Strasbourg | França

14:15

Estrasburgo é a capital da região francesa da Alsácia – em francês Strasbourg e pronúncia em alsaciano "Strossburi"– também é a capital europeia, por sediar uma série de importantes instituições europeias, como o Conselho da Europa, do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, do Provedor de Justiça Europeu, do Eurocorps, do Observatório Europeu do Audiovisual e, o mais famoso Parlamento Europeu, que também realiza sessões em Bruxelas.
Strasbourg é a nona maior cidade da França, com quase meio milhão de habitantes em uma área metropolitana que abrange até o Rio Reno
A cidade de Strasbourg que sempre ocupou uma localização estratégica na Europa, está situada na parte leste da França, bem na fronteira com a Alemanha, o que garante uma mistura de culturas e estilos, foi fundada pelos romanos em 12 a.C. 
Assim, visitar Strasbourg é como voltar no tempo, mais especificamente ao período anterior à Segunda Guerra Mundial, pois durante a história, esta bela cidade serviu de palco para diversas batalhas, tendo sido anexada à Alemanha e depois reconquistada pela França na década de 40. 
Aliás quando você chega a Strasbourg, vai sentir como se tivesse chegado na Alemanha. Por essa razão, não estranhe se, em alguns momentos de seu passeio, você se deparar com casas alemãs, ruas com nomes germânicos, algumas pessoas falando alemão ou alsaciano, um dialeto da região. E se não fosse pela maioria do francês ouvido pelas ruas, você se sentiria realmente em uma daquelas típicas cidadezinhas alemãs do interior, muito comum na rota romântica. 
Essa fusão pode ser notada em vários aspectos, desde a arquitetura (muitas no estilo enxaimel característico alemão) até na gastronomia (muito chucrute, carne de porco e foie gras) e no idioma (placas e cardápios da cidade estão sempre em francês e alemão).
O resultado dessa mistura é um incrível centro histórico que desde 1988 foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco
Toda sua atmosfera medieval que encanta os visitantes é coroado pela joia mais icônica da cidade: a Catedral Notre-Dame de Strasbourg. Mas a cidade não se limita a ela, já que são muitas as atrações a visitar em Strasbourg e seus arredores. Quase tudo que você precisa conhecer fica na região conhecida como Grand Île, que como o nome diz, é uma grande ilha cercada pelas águas do Rio III. 
Strasbourg é uma cidade realmente imperdível, muito bonita, com tudo muito limpo e organizado, em cada esquina você se surpreende com as paisagens. O centro é todo rodeado por canais que lembra muito Bruges, além de ser uma delícia se perder pelas suas ruas. Então se você está pensando em viajar pela Europa, vale a pena descobrir o que fazer em Strasbourg
Em nossa primeira vez decidimos dedicar dois dias inteiros em Strasbourg, apesar de ter encontrado em nossas pesquisas muitos roteiros de três dias na cidade,  pois outra boa opção é utilizar a cidade como base para conhecer os demais vilarejos da Alsácia ou até mesmo uma cidade vizinha na Alemanha. No nosso caso, utilizamos a cidade como ponto de partida para fazer a Rota do Vinho da Alsácia. 
A estação de trem é bem próxima ao centro da cidade e tudo é muito perto, portanto você consegue fazer tudo a pé. O roteiro que fizemos pela cidade, que funcionou muito bem, pode servir de guia para quem planeja uma visita. 
Ele cobre quase tudo, inclusive visita aos principais museus, mas os horários de algumas atrações impõem algumas restrições, portanto é importante se planejar para não deixar de curtir nada.

O que fazer em Strasbourg
Grand Île
A cidade é constituída por várias ilhas, no entanto, a mais conhecida é a Grand Île, que é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1988.
Grand Île é o local ideal para começar a sua visita para absorver toda a atmosfera, pois é o centro histórico da cidade, cortada pelo Rio III, local onde pode admirar os principais monumentos e pontos de interesse que tornam famosa a cidade de Strasbourg.
Assim, para começar o nosso passeio, dirigimos-nos à Place de la Cathedral, onde se localiza a Maison Kammerzell e a própria Catedral de Notre Dame

Place de la Cathedral
A Place de la Cathedral é onde tudo acontece, todo o entorno é povoado de lojas, confeitarias, restaurantes, cafés, bares e lojas de souvenirs e o movimento de pessoas em meio aos pintores e artistas de rua torna impressionante o clima do local.
Se você ainda não tiver adquirido o seu Strasbourg Pass, a hora é agora: o passe pode ser adquirido no Office de Tourisme que fica na mesma praça (não tem como não achar). O Strasbourg Pass é um daqueles passes econômicos que dão direito a descontos na entrada das principais atrações da cidade a um custo fixo. Ele é ideal para quem vai ficar por dois ou mais dias em Strasbourg
Place de la Cathedral também é o ponto de partida do Free Tour de Strasbourg — um tour gratuito e guiado com cerca de 1h30 de duração passando pelos principais pontos da cidade. 
Cathédrale Notre Dame de Strasbourg
Sem dúvida você vai querer visitar o monumento mais famoso da cidade, vista em todos os cartões postais: a Cathédrale Notre Dame de Strasbourg.
Imponente e bela com detalhes impressionantes são as duas palavras que mais definem a Catedral Notre-Dame de Strasbourg
Durante a estadia por Strasbourg, certamente serão incontáveis os momentos de passar pela Catedral Notre-Dame de Strasbourg ou mesmo avistá-la ao longe. É incrível como a imponência, a beleza e a riqueza de detalhes de seu exterior nos impressionaram em cada uma dessas vezes.
Em Strasbourg, todos os caminhos parecem levar ela, e uma parte importante do roteiro turístico da cidade se dá nessa relação do viajante com a Catedral. 
Catedral de Notre-Dame de Strasbourg reúne três obras arquitetônicas, por conta disso, listei 5 atividades envolvendo a Catedral de Strasbourg que todo mundo que viaja para lá precisa fazer! 
1) A maior torre do cristianismo datada de 1439.
A construção da catedral românica, da qual nada restou exceto a cripta e a pegada, começou em 1176, mas a torre do edifício atual, em estilo gótico, foi concluída em 1439. 
Sua construção demorou mais de 400 anos para ser finalizada. Essa demora resultou em uma arquitetura que mistura diferentes estilos medievais, com influências principalmente românicas e góticas. 
As centenárias de esculturas que parecem se desprender da parede, acentuando os efeitos de sombra e luz. A cor do arenito rosa muda dependendo da hora do dia e da cor do céu. 
Do lado de fora, a torre mais alta de uma catedral na França, com 142 metros de altura, é uma obra-prima de leveza e elegância e a fachada é o maior livro ilustrado por Idade Média, fantasticamente rica em ornamentação, que nas palavras de Victor Hugo é “Um gigantesco e delicado prodígio”. 
Esta torre tornando-se o mais alto edifício do mundo entre 1625 a 1874, permaneceu como a mais alta igreja do mundo até 1880, quando foi ultrapassada pela Catedral de Colônia, na Alemanha. Hoje é a quarta mais alta igreja do mundo. 
2) A grande janela rosa na fachada principal acima da entrada.
Construída em arenito com tom de fundo cor-de-rosa. O tom rosado de sua estrutura se deve as pedras retiradas das Montanhas Vosges usadas durante sua construção.  
A cada ângulo parece revelar um novo detalhe, e a incidência de mais ou menos luz solar atribui à catedral tons, brilhos e características distintas. 
Sua cor vai mudando de acordo com a posição do sol ou a cor do céu, ou seja, no momento mais iluminado do dia, ou quando o tom alaranjado toma conta no cair da tarde, ou ainda sob efeito das luzes artificiais durante a noite, fato é que provavelmente você vai passar um bom tempo admirando, contemplando e registrando a linda Catedral de Strasbourg. Recomendo vê-la durante o dia e a noite, pois sua iluminação noturna é incrível!
3)No interior, a nave esguia inspirou uma contemplação.
Não é só do lado de fora que a Catedral de Notre-Dame de Strasbourg impressiona. O interior da Catedral de Strasbourg é um verdadeiro museu de arte sacra e merece ser visitado com tempo para apreciar cada detalhe.
É claro que todo interior de uma catedral gótica sempre vai valer a visita, mas a Catedral de Strasbourg tem alguns elementos que merecem ser destacados, como por exemplo, chama atenção o Pilier des Anges (Pilar dos Anjos), que fica bem em frente ao relógio. Essa escultura representa o “Julgamento Final” e encanta pelo realismo e riqueza de detalhes.
O monumental órgão tem um notável bufê com autômatos e os vitrais do século XII ao XIV são riquíssimos em detalhes. O mais antigo deles data do ano de 1015!
4) O relógio astronômico, a atração mais famosa da cidade. 
Se não bastasse tudo isso, a catedral também abriga uma obra-prima à parte e da engenharia: o relógio astronômico medieval de 18 metros, um dos maiores do mundo, construído entre 1838-1843, uma invenção bem avançada para a sua época. 
Este relógio astronômico de época renascentista, cujo mecanismo é datado de 1842, impressiona pela sua complexidade e beleza; e a Procissão dos Apóstolos pode ser admirada todos os dias às 12h30,  quando a animação dos autômatos começa, apresentando as diferentes fases da vida de Cristo e o desfile dos apóstolos, no entanto, a entrada ocorre às 11:30h, quando a igreja é fechada e somente pode entrar quem tiver o ingresso para ver o relógio.  
A atividade começa com um vídeo de cerca de 15 minutos contando toda a história sobre a construção do relógio. O vídeo é legendado em inglês e o áudio tem versões em francês e alemão, então se você compreende um dos 3 idiomas, é bem tranquilo de acompanhar. 
Na sequência, uma pequena locução explica o que vai acontecer de fato no relógio astronômico. Repleto de personagens e detalhes pintados e esculpidos a mão, cada parte do relógio representa uma informação específica e ao mesmo tempo nos conta uma pequena história. 
Dependendo da época do ano podem acontecer variações, mas o padrão é os apóstolos passarem diante do Cristo, enquanto ouvimos o galo cantar e bater as asas três vezes em alusão à negação de Pedro.
5) Vista da Torre da Catedral, outra experiência a não perder se você visitar a Catedral de Strasbourg é subir na torre ou “plataforma”. 
Após uma subida de exatamente 332 degraus em uma escada em espiral, você terá o privilégio de contemplar uma das melhores vistas da cidade de Strasbourg, a partir do telhado da catedral.  
Em dias de céu claro é possível mesmo ver a Floresta Negra na Alemanha. Os degraus de escadaria em caracol, no entanto não é adaptado para todo mundo. Para quem tem medo de altura, é bom ir acompanhado, pois alguns trechos da escada são abertos e sugiro que o façam antes do almoço, pois depois de comer seria impossível. 
Maison Kammerzell 
Outro edifício classificado como monumento histórico é a Maison Kammerzell ou Kammerzell House, um edifício tipicamente enxaimel da Alsácia. Esse prédio marrom é chamado por muitos de “a casa mais bonita de Strasbourg”.
A construção da Maison Kammerzell foi iniciada no século XV, em 1427. Uma casa histórica considerada pelos especialistas como uma joia da arquitetura da cidade, que funcionou como um mercado em tempos passados. Hoje, é a casa mais famosa de Strasbourg, com uma fachada que é realmente incrível. 
Nas vigas você pode ver esculturas em madeiras representando cenas seculares ou sagradas, todos os signos do zodíaco, ou algumas figuras históricas importantes como Carlos Magno e César. 
O mais legal é que você pode conhecer ela por dentro, porque a Maison Kammerzell funciona como um hotel e abriga um restaurante típico da cidade, oferecendo culinária local e como você pode imaginar muito disputado. 
Se você estiver lá na hora do almoço, não deixe de experimentar o prato mais famoso da casa « les choucroutes aux trois poissons » ou chucrute com três peixes, que tem a receita guardada a sete chaves pelo chefe Guy-Pierre Baumann.
Place du Chateau
Seguindo com o roteiro em  Strasbourg, em uma das laterais da catedral está localizada a bonita Place du Château, palco de outra imponente construção da cidade, o Palácio Rohan.
Para relaxar um pouco durante o passeio, recomendamos passar um tempo na Place du Chateau, que oferece uma visão bem legal da catedral. Muitos visitantes e moradores fazem piqueniques nesse espaço, que é atendido por banheiros públicos gratuitos. 

Rohan Palace
Palais Rohan ou Palácio Rohan é outro monumento histórico na Grande Île e um dos principais pontos de interesse em Strasbourg
Este incrível palácio representa com perfeição o estilo arquitetônico barroco. 
Foi construído entre 1728 e 1741 pelo arquiteto Robert de Cotte, por encomenda do Bispo Armand Gaston de Rohan-Soubise (1674-1749), para substituir o antigo palácio episcopal. 
O palácio foi residência dos nobres, cardeais e príncipe-bispo da família Rohan. O palácio recebeu visitas ilustres ao longo do século XVIII: Luís XV esteve no palácio em 1744, e em 1770 foi a vez de Maria Antonieta fazer uma visita. 
Em 1805, 1806 e 1809, Napoleão Bonaparte permaneceu no palácio e algumas das salas sofreram alterações para satisfazer os seus gostos e os da sua esposa Joséphine. 
Em 1810, a segunda esposa de Napoleão, Maria Luisa, Duquesa de Parma, passou no palácio a sua primeira noite em solo francês. 
Outro hóspede real foi Carlos X, da França, em 1828.
Entre 1872 e 1898, o palácio serviu como edifício principal da Universidade de Strasbourg, até a fundação e abertura da nova universidade a “Kaiser-Wilhelms-Universität”.
Em 1898 o palácio tornou-se sede dos museus imperiais de Strasbourg
Em Agosto de 1944, o edifício foi danificado pelas bombas britânicas e norte-americanas. O restauro ficou completo na década de 1990.
Originalmente uma residência principesca, foi o lar de quatro príncipes da Família Rohan, por isso o  nome, agora no seu interior encontram-se alojados três dos mais importantes museus da cidade desde o final do século XIX: 
1)O Musée Archéologique ou Museu Arqueológico (no porão) que se propõe a descobrir a história completa da Alsácia desde a pré-história.
Museu Arqueológico, instalado a partir do final do século XIX no subsolo do Palácio Rohan é um dos mais ricos da França dentro do seu domínio, o das “Antiguidades Nacionais”. 
Reaberto em 1992 depois de um completo rearranjo das suas coleções, apresenta descobertas da Alsácia desde a pré-história (há 600.000 anos) aos tempos áureos da Idade Média (ano 800 d.C.). 
2) O Musée des Arts Décoratifs ou Museu de Artes Decorativas (no piso térreo) com sua coleção de móveis e peças de cerâmica.
Museu de Artes Decorativas é dividido em duas seções: de um lado os apartamentos suntuosos do cardeal de Rohan (chiquérrimos) e do outro lado, a coleção de Artes Decorativas de Strasbourg (de 1681 até meados do século XIX). A famosa marca de cerâmica Hannong é o destaque. Além da cerâmica, o museu apresenta mobiliário, esculturas, pinturas e arte na prata e ouro.
3) O Musée des Beaux-Arts ou Museu de Belas Artes (no primeiro e segundo andares) com uma coleção muito rica de pinturas, de Botticelli a Goyat e Rubens.
Museu de Belas Artes apresenta uma visão fascinante da história da pintura europeia: primitivos italianos e flamengos (Giotto, Memling), Renascimento e Maneirismo (Botticelli, Raphael, Veronese, Lucas de Leyde, El Greco); Barroco, Classicismo do Naturalismo e dos séculos XVII e XVIII (Reubens, Vouet, Zurbarán, La Belle Largilliere Strasbourgeoise, Canaletto, Tiepolo, Goya); século XIX (Delacroix, Chasseriau, Corot, Courbet). 
Galerie Robert Heitz também se encontra numa ala lateral do palácio e é uma ótima opção de visitas. Se você não quiser visitar os museus, ainda aconselho admirar a arquitetura e a fachada do Palácio Rohan, que merece uma foto!

Museu Histórico de Strasbourg
Se você está interessado na história e cultura da Alsácia, pode visitar o Musée Historique ou Museu Histórico de Strasbourg, que faz um retrospecto da história urbana da cidade com uma coleção de modelos, mapas e objetos da vida cotidiana da Idade Média à Revolução Francesa.

Musée Alsacien
Para completar sua jornada para aprender mais sobre a história de Strasbourg, faça uma pequena visita ao Musée Alsacien ou Museu Alsaciano.
A região da Alsácia, onde a cidade de Strasbourg está localizada, sempre foi palco de diversos conflitos. Nos séculos passados, teve sua administração intercalada ora pela França, ora pela Alemanha.
No Museu Alsacien os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre a história dessa região, suas influências e características. Além disso, é possível aprender sobre a cultura folclórica local, através de uma visita guiada. 
Batorama
Bem próximo da catedral e de frente do Palais Rohan saem os passeios de barco pelos canais de Strasbourg, os chamados Batorama.
Fazer um passeio de barco pelos canais é uma das principais atrações da cidade e uma das melhores maneiras de visitar a linda Strasbourg, na França. A cidade é toda entrecortada pelo Rio Ill, que em um de seus trechos se subdivide em duas partes, formando uma “ilha” na região do centro histórico de Strasbourg, não por acaso chamada de “Grande Île”. 
Os ingressos são vendidos com data definida e hora marcada. Há dois tipos de barcos: os abertos e os fechados com teto de vidro, ar condicionado, por isso a viagem ocorre em todas as condições meteorológicas. Os fechados são mais confortáveis, mas o vidro prejudica as fotos. Obviamente o aberto é melhor para tirar fotos e ideal para dias sem chuva, com bom tempo. Para dias frios e chuvosos, o coberto pode ser a melhor opção.
A compra dos ingressos pode ser feita online, pelo site oficial do Batorama, ou presencialmente, na loja oficial do Batorama, que fica na Place de la Catedral de Strasbourg, ao lado do Office de Tourisme (não tem como errar). Para quem possui o Strasbourg Pass, o passeio de barco está incluído como um dos benefícios do passe (mas de qualquer forma tem que passar na loja para pegar seu ticket e agendar o horário específico). Os horários de funcionamento variam em função da época do ano. O ideal é consultar o site ou passar na loja para saber quais os horários disponíveis.
Depois de comprar o seu ticket, basta se dirigir ao pier, de onde saem os barcos uns 15 minutos antes do horário previsto. O pier fica a 350 metros de distância da loja do Batorama, na Place du Vieux Marché aux Poissons, aos pés do Palácio Rohan.
Uns 5 minutos antes do horário da partida é liberada a entrada no barco. Todos os assentos do barco possuem um fone de ouvido, então cada pessoa recebe um audioguia, você pode escolher entre as mais de 10 línguas disponíveis. 
Há diferentes tipos de passeio. Os dois principais são:
–« Estrasburgo, Grande-Île » de 45 minutos de duração e se concentra no Centro Histórico da cidade, por isso você não verá as Instituições Europeias neste tour.
–«Estrasburgo, plus de 20 siècles d’histoire», que dura 1h10 e vai levá-lo através da Petite France, da Barragem de Vauban e das Instituições Europeias.
Uma das grandes vantagens deste segundo passeio é a possibilidade de conhecer regiões fora da zona mais turística da cidade, que provavelmente você não visitaria a pé, como a Neustadt e o Quartier Européen. Além disso, é sempre válida a possibilidade de visualizar e fotografar as lindas construções da região mais turística da cidade por um novo ângulo.

Grande Ile e Petite France
Na primeira parte do passeio, o Batorama dá a volta na Île-de-Strasbourg e o passeio começa margeando edifícios e construções de arquitetura do período medieval da cidade. Você consegue visualizar toda a arquitetura do centro da cidade. 
Um dos grandes destaques dessa primeira parte é a aproximação da linda região conhecida como Petite France. Nesse momento é necessário passar por uma eclusa: um pequeno canal que possibilita a descida ou a subida de embarcações, corrigindo a diferença de nivelamento entre os dois trechos do rio.  
Ponts Couverts e a Barrage Vauban
Na segunda parte do passeio, um dos pontos altos do passeio é cruzar as Ponts Couverts e a Barrage Vauban, admirando-as de um ponto de vista único.
Neustadt ou Nova Cidade
Na sequência, o barco se afasta do centro, passa por impressionantes prédios, na Neustadt ou Nova Cidade. Essa região foi toda construída durante a anexação da Alsácia pela Alemanha entre 1871 e 1918. A época, isso representou o aumento da área da cidade de Strasbourg por três!
Os destaques são as construções influenciadas pelo urbanismo germânico, como o Palais du Rhin, a Ópera, a Biblioteca e o Palácio da Universidade.
Le Quartier Européen ou Bairro Europeu
O último trecho da cidade a ser explorado é o Bairro Europeu. Essa região é bem mais recente – após a Segunda Guerra Mundial, Strasbourg foi escolhida como sede do Conselho da Europa. Por conta disso, destacam-se as construções de arquitetura muito mais moderna como o edifício de uma rede de televisão franco-alemã, o Parlamento Europeu, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos e o Conselho da Europa.
Os prédios são bem modernos e um contraste interessante com arquitetura típica da cidade. 
Outra opção para visitar Strasbourg de barco é escolher um cruzeiro de almoço com a empresa “Les Bateaux de I’IIII”. Partida toda terça-feira à noite por duas horas. Toda a informação está no site: https://www.bateauxdelill.com/

Canal de Strasbourg
De volta à terra e já que estamos falando sobre o que fazer em Strasbourg, não poderíamos deixar de lado os canais e as pontes. Sim, são mais de 20 espalhadas pela cidade, muitas delas exuberantes e que valem a visita.
Pont Sainte Madeleine
A ponte é linda e a vista das construções que margeiam o canal também é maravilhosa. 
As pontes ao redor da La Petite France são bem pitorescas e simples, mas existem outras maiores e mais imponentes. 
Petite France
Petite France ou Pequena França é o nome dado ao bairro ou pequena área dividida por diversos canais ou entre os rios ao sul da Grand Île que, apesar do nome, possui arquitetura predominante germânica, sendo tomado por casinhas alemãs e floreiras pelas ruas, sendo um verdadeiro refúgio no coração da cidade.
Na Idade Média, a Petite France era um comércio de curtume e área de matadouros, pescadores e moleiros costumavam viver e trabalhar, por causa da água nas proximidades. 
No entanto, o nome de Petite France foi escolhido pelos moradores em razão da existência no local, no século XV, haver um hospital e um centro de acolhimento para tratamento de sífilis nessa área, doença que os alemães diziam que a sífilis era uma “doença dos franceses”, já que a comitiva de um rei francês que chegou em Nápoles com a doença.
Hoje, nós viemos aqui para admirar as numerosas casas de enxaimel que são extremamente bem preservadas e andar nas pequenas vielas de paralelepípedos à beira da água. O lugar ideal para você aproveitar com calma e tranquilidade já que ela é reservada para pedestres e ciclistas.
Não é a toa que é o ponto turístico mais famoso da cidade – é um lugar lindo e realmente imperdível.
A Petite France é o lar de algumas das ruas e edifícios medievais mais bonitos e fotogênicos de Strasbourg, com casas debruçadas sobre as ruas estreitas de paralelepípedos e canais.
Petite France tem magníficas casas datadas dos séculos XVI e XVII. Ali há muitos cafés, restaurantes típicos e muitas lojas de souvenir  imperdíveis!
Achei a Petite France o lugar ideal para almoçar, então escolha um restaurante gostoso para curtir uma boa comida da Alsácia!
Se você viu alguma foto super bonita de Strasbourg, as chances de serem na Petite France são grandes, pois é ali que está o cartão postal da cidade, e o monumento mais fotografado de StrasbourgLa Maison de Tanneurs. 
Mas a medida que você avançar pela Petite France, será inevitável a sensação de que “agora sim estou na parte mais bonita!”.Os canais formados pelo Rio III e todo cenário pitoresco do La Petite France nos deixa maravilhados, você não para de tirar fotos, a cada passo, um clique! 
A região é coberta por prédios e pontes, além de construções em estilo rústico, que nos levam a um antigo forte e a uma ponte coberta, de onde se tem uma vista privilegiada do lugar. Ali do lado, ficam as Ponts Couverts ou Pontes Cobertas, construídas no século XII e a Barrage Vauban ou Barragem Vauban, do século XVII, ambas construídas para defesa da cidade de Strasbourg. 
 
Les Ponts Couverts
Ao lado da Petite France, você pode ver as pontes cobertas ou Les Ponts Couverts de Strasbourg. É um lugar que vale ir de dia e de noite, pois quando escurece as torres são iluminadas e os seus reflexos nas águas tornam impossível não tentar tirar a foto perfeita. 
Elas foram construidas no século XIV para servir como um baluarte para reforçar a fortificação nas vias navegáveis e também usadas para conectar as três torres medievais, vestígios das antigas muralhas e tinham uma galeria coberta de madeira. Apesar do nome, essas pontes não são mais cobertas, pois perderam sua cobertura no século XVIII.

Barrage Vauban
A poucos metros a montante das pontes cobertas, encontra-se a Barragem de Vauban, construida no século XVII para proteger Strasbourg quando as pontes cobertas se tornaram obsoletas devido à evolução das técnicas de combate de artilharia. A represa permitia, ao entupir os arcos, elevar o nível do Rio III e inundar os campos ao redor para prender os inimigos na lama.
Você pode atravessar o rio passando por dentro da barragem, graças a um corredor onde estão armazenadas várias estátuas de gárgulas.
Para uma vista maravilhosa dos canais de Strasbourg, assim como das Ponts Couverts e Petite France, a coisa mais interessante a fazer é subir no telhado, onde há um esplêndido terraço panorâmico. Perfeito para admirar o labirinto de canais de StrasbourgPonts Couverts e a Petite France.
De lá os visitantes conseguem uma vista incrível da cidade, sendo possível observar de longe outras pontes.
Se você optou pelo roteiro de dois dias na cidade, no segundo dia recomendo visitar as praças e igrejas de Strasbourg. O bacana dessa parte da cidade de Strasbourg é valorizar mais o passeio pelas ruas, do que chegar ao destino final. É observar a linda arquitetura da cidade, sentir o seu clima tranquilo e gostoso. A cada esquina você se depara com ruas e casas mais bonitas do que as anteriores.
Recomendo não esquecer de passar pela Place Gutenberg, Grand Rue, Place Kléber, Rue du 22 de Novembre.
Começamos percorremos a Rue des Greniers até chegarmos à Place des Moulins, onde atravessamos uma ponte móvel antiga de madeira. Continuamos a caminhada até a Rue des Moulins. A região possui vários canais, algumas pequenas penínsulas. 
Então caminhamos até a Rue du Bain-aux-Plantes, onde há grandes e belas construções antigas em estilo enxaimel. Há também lojas de souvenirs, uma antiga fábrica de couro e tingidores, hotéis, restaurantes em toda essa região. Aproveite também a Place Benjamin Zix e as igrejas da Petite France. 
Quai Turckheim 
Nesta parte do rio há uma eclusa e na outra margem a Escola Nacional de Administração. Atravessamos a ponte coberta e dobramos à esquerda para andarmos pela margem do canal. Caminhada novamente sem pretensão, porque é tudo muito lindo. E caso queira seguir pelo lado oposto em direção à Quai Desaix, chegarás na Grand Rue, uma rua com lojas, uma igreja protestante e uma católica, restaurantes e outros estabelecimentos. 
Rue des Dentelles e Place Saint-Thomas
Da Quai Turckheim e arredores, voltamos em direção à Place Saint-Thomas, onde fica a igreja protestante de mesmo nome. De novo e como sempre, ruas charmosas, construções graciosas, lojinhas encantadoras, restaurantes, lojas de doces, sorveteria, uma cidade para se caminhar e se deslumbrar.
Rue de la Division Leclerc
Caminhamos pela Rue de la Division Leclerc até chegarmos ao canal. No canal há uma ponte de onde avistamos construções que me lembraram Bruges, na Bélgica. A vista do canal neste ponto é muito linda. 
Também nesta ponte há trilhos por onde passam os trens elétricos. Uma fusão do novo e do antigo em um mesmo espaço. Caminhamos junto aos modernos bondes, que também são uma ótima opção de locomoção para os locais mais afastados do centro.
Place Gutenberg 
Localizada a poucos passos da catedral, pegamos a Rue Gutenberg e caminhemos até Place Gutenberg que, recebeu o nome do inventor da imprensa, porque viveu em Strasbourg por 10 anos.Uma estátua em sua honra foi erguida lá. 
Place Guthenberg é uma praça bem bonita, e como toda praça típica da França um carrossel para as crianças.
Foi o centro administrativo e político da cidade desde a Idade Média até o século XVIII, onde você pode ver o edifício renascentista da Câmara de Comércio
É também o local ideal para tomar uma bebida num dos muitos terraços ao ar livre. É uma praça pequena, porém com construções charmosas no entorno.
Place Kleber ou The Kleber Square
Continuando o nosso passeio, subimos a Rue des Orfèvres. Essa rua é bem típica, com várias lojinhas. Para os amantes de chocolate recomendo passar na loja Jeff de Bruges, que fica nessa rua até chegarmos na Place Kléber
Outra praça muito famosa, se não a mais importante, pois a Place Kleber é a principal praça pública de Strasbourg, na Grande Île. A praça tem uma área de pedestre muito agradável, com seus canteiros de flores e fontes de água. 
Aqui ficam também as principais lojas e galerias, sendo as principais a Printemps, Monoprix e a Galeria Lafayette,  que fica na 34 Rue du Vingt-Deux Novembre.
Que conhece Paris sabe que as Galeries Lafayette são bem famosas e a região da galeria é bem interessante com outras lojas, padarias, restaurantes e confeitarias.
É o ponto de encontro de Strasbourg em grandes eventos culturais ou esportivos, bem como o lugar onde você pode admirar a enorme árvore durante o Natal.
 
Ao redor da praça há um edifício de arenito rosa de 1770, o Aubette, um edifício neo-clássico construído no século XVIII. Originalmente uma guarita, seu nome vem do fato de que os soldados iam lá todos os dias ao amanhecer para buscar suas ordens de serviço, porém desde 2008 o Aubette foi reformado, hoje conta com lojas e restaurantes cobrindo cerca de 6.000m².
 
Place du Marche Neuf
Da Place Kleber, caminhamos até a Place du Marche Neuf. Há árvores típicas canadenses, plátanos, e também construções bem bonitas nesta praça. As construções circundam a praça que fica fechada no meio. Há passagens por galerias, banquinhos para sentar e apreciar o lugar.
 
Place du Marche Aux Cochons de Lait
Mais uma pequena caminhada até a Place du Marche aux Cochons de Lait. Esta praça fica atrás da catedral, com muitas lojas de souvenirs.  
Nesta rua também há muitos cafés, restaurantes e algumas construções em estilo enxaimel maravilhosas. 
Da Place du Marche Aux Cochons de Lait fomos seguindo sem rumo e bem calmamente até ao Place Broglie.
Place Broglie
A Praça Broglie não é realmente um quadrado, mas sim uma passagem longa e arborizada.
Dê um passeio até lá para admirar várias belas mansões do século XVIII:
A Prefeitura ou Hotel de Ville
O Distrito
O Banque de France
A Ópera de Strasbourg
Todos os anos, nesta praça, acontece um evento conhecido em todo o mundo, o famoso Mercado de Natal de Strasbourg, aqui também que o hino nacional francês “La Marseillaise” foi cantado pela primeira vez.
Seguindo reto até o final chega-se na Place de la République e no Palais du Rhin ou Palácio Rhin – nós pulamos esta parte porque havíamos visto do Batorama, então, querendo pular essa parte, sem problema. 

Praça da República e o Bairro Alemão
Atravessando a ponte e saindo da Île-de-Strasbourg, chegamos finalmente a Place de la République, que é o ponto de ligação entre as partes antiga e nova da cidade.
O Neustadt ou Bairro Alemão foi construído a partir da década de 1880 até a Primeira Guerra Mundial e seria uma vitrine para o império alemão após a anexação da Alsácia.
Ele abrange a Estação Central da cidade, o Tribunal, o Parc de l’Orangerie, l’Avenue de la Fôret Noire ou Avenida da Floresta Negra e a Praça da República, antigamente chamada de Kaiserplatz.
Essa é uma linda área verde muito bem conservada e diferente do centro da cidade.  No centro da praça, há um monumento em homenagem aos mortos, cuja escultura representa a mãe Strasbourg com seus dois filhos feridos na guerra: França e Alemanha.
Ao redor da praça há edifícios com estilo neo-renascentista e neo-clássico como o Palácio do Reno, a Biblioteca Nacional Universitária e o Teatro Nacional. A praça fica ainda mais charmosa durante a primavera quando as árvores começam a florir. Vale a caminhada! 

Igrejas de Strasbourg
Depois da catedral, você pode visitar as quatro igrejas medievais da Grand Île de Strasbourg e a magnífica Eglise Saint-Paul de Strasbourg.
A Saint Nicholas Church, também é uma igreja de tijolos bem bonita, fica numa esquina da extremidade da ponte. 
A Eglise de Saint-Tomás, que abriga em seu coro uma obra-prima funerária da arte barroca: a tombeau du Maréchal de Saxe ou túmulo do Marechal da Saxônia.
A Eglise de Saint-Pierre-le-Vieux, o primeiro grande edifício cristão em Strasbourg
A Eglise de Saint-Pierre-le-Jeune para ver os afrescos do século XIV
A Eglise de Saint-Etienne classificada como monumento histórico
Eglise Saint-Paul, localizada no cruzamento das plataformas Zorn e Mullenheim.
Para um roteiro de terceiro dia na cidade de Strasbourg recomendo uma visita às Instituições europeias de Estrasburgo.
Parlamento Europeu 
Assim como Bruxelas LuxemburgoStrasbourg é considerada uma das capitais europeias. Então, se depois de todo esse passeio pelo centro histórico de Strasbourg você ainda estiver animado a passear, Strasbourg é sede de uma das três cidades do Parlamento Europeu.
Para descobrir, aconselho a seguir o “Parcours d’Europe“, que o levará a uma caminhada de 2,8 quilômetros de distância do centro histórico até as instituições europeias. Diversos painéis explicativos e instalações lúdicas pontuam a rota:
Parlamento Europeu
Conselho da Europa
O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem
Durante o ano o parlamento realiza 12 sessões, cada uma com duração média de quatro dias. Neste dia, os visitantes podem desfrutar de atividades culturais e esportivas, bem como debates, mas o que atrai mais visitantes é o dia aberto do Parlamento Europeu. Se você tiver a sorte dele estar em funcionamento no dia da sua estadia na cidade, poderá visitá-lo. 
Você encontrará mais detalhes sobre como visitar as instituições europeias de Strasbourg no website oficial.
Além disso, o “Dia da Europa” (“fête de l’Europe” em francês) tem lugar em Strasbourg todos os anos em maio. Não deixe de visitar esse impressionante edifício, importante não apenas para a França, mas para a Europa como um todo.
 
Parc de L’Orangerie
Depois de percorrer os pequenos becos, passeie no Parc de L'Orangerie. O maior e mais antigo parque da cidade, Parce de l’Orangerie, é um ótimo lugar para um passeio em família, piquenique. Não deve ficar de fora da sua lista sobre o que fazer em Strasbourg, principalmente no verão, para respirar ar fresco.
É o maior e mais antigo parque da cidade com mais de 26 hectares. Este parque, amado por ambos strasbourguenses e turistas, é um ótimo lugar para dar um passeio ou fazer algum esporte.
Existe até um skatepark! Para as crianças têm um carrossel, vários parquinhos infantis e um mini zoológico com acesso gratuito.
Você também pode desfrutar de um grande lago com aluguel de canoas e um lugar para comprar sorvetes, waffles e outras iguarias.
Por fim, o parque é o local ideal para observar o animal emblemático da Alsácia: a cegonha. Você verá seus ninhos no topo de várias árvores em todas as estações. 

O que comer em Estrasburgo
Strasbourg é famosa por suas centenas de restaurantes e brasseries que oferecem as últimas tendências culinárias e pratos de todo o mundo.
Strasbourg é uma cidade que mistura diversos estilos, sabores e sensações. Isso pode ser sentido na gastronomia local. 
Em Strasbourg, cozinhar é mais do que apenas uma arte, é uma cultura vibrante e apoiada por séculos de tradição, ainda constantemente experimentando e inovando, impulsionado pelo talento dos grandes chefs e o dinamismo dos proprietários dos restaurantes.
As especialidades tradicionais da Alsácia, como chucrute garnie (choucroute em francês), prato mais famoso da região, composto de chucrute com salsichas e purê de batatas; ou o choucroute aux trois poissons (chucrute de 3 peixes), uma delícia; o Flammeküche ou flams (tartes flambées em francês) que é uma espécie de pizza com massa bem fina recheada com creme de cebola e ensopado de carne de porco cozida com batatas e cenouras, geralmente para duas ou mais pessoas.
Outro prato famoso na cidade é o coq au riesling, que apresenta traços da culinária alemã, servido com spaetzle – um tipo de macarrão alemão. Sempre acompanhado de vinho branco, também tradicional da região. Depois de apreciar os pratos principais, não deixe de experimentar alguma sobremesa, como famoso kougelhopf, um bolo feito com fermento, amêndoas e passas.
Comer em um winstub alsaciano
Estas delícias podem ser melhor apreciadas nos “Winstubs“, tabernas locais da Alsácia conhecidos por sua atmosfera amigável. Frequentados também pelos locais, os winstubs são característicos pela atmosfera rústica e extremamente calorosa.
Nos muitos becos estreitos típicos da Petite France, você poderá encontrar comida nesses restaurantes tradicionais da Alsácia. Sugiro o  maravilhoso Winstub L’Ami Schutz, na 1 Pont Couverts (http://www.ami-schutz.com/). 
Outras ruas mais conhecidas são: Rue des Orfèvres, Rue Du Chaudron e Rue des Hallebardes
Para encontrar produtos autênticos e caseiros, evitando armadilhas para turistas, recomendo:
Tire-Bouchon: comida caseira 100% garantida graças ao rótulo de “maître restaurateur”
Mun’s: para os amantes de queijo Munster, uma vez que as especialidades regionais são revisitadas aqui com este queijo.
La Petite Mairie: um restaurante familiar com fornecedores locais e produtos frescos. 

Compras em Estrasburgo
Para quem quer aproveitar para fazer compras em Strasbourg, escolha um dia para passear entre as ruas de comércio. Há algumas ruas que são de tráfego exclusivo para pedestres, o que deixa a experiência muito melhor. Para quem curte lojinhas de souvenir, os arredores da Catedral de Strasbourg são recheados de opções. Muitos itens fazem referência a cegonha – a ave é símbolo de toda a região da Alsácia. 
A Rue des Orfevres (Goldschmidtgass) é a rua comercial mais conhecida, estando bem pertinho da saída da catedral. Entrando na Rue des Frères, pode-se alcançar a Place Du Maché Gayot. Esse é o lugar onde os residentes de Strasbourg fazem as suas compras. 

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest