Roteiro de um dia em Santiago de Compostela| Espanha

16:17


Após o café da manhã, deixamos a cidade de Esposende, cruzamos a fronteira de Portugal e fomos até Santiago de Compostela, na Espanha.
De Esposende até Santiago são 210 km- 02:20 h de viagem pela A3 até a divisa, depois A-55/AP-9, sentido Coruña (N-550). Para quem sai de Porto são mais 30 km (30min). Até a divisa as postagens foram automáticas, já na Espanha as cobranças são manuais e pagamos 3 pedágios: 2 de 3,60 euros e 1 de 2,25 euros, porque na volta passamos em Vigo.

A cidade de Santiago de Compostela é mundialmente famosa pela sua Catedral de fachada barroca, mas visitar Santiago de Compostela é estar em contato com um "pedaço do mundo" onde aconteceram importantes fatos históricos. É deixar a mente viajar para sentir a energia, os mistérios e a nostalgia que rondam essa mística cidade.
Imagine que nesse canto da Galícia, na Espanha, onde todos os caminhos se encontram, milhares de peregrinos têm chegado desde a Idade Média. Por motivos espirituais ou pessoais, por puro desafio ou simplesmente pelo turismo, cada qual com as suas crenças; se aventurando pelo Caminhos de Santiago ou desembarcando diretamente em Compostela, por isso e exatamente relacionado com esta questão, uma das referências da Capital Galega é a sua Catedral construída, em homenagem a Santiago El Mayor, um dos Apóstolos de Cristo, deparando-se com o Manto de Santiago.

Na cidade estacionamos o carro na Plaza da Galiza que fica a 500 m do Casco Histórico de Santiago de Compostela.

Ao visitar a Catedral, observam-se quatro fachadas, cada uma contendo conjuntos urbanísticos com suas respectivas praças: Plaza del Obradoiro que é uma tarefa obrigatória para todo aquele que vai a Santiago de Compostela, da Acibechería, das Pratarias e da Quintana.

O Hospital dos Reis Católicos fica ao lado da Catedral de Santiago de Compostela. O edifício foi erguido no século XV para dar abrigo e tratar os peregrinos que percorriam o Caminho de Santiago. Hoje é conhecido como Hospedaria dos Reis Católicos, onde funciona um hotel de luxo. Ao observar a magnífica construção, você vai se encantar com seu estilo plateresco, decorado minuciosamente de forma ostentatória, arquitetura espanhola originada entre o final do período gótico e o início do renascimento.

A Casa do Cabido faz parte do centro histórico de Santiago de Compostela. Esse edifício barroco foi erguido no século XVIII para ornamentar a Praça das Pratarias. E como o próprio nome já diz, foi também a sede do cabido (ou cônego) da catedral. A casa é um típico exemplar do barroco galego, um estilo compostelano do século XVIII.

O conjunto é um ótimo cenário para quem gosta de tirar fotos, tendo a Fonte dos Cavalos no centro da praça e a imponente casa ao fundo. No alto da construção, o sepulcro e a estrela de São Tiago ganham destaque, além das duas gárgulas em forma da canhão nas esquinas do prédio.

No entanto, o outro monumentos que fazem de Santiago uma cidade importante que, é a sua Universidade, com 500 anos de história, dando à cidade aquele ambiente jovem que se respira nas ruas e nos bares, este monumento não visitamos.
Voltamos pela mesma rua, paramos na Plaza do Franco, onde almoçamos no Restaurante e Bar Dakar, por um refrigerante, mais dois pratos (um com bacon e outro com merluza), pagamos 15,70 euros. Fomos até o estacionamento, onde pagamos 2,50 euros por 1:30 h, pois este foi o tempo que conseguimos ficar na cidade que, embora estivéssemos no mes de maio, ventava e fazia um frio tremendo. Como em Portugal estava mais quente, não estávamos vestidos com roupas muito apropriadas. Infelizmente conhecer mais afundo Santiago, ficou para uma próxima vez!

Na volta para Esposende, a intenção era visitar Vigo. Para quem não conhece, Vigo é a maior cidade da Galiza, localizada na província de Pontevedra.
Apesar de não ser capital de província, Vigo é a cidade mais populosa da Galícia devido a presença de uma forte indústria automobilística, além de contar com um porto que é ponto de parada tanto para navios de cargas quanto para cruzeiros.
Também tínhamos um roteiro bem legal para fazer na cidade, sendo possível conhecer grande parte do seu passado, presente e futuro numa rota de uma hora a pé.
E a minha expectativa para conhecer a cidade era grande, mas ao chegar em Vigo, não tivemos vontade nem de sair do carro, demos uma volta pela cidade e fomos embora.

Como vocês podem ver, nem tudo sai como planejado. Assim, tanto Santiago quanto Vigo, vão ficar para uma próxima viagem, entrando para a lista do quase visto, ver novamente…

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest