Fortaleza de Tsarevets em Veliko Tarnovo
13:15Se você planeja uma viagem de história pela Bulgária, então a fortaleza de Tsarevets é um símbolo inescapável de Veliko Târnovo. Essa fortaleza reconstruída domina o horizonte, sendo um dos monumentos mais queridos da Bulgária.
Situada na cidade de Veliko Tarnovo, a fortaleza Tsarevets está localizada na parte central de uma colina com o mesmo nome, onde a primeira evidência de presença humana remonta ao 2º milênio AC.
Os trácios e os romanos usaram isso como posição defensiva, mas os bizantinos construíram a primeira fortaleza significativa aqui entre os séculos V e VII. A fortaleza foi reconstruída e fortificada pelos eslavos e búlgaros entre os séculos 8 e 10, e novamente pelos bizantinos no início do século 12.
Quando Târnovgrad (Veliko Tarnovo) tornou-se a capital do Segundo Império Búlgaro, a fortaleza foi muitas vezes comparada com Roma e Constantinopla em magnificência. No entanto, em 1393, Tsarevets foi conquistada pelas forças otomanas e queimada. A restauração da fortaleza começou em 1930 e foi concluída em 1981, em homenagem ao 1300º aniversário do estabelecimento do estado búlgaro (681 DC).
De acordo com descobertas arqueológicas, havia cerca de 400 edifícios residenciais e administrativos, o palácio real, mais de 22 igrejas e 4 mosteiros na colina de Tsarevets, todos datados da Idade Média.Devido à magnificência e ao valor histórico do lugar, Tsarevets foi transformado em um museu arqueológico.
Como visitar
Entrando na estrutura, atravessar dois portões e virar para a esquerda (nordeste) para as muralhas da fortaleza - algumas já tiveram 12 m de altura e 10 m de espessura.
Mais ao longo das paredes estão os restos irreconhecíveis de um mosteiro do século XII, várias moradias e oficinas e duas igrejas.
Ao norte encontram-se os restos de um mosteiro do século XIII, e a rocha de execuções, dos quais os traidores foram empurrados para o rio Yantra.
O alegado de lendas e traições da fortaleza é enorme, só para citar algumas tem a do:
“Baldwin rejeitou o namoro da esposa do czar Kaloyan e ela o acusou de estuprá-la. Baldwin foi cegado por um espeto incandescente e depois jogado de uma rocha no precipício onde está o rio Yantra”;
“Uma das mais escandalosas é a história de Ivanko que matou seu próprio primo, Tsar Asen I, depois que Asen o repreendeu por ter um caso com a irmã de sua esposa. Depois de matar seu primo e usurpar o trono, Ivanko se casou com a princesa bizantina Theodora Angelina, cujos avós maternos eram o Imperador Bizantino Alexius III Angelus e sua esposa a Euphrosyne Doukaina Kamaterina. Após uma série de traições e lutando contra o bizantino, Ivanko foi capturado.”
O caminho oriental do complexo é menos notável. Retornar ao meio, usando o Complexo do Patriarca da colina como referência. Onde está um dos vários sinos modernos (usado no show de Som e Luz) eram as ruínas de uma habitação nobre e à esquerda duas igrejas (leste).
Durante os meses de verão, Tsarevets se torna um importante ponto turístico por causa do show audiovisual "Sound and Light", que pode ser visto quase todas as noites. O show foi organizado desde 1985 na praça em frente à fortaleza.
Há três anos, Tsarevets foi usado como palco para o festival de ópera de verão "Stage of the Ages".
Abaixo do Complexo do Patriarca são os alicerces do Palácio Real, de onde 22 sucessivos reis governaram a Bulgária. Uma vez que abrange 4500 metros quadrados, o palácio incluiu um trono enorme (medindo apropriadamente 30m x 10m) e colunas romanas, provavelmente transferidas de Nikopolis-ad-Istrum.
Do palácio, siga para o oeste até o caminho principal e suba as etapas do Complexo do Patriarca, também chamado de Igreja do Santíssimo Salvador. Provavelmente foi construído em torno de 1235, mas foi amplamente restaurado.
As vistas da cidade dos degraus da frente são tão impressionantes quanto dentro os murais modernos, retratando a história búlgara dos séculos 14 e 15.
Voltando para a entrada principal, virar para a esquerda ao longo do caminho contornando a parede do sul.
No final daqui, está a torre Baldwin restaurada, onde Baldwin I de Flandres liderou o saque de Christian Byzantium em 1204.
Há excelentes vistas desde o topo.
Não há muita informação em língua inglesa, mas os passeios guiados de língua inglesa, francês, alemão e russo podem ser organizados consultando o centro de informações turísticas.
Olhe com cuidado por onde anda: há muitos buracos, pisos quebrados e pedras descoladas.
Pelo caminho você vai ver muitas martenitsa. Martenitsa é uma pequena peça de adorno típica da Bulgária, no formato de pompom feita com fios vermelhos e brancos, que são oferecidas aos amigos e parentes logo antes da chegada da primavera. Na crença dos antepassados, as martenitsas serviam para afastar os males que vinham com o inverno. A cor branca significa a neve que se vai, e o vermelho representa o sol que está chegando.
Horário de Funcionamento
8h-19h Abr-Out
9h-17h Nov-Mar
Preço
Adulto / Estudante 6/2 lv, Elevador panorâmico 2 lv
Preço de visitas guiadas em búlgaro: BGN 10
Preço de visitas guiadas em línguas estrangeiras: 30 BGN
0 comentários