Túmulos Imperiais de Hue

18:26

A Cidade de Hue foi durante anos a capital do Vietnã e o lar dos diferentes imperadores da Dinastia Nguyen que também durante anos reinaram no País. Todos foram enterrados em Hue. Assim, ao longo do Rio Perfume, foram construídas, como um monumento e um lugar de descanso eterno, 7 grandes Tumbas Imperiais, que podem ser visitadas.


Entendo um pouco da história da Dinastia Nguyên:
"O Vietnã tem uma longa história de clãs e dinastias. No entanto, o clã dos Trinh, em 1757, concede aos Nguyễn, o clã rival, um feudo no sul, isso dividiu o Vietnã em duas zonas.
Entre os séculos XVI e XVII, houve confrontos entre esses clãs rivais: Mac, Nguyên (que governavam o Sul) e Trinh (que dominavam o Norte).
No final do século XVIII, entre os anos de 1773 e 1792, eclodiu a revolta contra os Nguyên e os Trinh. Camponeses descontentes, dirigidos pelos três irmãos Tây-son, assassinaram os Nguyens, derrubaram os Trinh.
Mas o general Nguyên Anh, sobrevivente da família Nguyên, derrotou os exércitos de Tay Son e reconquistou a Cochinchina e as regiões de Huê e Hanói.
Nguyên Anh proclamou-se imperador em 1802, adotando o nome de Gia Long, instaurando a Dinastia Nguyễn e estabeleceu a capital imperial em Huế, no centro do país.
A Dinastia Nguyễn foi a última dinastia existente na atual região do Vietnã entre 1802 e 1885, quando foi anexado à Indochina Francesa."
Assim, na Cidade de Hue você tem 7 Túmulos ou Tumbas Imperiais da Dinastia Nguyen, ordenadas cronologicamente:
1)Imperial Tomb de Gia Long


A Tumba Imperial de Gia Long é o túmulo do primeiro imperador da dinastia Nguyen que reinou no Vietnã. Construído entre os anos 1814 e 1820, é a que está mais deteriorada, as consequências da guerra são visíveis e é a tumba imperial mais distante da cidade de Hue, cerca de 20 quilômetros ao sul, às margens do Rio perfume.

Este lugar é pouco turístico devido ao seu afastamento, por um lado, e por outro, porque o imperador Gia Long foi impopular, conhecido como a cobra que matou o ganso, em referência a fome sofrida Vietnã durante o seu reinado. Pode-se chegar ao túmulo de carro ou até mesmo por barco à vela e amarrar no pequeno cais. Está aberto diariamente no horário de 07:00 a 11:30 e 13:30 a 17:30. Entrada gratuita.
· Ano de construção: 1814-1820
· Distância de Hue: 20 km
· Ingresso: entrada gratuita
2)Imperial Tomb de Minh Mang

O túmulo de Imperial em Minh Mang está localizado a 12 km da cidade de Hue. Este túmulo imperial segue os conceitos arquitetônicos chinês. É recomendado a passear pelos seus monumentos, estátuas, jardins e especialmente a ponte sobre um lago de flores de lótus, que dá acesso ao túmulo Imperial Minh Mang.


Foi construído por seu sucessor e filho Thieu Tri, durante os anos 1840 a 1843, embora Minh Mang tenha desenhado todo o complexo, morreu no início do ano de 1841. Nas obras de construção da tumba foram necessárias 10.000 pessoas, entre trabalhadores e artistas.

O túmulo de Minh Mang é, sem dúvida, as melhores combinações entre paisagens naturais  e complexos arquitetônicos. A tumba tem uma área de 18 hectares, cercado por um muro, dentro são 40 monumentos, incluindo palácios, templos e pavilhões.
A estrutura do túmulo é um eixo central simétrico, conhecido com o nome de trilha Dao, que atravessa um lago de flores de lótus.
Na entrada principal para o túmulo está o Portão Dai Hong Mon, a partir daí, teremos de caminhar meio quilômetro para chegar ao pátio central.

Uma vez no pátio central, tem que subir uma escadaria de granito que nos levará para o pavilhão de estelas.
De lá, atravessamos o Lago da lua nova, até chegar ao templo onde está o sarcófago do imperador Minh Mang. O Lago de lua nova é um belo lago cheio de Lotus, atravessada por uma ponte de pedra e flores.
O pátio central, também chamado de pátio das cerimônias, é decorado por fileiras de estátuas de pedra, representando as mandarinas, soldados e elefantes.
Este pavilhão localizado no pátio central é onde está o túmulo Imperial Minh Mang, conhecido como o pavilhão de estelas, pois  no interior tem uma estela com a biografia do imperador Minh Mang, escrito por seu filho e sucessor, Thieu Tri.
No último Templo do complexo, situa-se o túmulo de Minh Mang. Para acessá-lo são 33 degraus de pedra, onde o guarda-corpo, esculpido em granito em forma sinuosa de um dragão.
Pode-se chegar ao túmulo de Minh Mang de carro ou de barco à vela pelo Rio Perfume, no entanto, pelo rio vai ter que andar um pouco.Está aberto diariamente das 08:00 a 18:00.
· Ano de construção: 1840-1843
· Distância de Hue: 12 km
· Ingresso: 80. 000VND (cerca de 3 €)
3)Imperial Tomb de Thieu Tri
O túmulo imperial de Thieu Tri, localizada numa zona calma e tranquila, muito perto do túmulo Imperial Tomb Tu Duc. Cerca de 8 quilômetros ao sul da cidade de Hue, ao longo do Rio Perfume. Imperador Thieu Tri não pode construir seu próprio túmulo, pois morreu devido a uma doença repentina, por isso essa tarefa foi delegada a seu filho, o Imperador Tu Duc, que construiu o túmulo imperial seguindo as recomendações do seu pai Thieu Tri, para ser austero e econômico nos custos.
O Imperador Thiệu Trị caracteriza-se por ser uma pessoa que não queria que seus servos, soldados ou assistentes dedicasse muito tempo a sua pessoa. Túmulo do Imperador Thieu Tri tem muitas semelhanças com o túmulo de seu pai, Túmulo do Imperador Minh Mang, tanto  à sua estrutura quanto a composição. Estas semelhanças são evidentes, especialmente na porta de bronze e ponte de pedra que atravessa o lago.O túmulo de Thieu Tri situa-se junto ao Rio Perfume, no sopé da montanha Thuan Dao.Pode-se chegar ao túmulo de carro (recomendado) ou navegando pelo Rio Perfume (atracando no cais Ben e andar um par de quilômetro). Está aberto diariamente no horário de 07:00 a 11:30 e 13:30 a 17:30. Acesso ao túmulo é grátis.
· Ano de construção: 1848

· Distância de Hue: 8 km
· Ingresso: entrada gratuita
4)Imperial Tumba de Tu Duc
A tumba imperial de Tu Duc é considerada a mais bela tumba Imperial de Hue. Este túmulo, situado em um lugar naturalmente belo, banhado por um lago, a 6 km de Hue, utilizou-se o imperador Tu Duc em vida como o Palácio de verão e retiro espiritual. Um enorme e calmo lago, pontes de pedra e construções em madeira. Tu Duc túmulo integra-se perfeitamente com a paisagem que o rodeia.O túmulo Imperial levou 3 anos para ser construído, de 1864 a 1867. O Imperador era esportista e eram frequentes suas caminhadas através da floresta de pinheiros, vê-lo a navegar pelo rio ou praticar qualquer tipo de jogos na pequena ilha do lago.
O Pavilhão do Túmulo Imperial de Tu Duc é o maior de todos, com 20 toneladas de peso. Para construir o túmulo Imperial foi necessário tanto trabalho e cobrado tantos impostos, que foi realizada uma revolta popular contra o imperador Tu Duc. Para transportá-lo para o pavilhão imperial foram necessários 4 anos.
No pavilhão estela , temos o túmulo do imperador, no entanto o corpo do imperador Tu Duc não está lá. Para evitar saques, imperador Tu Duc foi enterrado num local secreto por 200 trabalhadores. Essas pessoas foram decapitadas depois de completar a tarefa, para que elas não revelassem o segredo. Até hoje os restos mortais do Tu Duc não foram encontrados, acredita-se que estão enterrados na pequena ilha no lago.
O imperador Tu Duc foi o imperador da dinastia Nguyen que mais tempo reinou no Vietnã, desde o ano de 1848 até o ano de 1883.
Ele tinha em sua companhia mais de 100 mulheres, entre mulheres e concubinas. Ele não tinha fihos, acredita-se que  ficou estéril após a varíola. Tu Duc decidiu adotar como filho eu sobrinho Kien Phuc. Que não tem seu próprio túmulo imperial, porque foi assassinado depois de 8 meses de reinado.Podemos alcançar o túmulo Tu Duc utilizando os mesmos meios de transporte. Está aberto diariamente no horário de 07:00 a 11:30 e 13:30 a 17:30.

· Ano de construção: 1864-1867
· Distância de Hue: 6 km
· Taxa de entrada: 80. 000VND (cerca de 3 €)
5)Imperial Tomb de Duc Duc
O Duc Duc de túmulo Imperial é o túmulo da dinastia Nguyen, que é está mais perto do centro da cidade de Hue. Esta proximidade ao centro da cidade, certifica-se de que o túmulo Imperial está rodeado por casas e construções de uma cidade em desenvolvimento, o que dá um charme especial a este monumento imperial.
Em contrapartida o túmulo do Imperador Duc Duc é o menos ambicioso de todos os túmulos imperiais de Hue e o menor. Talvez, porque o imperador Duc Duc reinou somente por 3 dias. Depois desses 3 dias de reinado, foi forçado a abdicar e posteriormente preso, onde morreu dentro de um ano.
Construído em 1883, é um edifício retangular com uma área de 3500 m².
Pode-se chegar Duc Duc Tomb de carro (recomendado), trem, ônibus ou mesmo a pé, pois fica apenas 2 km distante do centro de Hue. Para aqueles que preferem chegar de trem, o melhor é descer na estação Ga An Cựu e depois a pé pela Duy Tân por 800 metros.
O túmulo de Duc Duc está aberto diariamente no horário de 07:00 a 11:30 e 13:30 a 17:30. A entrada para o túmulo imperial Duc Duc é gratuita.

OBS.: Nós tentamos visitar este túmulo, mas estava fechado. Acredito que para restauração. De qualquer forma deixo aqui o mapinha. Serve de referência tanto para quem quiser ir a pé quanto para quem chega de trem. Também coloquei o Eldora Hotel não só porque era onde estávamos hospedados, mas também porque acho que para quem vai a pé, o melhor lugar para passar é pela Avenida Hùng Vương que atravessa o Rio e vai até próximo da Estação de Trem.

· Ano de construção: 1883
· Distância de Hue: 2 km
· Ingresso: entrada gratuita
6)Imperial Tomb de Dong Khanh
O menor da tumba imperial todos, com influências francesas e esculturas de terracota. Seu túmulo foi na verdade um templo em memória do imperador. O imperador Dong Khanh (Khanh Đồng) faleceu subitamente aos 25 anos, após 3 anos de reinado. Devido à sua tenra idade não teve tempo para planejar e construir seu próprio túmulo imperial. O sarcófago do imperador Dong Khang está localizado ao lado do templo Ngung Hy, 30 metros de distância. Este túmulo é peculiar, porque em vez de seguir o estilo de arquitetura chinesa, no túmulo existem canhões romanos.
Chega-se ao túmulo Dong Khanh utilizando o mesmo meio de transporte dos outros túmulos acima. O túmulo de Dong Khanh está aberto diariamente no horário de 07:00 a 11:30 e 13:30 a 17:30. Devido ao mau estado de conservação e restauração de trabalho, muitas partes da tumba imperial estão fechadas ao público.
· Ano de construção: 1888
· Distância de Hue: 6 km
· Preço do ingresso: 22. 000VND (€1)
7)Imperial Tumba de Khai Dinh
Sem dúvidas é a tumba mais turísticas. O Túmulo Imperial de Khai Dinh foi declarado o  mais majestoso de todos no Vietnã. Construído como um Monumento e Mausoléu, este impressionante local demorou 11 anos para ser construído, de 1920 até 1931 e é a última tumba Imperial de Hue.
O Imperador Khai Định decidiu construir seu túmulo imperial no sopé da montanha Chau Chu, 9 km ao sul da cidade de Hue. Em comparação com o resto de Tumbas imperiais, este túmulo imperial é pequeno em extensão, pouco mais de 5600 metros quadrados, no entanto, sua construção, decoração e detalhes são muito elaborados.
A estrutura do túmulo Imperial Khai Dinh é um retângulo de 117 metros comprimento por 48,5 metros de largura. O Túmulo de Khai Dinh foi construído principalmente em concreto armado e a tumba imperial é que possui mais influência ocidental.
O túmulo imperial tem 2 partes muito diferentes: o Palácio Thien Dinh, onde podemos ver o sarcófago do imperador Khai Dinh e o exterior da tumba Imperial, onde as estátuas do pátio de cerimônias, a casa dos mandarins e o pavilhão das estelas, forma hexagonal, é mais notável. Após atravessar a porta de entrada para o túmulo imperial, temos 37 trilhos esculpidos em forma de dragões. Estes dragões são os maiores de todos o Vietnã.
Uma vez que escaladas as escadas, você encontrará um pequeno pátio com os mandarins em ambos os lados. Para acessar a parte seguinte teremos de subir outros 29 degraus. Este é um dos pontos mais bonitos da visita, o pátio de cerimônias, com estátuas de pedra que, ao contrário do resto dos túmulos imperiais de Hue, tem 2 linhas de estátuas, onde na segunda linha estão os guarda-costas do imperador. 

Naquele mesmo lugar da tumba, no pátio de cerimônias, temos a estela do pavilhão, com uma estela gravada em pedra, sobre a vida e o reinado do imperador. Este monumento é único, porque é o único sinalizador de estelas em forma hexagonal.
A última parte do complexo de Khai Dinh é o Palácio de Dinh Thien, onde podemos ver o sarcófago do imperador. Este palácio é composto de várias salas adjacentes, onde o salão principal contém uma estátua do  imperador Khai Dinh sentado sobre seu trono e a seus pés, seu sarcófago. A decoração é feita com janelas em vitrais e mosaicos de cerâmica quebrado em pedaços.
Na sala ao lado do sarcófago, temos uma estátua do imperador Khai Dinh feita de bronze.
Túmulo imperial Khai Dinh é o único em relação a outros túmulos imperiais com influências e misturas de estilos arquitetônicos, por exemplo:
· Influência Índia: nos melhores acabamentos das portas, torres e obeliscos
· Influência românica: o pavilhão de estelas em forma hexagonal
O imperador Khai Dinh tinha uma estreita relação com os ocupantes franceses, comportamento que não agradava em nada o povo vietnamita e ganhou o apelido de colaborador francês. Khai Dinh morreu aos 40 anos de tuberculose e seu filho teve que terminar a construção da tomba. O custo desta construção foi tanta, que o imperador subiu os impostos do povo vietnamita em 30%.

A tumba imperial de Khai Dinh é tão bem elaborada e com tantos detalhes, que tiveram de ir à França para comprar aço, ferro, cimento e telhas. O imperador também enviou navios para China e Japão para conseguir cerâmica e vitrais para o túmulo.
O túmulo imperial está localizado a 9 km ao sul da cidade de Hue. Só se pode chegar lá por terra, recomendamos ir de carro, seguindo Highway 49 por 9 km. Está aberto diariamente no horário de 07:00 a 11:30 e 13:30 a 17:30.
· Ano de construção: 1920-1931
· Distância de Hue: 9 km
· Taxa de entrada: 80. 000VND (cerca de 3 €)
Muito lindo não é mesmo? Nós fomos em três túmulos dos 7 túmulos acima relacionados, mas gostaria de ter ido em todos. No entanto, do ponto de vista turístico, as tumbas imperiais que valem a pena visitar, são:
· Túmulo do Imperador Minh Mang
· Túmulo do Imperador  Khai Dinh
Então, se você não quiser ou não puder ir em todas, fica a dica. Na próxima postagem vou falar sobre o passeio de barco pelo Rio Perfume e a visita às Pagodes. Não percam!

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest