Templo de Angkor Wat

15:28


Um pouco da história de Angkor
Angkor Wat é a representação terrena do Monte Meru, o Monte Olympus da fé Hindu e a morada de deuses antigos. Foi construído durante o reino do rei Suryavarman II, que governou de 1113 até 1145, que segundo a história, teria assumido o poder após assassinar o rei anterior enquanto ele passeava em seu elefante.
Era um costume do Império de Khmer, manter um templo no coração da cidade. Entretanto, quando Suryavarman II assumiu o poder, o templo existente no estado era o de Baphuon dedicado a Shiva. No entanto, Suryavarman II adorava Vishnu e desejava honrá-lo com um novo templo ao sul da capital existente. Este novo templo veio a ser chamado de Angkor Wat, que significa "A cidade que é um templo".

Os deuses-reis cambojanos de antigamente, esforçaram-se para melhorar as estruturas de seus antepassados ​​em tamanho, escala e simetria. Por isso, para a construção do Angkor Wat foram extraídos da montanha sagrada de Phnom Kulen, mais de 50 km de distância, blocos de arenitos que flutuaram em jangadas pelo rio Siem Reap. A logística de uma operação como esta consumiu o trabalho de milhares de pessoas. De acordo com relatos, mas ainda não totalmente concluídos, a construção de Angkor Wat envolveu 300.000 trabalhadores e 6000 elefantes, culminando no que se acredita ser o maior edifício religioso do mundo.
Durante quase 400 anos, a religião oficial do Império Khmer foi a hindu. Segundo o hinduismo, o oeste é a direção da morte. Vishnu também é freqüentemente associado com o oeste. E pelo fato de que os magníficos baixo-relevos do templo terem sido projetados para serem vistos no sentido anti-horário, uma prática que tem precedentes em antigos ritos funerários hindus. O que levou um grande número de estudiosos a concluir que, Suryavarman II pode ter planejado o Angkor Wat como seu templo ou mausoléu funerário, no entanto, ele não foi enterrado lá, pois morreu em batalha durante uma expedição fracassada para subjugar o vietnamita Dai Viet.

No começo do século XII, quando Jayavarman VII assumiu o pode, isso mudou, ele se converteu ao budismo e instituiu esta como a religião oficial do império. Depois, com a decadência do Império Khmer, Angkor foi abandonada, vários de seus outros monumentos foram tomados pela selva, esquecidos por séculos, com exceção de Angkor Wat, o único templo que permaneceu habitado pelos monges budistas. Mas só começou a receber viajantes por volta da década de 90, depois que o país se viu livre do terrível regime ditatorial do Khmer Rouge.
Imagem de Buda inclinado, adicionada quando o templo foi convertido ao budismo. Era onde, originalmente, uma porta se abria para a câmara central.
Por fim, em dezembro de 1992, o templo foi declarado como Patrimônio Mundial da UNESCO. Hoje, Angkor Wat é o coração e a alma de Camboja, uma fonte de orgulho enorme e símbolo da bandeira nacional. Considerado um tesouro do passado, mas até hoje, a maior estrutura religiosa que existe no mundo.

A Estrutura do Templo
Como os outros templo de Angkor, Angkor Wat também reproduz o universo espacial em miniatura. Assim, passado o portão de entrada, o visitante caminha por um longo calçadão de 475 m de comprimento e 9,5 m de largura.

Essa longa avenida, cercada com balaustradas decoradas com serpente mítica de sete cabeças, chamados de naga,torna-se uma ponte simbólica do arco-íris para que o homem alcance a morada dos deuses.

Seus picos menores circunvizinhos, limitado por sua vez por continentes, que são os pátios inferiores e os oceanos, que são os fossos até a torre central é Monte Meru(que continha uma estátua de Vishnu), o visitante está metaforicamente viajando de volta à primeira era da criação do universo.
Em ambos os lados estão isolados edifícios chamados "bibliotecas", embora seja desconhecida a sua verdadeira função.
Perto do templo estão duas pequenas piscinas provavelmente construídas no século XVI, um local popular para assistir ao nascer ou o por do sol. 


O templo é composto por três níveis, sendo que o primeiro fica em um rodapé de 3,3 metros de altura, chamado de "terceiro recinto" é o mais rico em detalhes.

Uma galeria corre ao longo da face externa da parede. A face interna está decorada com 800 metros de baixo-relevos contínuos, esculturas que retratam eventos históricos e histórias da mitologia. Em algumas paredes vemos batalhas, peregrinações e também cenas do céu do inferno.
Dentro do portão uma série de quatro salas dispostas em uma forma cruciforme. Alguns destes pátios são fechados aos turistas para não interromper os ritos budistas dos monges que vivem no templo.

O segundo recinto está sobre uma base de 5,8 metros de altura, ligado ao claustro cruciforme por uma série de escadas. Dentro deste pátio estão ainda mais "bibliotecas", menores do que as anteriores.

Cada quarto é cercado por uma galeria contínua com um piso afundado para que possa reter água da chuva.
Angkor Wat é famoso para ter mais de 3000 lindas apsaras e devatas cinzeladas, não só em suas paredes, mas também, às vezes pessoalmente...
Porta leste do quarto recinto.

O recinto interno está em uma pirâmide de dois níveis de 11 m de altura, onde está a torre central, também conhecida como Santuário de Bakan. Esta torre está a 65 metros acima do nível do solo, onde tinha uma estátua de Vishu- Suryavarman II.
Para ter acesso ao nível superior do Angkor Wat existem 3 escadas em cada lado, mas somente uma está aberta a um número limitado de pessoas por dia com um sistema de fila. Estas escadas para o nível superior tem cada uma em um ângulo de 70 graus, sendo imensamente íngremes, porque chegar ao reino dos deuses não é uma tarefa fácil!

Conclusão

Desde a primeira vez que vi suas fotos, o Angkor Wat já havia me surpreendido.

Elas ficaram guardadas na minha memória, sonhando em um dia conhecê-lo. Imagina estar lá ao vivo e a cores!
Explorar os templos, andar em meio as ruínas, poder caminhar pelos corredores, ver os detalhes esculpidos nas pedras.

São diversas salas, galerias, corredores, pátios, esculturas e paredes esculpidas com detalhes riquíssimos.

Poder imaginar tudo que já se passou ali, como era a vida daquela civilização no passado…é simplesmente uma experiência fantástica e indescritível.
O Angkor Wat é um lugar que lhe faz refletir sobre a nossa história, o passado, sobre tudo que o homem já construiu, mas principalmente, sobre crenças e , por isso é considerado o maior templo religioso do mundo.

Com certeza é um lugar que merece ser visitado… E não tenho dúvidas de que a lembrança de ver Angkor Wat pessoalmente, ficará na sua memória, assim como ficou na minha...

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest