Rota Romântica na Alemanha

12:33

Rota Romântica na Alemanha 
A estrada mais famosa da Alemanha é sem dúvida a Romantische Strasse ou Estrada Romântica da Alemanha. 
Há mais de 70 anos, esse caminho de 470 quilômetros através de natureza, cultura, história, cenários grandiosos, delícias culinárias e muito romantismo, atrai milhares de turistas interessados em conhecer de perto a magia de cada uma das 29 cidades.
A Rota Romântica na Alemanha é a viagem perfeita para quem quer agradar aos olhos e ao coração. Por experiência própria digo que, é impossível fazer esse caminho e não voltar apaixonado pelas cidades que compõem a rota.
Por ser chamada de Rota Romântica, algumas pessoas podem pensar que esse é um passeio destinado a casais apaixonados somente. Preciso lhe dizer que isso não é verdade!
A Rota Romântica na Alemanha tem esse nome por causa do conjunto de experiências que ela proporciona: belos cenários, boa comida, muita história, construções seculares e o melhor da hospitalidade alemã.
Ao percorrer os pequenos vilarejos, você entenderá porque este tour se tornou famoso em todo mundo. Muitos edifícios históricos e castelos inspiraram produções cinematográficas, como “Rapunzel” e “Cinderela”.
Toda a rota está bem sinalizada e muitas vezes ela passa por dentro de cidades grandes como Würzburg, mas o maior trecho é de estradinhas convidativas e cheias de charme.
Sem falar que passar por cidades pitorescas e mais isoladas dos grandes centros é uma ótima oportunidade para conhecer mais do país. 
Quantos dias para fazer a Rota Romântica?
Se está na dúvida de quantos dias para fazer a Rota Romântica na Alemanha, digo que depende. 
Apesar do pequeno percurso, pois são pouco mais de 400 km, mas nós fizemos em 15 dias, porque queríamos aproveitar bem o momento em cada cidade. Sentar com calma num restaurante para tomar uma cerveja ou um vinho, degustar uma boa comida alemã. 
Por isso, responder esta pergunta depende muito de quanto tempo se tem para a viagem e, claro, de qual sentido se escolheu para fazer a Rota Romântica. Isso porque, você pode personalizar esse roteiro, dedicando mais ou menos dias para cada uma dos destinos incluídos nesta roadtrip.
Até porque nas paradas que fazem parte dessa rota, você encontrará muitos dos principais atrativos da Alemanha, daí vale muito a pena ver quais deles agradam mais conhecer. Quanto mais dias você tem, mais opções você vai poder ter.
Quem começa a Rota Romântica saindo de Frankfurt possivelmente vai escolher ficar em cidades diferentes de quem começou a fazer a Rota Romântica saindo de Munique, por exemplo ou como foi o nosso caso que saímos de Baden-Baden para começar a rota em Würzburg
O que não indico muito é a escolha de um ponto fixo para passar mais noites e fazer bate-volta a partir desta cidade. 
A Rota Romântica é muito longa para fazer isto e os trechos seriam limitados. 
Isto até pode funcionar para duas noites, onde poderia desbravar num dia as cidades que ficam para o norte da cidade base escolhida, e no outro as cidades ao sul.
Em contrapartida, fazer a viagem numa direção e dormindo cada noite em diferentes cidades da Rota Romântica é uma forma de aproveitar bem melhor o tempo. Apesar de ser um pouco mais trabalhoso ter de trocar de hotel todos os dias, sem dúvida esta é a forma mais otimizada de fazer a viagem.
Quando fazer a Rota Romântica na Alemanha?
Se quer conhecer as cidades românticas na Alemanha, saiba que dá para viajar para a região o ano todo.
O cenário e as paisagens desse caminho se renovam a cada estação, por isso trilhar a Rota Romântica no inverno alemão será muito diferente do que fazê-lo na primavera ou no verão, por exemplo.
A verdade é que a melhor época será definida pelo estilo de viagem e também pela atmosfera que pretende encontrar por lá.
As cidades da rota são lindas o ano inteiro, mas na estação mais fria, elas ficam ainda mais encantadoras. Somado a isso, o inverno europeu coincide com o Natal, tornando a programação na região ainda mais interessante. Mas, nesse período chove um pouco, então não esqueça do guarda-chuva.
Se viajar para Alemanha no inverno, poderá até mesmo esquiar na região. Quem quer fazer a rota na companhia do frio e da neve, certamente o inverno é a época mais recomendada.
Se quer fugir do frio, viaje nas estações intermediárias, como a primavera, que tem início em março.Você encontrará as mais lindas paisagens, com belas casas e castelos aos pés das montanhas, campos verdes e um lindo lago. Nesta época, toda a região fica ainda mais encantadora com seus campos verdejantes, vales cheios de flores e dias de sol.
Já no outono, o clima é bem mais gelado, mas as paisagens não deixam nada a desejar. Nesta temporada, a gastronomia e as festas populares ganham mais destaque.
Mas se gosta de calor e sol, uma viagem durante o verão também será incrível. 
Onde se hospedar na Rota Romântica, Alemanha?
Ao fazer o percurso, é importante que você tenha cidades como base para pernoitar. Por isso, recomendamos as cidades de Würzburg e Augsburg, que são as maiores da rota.
Rothenburg ob der Tauber também é outra cidade muito recomendada pelos turistas para estadia, oferecendo opções familiares e muito satisfatórias. Por lá, uma dica é procurar fazer o check-in mais cedo.
Considere também fazer a sua estadia em Füssen, outra das cidades na Rota Romântica que é muito visada para a parada. Ficamos neste apartamento no centro histórico de Füssen que é uma graça.
Qual melhor meio de transporte para fazer a Rota Romântica?
Carro
Sem piscar de olhos, para fazer esse passeio, a melhor maneira de fazer e o meio de transporte mais adequado é o carro. Já que ele fornece uma praticidade que nenhum outro meio de transporte oferece. Além de passar por estradas cênicas, ele dá a possibilidade de parar onde e quando quer. Seja para desfrutar da paisagem, bater uma foto ou comer no restaurantezinho com cara ótima.
É de carro que você vai ter mais liberdade para passear e conhecer as cidades da Rota Romântica com mais agilidade e rapidez. 
Fora que não existem pedágios e nem é necessário comprar vinhetas (vignette) para circular pelas estradas alemãs. Então, alugar um carro seria uma das primeiras dicas que eu daria para quem planeja fazer esta viagem.
Além disso, como o mapa das cidades da Rota Romântica na Alemanha inclui localidades bem pequenas, o transporte público alemão não consegue atender a todas com facilidade. 
Como a ideia é ir apreciando o caminho, não faria muito sentido trilhar a Rota Romântica na Alemanha a bordo de um trem ou ônibus, embora isso também seja possível.

Quer cogitar outro meio de transporte?
Bicicleta
Vá de bicicleta ou caminhando! É sério, definitivamente é uma maneira muito bacana de passear entre as cidades da Rota Romântica. Aqueles que estão habituados a fazer exercícios podem facilmente seguir de uma cidade a outra desta maneira.
Algumas cidades são bem próximas umas das outras e existem inúmeras trilhas para ciclistas e pedestres. Sendo que a maioria destas trilhas são muito fáceis até para principiantes. Estas trilhas não requerem grandes esforços físicos e passam por aldeias, vinhedos, campos… vimos muitos ciclistas pedalando pelos lindos campos da região...
Ainda, outras boas formas de fazer esta viagem seria de moto (principalmente no verão) ou de motorhome, já que todas as cidades contam com estacionamentos e possibilidades de pernoite.
Trem
Muita gente já ouviu falar que a Alemanha tem excelentes trens. Tem sim, mas estes trens excelentes servem para ligar grandes cidades do país, de maneira rápida e prática. Embora algumas cidades da Rota Romântica na Alemanha tenham ligações de trens entre si, ainda assim os trens que passam por estas linhas são trens regionais, ou seja, nenhuma das cidades que fazem parte da Rota Romântica na Alemanha são grandes, portanto, não são ligadas por trens ICE, o trem de alta velocidade, por exemplo.
Desta forma, eles fazem inúmeras paradas, tornando a viagem lenta e nem sempre prazerosa.
O trem pode ser usado no caso de uma ida bate-volta de Munique para Füssen, por exemplo.
Então, nestas cidades a única opção de transporte público é usar linhas de ônibus para fazer os trechos.

Ônibus
A saber, existe uma linha de ônibus, o Romantic Road Coach que liga algumas cidades da Rota Romântica na Alemanha. A empresa oferece um passeio “express” de um dia. Além de ainda oferecer a possibilidade de se fazer como os ônibus drop-in drop-off, e se ficar numa das cidades onde o ônibus passa, pegando um ônibus posterior.
Estes ônibus podem ser pegos saindo de Frankfurt ou de Munique. Dessa forma, eles vão de uma delas até a outra.
Ainda que, esta linha só funcione entre abril e outubro, ela oferece a possibilidade de levar as bicicletas. As informações você acha aqui: www.touring-travel.eu/en/romantic-road-coach/
Ainda existem ônibus locais que fazem linhas de transporte público entre cidadezinhas bem próximas, mas estas informações e horários só são encontradas nas inúmeras empresas locais de transporte de cada cidade. E devo alertar que é uma forma bem lenta de se deslocar, já que os ônibus vão parando nos diversos pontos de parada ao longo da linha.
Estacionamentos
Normalmente o centro das cidades é fechado para o trânsito geral, mas com toda certeza, estacionamento não é um problema ao longo da Rota Romântica na Alemanha, porque todas elas oferecem estacionamentos (geralmente pagos, mas baratos) ao redor do centro antigo. 
Assim sendo, só é permitido entrar de carro no centro antigo para fazer entregas e passagem de moradores. Então, ao chegar nas cidades procure pelos estacionamentos sinalizados e deixe o carro ali. Desta forma você evita possíveis multas de trânsito e ainda não perde tempo, já que estacionar nos centros antigos da cidades é praticamente impossível para visitantes.
Atenção:
Não caia na tentação de estacionar em vagas livres nos centros das cidadezinhas! A não ser que elas estejam designadas como estacionamento com parquímetro (pago), você pode ganhar uma bela multa. A princípio, muitas destas vagas são exclusivas de moradores e cadeirantes!

Dicas importantes
Para o sucesso da viagem é sempre bom saber de algumas dicas certeiras e aqui seguem algumas:
Dica 1
Devido a programação do GPS, ele sempre tentará seguir pela autoestrada (a Autobahn). Na maioria das vezes a programação do aparelho está para “trajeto mais rápido”.
Acima de tudo, a Rota Romântica é feita de cidadezinhas que passam por estradas secundárias. Para não perder as belezas da rota, sem dúvida indico digitar o nome da próxima cidade que desejam visitar e cuidar por onde o GPS está tentando levar vocês.
Aliás, outra boa opção é até mesmo não usar o GPS e seguir sempre pela estrada que é sempre sinalizada com a placa abaixo. Esta placa indica o caminho da Rota Romântica, que na maior parte do tempo segue pela estrada secundária B 25.
Dica 2
Por fim, é importante saber que os alemães têm o hábito de jantar cedo, ali pelas 18:30 h ou 19h. Como as cidades da Rota Romântica na Alemanha são na sua maioria não mais do que pequenas vilas. Já que este é um ponto cultural forte, é importante saber que com isto o comércio fecha cedo os restaurantes seguem a tendência de fechar mais cedo também.
Desta forma, não deixe para jantar muito tarde, já que, a maioria dos restaurantes não aceita pedido de comida a partir das 21h nestes lugares.
Claro que em cidades maiores, como por exemplo, Rothenburg, Würzburg, Augsburg, Füssen, este não é o caso.
Então fique alerta para não ir dormir de barriga vazia!

Dica 3
Definitivamente, as cidades da Rota Romântica na Alemanha são para serem conhecidas a pé. Os centrinhos medievais costumam ser bem pequenos e facilmente podem ser conhecidos em poucas horas, exceto nas cidades maiores.
Qual a faixa etária que mais aproveita a Rota Romântica?
Sem dúvida, é uma viagem linda e muito indicada para pessoas de todas as idades. Desde crianças, passando por adultos e idosos, é difícil quem não se encante com as atrações ao longo desta rota de sonhos. Igrejas, palácios, castelos, jardins, praças e fontes lindas, prédios históricos, museus interessantes… tem atrações para todos os gostos e idades.
Assim sendo, é sempre bom saber que todas as cidadezinhas sempre contam com cafés charmosos, restaurantes com comida típica, parquinhos para crianças, lojinhas de souvenir, entre outros. Sempre vai se encontrar alguma coisa que agrade a todos. 
E conforme as cidades vão se seguindo, é impossível não ir se apaixonando ainda mais pelas belezas do caminho, o capricho dos lugares, as janelas enfeitadas de flores e as histórias passadas nestes lugares.
Com certeza, a Rota Romântica não tem contraindicações de idade e fornece uma boa apresentação da Alemanha, sendo uma ótima escolha para quem não conhece o país ainda ou mesmo para aqueles que já vieram lá inúmeras vezes.
Pronto para se apaixonar pelas paisagens das cidades da Rota Romântica na Alemanha? 
Prepare as malas e o coração e vem comigo para esse maravilhoso país da Europa! Sigam-me agora, por esta estrada com as suas 29 cidades e descubram toda a magia e romantismo que transmite! 
1. Würzburg
2. Wertheim
3. Tauberbischofsheim
4. Lauda-Königshofen
5. Bad Mergentheim
6. Weikersheim
7. Röttingen
8. Creglingen
9. Rothenburg ob der Tauber
10. Schillingsfürst
11. Feuchtwangen
12. Dinkelsbühl
13. Wallerstein
14. Nördlingen
15. Harburg
16. Donauwörth
17. Rain
18. Augsburg
19. Friedberg
20. Landsberg am Lech
21. Hohenfurch
22. Schongau
23. Peiting
24. Rottenbuch
25. Wildsteig
26. Steingaden
27. Halblech
28. Schwangau
29. Füssen
A Rota Romântica da Alemanha começa na histórica cidade de Würzburg, no Rio Main, passa pelos fantásticos vinhedos francônios, ao longo do  Rio Tauber e chega até os Alpes em Füssen.
Portanto, a cidade de Würzburg é, de uma forma geral, está entre as cidades mais requisitadas e o ponto de partida deste circuito romântico pela Alemanha.
Você vai encontrar muita história, edifícios antigos e uma bela gastronomia. Inclusive, Würzburg é conhecida por conta dos seus vinhos brancos secos e pela cervejaria Würzburger Hofbräu.
No tour conheça o Palácio Residenz de Würzburg e a bela catedral da cidade, além das históricas igrejas Neumünster e Marienkapelle.
Não deixe de conhecer a imponente Festung Marienberg, que foi residência de príncipes-bispos por cerca de cinco séculos.
Em seguida, passe também por Tauberbischofsheim, que fica a aproximadamente 40 km de Würzburg. É dito que o local é povoado desde de 3000 a.C, o que faz da cidade uma das mais antigas da Rota Romântica.
A principal atração fica por conta do Castelo Kurmainzisches Schloss, onde também está abrigado o Landschaftsmuseum. Lá, você encontrará uma maquete representando a cidade no século XVIII, quando levava o nome Bischofsheim, além de uma coleção de artefatos que remontam ao passado do local.
A pequena cidade de Bad Mergentheim também é puro encanto e simpatia. O Castelo dos Cavaleiros da Ordem Teutônica é a principal atração e encanta os visitantes.
Faça um tour passeio pela praça principal, repleta de casinhas charmosas em estilo alemão, fontes e ruas de paralelepípedo. Aproveite para fazer uma parada nos bares e cafés existentes, que servem pratos típicos deliciosos.
Quer conhecer uma cidade de conto de fadas? Então, visite a Rothenburg ob der Tauber, que foi inspiração para a animação “Pinóquio”, da Disney.
Composta por casas em estilo enxaimel, que estão sempre cheias de flores nas suas fachadas, ruas de paralelepípedo, torres e enormes muralhas, o município é um encanto!
Na sua lista de lugares para conhecer, faça uma visita à Praça Plönlein, de onde dá para ver a bela torre Sieber Sturm
Passeie também pela Praça do Mercado, e conheça a Igreja de St Jacob e o Museu do Crime e Punição Medievais. Percorra cada cantinho e se encante com as vielas estreitas e charmosas de Rothenburg ob der Tauber.
Na seguência, a cidade antiga de Schillingsfürst, a linda Feuchtwangen, segue o mesmo estilo das demais cidades da Rota Romântica na Alemanha. Visite os museus Fränkisches Museum e Sängermuseum, que possuem uma arquitetura típica alemã, além de acervos bem interessantes.
Se puder, visite o parque estadual Zauberwald Fichtenau, com muito verde e esculturas em madeira.
Entre as cidades da Rota Romântica na Alemanha, a Dinkelsbühl é um dos locais que você não pode deixar de conhecer. Dinkelsbühl é uma das mais bem preservadas vilazinhas medievais com sua catedral considerada uma das mais lindas da Alemanha. A prefeitura histórica de Dinkelsbühl ilustra um passado de guerras e conquistas.
Além das suas belezas e construções medievais, ela é uma verdadeira sobrevivente de muitas guerras.
Conheça o Haus der Geschichte Dinkelsbuhl, um casarão que conta mais de 800 anos de história de Dinkelsbühl. Visite ainda a bela igreja Münster St. Georg Dinkelsbühl.
Nördlingen, não é apenas uma bela cidade da Rota Romântica Alemanha. O que não faltam por lá são boas histórias, contadas por meio dos seus monumentos e edifícios medievais.
A cidade é famosa por ter sido atingida por um meteoro, há milhares de anos. Com a queda, uma cratera com mais de 1.500 metros e 25 quilômetros de largura se abriu, onde hoje está localizada Nördlingen.
Ao seu entorno, foi construída uma muralha e torres de vigia que serviam de proteção aos moradores. Por lá, visite o Museu Nordlinger Ries, a igreja St. George’s-Kirche e o Baldinger Tor, o portal da cidade.
Wallerstein, Nördlingen, Harburg e Donauwörth cidades tão encantadoras e pitorescas que, para mim, saíram de um livro de contos de fadas. 
A cidade de Donauwörth não é muito grande, mas vale a pena conhecer a encantadora Donauwörth, com prédios muito charmosos e casas construídas em arquitetura germânica. Suas paisagens urbanas medievais são de tirar o fôlego.
O passeio por lá envolve um tour às margens dos rios Danúbio e Wörnitz. Conheça também o museu Käthe-Kruse-Puppen-Museum Donauwörth e a igreja da cidade, além do Dehner Blumen Park.
Depois de passarmos por Rain e admirar na sua rua principal seu conjunto de fabulosas casas dos séculos XVII e XVIII, chegamos na inesquecível Augsburg. No seu roteiro da Rota Romântica Alemanha, a cidade de Augsburg não pode faltar. 
Augsburg, fundada pelo imperador romano Augustus a mais de 2 mil anos atrás,  é considerada uma das cidades mais antigas da Alemanha. Seu centro histórico com sua magnífica Maximilianstrasse, as fachadas barrocas e renascentistas dos seus palácio e mansões, fazem desta cidade parada obrigatória.
Diferente de alguns destinos, ela tem uma atmosfera muito moderna, típica de cidade grande, mas sem perder o seu ar interiorano.
A modernidade e a história andam juntas. Além de construções contemporâneas, os edifícios em estilo medieval são as principais atrações. 
Faça um passeio pela Vila Fuggerei, com casas enxaimel, fontes e ruas bem estreitas. Conheça a igreja Perlach Tower e a Catedral de Augsburgo, construída no século XIV.
No outro dia, bem cedo, nos despedimos de Augsburg e seguimos a romântica estrada, cuja paisagem cada vez mais inesquecível, transportava-nos  ao passado. Vilazinhas, não oficiais desta rota, é difícil descrever de tão perfeitas e únicas. 
Friedberg, fundada em 1264 transmite paz. Uma parada para visitar sua linda praça, a Marienplatz e apreciar deliciosos café e bolo nas várias confeitarias espalhadas pela elegante praça. Como disse, além de transmitir paz, Friedberg também transmite muita história em cada ponto que olhávamos.
Passamos por uma extensa fila de ciclistas que também estavam percorrendo toda a Rota Romântica. Senti um sensação incrível de liberdade nas pedaladas incansáveis de cada um, apesar de não ser para mim este negócio de andar sobre duas rodas... meu marido sempre brincando que da próxima vez iríamos fazer a rota de bicicleta.
Landsberg am Lech uma cidade com mais de 850 anos. O coração da velha cidade nas margens do Rio Lech dá lugar a uma praça do mercado encantadora e perto dali, uma torre com 30 metros de altura construída em 1884, o cartão postal desta cidade.
Para quem gosta de contos de fada, a cidade de Landsberg am Lech é um prato cheio. Linda e cheia de história, ela abriga a Torre Mutter Turma, que inspirou a famosa estória de Rapunzel. Dá vontade de chegar debaixo e gritar: "joga as tranças Rapunzel!"
Você precisará escolher o que conhecer, pois há mais de 500 edifícios históricos, que estão protegidos por uma fortaleza construída no século XV.
Com tantas atrações para visitar, inclua a Praça Hauptplatz, com casas bem típicas ao seu redor, além da Bayer Por — um portal que, no passado, foi uma das principais entradas da cidade.
Já percorremos 307 km e por incrível que pareça, nem parece que já foi tudo isso. Uma tristeza envolve meu coração: estamos chegando ao fim deste encantado e romântico passeio.
A paisagem começa a mudar: rodeado por florestas densas, os Alpes alemães não demorarão a aparecer!
Daqui para a frente, uma sequência de pequenos vilarejos como: HohenfurchSchongau, Peiting, Rottenbuch, Wildsteig e Steingaden. Todas elas preservam verdadeiros tesouros, como Marie Himmelfahrt, uma das igrejas mais belas do mundo. Você ficará hipnotizado por tanta beleza. Outra atração que vale a pena conhecer é o antigo monastério Rottenbucher Kloster. Difícil não se emocionar com estas verdadeiras obras primas!
Chegamos em Halblech, quase no fim de nosso passeio. Ali, já são visíveis os Alpes rodeado por lagos lotados de alemães aproveitando o início daquele que promete ser o melhor de todos os verões, depois de um longo tempo de pandemia. Observei o movimento lento e despreocupado dos animais nos vastos campos de pastos e neste momento desejei não voltar mais à nossa rotina diária.
Na hora de decidir o que ver na Rota Romântica da Alemanha, você vai ficar encantado com a Schwangau, um vila de castelos reais, cercada por quatro lagos, famosa pelos seus alpes, suas saborosas cervejas e uma natureza estonteante. 
Observando-nos do alto do morro, o inesquecível Hohenschwangau, construído por Maximilian II, outro notável personagem da história da Baviera.
Finalizando o roteiro romântico na Alemanha, a cidadezinha de Fussen será o ponto alto do nosso mágico passeio, uma das regiões mais atraentes da Alemanha. 
Por lá, a grande atração é o imponente Castelo Neuschwanstein, que serviu de inspiração para o clássico “Cinderela”, foi construído pelo então declarado louco, o rei Ludwig II. 
Em Fussen, você verá ainda casinhas enxaimel coloridas, ruas em estilo medieval, praças antigas, vales e lindas montanhas. O centro desta linda cidadezinha medieval é inesquecível. Seu castelo, o Hohes Schloss e o Mosteiro de St Mang aos pés da cidade são visitas imperdíveis.
Se depois disso tudo, você ainda está em dúvida se escolhe esta rota para percorrer, definitivamente só posso dizer a você que percorrer toda a Rota Romântica foi uma experiência inesquecível. Impossível não deixar de visitar cada uma das cidades desta linda rota. Faça esta viagem! Inegavelmente ela será emocionante e inesquecível. Um sonho!!
Tschüss!


You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest