Roteiro para visitar a ilha Terceira | Açores

16:52

Roteiro para visitar a ilha Terceira nos Açores
A ilha Terceira é a terceira maior dos Açores e tem cerca de 55.000 habitantes, uma população substancialmente maior do que a ilha do Pico, que é a segunda maior ilha dos Açores, mas ainda assim menos de metade da população de São Miguel. A ilha Terceira está no extremo oriental do grupo central, sendo a ilha deste grupo mais perto de São Miguel, a cerca de 170 km. As principais localidades da ilha Terceira são Angra do Heroísmo e Praia da Vitória
Historicamente, o povoamento da ilha Terceira terá começado por volta de 1460, tendo sido durante muito tempo o centro administrativo das “Ilhas Terceiras”, como era conhecido o arquipélago dos Açores, uma vez que foi o terceiro arquipélago a ser descoberto no Atlântico, após as Canárias e a Madeira, daí vindo o seu nome. 
A localização central da ilha Terceira no arquipélago e no Atlântico desempenhou um forte papel na sua importância política. Quando da crise de sucessão em 1580, a ilha Terceira lutou contra a união com Espanha, tendo albergado um dos pretendentes ao trono de Portugal, D. António I, neto ilegítimo de D. Manuel I, de onde governou, mas nunca chegou a ser oficialmente reconhecido. Depois de uma vitória inicial, as forças espanholas invadiram e derrotaram os portugueses em 1583, quando D. Antônio I já não se encontrava na ilha Terceira. 
Foi também na ilha Terceira, mais precisamente na Praia da Vitória que, em 1829, aconteceu uma importante batalha entre miguelistas e liberais, tendo sido decisiva para a vitória do liberalismo em Portugal. D. Pedro chegou a estabelecer-se em Angra do Heroísmo antes de rumar ao continente. 

Quando visitar 
O clima dos Açores e da ilha Terceira é caracterizado por elevados índices de umidade do ar, chuvas regulares, ventos por vezes fortes, temperaturas amenas e baixa taxa de insolação. Na ilha Terceira os Invernos não são rigorosos, mas são chuvosos, sendo que pode ocorrer queda de neve nas terras altas, enquanto no Verão os dias são mais quentes e ensolarados, sendo que ainda assim são raros os dias de céu completamente limpo. 
Sendo assim, a melhor altura do ano para visitar a ilha Terceira é no Verão, entre os meses de Junho e Setembro. 
Em Junho decorrem as festas profanas mais importantes da ilha Terceira, as Festas das Sanjoaninas, quando Angra do Heroísmo reúne eventos de cultura, arte, música e desporto. 
Como em outras ilhas dos Açores, na ilha Terceira o culto do Espírito Santo é muito importante para a população, sendo que as Festas do Espírito Santo se iniciam no Domingo de Pentecostes. A celebração do Carnaval na ilha Terceira também é uma época especial, com danças e teatro satírico nas Casas do Povo.

Como chegar 
Avião 
Se não tiver um veleiro, para chegar aos Açores precisará voar. Há voos diretos para a ilha Terceira a partir de Lisboa, e, com escala em Ponta Delgada, a partir do Porto. A única companhia que faz voos internos nos Açores para a ilha Terceira é a SATA Azores Airlines.
Barco
Se estiver numa das ilhas do grupo central dos Açores (São Jorge, Faial, Pico e Graciosa), também pode chegar à ilha Terceira por mar, numa ligação de ferry, usando os serviços da  Atlântico Line
Em circunstâncias normais, durante o Verão, há também ligações com o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) e ocidental (Flores e Corvo), devido à pandemia de Covid-19, é melhor consultar se estas ligações marítimas em funcionamento.

Como se deslocar
Para chegar aos pontos mais afastados de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, pode-se escolher uma de três opções: apanhar um táxium autocarro ou alugar um carro
É verdade que, para se deslocar entre algumas localidades da ilha Terceira usando um táxi pode ser muito dispendioso. Assim como, pode se usar os serviços de transporte urbano da “Empresa de Viação Terceirense Lda“. No centro histórico da Cidade de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, há também um serviço de mini bus em circuito urbano, gerido pela Câmara Municipal
Mas, dependendo do número de dias da sua estadia e para ficar a conhecer todos os pontos de interesse nos arredores sugeridos neste artigo, a melhor opção que recomendamos é o aluguel de um carro, dando-lhe a autonomia necessária para desfrutar de tudo o que a ilha Terceira lhe tem para oferecer. 

O que visitar
A ilha Terceira é uma das maiores ilhas dos Açores e oferece muito para quem a visita, por isso recomendamos que dedique pelo menos de 3 a 4 dias a explorar a ilha, conhecendo lugares fantásticos e explorar o seu vulcanismo e piscinas naturais.

1-Praia da Vitória
A Praia da Vitória é uma cidade costeira com muitas atrações culturais e naturais, veja as opções de atrativos para visitar: 
Centro Histórico
O Centro Histórico de Praia da Vitória possui muitos monumentos, prédios históricos e ruas muito tradicionais. A arquitetura é bem típica, com muitas cores e o seu centro é recheado de história.
Estes são alguns edifícios históricos do centro de Praia da Vitória:
Praça Francisco Ornelas da Câmara
A Praça Francisco Ornelas da Câmara é a praça central da cidade e foi construída no século XIV. Lá está localizada a Estátua da Liberdade e Câmara Municipal de Praia da Vitória, onde é possível encontrar obras de artes e esculturas antigas.
Igreja de Santa Cruz
Igreja de Santa Cruz  ou Igreja Matriz é datada do século XV e possui estilo gótico e manuelino. No seu interior o altar-mor possui telha dourada. Este é considerado um dos maiores e mais belos monumentos religiosos da Ilha Terceira. A Igreja Matriz se encontra classificada como Imóvel de Interesse Público desde 11 de Junho de 1980.
Outros monumentos que destacamos para conhecer, são a Igreja do Senhor Santo Cristo (Século XVI), o Forte de Santa Catarina, o Paços do Concelho, a Casa da Alfândega, as Ermidas de Nossa Senhora dos Remédios, de São Salvador e de São Lázaro, entre outros. Destacamos também a Rua de Jesus que é uma rua comercial muito interessante com arquitetura típica e com decorações coloridas. 
No final da rua ainda encontrará o Mercado Municipal do século XIX e junto a este, o pequeno 
Jardim Público. 
Casa Museu Vitorino Nemésio
A Casa Museu Vitorino Nemésio é um edifício histórico do século XVII, nesta residência onde nasceu o escritor Vitorino Nemésio, em 1901. A casa, atualmente, está aberta para visitação e no seu interior existem objectos pessoais do escritor.
Vitorino Nemésio era uma pessoa influente na cidade, ocupando cargos acadêmicos, na televisão e como escritor de romances.
Próxima da Casa Museu Vitorino Nemésio encontra-se a Biblioteca Pública, também conhecida como a Casa das Tias, que era a casa das tias de Nemésio, que o ajudaram bastante financeiramente quando estudava na Universidade de Coimbra.
Praia Grande
A Praia Grande está localizada na baía da Praia da Vitória, bem próxima da Marina. Esta Zona Balnear possui a maior praia da Ilha Terceira e é uma praia propícia para a prática de windsurf.
A Praia Grande possui uma ótima infraestrutura turística e de apoio aos visitantes com bares, restaurantes, chuveiros, estacionamento e acesso facilitado para pessoas com mobilidade reduzida.
Miradouro do Facho
Miradouro do Facho é de onde poderá ter uma das melhores vistas do porto, da serra do cume e da cidade. O Miradouro está localizado na Serra do Facho, próximo da marina da Praia de Vitória. A Serra do Facho recebe esse nome pelo fato de ter sido usado como farol nos séculos XV e XVI. No cume da serra era acesa uma fogueira para avisar aos navegantes da localização.
Miradouro do Facho abriga o Monumento do Imaculado Coração de Maria, que é padroeira da cidade, e foi inaugurado em 1999. O monumento é de bronze e possui 6 metros de altura. A estátua está sob um pedestal de 16 metros de altura.
Forte de Santa Catarina
O Forte de Santa Catarina está localizado na ponta da baía da Praia da Vitória. A fortificação do século XVI era a principal fortificação de defesa da baía. Esta fortificação foi construída para defender o ancoradouro, o actual Porto Oceânico da Praia da Vitória, dos ataques frequentes de piratas e corsários.

2-Miradouro Serra do Cume
Miradouro da Serra do Cume está localizado na Serra do Cume e foi inaugurado em 2008. O local oferece uma das vistas mais bonitas da ilha: da baía, da cidade de Praia Vitória, e também uma vista da natureza exuberante do interior da ilha.
Com um diâmetro médio de 7 km, a caldeira dos Cinco Picos é a maior dos Açores. No seu interior, encontram-se cinco cones vulcânicos secundários, daí o seu nome. A caldeira da ilha Terceira aparenta ter sido formada pelo colapso associado a um período de intensa atividade explosiva, mas também a processos de tectônica, associados a um processo de rifting. Os terrenos férteis no seu interior levaram há muito a população a torná-los em campos agrícolas, separados por muros de pedra vulcânica e hortênsias, o que faz com que tenham uma aparência de manta verde de retalhos na ilha Terceira. 
3-Piscinas Naturais dos Biscoitos 
Muitos dizem que são as melhores piscinas naturais dos Açores. A zona balnear de Biscoitos é realmente um lugar muito bonito e bom para desfrutar da água e de um bom banho de sol. É, no entanto, um lugar muito concorrido no verão da ilha Terceira. 
As piscinas estão rodeadas por rochas que contrastam com o azul do mar. O local possui ótimas condições para mergulho e para um dia de lazer com a toda a família.
4-Vinícola dos Biscoitos 
A freguesia de Biscoitos é também uma região onde se cultiva a vinha e se produz o vinho de Biscoitos que é de Denominação de Origem Protegida (DOP). Uma ótima forma de conhecer a história do vinho de Biscoitos é visitar o Museu do Vinho

5-Miradouro Cruz do Canário
Seguindo pela estrada EN1-2A, chegará a Porto Judeu e lá encontrará o Miradouro da Cruz do Canário, com vistas privilegiadas sobre os Ilhéus das Cabras, um ex-libris na ilha Terceira
Do Miradouro vê-se também toda a bela costa da ilha. É um local tranquilo e muito sossegado, em dias com vistas mais limpa poderá ver a Ilha de São Jorge.

6-Os Impérios do Espírito Santo na Ilha Terceira
Império é a denominação do pequeno templo de tipologia única no panorama arquitetónico nacional onde, entre o domingo de Páscoa e os domingos de Pentecostes ou da Trindade, predominantemente, se venera o Espírito Santo nos Açores
Crédito da Foto: Wikipédia
À volta dos Impérios desenvolvem-se durante vários dias as festividades do Espírito Santo, imbuídas de um ideal caritativo e compostas por um conjunto de cerimónias religiosas e profanas: a “coroação” do Imperador Menino, o desfile de cortejos e o bodo de pão e de carne.
Bons exemplos são o Império do Espírito Santo de Santa Cruz, na Praia da Vitória, e o Império do Espírito Santo das Quatro Ribeiras, em Quatro Ribeiras. 

7-São Sebastião
Império
Império é bonito e um dos poucos que permite o vislumbre do interior. A Igreja é singela e esperava-nos a surpresa de um ativo processo de restauro de murais que há muito foram ocultos em estuque e que as operações de reparação após o último sismo colocaram a descoberto. 
A Igreja
A Igreja de São Sebastião foi construída pelos primeiros povoadores da ilha, por volta de 1455, todavia sofreu importantes obras de conservação, nomeadamente em 1568.
Após um grande incêndio a 1789, as novas obras de recuperação apenas estiveram concluídas em 1795.
Nesta igreja é necessário destacar os portais em estilo manuelino, arcos e abóbadas nervurados e afrescos tardo-medievais, únicos no arquipélago.
Esta Igreja é considerada como uma das mais belas e valiosas obras de arte existente nos Açores.

O Restaurante A Ilha
O restaurante fica em São Sebastião mesmo ao lado de um Império e de frente à Igreja
Se a localização já merece a visita, o restaurante de comida típica só vem reforçar. O restaurante é uma sala típica de dois níveis, sendo o de cima mais reservado. 
O pessoal foi extremamente atencioso e simpático em abrí-lo somente para nós, já que é mais acostumado a receber turistas em grupo. 
O prato típico é a Alcatra, sendo que esta aqui, não é o pedaço de carne de vaca, mas sim um prato típico semelhante à Chanfana, com Vaca em lugar de cabra. 
É delicioso, a carne se  desfaz no garfo e na boca! Tradicionalmente é colocado o pão no fundo do prato e vertida a carne e o molho em cima, para quem prefere a forma menos tradicional, além do pão e da carne, é servido arroz.
8-Algar do Carvão
A grande erupção do vulcão Pico Alto, ocorrida ao norte do atual aparelho vulcânico de Guilherme Moniz, despejou as suas lavas a grande distância. Mais tarde, uma nova erupção iniciou um processo que levaria à formação de um vulcão estromboliano – o Pico do Carvão.
Numa primeira fase, formava a zona da lagoa e as duas abóbadas sobre ela. Já na sua fase final, o magma desceu aos canais mais profundos e à câmara de magma, dando origem à formação do próprio Algar.
De acordo com o estudo de um dos fósseis então formados, o Algar do Carvão terá uma idade de +/- 2100 anos. Devido a este e outros fatores, este sítio está classificado como monumento natural.
Depois de entrar num túnel vai ter uma escadaria que o levará ao primeiro miradouro. Aí levante a cabeça e admire a chaminé.
Continue a descer até ao miradouro da Lagoa e aprecie a beleza do local. Saiba que esta lagoa de uma profundidade de até 15 metros é alimentada pela água da chuva.
Ao subir e antes de sair desta beleza natural, vá até à “Catedral” para explorar um pouco mais o Algar do Carvão.

9-Furnas do Enxofre
Localizadas a menos de 3 km do Algar do Carvão e apenas a 10 km de Angra do Heroísmo, as Furnas do Enxofre são um local onde ocorrem vários fenômenos vulcanológicos em que são libertados gases quentes e vapores de água que resultam da infiltração das chuvas.
Informação: se já visitou as Caldeiras das Furnas na ilha de São Miguel, as Furnas do Enxofre deixam de ser um local a visitar. As fumarolas das Caldeiras das Furnas são muito mais impressionantes!

10-Gruta do Natal
Toda a extensão da Gruta do Natal foi trilhada por lavas fluidas que tomaram direções diferentes quando da sua formação. Assim formaram-se vários túneis e ramificações que deram origem ao local. Atualmente, está tudo solidificado e o túnel de lava possui  697 metros de comprimento, mantendo o seu estado original.
Dentro da casa tradicional de apoio aos visitantes, é possível ver uma exposição de fotos sobre as atividades sociais e históricas que ocorreram dentro desta gruta, como batizados, missas e casamentos.

11-Lagoa das Patas
A Reserva Florestal da Lagoa das Patas, também conhecida por Lagoa da Falca, situa-se no interior da Ilha Terceira e recebe o nome de um belo lago artificial, alimentado pela água que flui da Serra de Santa Bárbara.
O lago é cercado por azáleas, hortênsias e outros arbustos e árvores e aí pode fazer um piquenique no parque de lazer aí construído para que os visitantes possam desfrutar do local com conforto.

12-Miradouro da Serra de Santa Bárbara
Localizado a cerca de 30 minutos de carro de Angra de Heroísmo, numa Reserva Florestal, o miradouro da Serra de Santa Bárbara oferece vistas de cortar a respiração sobre grande parte da ilha Terceira (quando não há nevoeiro) bem como do Oceano Atlântico e de outras ilhas do grupo central do arquipélago.
Aqui pode também desfrutar da paisagem natural intocada da bonita floresta da ilha, dominada pelo endêmico cedro do mato açoriano. Esta Reserva Florestal ocupa grande parte da Serra de Santa Bárbara e integra o ponto mais alto da ilha, localizado a 1021 m de altitude.

13-Miradouro da Ponta do Queimado
O Miradouro da Ponta do Queimado está localizado na Ponta do Queimado, na freguesia da Serreta. Este é um miradouro erguido no alto de um precipício sobre o mar, próximo do Farol da Serreta.
Estando situado no ponto mais ocidental da ilha, saiba que daqui conseguirá ver ao longe outras ilhas para além da beleza do oceano.

ROTEIRO PARA VISITAR A ILHA TERCEIRA 
1º Dia 
Dedique este dia a visitar a capital da ilha e a explorar todos os seus segredos:

2º Dia
Neste dia explore as melhores piscinas naturais da ilha na sua parte norte. 
Piscinas Naturais Biscoitos 
Biscoitos Miradouro 
Paisagem vinícola
Museu do Vinho

3º Dia 
Dedique este dia para visitar a zona ocidental da ilha, nomeadamente as áreas próximas de:
Ilhéu das Cabras
Porto Judeu 
Miradouro Cruz do Canário
Praia da Vitória 
São Sebastião
Miradouro Serra do Cume

4º Dia 
Dedique este dia visitar a parte central da ilha incluindo nesta área os seguintes locais:
Algar do Carvão 
Gruta do Natal
Furnas do Enxofre
Lagoa das Patas 
Miradouro da Ponta do Queimado

5º Dia
Neste dia na ilha aproveite e vá para a zona leste da ilha. Explore:
Serreta 
Doze Ribeiras 
Queijo Vaquinha
Cinco Ribeiras
São Mateus da Calheta
Negrito
Silveira

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest