Toledo | Espanha

13:35

Roteiro do que ver e fazer em 1 e 2 dias em Toledo
A principal razão que motiva muitos viajantes a visitar Toledo é a sua proximidade com Madrid, 
capital da Espanha. Contudo, Toledo é um destino de viagem imperdível por si só, não merecendo ficar à sombra doutras congêneres. Uma cidade repleta de história com muitos tesouros para descobrir.
Toledo é uma das cidades fortificadas mais antigas e únicas da Espanha. Dentro das muralhas espraiam-se ruas estreitas e sinuosas, como é habitual nos centros históricos medievais das melhores cidades europeias. O bem preservado patrimônio arquitetônico de Toledo incorpora a complexa teia socio-cultural da Espanha.
Conhecida como a Cidade das Três Culturas pela mescla de influências islâmica, judaica e cristã, foi merecidamente listada como Patrimônio da Humanidade UNESCO em 1986. Aqui, encontramos mesquitas em frente de igrejas católicas, além de marcantes sinagogas.
A capital da comunidade autônoma de Castilla-la-Mancha é uma cidade moderna e progressiva sem abdicar do seu valioso passado. Os vestígios romanos comprovam a sua importância desde há milênios. Foi capital do reino dos Visigodos e, inclusivamente, capital da Espanha antes de Madrid e o seu contributo para a história da Espanha é de valor inestimável.
Toledo goza ainda de fama mundial pela sua indústria de criação de espadas, o que adiciona ainda mais pontos ao seu charme medieval.
Quando visitar?
Irresistivelmente fotogênica e instagramável, a localização dramática no topo de uma colina naturalmente cercada pelo Rio Tejo – sim, o mesmo que passa por Lisboa, que aqui o chamam de Tajo – faz dela um destino apetecível o ano todo.
Toledo possui um clima mediterrânico continental com invernos frios de temperaturas baixas, por vezes negativas; os verões são quentes com temperaturas que ultrapassam os 30º centígrados. O clima caracteriza-se por ser bastante seco ao longo do ano.
A primavera, mais propriamente de abril a junho, é a melhor época para visitar Toledo. Os dias já são mais longos e o calor começa a chegar. Toledo é conhecido pelas grandes festas da Semana Santa, portanto esta seria uma boa razão para visitar Toledo nesta época do ano. Igualmente aprazível é o clima de setembro a outubro, com o aliviar das temperaturas quentes e os dias ainda longos para aproveitar ao máximo as atividades ao ar livre.
Os meses quentes e secos de verão atraem muitos visitantes a Toledo, por isso, os preços tendem a subir. Os meses de inverno, de novembro a fevereiro, são muito frios.
Entre passeios deslumbrantes, raros festivais e doces deliciosos, verá que não faltam razões para visitar a cidade, pelo menos uma vez na vida, em qualquer época do ano.

Onde estacionar em Toledo?
Se vai visitar Toledo de carro, aconselhamos que deixe o carro estacionado num dos parque de estacionamento gratuito fora das muralhas: Safont ou Azarquiel. Não se fie em apps e mapas GPS do telemóvel.  Arrisca-se a ficar literalmente entalado entre duas paredes das ruelas labirínticas da cidade antiga. 
Escadas rolantes de Toledo
Além disso, pode-se usar as escadas rolantes que o levam ao centro histórico sem canseira nenhuma. Uma das melhores coisas construídas em Toledo foi as suas escadas rolantes. As escadas rolantes do Paseo de Racaredo ou as mais recentes escadas rolantes de Safont permitem um acesso confortável ao centro histórico de Toledo no topo da colina. Sem canseiras e com muito menos carros.

Onde ficar em Toledo? 
A escolha de um alojamento em Toledo incide na localização aliada ao preço econômico. Toledo tem bons hotéis no coração histórico, como perto da Iglesia de los Jesuitas, das Termas Romanas e das Cuevas de Hercules. São hotéis sem frescuras, mas com conforto e limpeza irrepreensíveis.
Ali disso, tem hotéis com localização central, com terraço e vistas para a Catedral, mas também tem hotéis a 7 minutos de carro do centro histórico, com estacionamento gratuito, quartos espaçosos e vistas privilegiadas de Toledo em um ambiente familiar e os preços muito razoáveis.

O melhor de Toledo num roteiro de 1 dia 
Em termos de tamanho, o centro histórico de Toledo é pequeno. É possível caminhar de um lado ao outro numa questão de minutos. Apesar disso, o número de atrações turísticas dentro das muralhas é tão grande que mesmo um dia inteiro bem aproveitados vai ser pouco.
Por isso, traçamos um roteiro de um dia em Toledo com os melhores pontos de interesse turístico, que facilmente pode transformar num roteiro de 2 dias,  para que não perca nada do melhor que a cidade espanhola tem para oferecer.
Chegar ao centro histórico implica atravessar as sólidas muralhas medievais e isso só é possível através duma das suas “puertas” medievais que resistem magnificamente intactas.
As “puertas” de Toledo
À chegada será logo brindado com alguns dos mais emblemáticos pontos de interesse da cidade. A mais bela será certamente a Puerta de Bisagra.
A nossa sugestão neste roteiro de Toledo, começa na Puerta de Bisagra, facilmente identificável pelos seus torreões circulares.
Perambulando pelas ruas vai poder apreciar a fachada de belíssimos edifícios em pedra, um traço característico da arquitetura de Toledo com visível influência mudéjar, renascentista, neo-clássica, entre outras.
Puente de Alcántara
Outra porta também imperdível para começar o seu dia em beleza, é a medieval Puente de Alcántara, que permite atravessar o fosso natural que o Rio Tejo criou ao rodear o monte onde Toledo se ergue. Mas entre Puerta de Bisagra e a Puerta de Alcántara, fará certamente a sua entrada triunfal na primeira.

Dica: Se optar pela Porta de Alcántara, terá a subida de acesso mais rápido ao Alcazar.


Iglesia de Santiago del Arrabal
Passamos pela Iglesia de Santiago del Arrabal, um dos melhores exemplos de arquitetura mudéjar toledano, com as suas três ábsides circulares. Uma pequena curiosidade sobre esta igreja construída num antigo bairro islâmico nos arrabaldes de Toledo, donde advêm o nome. A sua existência deve-se ao mecenato de um monarca português, o Rei D. Sancho II.
Ali tem outra porta, a Puerta de Bisagra Vieja, hoje Puerta de Alfonso VI do século X, que tem uma “gêmea” na Puerta del Vado, curiosamente descoberta recentemente no subsolo de Toledo.

Mezquita del Cristo de la Luz
Continuando a subir, passa-se por debaixo da Puerta de Valmardón, cujo nome original islâmico era Bab al-Mardum, é uma das mais antigas da cidade e seguimos até à magnífica Mezquita del Cristo de la Luz. Datada do ano 999 e permanece intacta desde a sua edificação. A sua consagração à adoração cristã no século XII prende-se com lendas bem interessantes.
Horário: das 10h00 às 18h45
Dia de funcionamento: segunda a domingo
Preço: 3 € (Incluído no Voucher Pulseira Turista de 10 €)
As “puertas” não se ficam por aqui, do lado esquerdo da Puerta de Valmardón um pouco mais à frente outra porta com boa vista da cidade, a Puerta del Sol. O medalhão acima do arco do portão retrata a ordenação de Santo Ildefonso, o santo padroeiro de Toledo.
Ameias e merlões decoram a bela Puerta del Sol do século XIV, logo seguida pela singela e despojada Puerta de Alarcones. Estas são as da linha da frente, muitas mais o esperam neste seu roteiro de Toledo.
Plaza Zocodover
Continuando pela Calle Cristo de la Luz e dobrando à esquerda pela Calle Sillería, chegamos à histórica Plaza Zocodover. O seu nome de origem islâmica refletia o maior mercado de “bestas de carga” aqui realizado. Continuou a cumprir a sua função comercial durante séculos tornando-se no centro nevrálgico sócio-econômico de Toledo
Por ordem real, Zocodover recebia uma feira franca semanal, por isso “el Martes” para os toledanos significa muito mais do que um dia da semana. Desde que saiu de Zocodover, “el Martes” teve muitos pousos, estando agora no Paseo de Merchán o la Vega. Ponto de encontro dos toledanos desde sempre, foi arena de touros e palco de cucañas (jogo do pau de sebo), mas também tem memórias negras como os autos-de-fé da Inquisição e praça de execuções.

Museo de Santa Cruz
A leste da Plaza Zocodover passando pela Puerta de la Sangre, passe pelo Museo de Santa Cruz. Aproveite para prestar homenagem a Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote. Voltando ao museu…
Antigo hospital de acolhimento de órfãos, merece uma “mirada” por causa do rico portal plateresco. O espaço alberga um riquíssimo acervo arqueológico das culturas romana, visigótica, árabe e mudéjar, uma seção de belas-artes toledanas e outra dedicada ao artesanato e costumes da região.

Alcazar de Toledo
Daqui ao monumental Alcazar são uns passitos. Seguimos neste roteiro de Toledo para um monumento imperdível. O Alcazar de Toledo é a imensa e imponente fortificação que marca o horizonte de Toledo assim que nos aproximamos da cidade. Bem no ponto mais alto da cidade, ergue-se incrivelmente belo e altivo.
O Alcazar foi reaberto ao público e acolhe atualmente um grande Museu Militar que conta a história militar da Espanha. Não são apenas as exposições e artefatos do museu que valem a pena ver. O Alcazar em si é absolutamente deslumbrante. Situado num antigo palácio romano, passou por inúmeras reconstruções, a mais recente das quais em estilo renascentista com o propósito de servir de residência do Imperador Carlos V. É um marco simbólico da guerra civil espanhola.
Reserve tempo se quiser visitar o interior pois o complexo é enorme e inclui museu, jardins e a Biblioteca de Castilla-la-Mancha. Não perca o miradouro para ter uma verdadeira ideia da localização privilegiada de Toledo, circundada pelo Rio Tejo. Mesmo em frente, do outro lado do rio, verá a Academia de Infantería com o Castelo de San Servando em um cume à esquerda.
Dica: para a melhor vista do skyline da cidade de Toledo, nada se compara ao Mirador del Valle, na outra margem do rio Tejo. Está apenas a 3 km de distância, mas exige esforço e calçado confortável para a caminhada. Considere a curta viagem de carro, ou até mesmo um táxi para desfrutar desta vista magnífica, melhor ao fim do dia. Se não estiver para caminhadas, a Puente de Arzaquiel é uma boa opção.

Catedral de Toledo
Continuamos até a Plaza del Ayuntamiento rodeada de monumentalidades. Além do Palácio do Ayuntamiento ou Câmara Municipal e do Palácio Arzobispal, prepare-se para ver aquela que é a mais monumental e grandiosa igreja. Falamos obviamente da Catedral de Santa María de Toledo.
Uma das melhores catedrais da Europa, “La Primada” é obrigatória em qualquer roteiro de Toledo.
Em estilo gótico, é um dos melhores exemplares arquitetônicos do gênero construídos na Espanha no século XIII, inspirada na Catedral de Burges na França. A fachada principal tem um pórtico ricamente ornamentado com três portas: Puerta del Perdón, Puerta del Juicio Final, Puerta del Infierno.
O interior tão grandioso, rico e vasto é de deixar qualquer um de queixo caído. Tem um dos altares góticos mais belos e famosos do mundo, El Transparente
Pedra, madeira e ferro forjado luxuosamente trabalhados, como obras-mestras da escultura, dividem a nossa atenção com os mais de setecentos vitrais que filtram a luz para o interior. 
A sacristia guarda um “pequeno” tesouro de obras de grandes mestres: Rubens, Ticiano, Goya, Velázquez, Caravaggio, Bellini e nada menos do que 18 obras de El Greco. Os magníficos claustros revelam a influência islâmica com detalhes de estilo mudéjar. O rei português D. Sancho II está sepultado na Catedral de Toledo.
Numa cidade tão antiga e importante, cada recanto, edifício e rua tem histórias para contar. É uma terra de muitas lendas. Tem segredos escondidos em cada esquina e apetece correr cada ruela para o desvendar.
Não mencionamos que tem um mundo labiríntico subterrâneo que guarda segredos seculares como cisternasLa Cueva de Hércules ou o Pozo de los Deseos, e outros por explorar que nem passam pela imaginação de ninguém.

Iglesia de los Jesuitas
O próximo marco deste roteiro de Toledo leva-nos ao maior templo barroco da cidade. A Iglesia de los Jesuitas como é conhecida, está dedicada a Santo Ildefonso, santo padroeiro da cidade que se crê ter aqui nascido. O exterior geométrico contrasta com a alvura interior. Paredes brancas, uma mão cheia de belíssimas capelas e uma cúpula elevada acolhem obras mestras de arte sacra. Devido à sua localização, as suas torres são das mais altas de Toledo. O que as torna num dos melhores miradouros com vistas panorâmicas inesquecíveis do centro medieval de Toledo e até onde a vista alcance ao redor.

Iglesia de Santo Tomé
Toledo está cheia de igrejas e capelas. Muitas delas foram construídas no lugar de antigas mesquitas. É o caso da desaparecida mesquita do século IX que deu lugar à Iglesia de Santo Tomé, do século XIV, cujo minarete foi transformado em torre sineira em estilo mudéjar com incrustações de cerâmica vidrada. Mas o verdadeiro atrativo é um valioso tesouro artístico, a famosíssima pintura de El Greco, O Enterro do Conde de Orgaz.

La Judería
Adentremo-nos agora na La Judería, o antigo bairro da comunidade judaica que moldou também a face de Toledo. Aqui encontramos o Museu del Greco, com o maior acervo de obras do pintor grego que se tornou toledano de coração. 
Dentre as sinagogas dignas de destaque, temos a Sinagoga del Tránsito que acolhe atualmente o Museu Sefardita.
O museu está localizado na Sinagoga Tránsito ou Sinagoga de Samuel ha - Levi, considerada a mais bela sinagoga medieval preservada do mundo. 
A exposição permanente visa dar a conhecer a história dos judeus em Espanha, a sua chegada à Península Ibérica na época romana, a sua época áurea cultural durante a Idade Média, a sua expulsão pelos Reis Católicos em 1492, o fenômeno da conversão e a sua perseguição pela Inquisição. 
O roteiro expositivo chega até os dias atuais, com foco no exílio e desenvolvimento das comunidades sefarditas ao redor do mundo.
Dia de funcionamento: de terça a domingo.
Dia livre: sábado a partir das 14h e domingo.
Horário: De terça a sábado: das 9h30 às 19h30. Domingos e feriados: das 10h00 às 15h00.
Guias de áudio: Espanhol, Francês, Hebraico, Inglês
Preço: 3 € (bilhete conjunto com o Museo del Greco 5 €) 

Sinagoga de Santa María la Blanca
O exterior despido e austero não faz adivinhar a beleza interior. Reflete todo um estilo mourisco e é o exemplar máximo de como Toledo, enquanto cidade multicultural, conseguia harmonizar a convivência entre as três culturas que mais marcas deixaram de herança.
Monasterio de San Juan de los Reyes
Prometemos que este é o último templo religioso que o levamos neste roteiro de Toledo. Considerado um dos pontos de interesse imperdíveis a visitar em Toledo, o Monasterio de San Juan de los Reyes é um modelo de arquitetura do gótico isabelino. O templo destaca-se dos demais, e até da própria cidade pela tonalidade. É que os tons ocres que nos têm acompanhado até aqui, desaparecem nas paredes de granito deste mosteiro. Sob o mecenato dos Reis Católicos de Espanha, principalmente da Rainha Isabel, a Católica, o mosteiro conta com uma magnífica igreja e claustros de riquíssimos valor arquitetônico.
Admire a arquitetura gótica ornamentada da nave alongada com trinta metros de altura e das duas câmaras laterais. A entrada na igreja é gratuita e permite admirar uma autêntica obra-prima. Os belíssimos claustros de dois pisos, com tetos em madeira de estilo mudéjar e janelões góticos, são também visitáveis mas mediante pagamento. As correntes presas no exterior provocaram-lhe curiosidade? Simbolizam os castelhanos libertados dos grilhões quando da reconquista de Málaga e Baeza.

Puente de San Martín
Termine o seu roteiro de Toledo com uma vista privilegiada sobre o Rio Tejo.
Puente de San Martín é uma ponte medieval fortificada construída para responder à necessidade de acesso a Toledo pelo lado oeste.
À data da sua construção, era um autêntica proeza de engenharia pois, dos seus cinco arcos, um tinha um vão de 40 metros, único na Europa.

Dica: as formações rochosas das margens do rio Tejo apresentam um manancial de desafios para os escaladores. Prepare o zoom da máquina fotográfica para captar fotos radicais, onde os escaladores são como formiguinhas nas paredes verticais de granito.

Acredite que este roteiro está longe de contemplar tudo o que Toledo tem para oferecer. Aprecie as fachadas, atreva-se a contemplar os interiores e verá como o tempo foge.
À noite, Toledo torna-se ainda mais mágica. Tem uma aura de mistério e enigma que nos atrai como um magneto. Luz como ouro. Enfeitiça como uma paixão. Não passar uma noite em Toledo, é perder uma parte substancial do seu encanto.
Onde comer?
A saborosa gastronomia aliada aos bons vinhos da região, são um prazer que não pode deixar de ter ao visitar Toledo. Experimente o cocido, um guisado de grão, carcamusas, o porco guisado em molho de tomate, um prato típico de Toledo ou os famosos pratos de caça, perdiz ou veado são favoritos.
Temos que destacar o “pan” de Toledo. Dificilmente vai resistir ao mazapan de Toledo, uma delícia de açúcar e amêndoa (muito parecido com o doce fino algarvio) que evitou a fome em tempos difíceis, diz a lenda. É um delicioso souvenir, ideal como companhia das doces memórias desta nobre e majestosa cidade.
Calle Alfileritos é um dos spots com mais oferta de bares e restaurantes, onde se refugiam tantos turistas quanto locais.
Na zona da Catedral também encontra muitas soluções, no entanto, alguns restaurantes poderão mais caros.
Perto da Igreja de Santo Tomé também encontra menus interessantes em alguns estabelecimentos de restauração.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest