Sarandë, a cidade-resort da Albânia

18:38

Sarandë fica bem ao sul da Albânia, próxima da fronteira com a Grécia e de frente para Corfu, uma das mais famosas ilhas gregas(apenas duas milhas).
Olha o navio do Costa Cruzeiros atracado em Corfu!
Trata-se de uma pequena cidade portuária de apenas 30 mil habitantes, sendo o principal centro da minoria de ascendência grega na Albânia, visto que desde o fim do comunismo mais da metade da população etnicamente grega tenha emigrado para a Grécia.
Devido à sua localização e ao seu clima, Sarandë tem se tornado na mais importante zona turística do país desde a queda do Comunismo, com isto na maior força econômica da cidade, ultrapassando o setor dos serviços, a construção e a pesca. Nos meses de verão Sarandë é também a porta de entrada para alguns turistas curiosos, que estão na vizinha ilha grega de Corfu, e dali se deslocam para conhecer a misteriosa e para muitos desconhecida, Albânia.

Uma das razões que tem permitido à cidade receber estes turistas é a existência de dois ferry-boats diários, que fazem a ligação com a ilha grega e acabam por visitar nem que seja por um dia a cidade de Sarandë e Butrint (que consta da lista de Patrimônio Mundial da Unesco), ou a fascinante Blue Eye Spring (que se situa a escassos quilômetros da antiga cidade); antes de regressar à Grécia com um carimbo albanês nos passaportes.
As praias albanesas estão entre as maiores atrações da Albânia. A água do mar tem tons de azul-turquesa, anil e azul -cobalto, todos no mesmo dia.
E é na cidade de Sarandë onde estão as praias mais belas. De areia ou pedrinhas pequenas e mar azul-turquesa, tem toda pinta de praia grega, e realmente, não deixam nada a dever ao litoral da vizinha Grécia.
A região faz valer a fama de estrela da riviera albanesa e o bom que ainda é um dos locais mais baratos que valem a pena serem visitados.
O nome Sarandë
Na antiguidade a cidade de Sarandë era conhecida por Onchesmos e era uma próspera cidade portuária habitada por tribos de Gregos Caónios.
O atual nome Sarandë provém do nome do Mosteiro Bizantino de Agioi Saranda, que significa "Quarenta Santos" já que este teria sido erguido em honra dos quarenta mártires de Sebaste(os 40 monges, soldados decapitados pelos turcos porque não mudaram de religião).
Já durante o período de domínio Otomano o nome da cidade mudou para Aya Sarandi e posteriormente para Sarandoz.
Parte da Grécia na Antiguidade, o distrito já pertenceu ao Reino de Veneza e tem forte influência italiana, então, era comum a cidade ser cartografada nos mapas da época com o seu nome italiano de Santa Quaranta. Na Segunda Guerra Mundial, a capital, que também se chamava Saranda, foi ocupada pelos fascistas e teve o nome trocado para Porto Edda, em homenagem à filha de Mussolini.
Após a restauração da independência da Albânia, a cidade voltou a ser conhecida pelo seu nome albanês Sarandë.
Quando Ir
Bom, o clima de Sarandë é suave e ensolado a maior a parte do ano, por isso, os habitantes de toda a Albânia e Kosovo gostariam de passar férias em Sarandë, que fica ao lado do Mar Jônico, então durante os meses de verão, o número de habitantes da cidade triplica, porque ela está bem estruturada para isso. Mas se você, assim como, gosta de um lugar mais calmo, é melhor ir numa época entre a alta e baixa temporada. Estivemos lá em maio, tanto o clima, quando o movimento na cidade, estavam ótimos. É claro que, não fomos para curtir praia...
Como chegar
Havia lido que as estradas na Albânia eram muito ruins. Então, sinceramente, esperava algo pior. No entanto, estávamos de carro alugado e circulamos bem pelas cidades próximas. O maior perrengue mesmo foi de Ohrid para Berat. De resto, as estradas são normais, sem buracos, com alguns lixos, às vezes sem placas ou acostamentos– e alguns animais pelo caminho. Nada muito diferente do que já estávamos acostumados a ver no interior do Brasil.
Para quem depende de transporte público, encaixar uma viagem rápida não é nada fácil. No entanto, Sarandë por ser um dos principais destinos de veraneio da Albânia, está bem servida de transportes. Seja de Tirana ou Gjirokaster, há ônibus ou minivans que partem com relativa frequência, mas não adianta falar em horários. O mais sensato é perguntar, porque as empresas de ônibus do país simplesmente não oferecem informações online, nem de preço, nem de horários, nem de destinos.
E, lendo alguns blogs, descobri que não há estações de ônibus certas nas cidades e que o jeito para chegar lá é descobrindo onde é o ponto e esperar passar uma van / ônibus / micro-ônibus. Então, no geral, não espere por muitas informações e se agarre a qualquer dica que conseguir sobre o país. Meu grande guia foi o Lonely Planet.
Uma boa notícia para os fãs de carteirinha de cruzeiros, é que a MSC Cruzeiros incluiu a Albânia, mais precisamente Sarandë, em seu itinerário de cruzeiros pelo Mediterrâneo a partir de maio/2018, no navio Poesia.
 Itália, Grécia, Albânia, Croácia
O que tem para ver e fazer em Sarandë?
Não vi muitas coisas para fazer em Sarandë, mesmo por que a cidade não tem mesmo muitas atrações, a não ser curtir as praias. Li relatos de quem fez tudo em um dia, mas sinceramente, acho muito pouco. Ficamos dois dias inteiros e duas noites na cidade e foi tempo suficiente para visitar tudo com calma.
Dentre as atrações mais importantes estão: visitar a nascente cárstica de Syri Kalter e a sua famosa Blue Eye, um lago azul que faz lembrar a íris de um olho humano. Este olho d’água está no centro de uma magnífica floresta de carvalhos, um local perfeito para fazer piquenique e desfrutar de um banho nas águas geladas do lago; 
Visitar o sítio arqueológico Romano de Butrint, que foi recentemente renovado e restaurado à sua glória do passado;

Visitar no topo da montanha, o Castelo Ali Pasha Tepeleni do século XIX, uma das construções mais importantes da Albânia com sua estrutura quadrada à beira do Mar Adriático, onde também tem um restaurante, mas dizem que o melhor mesmo é a vista de toda a baía de Sarandë;

A maior atração cultural existente no centro da cidade de Sarandë são as ruínas da antiga
Onchesmos (como Sarandë era chamada), uma velha sinagoga do século V.

No restante tempo, passeamos pela avenida principal no fim da tarde…pois é caminhando pelas ruas de Sarandë, que você conhecerá a atmosfera típica desta famosa cidade turística com seus inúmeros hotéis.

A cidade de Sarandë é uma cidade pequena com ruas muito movimentadas. Tida como uma espécie de cidade-resort, cheia de bares, restaurantes e pequenas lojas que se enchem de turistas, pelo menos em época de verão.

O contraste entre a vida quotidiana dos habitantes de Sarandë é notório quando se passa pelo grande calçadão ao longo da cidade.
Vêm-se muitos senhores idosos que se sentam nos muros ou nos banquinhos das praças de forma a pôr a conversa em dia.

Particularmente, gostei muito da cidade, principalmente naquela época que ali estávamos, sem muito movimento, o clima estava perfeito.
Acho que Sarandë tem a vibe de muitas cidades brasileiras, sendo um excelente lugar para relaxar, caminhar pelo calçadão e curtir o pôr do sol apreciando deliciosos coquetéis e bons restaurantes.


…comemos um delicioso peixe grelhado num restaurante bom e barato, chamado Bar e Restaurante Limani e ainda usufruímos das esplanadas existentes perto da marina.

Essa cidade litorânea é uma das mais modernas de toda a região e oferece aos seus visitantes, além do mar, algumas belezas históricas e ambientais que merecem serem admiradas.
Onde ficar
Como qualquer cidade-resort do sul da Europa, Sarandë está cheia de hotéis e, principalmente, de apartamentos para alugar. Ficamos no Hotel Blue Sky duas noites ao custo de 33,00 euros por noite. Achei o custo bem razoável, embora seja um pouco longe do centro de Sarandë, que para nós não foi problema, já que estávamos de carro. Tem um pequeno estacionamento aberto em frente ao hotel. Foi fácil estacionar todas as vezes que precisamos, como sair para ir a Ksamil e Butrint.

O hotel está no meio de uma área em desenvolvimento, onde a cada quatro ou cinco edifícios um está em construção, inclusive quando lá estivemos, estavam em obras, ampliando a rede de esgotos.
O hotel é bonito e limpo, com quartos espaçosos e cama confortável, tem uma varanda com uma boa e bela vista da praia.
O hotel tem um bar-café e um restaurante, onde também é servido o café da manhã à moda albanesa: chega à sua mesa um enorme prato com tomates, pepinos, ovos cozidos, queijos, suco e mais algumas outras comidas que não conheço. No primeiro dia não comemos quase nada daquilo e ficamos com pena do desperdício, então, no segundo dia, falamos para o garçom trazer apenas o que gostaríamos de comer, à moda brasileira: pão, bolo, café, leite, suco e uma fruta. Verificamos que alguns itens eles não tinham em estoque, pois vi o atendente sair, entrar no mercadinho em frente e voltar com uma sacola com os itens que pedimos. Que gracinha, quanta boa vontade em satisfazer o cliente! Quando em qualquer outro lugar encontraríamos um atendimento assim? No mínimo diriam que não tem e pronto, mas eles faziam de tudo para nos atender bem. Aliás, este mesmo garçom fala bem o inglês e entende um pouco o português, porque assistia às novelas brasileiras, rsrsrs...
Pela simpatia e boa vontade do staff valeu muito a pena a nossa estadia neste hotel. Enfim, tivemos boas experiências e ficamos muito felizes de se hospedar neste hotel!
Seja como for, para aproveitar bem esta linda cidade-resort, aconselho um apartamento ou um dos muitos hotéis recomendados pelo Booking. Quem sabe até este lindo hotel-resort…
Na próxima postagem vou mostrar como foram as nossas visitas às praias de Ksamil, ao sítio arqueológico de Butrint e ao Blue Eye Spring. Aguardem!!


You Might Also Like

1 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest