeiros edifícios na margem oriental do rio Yamuna. 

É cercado por um muro alto de 70 pés.
A maioria das estruturas dentro do forte é uma mistura de diferentes estilos arquitetônicos.  Shah Jahan adicionou a impressionante mesquita,  enquanto Aurangzeb adicionou as muralhas exteriores.  
O acesso ao forte é feito por dois portões principais: a Porta Amar Singh, homenagem ao fiel guerreiro de Shah Jahan e a Porta de Delhi , usada apenas com fins militares. 
Seguindo em frente chega-se ao suntuoso Diwan-i-Aam , um salão com arcos delicadamente desenhados. 

Ali eram feitas as audiências públicas do imperador, de frente para um imenso gramado e belíssimo jardim muito bem cuidado.
Onde está a sepultura de John Russell Colvin, que foi um governador das Províncias do Noroeste da Índia.
O palácio mais importante do forte é Jahangiri Mahal. Foi feito no reinado de Akbar. É formado por salões, galerias, pátios e masmorras no subsolo. Muitas áreas estão fechadas para visitas. 
Onde se vê um grande tanque de mármore era usado pela imperatriz para seus banhos com pétalas de rosas.

O Khas Mahal era o palácio do rei.
Seu interior é ricamente decorado, com seus salões em mármore, arcos e pilares em estilo hindu. 

O suntuoso salão Diwan-i-Khas era o local onde o imperador se reunia com a corte. 

Ali perto também está a torre Musamman Burj, onde Shah Jahan passou seus últimos anos observando de longe o Taj Mahal depois de ter sido aprisionado pelo filho. 
Sim, porque de acordo com a lenda, foi nesta torre, onde dois dos filhos do Imperador Shah Jahan decidiram prendê-lo e tomar o poder, após saberem que seu pai havia decidido construir um mausoléu semelhante ao Taj Mahal, mas feito em mármore negro. Do forte, o Imperador Shah Jahan podia observar sua obra. Acredita-se que ele morreu em uma das torres, olhando para o Taj Mahal onde está a sua amada Rainha Mumtaz Mahal.
O Fort de Agra é uma visita imperdível pela sua importância histórica e arquitetônica. O valor do ingresso para visitar o Agra Forte é de 300 rúpias por pessoa.


You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest