Dicas do que fazer em Hanói

00:09


Esqueça todos os conceitos que definem a capital de um país, pois Hanói é diferente de tudo o que você viu até hoje. Muita gente pode até dizer que Hanoi não tem nada para fazer, que os vietnamitas de lá são rudes, que a cidade é estressante, que é uma cidade feia…As primeiras impressões, inclusive, não costumam ser das melhores, tendo em vista o trânsito da cidade, cuja quantidade de motocicletas circulando nas vias e até nas calçadas, junto aos pedestres e sem regras aparentes, é de deixar qualquer um de cabelo em pé.
Alguns semáforos até existem, mas, em geral, são pouco respeitados. A dica para os que estarão na cidade pela primeira vez e terão que atravessar as ruas, portanto, é fazer contato visual com os motociclistas e seguir em frente, jamais voltando para trás, e parando sempre que necessário. Isso porque os condutores raramente param para o pedestre, mas apenas desviam dele. Lembrando que atravessar a via na companhia de outras pessoas é bem melhor do que sozinho.

Passadas algumas horas, no entanto, Hanói costuma encantar pela atmosfera vibrante e muito acolhedora e uma coisa é certa: Hanói é uma das cidades mais originais e pulsantes do Vietnã. Hanói sabe ter seus bons momentos.
Basta dar uma andada pela manhã para sentir que a cidade está se movendo… e muito!Os vietnamitas comendo suas sopas antes de ir para o trabalho, as motos buzinando, aquele trânsito de sempre, vendedoras com seus chapéus cônicos vendendo frutas…

anói é um excelente ponto de partida para destinos famosos do Vietnã, a exemplo de Ha Long Bay e Sapa, mas, ao contrário do que muita gente pensa, o destino também merece atenção especial do visitante.
Vou falar sobre as principais atrações visitadas em Hanói neste dia. Sem dúvida, um dos lugares mais visitados da cidade é o Mausoléu do Ho Chi Minh. O prédio é imponente, num estilo bastante sóbrio, típico dos tempos soviéticos, quase um templo grego.
Embora seja meio bizarro ver alguém embalsamado há tanto tempo, pois ele morreu em 1969, faz parte e além do mais, ele é o maior herói vietnamita.  Apesar das filas que se formam, não é demorado para entrar, já que não é permitido ficar parado.
Também não é permitido fotografar, rir ou conversar, entrar com câmeras e celulares. Há um balcão no final da fila para você deixar objetos, mochila ou bolsa maior,e pegar na saída.
É um local de bastante simbologia e respeito para os vietnamitas, então vista-se apropriadamente e guarde suas impressões para comentar do lado de fora, senão será repreendido.
Chủ tịch Hồ Chí Minh vĩ đại sống mãi trong sự nghiệp của chúng ta!
“Grande Presidente Ho Chi Minh, viverá para sempre em nossa história!”
Na saída do mausoléu, ainda pegamos a troca da guarda, que rendeu uma foto. Acho que ela acontece mais para o final do período de visitação.
À direita da praça onde fica o mausoléu, chamada de Ba Dinh, fica o Palácio Presidencial. É o primeiro prédio que você vai ver, bem amarelo. Na realidade,  um prédio da época colonial, onde ficava o Governador-Geral da Indochina. É usado para recepções oficiais e não é aberto ao público, mas é possível observá-lo por fora.
Em seguida, chega-se a uma área bastante arborizada, conhecida como jardim botânico, ao redor de um agradável lago. A área é pontuada com algumas construções, bem mais simples que o Palácio Presidencial, onde dizem que Ho Chi Minh viveu durante algum tempo.
Há alguns carros, modelo Peugeot antigo que ele usou durante a sua vida, um quarto com imagens do Marx e do Lênin,
e uma casa em palafita imitando o estilo de casas tradicionais rurais do Vietnã, que teria sido preservada como deixou Ho Chi Minh.
Também na área do mausoléu podem ser visitadas outros dois pontos turísticos.
O primeiro é o Pagode de Um Pilar, um antigo templo construído originalmente no século XI com apenas um pilar de 1,25 m de diâmetro.
Mas o que você vai ver é uma reconstrução, já que os franceses fizeram o favor de destruir o original antes de abandonar o Vietnã, após perder a guerra pela independência.
O segundo é o Museu de Etnologia do Vietnã.
Ele reúne artefatos e objetos das várias minorias étnicas do país, de um modo bastante interessante.
Não se pode deixar de visitar as recriações de construções tradicionais de algumas dessas minorias. Dá para entrar e vê-las por dentro.

Roupa tradicional do Museu de Etnologia do Vietnã.
Saímos de lá morrendo de fome, estávamos com um grupo de “hermanos argentinos” e fomos levados ao Khai's Brothers.4
O interior deste restaurante com mais de 150 anos, está elegantemente decorado com lanternas japonesas e mobiliário aconchegante, sendo a comida servida em um pátio num ambiente casual.
Este restaurante é conhecido por servir uma boa seleção de pratos a escolher, apresentada em estilo buffet, desde pratos regionais do Vietnã até ocidentais também. 
Interessante foi a preparação da minha “Pho” feita pela vietnamita, fiz até um videozinho, mas ficou muito grande para postar aqui...
Para acompanhar, uma das cervejas locais: a Hanoi Beer.O Vietnã tem várias marcas locais de cerveja, e muitas não fazem feio.
Almoço terminado, visitamos o Templo da Literatura, que é uma das atrações mais bacanas de Hanoi.
O lugar é uma antiga universidade, onde estudantes de todo país iam aprender os princípios do Confucionismo, literatura e poesia.
O legal é que o lugar preserva a arquitetura tradicional do país, com lindos jardins e o tradicional laguinho, aqui em formato quadrado.
Ao redor dele, pedras apoiadas por esculturas de tartarugas trazem os nomes e feitos dos principais aprendizes do lugar.
No fundo, um templo abriga uma estátua de Confúcio, normalmente ladeada por oferendas e pelos onipresentes incensos.
Reservamos a tarde para passear de “riquixá” pelo bairro antigo, que reúne uma série de atrações interessantes e deu para sentir como é estar no meio daquele trânsito caótico de motos, carros e pedestres...
Aliás, a maioria das atrações se concentra no chamado Old Quarter, ou muito próximas a ele, como museus, teatros, onde são realizados os tradicionais shows de bonecos na água, restaurantes…,
…barracas que vendem comida de rua local extremamente barata, em calçadas “tomadas” por micromesas e bancos de plástico e muitas lojas que vendem de tudo um pouco e casas de massagem.
Se você não encontrar uma moto barrando seu caminho na calçada, provavelmente vai encontrar uma mesinha, uns banquinhos minúsculos, e os vietnamitas sentados em grupo comendo sementes de girassol e tomando chazinho.
Tenho a impressão de que os vietnamitas comem o dia inteiro e isso faz da rua um enorme restaurante a céu aberto. São tantos cheiros bons e tantas opções que você fica realmente atordoado.
Depois fomos assistir ao show de marionetes. Há vários locais espalhados pela cidade, mas fomos ver no Teatro de Marionetes Aquáticas Thang Long, perto de onde estávamos, na proximidade do lago Hoan Kiem, endereço 57B P Dinh Tien Hoang.
Este teatro é uma tradição do norte do Vietnã bastante antiga, desenvolvida por trabalhadores das plantações de arroz. Como o nome diz, ele é apresentado dentro da água.
Os bonecos de madeira são manipulados por meio de longas hastes que ficam embaixo d’água, e os artistas ficam escondidos por trás de uma cortina escura.
As cenas normalmente representam episódios da vida no campo ou lendas do país, e são acompanhadas de música tradicional. E o programa que eles distribuem tem um resuminho de cada esquete. Para fotografar, é necessário pagar uma taxa extra.
O momento mais intenso do dia é no fim da noite, quando todos os vietnamitas invadem a calçada novamente para praticar uma das minhas artes preferidas que é, adivinhem? – comer de novo. Confira, a seguir, alguns pratos e bebidas que você não pode deixar de experimentar na cidade:
Pho (pronuncia-se "Fo") - A tradicional sopa com noodles costuma ser consumida pelos locais no café da manhã e também é considerada um santo remédio para ressacas, problemas estomacais, entre outros males. Um suculento caldo condimentado com temperos diversos, sendo o Pho bò de carne bovina e o Phở gà, de frango.  
Bún Cha - Muito consumido no almoço, o Bún Cha nada mais é do que carne de porco grelhada, servida com um temperado molho de peixe, noodles de arroz e ervas frescas. A maneira certa de saborear o prato é misturar todos os ingredientes em um potinho e voilà
Cha Ca - deliciosos pedaços de peixe com alho, gengibre, dill, entre outros temperos, comumente servido com noodles de arroz.
Goi Cuon - os spring rolls frescos são uma versão light da iguaria frita, que também é deliciosa. O Goi Cuon nada mais é do que salada, carne bovina ou frutos do mar envoltos em "papel de arroz" e servidos com molho de peixe.
Bia hoi (ou "cerveja fresca" na tradução literal) - a bebida, servida em copos ou canecas, pode ser encontradas em todas as esquinas de Hanói. Ela é fraquinha e extremamente barata (cerca de 25 centavos de dólar, a caneca).
Então, para jantar, optamos pelo Quán Ăn Ngon. Comida vietnamita de qualidade e preços super em conta: assim é o Quán Ăn Ngon, um restaurante que pode ser encontrado em quatro endereços em Hanói. No extenso cardápio do local, que tem decoração bem despojada. O atendimento no local também costuma ser bom. Na dúvida sobre o que escolher, pergunte ao atendente, que estará pronto para explicar tudo sobre os pratos locais. Confira aqui todos os endereços do restaurante, cujo almoço completo, por pessoa, costuma sair entre 5 USD e 8 USD.18 Phan Bội Châu, Hanoi Telefone: +84 4 3942 8162

Por volta das 22h, como num toque de mágica, tudo desaparece, a cidade adormece e tem seus poucos momentos de paz antes de acordar novamente com as buzinas.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest